Feliz Natal a todos e esse é mais um post de reclamação de um main suporte sobre os suportes.
Vou me abster de contar a história da role suporte. É mais fácil falar o que ele foi, qual seu estado atual e porque ele está errado.
2009 - Annie, Morgana, Soraka, Alistar, Zilean, Taric, Janna, Blitzcrank
2010 - Galio (RIP), Sona, Lux
2011 - Karma, Leona
2012 - Natilus, Lulu, Zyra, Nami
2013 - Thresh
2014 - Braum
2015 - Bardo, Tahm Kench
2017 - Rakan
2018 - Pyke
2019 - Yuumi, Senna
Lembrando que nas primeiras seasons, a noção de um "suporte", adcarry e tudo mais não eram consolidadas, mas eu coloquei só pela capacidade de analisar.
Se nós analisarmos todos os campeões até 2017, nenhum desses suportes possuiam kits hipercarregados. Claro, haviam campeões mais fortes, haviam mais fracos, mas nunca antes na história desse jogo a lane dependia tanto que um kit carregado quanto agora.
Qual era a função do suporte?
A função do suporte era garantir peel, sustain, negar farm ao adc inimigo e visão. O mais primordial é a visão (minha opinião), já que ela garante o direcionamento para determinados objetivos.
Um suporte ter força no early game é algo primordial, afinal ele precisa negar farm. Até aí não há conflitos. O problema é quando ele possui um kit carregado e com escalonamento de dano. Minha crítica está primordialmente nos 3 últimos suportes, já que eles são os melhores exemplos de kits hipercarregados.
Todos esses campeões até 2018 possuiam 1 das seguintes ESPECIALIDADES
CC, Sustain, Dano. Alguns poderiam ter um pouco de outras áreas, mas seu foco era em apenas 2 áreas.
Sona, por exemplo, que por sinal precisa de buffs, tinha muita concentração em sustain. Sendo seu cc apenas sua ult e seu E com passiva ativada em menor escala. Tinha dano? Tinha, mas era algo tão opressivo assim?
Taric tem muito sustain e um cc apenas, mas seu dano não é tão grande mesmo com a passiva do bravado.
Leona, apesar de eu considerar OP, seu kit concentra mais em CC (apesar de eu achar que ela precisa ter a armadura/mr levemente nerfado).
A zoeira na rota começou com o Rakan, apesar de ele não ser op, a interação com o W da Xayah alterava muito seu grau de força, fazendo do all-in nível 1 uma setença de morte pro adc inimigo.
Porém o último campeão foi o pináculo da zoeira com a lane dos suportes e aqui eu colocarei os porquês de forma simples.
Senna
Primeiramente: Dano altamente agressivo (não é a toa que ela é uma adc) e nesse ponto, ok, early game suporte tem que negar ouro. Mas o problema é que ela não para aí. A passiva escalona dano e range máximo.
Ela tem um cc forte em área
Ela tem camuflagem
Tem ult que causa dano e escudo.
Ainda por cima ela builda
que fornece uma forma extra de negar visão.
Tá bom, ela não tem dash, então ela não escapa de habilidade de cc com facilidade, certo? Nem sequer dá pra chegar perto sem tomar um crítico na cara seguido de um Q que te arranca metade da vida.
Eu não sou a favor de deletar personagens do jogo. Mas realmente deveriam repensar o sustain dela ou o dano. Um dos dois PRECISA ir embora. Ela nunca vai ser um campeão balanceado enquanto ela não tiver um desfalque real. Não ter dash não implica em ter fraqueza, Aphelios que o diga.