cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Aylinn
Rioter
Rioter

O que queremos dizer quando falamos que o fórum/reddit é a minoria?

Via: Maple Nectar

Oi, galera!

Nas últimas semanas, eu tenho notado um aumento de discussões sobre nossa justificativa de que "os fóruns são minoria" quando falamos sobre porque às vezes demoramos um pouco mais do que o esperado para tentar resolver um problema. Entendemos completamente o sentimento de vocês, porque não deveríamos ter só dito que "vocês são minoria", mas sim ter apresentado dados que provem essa afirmação de forma justa. Vários Rioters já afirmaram que nós lemos os fóruns  e, embora nem sempre respondamos, tratamos as questões que surgem por aqui como sinais de alerta para problemas em potencial que precisam ser investigados e não como um problema real que precisa de solução imediata.

Um exemplo bem recente são as discussões sobre a rota superior que estamos vendo com frequência no Reddit e nos fóruns, e queremos abordar isso enxergando o jogo sob uma perspectiva global. No fim, League of Legends é um jogo que funciona diariamente como plataforma competitiva para milhões de jogadores ao redor do mundo e prestar atenção demais aos problemas apontados pelos jogadores de uma só região pode nos levar a ignorar completamente a realidade de outra região. Aviso: o objetivo deste artigo NÃO é provar/refutar nada em relação às discussões sobre a rota superior, minha única intenção é destacar as diferenças regionais e como elas podem afetar a forma como nós testamos e alteramos o jogo.

Nas regiões onde o inglês predomina, estamos vendo muitas discussões sobre o estado da rota superior no que diz respeito ao poder dos Campeões em determinada rota, seus itens, sua influência no resultado do jogo e a falta de determinadas Runas Essenciais. Tudo isso leva a crer que hoje em dia a rota superior é uma posição muito menos atrativa de se jogar do que antes. Quando essas discussões aparecem, nós definitivamente conversamos sobre elas e tentamos descobrir se esses problemas acontecem no mundo todo, apenas em partidas de alto nível, apenas em determinadas classes e se são verdadeiros ou não, antes de tomarmos alguma atitude definitiva. Infelizmente, isso significa que alguns problemas demoram mais tempo para serem resolvidos do que outros, pois estamos falando de um problema bem maior do que "ah, está sendo uma droga jogar com o Campeão X de novo". Para destacar a comparação regional, reuni dados de algumas (não todas) das nossas regiões para ilustrar como as preferências podem variar de acordo com a região em que você se encontra; confira nos gráficos abaixo.

(A rota superior é a linha vermelha; "utilitário" é suporte)

Comparando América do Norte, Vietnã e Coreia, podemos ver de cara algumas tendências.

1. Nos MMR de todas as regiões específicas, bem como de todas as regiões, a rota superior aparece entre as 3 funções preferidas, e até aparece em primeiro lugar com uma boa margem no Vietnã.
  2. Quando o MMR é mais alto (1800+), a preferência pela rota superior cai do 3º para o último lugar na América do Norte, do 1º para o 3º no Vietnã, do 3º para o 5º na Coreia e do 3º para o 4º em todas as regiões.
    1. Quando o MMR é alto, o intervalo entre a melhor e a pior posição diminui significativamente.
  3. Selva, suporte e rota superior tendem a se cruzar com certa frequência em relação à preferência de posição quando o MMR é alto.
  4. Apesar dos esforços feitos na última temporada, a função de suporte ainda é a menos preferida no Vietnã por uma grande margem.

Rápida tangente na linha de suporte (roxa)! Mas, infelizmente, nossos gráficos só têm dados dos últimos 6 meses mais ou menos, mas a função de utilitário costumava aparecer bem MAIS embaixo de forma geral, em todos os MMR e regiões. Foi isso que nos levou a investir grande parte do nosso tempo de desenvolvimento em deixar a função mais desejável e com mais influência no resultado final do jogo, em vez de apenas controlar a visão da equipe. Sem dúvidas, isso causou um efeito dominó nas outras posições, pois uma parte maior do poder das equipes foi direcionada para a rota inferior, mas agora certamente estamos em um mundo muito mais sustentável do que estávamos há um ano.

