cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Réia
Aronguejo
Aronguejo

O lol tem ficado muito difícil

Oi gente, meu nome é Lari e eu sou a El Mago Teemo, uma pessoa que ama jogar como suporte e como toplaner e tenta aprender a jogar na selva, eu vim trazer um assunto que tem me deixado meio desanimada com o LoL: como o jogo tem se tornado extremamente complexo para quem quer aprender a jogá-lo ou simplesmente trocar de posição.

Não é como se eu não soubesse jogar na selva, eu sei o básico, eu desempenho minha função de forma básica, mas vocês já perceberam o quão complexo tá jogar na selva hoje em dia? Não só na selva, mas jogar o LoL inteiro no geral:

Você tem as barricadas pra cuidar (como laner) porque elas dão tanto dinheiro quanto uma kill, você tem a sua selva pra farmar, dragões pra cuidar, tomar conta também do arauto, porque ele é muito forte, e pode tirar seu laner de jogo por um tempo, tem que cuidar da botlane por causa da influência do dragão, tem que cuidar dos arongueijos pela visão de jogo e controle de mapa, colocar visão, alma do dragão, tem o segundo arauto ainda, barão, dragão ancião que é quase um GG instantâneo... Tipo, é tanta coisa, as vezes quando eu to de suporte eu não percebo, mas quando eu vou pra selva que eu fico pensando "como eu vou cuidar de tudo isso?".

O pior é que quando você não é muito experiente e perde um objetivo, você se culpa, você já perdeu ali, você provavelmente vai perder mais vezes no jogo antes de perder de verdade, ou ganhar de verdade. Hoje em dia no LoL você tem a derrota no nexus e em mais 15 partes do jogo diferente, eu acho que isso afasta um pouco as pessoas, sei lá, tenho medo disso virar um Team Fortress onde só gente pro no jogo joga ele já que ninguém mais consegue jogar por ser tão "difícil".

" Iiip! ". - Disse a cabritinha que parece com a Neeko.
17 RESPOSTAS
Bruna rabuda
Arauto
Arauto

Realmente, jogar jungle é difícil, e qualquer coisa que fazem de errado botam a culpa em vc.
Draicker
Lenda
Lenda

É pq o o jogo tem um foco mais competitivo, então é natural q o jogo esteja ficando cada vez mais difícil, porém eu n vejo isso como uma coisa negativa, talvez pro pessoal q jogue mais casualmente seja realmente mais frustrante. O duro de ser jg é q além de ser provavelmente a lane mais difícil de jogar do jogo, é q vc se estressa muito pq tudo cai na conta do jg, então eu recomendo jogar mutado ou com chat desabilitado.
ShZi
Dragão
Dragão

Exatamente! 

Jogar na Selva @Réia está muito difícil. A Riot quando começou a trabalhar em muito enfase em enfraquecer a Selva pegou muito pesado! Olha isso: 

Esse é o panorama de quase todas as minhas partidas, o MID LANE 2 ou 3 níveis a frente de todo mundo e assim como o TOP 2 ou 3 níveis, somente o BOT é a lane que iguala com a Selva. 

Caçador hoje em dia é lane para quem quer ter dor de cabeça por que rage por não ter feito um bom trabalho, quando é impossível para min, ouço em toda partida. 

banerzinho
ShZi
Dragão
Dragão

Quem joga em lane jamais vai entender um tópico como esse aqui. Mas quem joga na Selva sabe como é complexo está 2...3 níveis atrás de todo mundo, com itens a menos e ainda tendo somente um aronguejo no jogo para complicar ainda mais a vida. Tendo como tarefa ajudar três rotas a estarem bem no jogo, fazer o dragão/arauto enquanto tenta se manter na partida. 

Confesso que não me divirto mais jogando League of Legends, eu entro motivado e saiu das partidas com muita raiva. Quase sempre. 

banerzinho
Göogle
Aronguejo
Aronguejo

Pra quem é da época das antigas, lolzin de 2012 ou ate menos, era muito divertido,não tinha essa toxidade toda e essa competição, fanatismo, só querer ganhar e ganhar, muita gente sem educação,cliente não colaborando, pessoas trols, pra min que sou dessa época estou vendo lolzin cair aos poucos, tanto que eu só jogo lol se alguém me chamar pra jogar junto com ele, gracas ao um jogo mobile de nanatsu no taizen que e'um anime que gosto, eu me divirto 110% e de quebra to sem jogar lol tem tempos já, e não me incomoda nem um pouco querer da play nesse game,porque pra min, perdeu a graça, aquela sede e vontade de jogar cedo no sábado e domingo de manhã, aos poucos o jogo me tirou isso tudo. Hoje em dia um jogo mobile me diverte mais do que um jogo de 17 Gigas, eu aconselho tu jogar com galerinha e amigos ate aprender pq vc assim como eu sabe que jogar sozinho é um porre. Boa Sorte ai !
Sebuman
Aronguejo
Aronguejo

Duas coisas acontecem aqui:

Primeiro é que, historicamente, as funções que tem maior facilidade de impactar o jogo são o mid (sempre) e a jungle (às vezes). Porém, mid laners não sofrem com a falta de EXP e, por isso, sempre ficam fortes o bastante pra fazer a diferença. Já o jungler pode ficar muito para trás.

