Tive uma conversa uns tempos atrás, onde paramos pra pensar e a Riot simplesmente parou de fazer personagem tanques, desde 2013 só lançaram Ornn e Zac, enquanto lutadores, magos, suportes e atiradores tiveram 5 ou mais campeões de cada classe. (assassino é um caso a parte, por ser algo mais "especifico").
Os tanques geralmente são viáveis no top ou selva, onde dividem espaço com outras classes, na maioria lutadores. Será que esse "esquecimento" dos tanques se deve ao fato de ser mais interessante tanto jogar quanto assistir personagens lutadores ou que tem maior potencial individual?
sobre tanques só tivemos reworks de personagens que já eram tanques antes, com exceção do Sion que era AP.
lançamentos desde 2013:
tanques(2): Ornn e zac
suporte(6): pyke, ivern, bardo, braum, TK, Rakan
assassinos(1): ekko,
lutador(7): Yasuo, Gnar, Rek'Sai, Illaoi, Kled, Kayn, Camille
magos(7): Neeko, Aurelion Sol, Taliyah, Azir, Vel Koz, Lissandra, Zoe
Atiradores(7): Kai'Sa, Xayah, Jhin, Kindred, Kalista, Lucian Jinx
(eu usei as classes do client como base, sei que TK e Braum podem ser considerados tanques, e mesmo se colocarmos eles como ainda são apenas 4 tanques em 5 anos de jogo)
@theu@ escreveu:[...] Será que esse "esquecimento" dos tanques se deve ao fato de ser mais interessante tanto jogar quanto assistir personagens lutadores ou que tem maior potencial individual?[...]
Eu acho que não. Eu gosto de assistir e jogar com tankes. Pra mim, faz parte de um jogo como League of Legends; a variedade de classes é essencial. Faz parte de estratégias.
Mas realmente, os tankes tem ficado pra trás. Acho que isso tem a ver com a questão de popularidade. Se você for ver em sites de estatísticas, os Tanks são os que são menos populares. Logo, não deve dar retorno pra Riot. Deve ser por isso... quem sabe!
Tem um pouco sim da questão da linha de design dos campeões ter mudado, mas acho que o principal é que as funções em geral estão tendo um problema sério de identidade. Muitos lutadores, especialmente os mais recentes, tem um kit mais completo que o dos tanques, chegando ao ponto de poderem transitar entre builds de tanque, duelista e de assassino, o que é meio que esperado da função.
O problema é que a caracteristica de utilidade que tanques trazem com a capacidade de mitigar dano é muito complicada de balancear, e ainda fazer um kit com essas caracteristicas que seja divertido e "único" para jogadores utilizarem fica meio complicado mesmo.
Pelo menos eu enxergo parte dos problemas atuais de balanceamento assim.
Concordo! é uma das classes que gosto de jogar, porem tem poucos e tenho que optar por optar por outras classes, tipo Galio quando lançou não parava de jogar, estava muito OP, mas levou tanto nerf que está parecendo uma ward em game.
Com tanto campeão que dá dano baseado na vida, é muito difícil um tank ser realmente um tank.
Chega no late game e o tank é derretido mesmo com toneladas de vida e resistências.
Acho que o único tank eu eu acho que demora um pouco mais a morrer é o Cho'Gath, pq ele realmente stacka muita vida, mas os outros... até o Mundo, num meta que todo mago faz Morello (mesmo se não tiver um healer no time adversário), vira papel na TF.