Mas voltando ao ponto, o que eu quero mostrar é que existem diferenças de preferência e comportamento ao redor do mundo que afetam coisas como a posição preferida, duração/ritmo da partida, meta, Campeões preferidos, etc. Quando fazemos mudanças no League, tentamos manter tudo isso em mente (o que é difícil considerando que nossa equipe de desenvolvimento fala principalmente inglês e trabalha em LA). Por isso às vezes pode parecer que não estamos tentando resolver um problema identificado pelos jogadores em comunidades específicas, pois geralmente estamos tentando descobrir o que também está acontecendo em outras regiões, para evitar aumentar acidentalmente um problema em outro lugar do mundo onde predomina um meta diferente. Isso não significa que não temos trabalho a fazer na rota superior. Os gráficos de MMR alto mostram que há sim trabalho a fazer (já em andamento aliás), mas novamente, eu espero que eles mostrem por que não é tão fácil tentar resolver um problema no exato momento em que ele aparece em uma região.

Para demonstrar outra perspectiva interessante, é assim que fica a distribuição em todas as regiões quando filtramos para incluir apenas partidas de aproximadamente Ouro 3 até MMR 0.

Quando você se afasta e vê o cenário como um todo, um problema para um grupo de jogadores não significa necessariamente um problema para toda a base de jogadores, o que torna a resolução desses problemas ainda mais complexa.  Somos um jogo que atende a milhões de jogadores no mundo inteiro, todos com motivações diferentes, e tentamos constantemente balancear e ajustar o jogo levando todos em consideração. Apesar de geralmente focarmos a maioria das nossas mudanças nos níveis mais altos de jogo, devido a natureza do jogo de que os jogadores estão sempre tentando melhorar e dominar suas habilidades, ainda temos que pensar nos jogadores de todos os níveis, pois todos os jogadores são importantes para sedimentar o League como um jogo que existirá por muitas gerações. Ainda não alcançamos a perfeição, mas estamos sempre tentando nos equilibrar na corda bamba que é balancear para o cenário profissional, para os jogadores ranqueados altamente dedicados e para os jogadores normais.

Esta é a penas uma pincelada de um tópico muito mais abrangente, mas espero que ajude a ilustrar nossa perspectiva quando dizemos que várias comunidades são uma minoria e não representam a base de jogadores como um todo. A intenção não é desprezar ninguém, mas sim apontar um dos custos decorrentes de operar um jogo que é jogado no mundo inteiro.

Tags (1)
15 RESPOSTAS
z Juno z
Dragão
Dragão

😮 quanta informação, deve ser difícil analisar e ponderar tudo isso antes de mudar alguma coisa no game.
BarrelPlank
Dragão
Dragão

a vdd é o seguinte : as pessoas acreditam q balancear um jogo, independente de qual seja, seja card game, mmorpg , moba , jogo de luta , é simples e facil . "A mas essa skill da muito dano e n sei o q, tira metade do dano e dobra o CD", sendo q os numeros são padrões praticamente matemáticos q nenhum jogador normal conseguiria sequer pensar em algo . N sei em q a equipe de balanceamento é formada , mas aposto q alguém , se n todos, tem conhecimento em matemática/estatística. Haja respeito pelos caras q mexem com isso, deve ser um bagulho muito tenso de fazer qnd o jogo tem trocentos bonecos diferentes. Tu aumenta em 10 de vida o status de um item e 2 champ dispara e 10 ficam um **cogumelo do teemo**.
Kira
Aronguejo
Aronguejo

@Aylinn muito legal quando vocês trazem esse tipo de informação. Eu amo a Riot de um jeito que jamais vai dar pra expressar sem parecer puxa-saquismo. KKKK

Muito interessante mesmo! Keep it up.