A segunda coisa é o que você falou: é tanto objetivo no mapa que, se você OU o seu time ficam pra trás, você provavelmente não consegue mais lutar pelas coisas, porque o seu adversário sempre vai chegar antes ou vai ter como tirar você da disputa.

Por isso é que se diz que normalmente o melhor jungler é quem vence o jogo.

Mas ai é que está! Nesse jogo quem está carregando é o MID. 

Você nunca vai conseguir pegar um arongueijo se seu mid for uma Lux e o dos cara um Zed, inimigo é mais agressivo, seu aliado não vai te ajudar. 

Da mesma forma é o Dragão ou (ás vezes) quando se vai tentar gank uma lane o mid inimigo vem atrás. Também acontece muito as perseguições dentro da Selva. 

Só o que tem que fazer é engolir tudo! Aceitar que o cara pode te matar e as rage do time etc. O cara chega 3 níveis a frente, 2 ... Essa coisa de que Jungle impacta no jogo é verdade! Mas é por que o caçador anda pelas 3 lanes.

Imagine o jogo sem a selva, a fase de rotas iria durar uma eternidade. 

banerzinho

Infelizmente o LoL deixou de ser casual a muito tempo atrás, hoje em dia a Riot foca 90% dos seus esforços em transformá-lo no mais competitivo possível. Como consequência, o jogo se torna mais difícil, mais estressante e afastando pessoas que só querem passar o tempo e se divertir..

Não é errado fazer isso, o problema é que eles desde o começo passaram essa idéia de que tem LoL e tem LoL competitivo, mas resolveram juntar tudo e os players casuais que construiram com o tempo que se lasquem..

De fato muito triste.. (〒﹏〒)

xKamez
Aronguejo
Aronguejo

Vendo o comentário do pessoal aqui (principalmente do ShZi) só tenho a concordar, teve até um post ontem no qual comentei, comecei no league em 2017 (fiquei 2018 e 2019 fora, o que justifica meu baixo level) e não era tão estressante e difícil jogar na jungle, escolhi como minha main role nesse ano, me divertia demais jogando de Shaco, o XP e gold eram decente, eu podia gankar muito e não ficar atrás, dragão não era tão valorizado, arauto muito menos, resultando assim em um cenário onde você podia jogar com qualquer arquétipo de jungler (gank, control e farm) e se divertir, não havia muito com o que se preocupar, só gankar e counterar o jungler inimigo.

Nessa season está complicado demais e muito estressante jogar na jungle, por alguns fatores que acredito que não seja novidade pra ninguém:

• Complexidade do jogo: League se tornou muito complexo, a Riot está superestimando os objetivos, e prejudica principalmente o jungler.

• XP e Gold: Pra mim é ridículo o quão nerfado está o xp da jungle, em 2017 se você fizesse galinha e red já era level 3 (teve até uma estratégia na mid-season desse ano em que o mid pegava aa primeira galinha do jogo e ia pra lane lv 2) hoje o full clear te dá lv 4, ou seja, demora pro jungler (depende do champion) colocar pressão do jogo, o que inviabiliza alguns champions.

• Meta Game: Vou colocar esse ponto aqui por um motivo, dica: quer ganhar na jungle? sua única opção é jungler de powerfarm, detalhe, tem que ter sustain pra solar objetivo. isso pra mim é ruim pq meu main é o Shaco, e gosto de um estilo do jogo agressivo, gank cedo e counter jg, esse meta não facilita, os lutadores e tanks estão absurdos (Ornn mandou abraços).

Bem, mas o grande ponto nessa questão, que é o responsável pelo estresse na jg é a COMPLEXIDADE.

"Mas xKamez, a complexidade do LoL é um problema?"

Sim e não!.

A complexidade do LoL é bom, quando você sente que está dominando as mecânicas complexas do seu champion, o micro e o macro , você sente que evoluiu naquilo, e isso te deixa feliz e com vontade de jogar mais, só que atualmente está ridículo, tanto pro jungler como pros laners.

Antes era mais fácil jogar na jungle, como já disse, era farmar, buildar e gankar, mas hoje não, você tem muito mais coisas.

