cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Temmye
Arauto
Arauto

O LoL nunca vai ser balanceado

Isso não é uma pergunta, clickbait, negativismo ou qualquer coisa do gênero, é uma simples afirmação. Mas mesmo que não pareça logo de cara, eu gosto desse jogo, e não estou dizendo que ele é ruim por isso, então, vamos direto ao assunto.

Por que o LoL é impossível de balancear.

O LoL é um moba competitivo, onde você pode escolher vários personagens que fazem várias funções, formando assim um jogo onde sempre a novidade a cada hora de gameplay. Porém, ele obviamente não é balanceado. Mas o que seria exatamente algo balanceado? Logo, você dirá algo que é quando tudo tem a mesma eficiência em sua função, assim não tendo itens que valem muito mais pelo preço, campeões que não apenas esmagam os outros, e assim por diante.

Porém, logicamente não é tão simples. Como você define que um Tank está no mesmo nível que um suporte protetor? Existe alguma calculadora que converta defesas e controle de grupo para curas e controle de grupo? Claro que não! Por isso mesmo que é impossível balancear, e por isso que geralmente vários campeões de uma mesma classe ou estão fracos, ou estão fortes, pois, se for balancear um Veigar, você vai compará-lo com campeões com range medíana, pouco controle de grupo e dano explosivo, como a Syndra. Logo, se ocorre um nerf no Veigar, levando em conta que a Syndra está mais fraca que ele, ambos acabam ficando no mesmo nível, assim ou os dois estão forte, ou os dois estão fracos.

Maas, isso se agrava ainda mais quando ocorre um rework em várias coisas ao mesmo tempo, pois, por exemplo, se der rework em todos os magos, você vai saber se eles estão balanceados comparando com quem, se você está modificando todos? Com assassinos, já que eles dão geralmente muito dano em área como os magos? Ou com os lutadores, que dão controle de grupo e dano, assim como os magos?

Ou seja, é impossível passar uma régua em todos os campeões, adicionar aos que precisam e apagar partes extras. E mesmo que tente, é impossível deixar está régua 100% reta.

Porque o LoL não é, e não foi feito para ser balanceado.

Primeiramente, vou comparar dois tipos de jogos: os competitivos e os offline: em jogos offlines, você geralmente adiciona novas mecânicas, que são sempres mais fortes que as outras, mas em alguns casos os inimigos ficam mais fortes, em outros essa mecânica é mais forte para uma função específica. Então, eles não precisam de balanceamento, se um ataque é muito mais forte que o todos os outros e práticamente ele é o modo mais eficaz de vencer o jogo, dá pra deixar assim, ninguém vai se sentir frustado, triste ou com raiva por causa disso.

Já em jogos competitivos, você tem duas escolhas: diversidade, ou igualdade. Na diversidade, você dá muitas mecânicas e modos de jogo diferente. Na igualdade, todos são iguais, e o que diferencia-os é a sua habilidade no jogo.
Na igualdade, buffs e nerfs não são necessários, pois todos tem opotunidades e chances iguais de usar tal força.

Já na diversidade, mesmo que tenham mecânicas diferentes, também é necessário de igualdade. Porém, como são muitas opções de jogo, itens a fazer, modo de utilizar uma habilidade, modo de ser guardar seus recursos, é improvável que você vá conseguir balancear e prever tudo. Por isso no LoL comumente vemos tecnicas nunca usadas se tornarem as mais fortes, pois ela foi descoberta recentemente, e não prevista pelos balanceadores.

Ou seja, é possível criar um jogo balanceado ao custo dá diversidade, assim como é possível também criar um jogo diverso, ao custo da igualdade.

Então, a próxima vez que for xingar os balanceadores que o jogo é um jogo injusto e desbalanceado, lembresse que todos nós poderiamos ser obrigados a jogar com apenas um campeão, usando todos os mesmos itens e runas.

5 RESPOSTAS
duhMTH
Aronguejo
Aronguejo

Ninguém é obrigado a jogar com nada. o League of Legends apenas perde players,consequentemente dinheiro e uma hora deixa de ganhar milhões e milhões de molecadinha que deixa de lanchar na escola para por ERE PE rs. 

Att;

Acho que a questão não é o balanceamento em si e sim as constantes mudanças feitas de forma muito rápida. Balanceado nunca vai ser mesmo, mas acho que não precisava mudar tanto em tão pouco espaço de tempo.
Blainn
Aronguejo
Aronguejo

LOL pode ser mais balanceado do quê atualmente? SIM, embora nenhum jogo seja efetivamente balanceado e perfeito, ainda mais quando se tem inúmeras variáveis (campeões, itens e todo blábláblá que compõe o modo que o jogo funciona) mas é possível minimizar eventuais falhas e deixar o jogo "o mais balanceado possível" com planejamento e um bom design de jogo.

Eu sinto que atualmente o design do jogo anda perdendo o controle, priorizando estritamente o competitivo e jogadores de elo alto, o que pra mim é só o topo da pirâmide que é sustentada pela maioria esmagadora de jogadores casuais que gastam RP sempre que podem. E quanto mais o jogo muda ( e bem rápido por sinal) isso só afasta jogadores e aposto que muito mais os casuais que mantêm o jogo vivo, do quê efetivamente o pessoal high elo/competitivo.

