cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
mafsfilho
Aronguejo
Aronguejo

O que eu faço quando meu ADC é ruim?

Ultimamente eu tenho jogado muito de suporte e estou gostando dessa função, mas eu queria saber o que eu devo fazer quando vejo que meu companheiro de rota é ruim, seja por ser novato ou por estar com a conexão ruim. Devo ficar na lane e tentar ajudá-lo a não morrer ou procuro outro lugar?

Caso a resposta for a última opção [procurar outro lugar], isso não pode atrapalhar ainda mais o jogo? Pois se eu for pra outra lane (mid ou top) esse campeão terá que dividir XP comigo enquanto seu adversário de rota estará pegando experiência solo.

18 RESPOSTAS
Tatical
Arauto
Arauto

Chora num cantinho.
Ou pega um sup de dano e ignora o adc.
Shiju
Tropa
Tropa

Olha é um caso interessante porque pode ser usado tanto pra adc como suporte ruim. 

mas assim eu acredito que se vc joga suporte vc é o suporte do time. em algum momento do jogo vc vai ter que sair da rota pra ajudar seus companheiros na troca e isso vale tanto pro ADC ruim quanto pro suporte ruim. então a questão é qual o momento que vc deve abandonar a rota pra ajudar o time quando é o momento pra priorizar um e não outro. isso requer muita habilidade de observação. eu faço assim quando o adc é ruim eu vejo se ele tem consciencia de que é ruim e se ta ficando safe pra evitar mortes e fedar o adversario. quando ele faz isso eu saiu da rota pra ajudar o time em objetivos menores mas nesse caso a prioridade é nao dar kill pro adversario ate o time fica numa posição boa pra trocar  e poder virar no late game.

Bills
Arauto
Arauto

Se comunique com ele, diga o que tu acha que ele deva fazer para ter um desempenho melhor

Quem manda na bot lane é o SUP

Se ele for um jogador inexperiente ou que realmente não sabe jogar de ADC, você pode tentar dar dicas de seu conhecimento para ele (ex: como se posicionar, Farmar, Lutar junto com vc, etc...) Apenas falando rapidamente no chat. Tambem se você esta caindo muito frequentemente com ADC's "Ruims", Você pode optar por pegar um suporte protetor mais tank como um Braum, que tem escudo, stum, lentidão e é tank o suficiente para aguentar os hits no lugar do seu adc, para ele não feedar tanto sua BotLane. Mas se o ADC estiver com a conexão ruim você pode tentar falar pro time inimigo não matar (mas sempre matam) ou tentar deixar outra rota forte como por exemplo o mid gankando quando o mid inimigo avançar e pedir ajuda para seu mid gankar o bot e não deixar o bot inimigo levar o jogo todo por causa de um adc com conexão ruim.

Espero ter ajudado :Habilidades47: :Summoner7:

Normalmente nessas situações o sup deve fazer roaming com frequência, não ficar na lane do mid ou do top mas gankar para favorecer as lanes carry. Agora se o mid for ruim também pega Vel'Koz ou Lux sup e faz full ap pra carregar xD
Commonwealth
Aronguejo
Aronguejo

caso ele fique afk, tente segurar a rota sem morrer e compre botas da velocidade pra ficar indo pro mid de vez em quando.
se ele for ruim, continue na rota apenas tentando fazer ele não morrer, e na tf protege os outros
Aferir
Aronguejo
Aronguejo

Se ele for ruim, o interessante é justamente você não abandonar ele! Se você for para outra lane, e ele não tiver noção de posicionamento ou ele estiver fraco (caso trocas já tiverem acontecido), é só mais uma chance de ele morrer. Independente do suporte que você estiver, a sua presença na rota vai prevenir um suposto engage da bot lane inimiga, diferente do que se você estivesse fora da lane, já que seria um 2x1 no bot.
Tente conversar com ele, pede para que ele tente só farmar. Caso a vantagem inimiga ainda não seja muito grande, pedir para que o jungler ganke bot pode ser uma boa ajuda para conseguir puxar a rota ou fazer algum objetivo.
Caso você esteja com um suporte com potencial de roaming, é interessante você tentar deixá-lo o menor tempo possível sozinho no bot (antes de ir base, tentem empurrar a rota para debaixo da torre inimiga, sendo assim, quando você estiver chegando no mid, por exemplo, a bot lane inimiga vai estar farmando minions perto da torre deles, o que é tempo suficiente para você tentar fazer algo com o roaming e voltar para o bot para ajudar o seu atirador). No mais, é apenas ter paciência e tentar fazer o seu atirador extrair o máximo de farm da fase de rotas, para quando chegar o mid game, você poder andar pelo mapa com mais liberdade.
Mente Maluca
Arauto
Arauto

Depende muito da composição dos dois times, mas no geral em um nível decente de jogo você faz Botas da Mobilidade, warda o Botside e joga com seu Jungler, seja "trazendo" ele até o Bot ou acompanhando o mesmo até outras Lanes...

O máximo que você fará é gankar outra Lane, com relação a experiência você não deveria pegar exp nem da própria bot lane depois da primeira parte da Laning Phase, isso pode soar mal pra você, mas se o Suporte está no mesmo nível que o Adc durante o Mid Game ele ESTÁ fazendo algo errado.