"Ah, mas o league precisa se atualizar"

Concordo, mas essas mudanças são estressantes pros jogadores, o jungler fica perdido porque não sabe o que fazer, e os laners ficam tensos porque não quer perder os objetivos, isso resulta no time colocando pressão no jungler e o xingando se ele perde ou deixa de fazer um arauto ou dragão.

Além do mais, se vc é low elo ou unranked, você se estressa o dobro na jungle, além de ter que gankar muito (pq os laners não sabem ficar na lane phase só farmando), os outros players não WARDAM, não controlam a visão dos objetivos, o que acaba gerando um tilt pra cima do jg que perdeu dragão por falta de visão.

Conclusão de tudo o que eu falei: Juntando o XP e Gold nerfados na jg, com a Riot superestimando os objetivos para o competitivo e com os laners que não valorizam o jungler e quer que ele seja um escravo da sua rota resulta no mais puro estresse quando se joga na jg.

Eu mesmo, jogando com poucos champions na jg já estou desistindo da role, tá muito ruim jogar e o meta não ajuda, se não é um champion que faz power farm, suas chances de ganhar são poucas.

Só quem tá jogando jg nessa season e jogou nas passadas sabe como tá estressante e DIFÍCIL jogar.

Não entrei no mérito de comentar as outras roles pq jogo jg, mas jogando um pouco no mid percebo que está mais difícil jogar hoje em dia, perder barricada é pedir pra perder o game.

Enfim, apesar das mudanças serem focadas no competitivo, isso acaba caindo pra cima dos casuais (eu), e deixa o jogo desse pessoal bem mais estressante do que antes.

Era isso o que eu tinha pra falar, não é muito e não é novidade pra ninguém, mas deu vontade de falar.

Para aqueles que são main Jg, Boa Sorte!

Abraços.

Réia
Aronguejo
Aronguejo

@ShZi e @xKamez

Eu entendo o porquê desse crescimento de dinamicidade do jogo e a necessidade dele ser mais e mais agitado e acelerado, é gostoso de assistir jogos em que coisas acontecem de forma rápida, constante e quase que frenética, por isso muitas pessoas gostam de assistir FPS, mas eu de verdade não entendo porque a Riot dificultou TANTO a role de jungler.

Eu jogo desde 2017 e antes de todas essas atualizações, mais especificamente até meio do ano passado, eu conseguia desempenhar um papel legalzinho de Udyr, Nidalee, Skarner, meus bebês da selva, mas tipo, desde a mudança do mapa, dragões e afins (que por sinal me hypou muito) eu comecei a perceber que tinha ficado muito mais difícil e ontem, depois de eu ter ficado 1/9 de Olaf num game onde eu não fui invadida nenhuma vez pelo jungler inimigo, mas sim pelo Zed midlaner, eu comecei a perceber que é realmente complicado jogar na selva por N motivos e então me veio na cabeça:

"Como deve ser pra um iniciante tentar aprender a jogar na selva e dar de cara com jungle pathing, dragões, arauto, controle de wave (para ganks), movimentação pelo mapa, controle de visão, arautos, alma do dragão, barão, dragão ancião, como dar cover, como dar shadow, lane priority e mais um milhão de coisas que ele tem que saber?
" Iiip! ". - Disse a cabritinha que parece com a Neeko.

Você tocou em um ponto importante: Dinamicidade de jogo, jogos eletrizantes são melhores e mais agradáveis de assistir, a Riot tá priorizando isso para que mais gente assista (não é atoa as missões de assistir partidas do CBLOL), mas me incomoda tbm, o jogo apesar de mais pegado, fica mais estressante.

Mas infelizmente essas mudanças caem no jungler, barricada não se compara a dragão, arauto e afins, tá tão buffado que eu percebi assistindo o Brtt que ele fica subindo pra fazer aronga, já que não tem mais como esquivar da visão dada, Jungle já não é uma role fácil, muita coisa para controlar, agora se tornou mais difícil e estressante (sempre foi, mas agora...), perdeu a diversão.

A Riot não vai mudar, e se mudar não será tão cedo.

Infelizmente, acredito que a melhor coisa a se fazer é jogar com junglers do meta, para ter um mínimo de diversão.

Abraços.

@xKamez Tem também uma mudança que passou despercebido por você, a bola de neve. Antes quando um caçador está muito atrás de todo mundo em experiência/gold a selva dobrava seus recursos para que o Caçador não fique tanto atrás. 

E adivinha que a Riot fez? REMOVEU!

- Não me pergunte o Pach que não lembro, mas teve uma mudança nesse sentido. 

banerzinho

@ShZi Cara, eu NÃO SABIA dessa, voltei pro LoL nessa quarentena e não procurei saber sobre as mudanças que a Riot tinha feito em 2018, 2019 e pré-season 2020.