Pra mim as principais mudanças que o jogo precisa fazer se quiser viver por mais uns 10 anos são:
1) Mudança de engine, pois a atual é um verdadeiro código spaghetti pouco flexível a mudanças e muito sujeito a falhas.
2) Patchs mensais ao invés de quinzenais, alternando entre patchs grandes e menores pois teoricamente isso dá margem de 2 meses pra uma grande mudança acontecer pois claramente o modelo quinzenal torna o jogo cansativo só pra entender o que realmente mudou.
3) As mudanças gerais de balanceamento deveriam ser melhor pensadas/testadas assim como o sistema de classes de campeões deveria realmente funcionar, onde um bom exemplo é aquele onde vemos acontecer de tanques terem alto dano base mas que derretem fácil mesmo full build
4) Por último mas não menos importante: o jogo deveria ser pensado pro jogador casual ao invés de competitivo e acredite se quiser: o competitivo continuaria dando os mesmos milhões que qualquer empresa adora ter na sua conta e ainda assim teriam um jogo legal pra uma grande maioria (diferente de agora) que amaria gastar seu dinheiro em skins coloridas.
"Mordekaiser is like an hydra. You fix 1 bug and 2 more grow!"

@PAGOTTIfiz este tópico pois é insano o número de tópicos reclamando que o balanceamento é super porco e afins, sendo que é algo muito mais complicado, pois você tem que praticamente prever o que vai acarretar as suas ações.

@Blainn 1) A engine é realmente ruim, mas acredito que isso se deve a paranoia da Riot com script, então provavelmente não vai ser solucionado...
2) Patchs mensais são facas de dois gumes: o pessoal ou vai se acostumar com o meta novo durante este mês, ou vai chorar um mês inteiro que um campeão ta forte. Então mesmo que tentem fazer isso, provavelmente vai ser inviável, se já choram por 15 dias com um campeão um pouco acima do padrão, imagina um mês.
3) Acho que essa parte foi exatamente a que eu tratei, balancear é algo praticamente impossível, pois você tem que saber uma média precisa do que vai ficar bom, e não existe uma. Em resumo, levaria no mínimo 6 meses pra repensar todo o jogo e colocá-los em uma linha, que obviamente seria imperfeita, pois balanceamento é realmente algo imprevisível.
4) Acho que, na maioria das vezes, é indiferente. Por exemplo, nerfaram o Rakan pois "no competitivo" ele está forte. Porém, o competitivo É SIM o mostrador da linha, e o mais eficiente ainda por cima! eles estudam dia e noite, testando os campeões para saber o que mais vale a pena para cada rota, logo, é previsível que ele está mais forte que os outros, mesmo que não seja visível para os jogadores casuais, pois estamos considerando o máximo de eficiência, e nenhum kit de campeão é feito para ser justo se não usado em sua máxima eficiência. Por exemplo, mesmo que Yasuo countere Lux, se a Lux estiver jogando na sua máxima eficiência, e o Yasuo não, provavelmente ela vai vencer, pois ela está jogando, causando o maior dano possível, recebendo o maior gold possível, e também evitando a maior quantia de dano possível. Ou seja, o Yasuo pode dizer que a Lux está quebrada, mas na verdade ela só usou o seu máximo, enquanto o Yasuo não usou-o, logo, se frustrou por isso, pois na prática, aparenta que ela está muito mais forte que o campeão dele, mas na prática, ele só não usou todo seu potencial. Ou seja, de player pra player, um campeão é mais quebrado que outro, teoricamente.
E não, conseguir a máxima eficiência não é tão complicado para a maioria dos campeões, porém jogar na máxima eficiência em todos os sentidos é o que diferencia. Em resumo, a Riot cria limites praticamente todos alinhados, você que chega ao máximo possível, alguns campeões são mais fáceis de chegar a ele, já outros não.
PORÉÉÉM, tenho que levantar um ponto: acho errado nerfs por causa de sinergia, exceto q esteja a um nível absurdo. Se um campeão está forte apenas junto de outro, acho "injusto" ele sofrer nerf por isso, assim como buffs em campeões feitos para serem jogados em time, sendo que eles não estão fracos, só não estão em seu máximo potencial, utilizando a sua máxima sinergia. Então, de certa forma, é o mesmo que você querer que a Soraka AP dê o mesmo dano que uma Syndra AP, sendo que ela obviamente vai ser menos eficiente pois não está sendo jogada da forma "correta", em sua máxima eficiência.

BlackMajutsu
Aronguejo
Aronguejo

5 md3 em 1 semana na minha main.
Todas cairam bronze no meu time e no inimigo nao.
Toodas os bronzes perderam a lane e fedaram o adverssário(Na vdd das 5 md3 um bronze nao perdeu a lane e era o sup que estava jogando comigo).DETALHES: MD3 DO PRATA 3 PARA O PRATA 2 CAINDO BRONZE 4 E 3 NO MEU TIME COM ADVERSSARIO FULL PRATA E TINHA ATE EX GOLD.
MMR?
Não, se nao os bronzes nao perderiam toda partida tendo ao menos 1 variação entre derrota e vit...
Choro?Pode ser.

HJ um amigo meu mandou um print ridiculo.

Com varios pratas, bronzes e ate ferros no time dele e o time inimigo full bronze....

Não falo so de mim mas varios players estao sofrendo com isso e ninguem liga pra nos(AS MERDAS DOS LOW ELOs)mesmo sendo a maioria....

Nao interessa se jogamos ruim ou nao, temos o direito de ter um sistema bvalanceado como o de voces quando reclamaram dos diamantes caindo nas partidas mestre...

Uma partida ranqued.

Mas nao muda o fato.

O problema é...

Pensamento de high elo:
Low elo é tudo ruim, é a maioria dos jogadores mas calem a boca pq vcs sao ruim.

Riot:
Continuem discutindo, estamos ocupados com competitivo.
OBG