→Thepgfk←
Who they hate
Arauto
Arauto

Ajude-o na medida do possível e tente controlar visão com seu jungler ou fazer um roaming na mid lane em momentos mais oportunos, como quando a wave do bot estiver na torre inimiga. Peça para seu adc ficar safe quando você se distanciar da rota. Creio que um roaming na top lane seria bastante ousado e perigoso, já que o time inimigo pode divar seu atirador sem a sua presença ou proximidade.
"Faça valer a pena!" - :Champion8:
Dgsk8
Tropa
Tropa

É bom tentar ajudar ele o máximo na fase de rotas e dar roamings quando possível. Mas no mid/lategame esqueçe ele e ve se tem alguém forte do seu time, o top, jg ou mid e da peel pra ele.

Muka 00
Aronguejo
Aronguejo

Cara...tudo depende rs...

Conexão ruim infelizmente não da pra fazer nada...as vezes é a net do cara, as vezes é a riot trolando...acontece e em 90% das vezes o jogo é perdido...pq é menos um, mesmo se as outras lanes ganharem, a não ser que alguéme esteja com um carry extremamente fidado..no nível :champion130::champion69::champion44: esses aí...vc não vai ganhar pq na hra da TF vai faltar um.

Se o cara é só ruim não adianta sair da lane e ficar em outra lane, vc rouba xp e não melhora em nada pq eles vão conseguir defender o suficiente para divar o adc sozinho lá algumas vezes e fidar alguém... 

O que vc pode fazer é mandar o cara ficar safe e dar umas saídas pra gankar...mas é subir mid, gankar e voltar..se a lane está perdida é melhor deixar cair a T1 pq aí seu adc fica bem safe lá farmando e vc tem mais liberdade...mas AJUDE SEU ADC...senão o jogo acaba do msm jeito.

Joguei 70% das partidas de SUP nesse ano e agora estou jogando de ADC, é de longe a pior lane pra se jogar pq existem muito mais sups ruins do que adcs ruins (visto que a maioria nem queria ta lá jogando de sup e não tem um putto de um bom senso de aprender a jogar com UM sup pro autofill). 

Os ADCs estão extermamente dependentes até pelo menos boa parte do mid game...então msmo um bom adc pode se fod..er se vc não for um bom sup saca? E por favor, não pegue um SUP AP achando q vai carregar o jogo..não vai..

Eu fiz as contas (MESMO) esse mês joguei 67 partidas de ADC (agora já devem ser mais)... dessas.. 44 não eram sups de verdade, eram :champion7::champion8::champion6::champion38::champion120: até um :Champion43: eu peguei... dessas 44 eu perdi 36.. as outras 23 foram com sups normais...ganhei 18. 

Poseyyddon
Tropa
Tropa

Cara, isso depende muito!

Quando vejo que meu adc não é "aceitável", digamos assim, eu primeiro tenho que ver a situação do jogo:

1) Estou com suporte tanke ou suporte utilidade?

2) Meu carry tá morrendo muito?

3) Como está a situação dos outros jogadores?

Geralmente, como suporte tanke numa situação em que o adc está morrendo muito, eu saio da lane e vou ajudar o caçador, assim o gank é mais efetivo e consigo garantir outras rotas, porque eu acho mais complicado defender um carry com suporte tanke e assim que eu ajudar a garantir as outras lanes, ganhar mais grana e comprar itens, eu consigo defender melhor o atirador.

Caso ele não esteja morrendo muito, eu fico e ajudo ele, não tenho motivos para deixar ele, já que a lane não está ganhando nem perdendo. Eu ainda saio de vez em quando, mas só em oportunidades.

Como suporte utilidade, eu me mantenho na lane quase em todo o momento mesmo que ele esteja morrendo, porque daí tenho mais meios de conseguir evitar que ele seja morto e chamo o caçador pra ajudar a gente. Só tem que tomar cuidado pros três não morrerem pros inimigos, hahaha.

Tudo depende muito da situação, tenho que ver de um ponto de vista que beneficie o time inteiro, não apenas a mim, "me livrar do jogador ruim" para ajudar o outro é um pensamento errado, tem que ver a melhor saída mesmo que signifique abandonar temporariamente o atirador.

Como fez este gif?

Me dá qualquer champ aí.
L3WS
Tropa
Tropa

O ideal nessas situações é o roaming msm mas vc deve ter certeza q o seu adc está com um champ mais 'independente',tipo uma caitlyn ou um lucian que conseguem farmar mais safe.Geralmente após t1 pode ocorrer inversão com top ou o adc pode ficar farmando sozinho.

Pizarnik
Aronguejo
Aronguejo

Reza.Brincadeira.Espera chegar no nível 6 para gankar as outras lanes e acompanhar o jg sempre que possível.Dessa forma,quando estou duo prefiro um jg duo do que o adc porque este é mais impactante.

cara fica na lane e não de rage no seu adc por ele ser ruim,ajude ele o maximo que puderMan Happy

KKKKKKKKKKKKKKK