Se não tivesse comentado, nunca saberia.

Mais uma prova de o quão estressante tá jogar jungle, bem, não sei o propósito da Riot atrás disso, espero que ela mude isso nessa season (mesmo eu tendo que largar o jogo depois da quarentena 😕 )

Mas valeu por me dar essa informação.

Abraços.

Mosqueteiro
Tropa
Tropa

League of Legends está ficando um jogo extremamente chato. Não se compara com 2011~2012, melhor época do jogo, começou a piorar depois de 2014, e a essência do jogo morreu assim que foi vendido para Tencent.
A proposta inicial do jogo era competir com Dota, que é um moba complexo e espantava (ainda espanta) muitas pessoas. Sendo assim o LoL entrava como um moba simples e de fácil aprendizado. Mas com o passar de cada atualização, mais e mais o jogo fica complexo e jogar 1 partida enche o saco.

Começaram a enfiar competitividade forçada em tudo que é lugar.

Não sabem balancear o jogo.

As atualizações/balanceamentos são focadas no High Elo, é totalmente desanimador jogar normal game ou até ranked (platina), porque sempre tem alguem fazendo merd por não saber jogar com o champ ou não entender coisa X e Y. E eu não culpo o player.

Meta completamente forçado, antes eram os players que criavam, agora é a empresa. Ninguém pode fazer mais p0rra nenhuma que eles vão lá e mudam as coisas. Eu jogava de Sona top desde 2015, e anularam a campeã na lane solo. Pyke era super divertido de jogar no mid, e anularam o kit dele na lane solo. Enquanto isso, Fiora recebendo buff a mais de 1 ano, e a empresa empurrando e direcionando campeões para forçar ele aparecer no cenário competitivo, ficam moldando as coisas.

Ainda tem a propaganda enganosa: Anuncio no youtube "Jogue LoL do seu jeito, olha quantos itens aqui, crie uma build à sua maneira e jogue com qualquer campeão em qualquer rota". Experimenta fazer isso, se você descobrir alguma coisa diferente que dá certo, eles vão anular isso. Igual fizeram com Sona, Soraka, Pyke, Sejuani, Viktor, e muitos outros.

Única coisa que me faz jogar isso, é o Clash, porque me diverto jogando com meu time fechado. Porque assim como o @Göogle , um jogo de celular consegue me dar mais diversão do que essa porcaria.

O que o @Mosqueteiro disse me lembrou um vídeo do baixa qualidade (pesquisa  no youtube),e concordo plenamente com o que foi dito, o jogo realmente está um saco, a Riot está com um descaso grande com o jogo. na S7 eu jogava de Akali Top (antiga) era muito divertido, eu gostava demais, mas hoje...

Quer exemplos do descado da Riot?, simples olhe para o cliente, hoje saiu um post sobre o avanço na melhora do cliente, quando eu li fiquei me perguntando o que a Riot esteve fazendo esse tempo todo?, o cliente foi lançado em 2017, e apenas 4 ANOS DEPOIS a Riot encontra o problema do cliente, quando foi feito, eles criaram um sistema para executar os Plug-ins de forma sistemática, e adivinha?, não funcionava mais e tava fazendo com que o cliente ficasse lento.

Não se aplica somente a isso, levando em conta o que foi dito, a Riot sempre matou formas alternativas de jogar o LoL, ainda me lembro como Taric+Master JG foi impactante e roubado no jogo, Twitch de relicário, Sion que se matava e etc.

A Riot trata as coisas que fazem muito bem, LoR é o melhor card game Online disparado, Valorant dominou a twitch, as animações estão LINDAS, mas parece que quando se trata do LoL, só importa fazer skins e lucrar.

Sobre os anúncios, é falta de vergonha na cara da Riot colocar um slogan desse, eles matam toda forma OP de jogar o jogo.

Balanceamento é ridículo, esse meta forçado de tanks e lutadores é um saco, se não for com champions do meta, dependendo do elo, você perde na seleção de campeôes.

"Mas xKamez, você tá metendo o pau na Riot falando mal dela, e tá jogando todo dia"

Sim, eu estou jogando todo dia porque amo o jogo, o LoL me ajudou muito em 2017, se não fosse esse jogo eu talvez me perderia na depressão, e por isso reclamo, não quero ver meu jogo favorito morrer devido o descaso da Riot e ganância da tencent.

Espero que os outros projetos da Riot sejam um sucesso, eles são muito bons.

Enfim, espero poder voltar depois para o LoL um dia e ver um jogo diferente de hoje.

Abraços.

@ShZi e @xKamez, a Riot removeu isso da recuperação de EXP na selva, mas viu que deu ruim e trouxe de volta.

Ah sim, menos mal.