RagDo11
Aronguejo
Aronguejo

Não é foco do tópico, ele foi feito pra mostrar a complexidade do balanceamento que leva tanto jogadores de cada região quanto por elo. Mas realmente no elo mais baixo que mais sobra além do suporte é o top. Acredito que o MID e rota mais agradável a todas.
ShZi
Dragão
Dragão

Foi o que fizeram vocês, com relação a parte de balanceamento de campeões, com os Kindred.
Fizeram umas mudanças na passiva dele e depois de alguns meses no servidor aberto uma grande massa de jogadores veteranos nos Kindred começaram a reclamar que vocês tiraram a maior propriedade deles que é ser anti tank. Um Rioter na época disse que iria corrigir isso com mudanças, depois de todo trâmite do mundial, ou seja nesse ano.
Até agora os Kindred estão lá no fundo da geladeira péssimos, agrada só quem está pegando eles pela primeira vez porque para os veteranos a frustração é enorme.
Enquanto isso vemos, continuamente, buffa e Nerf ridículo injustos, que parecem ter sido empurrados para vender skin.
banerzinho
BurningInFire
Dragão
Dragão

nem jogo top, então dane-se vcs ai, toplaners

n venha chorar quando a bot lane ficar um **cogumelo do teemo** denovo oq acredite vai acontecer em 1 ou 2 seasons

mas isso não justifica lançarem a zoe da maneira q ela esta e não nerfarem por 5 patchs mesmo com todos os forums no competitivo e no reddit todos estarem falando que ela estava desbalanceada e dando pra ver claramente que ela estava desbalanceada

Ovolão
Tropa
Tropa

Aí rito me doa a skin superteemo dele PF tô jogando com ele por dia ela pra mim não consigo compra ela com grana não (c doar e Humilde)

@Golden Warrior 1 nem ligo. Eu sofro em silêncio.

RedWizz
Arauto
Arauto

Realmente o termo pode não ter sido bem interpretado, mas esse tópico ajuda a esclarecer um pouco.

É notável o tamanho do trabalho ao pereceber que não dá pra focar apenas num ponto para encontrar possíveis problemas.

Tomara que não seja apenas uma questão de maioria ou minoria, mas sim de prioridade, pois muitas ideias e tópicos daqui ajudam bastante o jogo a crescer.

Acho que deviam repensar sobre o rumo que lol está tomando, hoje em dia um suporte está solando um adc muito fácil, a partida está sendo chata demais pelo fato de que o jogo está indo pelo lado da macroplay, então no geral, não importa se você joga mal, se tiver visão de jogo, a Vitória é quase certa. É nesse quesito que o jogo está ficando chato, pois está levando mais para o lado do competitivo e tanks, do que para o que a própria comunidade quer.

oha 😮

...

GROUND ZER0
Tropa
Tropa

Como invocadores sabemos como deve ser difícil administrar as questões de um jogo tão grande, por ter uma logística que não afeta apenas um determinado ponto, mas todo o conjunto de jogadores. De qualquer forma, é bom saber que discussões como essa da jogabilidade do top são pelo menos levadas em conta. Me pergunto se, assim como essa questão, a questão do problema de ping no início das partidas está sendo estudada. Muitos invocadores tem reportado que, ao início das partidas, o ping(ms) está acima do normal, e só volta a descer quando se reloga.

Não sei se esse problema esta ocorrendo apenas no servidor BR ou em outros também, mas se a quantidade de pessoas que já vi reclamarem sobre esse assunto realmente tem enfrentado isso com frequência, acredito que o suporte possa ao menos tentar considerar isso um bug em potencial, e não apenas uma série de "problemas isolados".
D12
Arauto
Arauto

Riot ignorando que o Meta do Top varia muito do Challenger pro Plat pra justificar que o estado da Top lane está aceitável...
→Thepgfk←