cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

O seríssimo caso do snowball da botlane

Antes de tudo, se você é uma daquelas pessoas que comentam coisas medíocres como "chorão" ou algo parecido, por favor pare por aqui. Esse post é para uma discussão SERÍSSIMA acerca do jogo, na tentativa de conseguir agregar algo aos atuais e futuros jogadores.

Bom dia/boa tarde/boa noite pra quem está lendo. Acredito que não sou o primeiro a escrever sobre isso por aqui, e tenho plena e absoluta certeza de que não vou ser o último, mas esse assunto DEVE ser discutido. E estou tratando isso com seriedade, buscando uma discussão realmente séria, com troca de ideias e opiniões, então não se sinta com vergonha ou acuado a dar seu ponto de vista nos comentários. Eu realmente tenho interesse no que vocês têm a dizer e lerei todos os comentários aqui postados (caso haja).

Jogo partidas ranqueadas há 4 anos, meu elo na última season foi Platina 2 com muito suor, sendo a toplane minha main role e mais precisamente sou mono :Champion90: . Com o passar do tempo, infelizmente, percebi que a parte de baixo do mapa (especificamente falando sobre a botlane) passou a ser PREDOMINANTE para os jogos. Percebam que não é muito difícil reverter um snowball da midlane por exemplo, ou até mesmo da jungle, que é considerada por muitos a role "mais importante do jogo", casos estes totalmente opostos quando passamos a tratar sobre a botlane. Dando a minha perspectiva como mono Riven: eu não tenho dificuldades em jogar lane phase. Sei me comportar na maioria esmagadora das match-ups. Acredito (e acho que vocês irão concordar) que a fase de rotas é a sua melhor chance de adquirir vantagem em cima do laner oponente. Colocando em números, eu diria que ganho minha lane 60% das vezes, 20% das vezes fica igual, e 20% das vezes eu perco. Concentre-se nos 60% das vezes que eu ganho.

Suponhamos a seguinte sitação: em uma partida, minha botlane seja composta de Jhin como adcarry e Thresh como suporte, enquanto a inimiga tem Jinx e Lulu. Na teoria, todos nós concordamos (ou pelo menos deveríamos) que Jhin + Thresh é infinitamente superior a dupla inimiga na fase de rotas. Deveria ser obrigação dos dois ganhar, ou pelo menos não serem espancados. Supostamente, aos aproximadamente 10 minutos de jogo, eu (Riven) fico 2/0/0 e assim que aperto tab, a Jinx está 3/0/1 e o Thresh 1/0/3, ambas as roles sem influências externas (ganks). Imediatamente, a impressão que eu tenho é que os dois abates na minha mão são inúteis, pois aquilo não será o bastante pra frear o crescimento da botlane inimiga. E realmente, é o que parece que o jogo faz. Inutiliza totalmente uma lane e baseia o jogo em sua TOTALIDADE apenas em outra. Não importa o que eu faça. Por mais que meus abates aumentem, ajude em rotação, use teleporte na botlane, no fim das contas o jogo sempre termina em derrota porque minha botlane perdeu a lane phase. O fato de eu estar forte neste caso não importa, até porque sabemos que Jinx é hypercarry.

Sendo assim, minha pergunta é: qual o sentido de jogar League of Legends em qualquer outra lane se apenas uma é a condição de vitória? O que vocês acham disso? O que vocês acham que está fazendo a botlane atualmente ser algo tão dominante e incontrolável nas partidas? Seria itemização? Meta? Jogadores limitados na botlane? Jogadores limitados nas outras lanes?

Tenho certeza que o jogo nem sempre foi assim, então quero ouvir o que vocês tem a dizer. Eu não vejo mais sentido em ser toplaner, então estou desinstalando o jogo nesse momento que vos escrevo, mas mesmo assim quero ouvir o ponto de vista de quem se sentir a vontade para comentar. Ajudem o jogo a ficar melhor. É um dever de todos nós que jogamos.

Fé, rapaziada.

9 RESPOSTAS
AMENDOIM CHINÊS
Aronguejo
Aronguejo

mano, e se eu disser q nos meus games ja acontece ao contrario. Visto que a maioria dos top laners quando fortes tem potencial de fzr 1v2 ate 1v3, sinceramente a ideia continua igual a questao da botlane seria pior pois em teoria tem mais pessoas pra ajudar um adc a carregar do que um top laner q tenta splitar/forcar 1v2 pra ganhar mapa e dps fightar decentemente. Esse patch ta horrivel pra adc, se yuumi/senna/morg ban adc n clicka de nenhum, voltar pra um game de adc seria uma realidade ainda mais dificil de se acontecer. Mas isso ai sempre aconteceu independente do patch, lanes que deveriam ganhar ou melhor , nao apanhar , perdendo de formas inimaginaveis. Enfim, todas as lanes tem seu ponto forte, jg entao nem se fala, como um jg pode foder o game..

Bom dia! Eu sou mono sup, e sou relativamente nova no jogo (1 ano mais ou menos) e comecei as rankeds esse ano. Comecei no ferro 2, e estou prata 3 (oscilando com o 4 kkkk), que é o que quero por em questão. Jogo com o mesmo duo há tempos, e subimos juntos. A maioria das vezes ganhamos a botlane, mas na maioria esmagadora dos games, o top ou o mid já estão perdendo a t3 aos 15 min! Talvez essa inversão na situação apresentada inicialmente (snowball da botlane) seja por conta do elo, no qual o conhecimento dos players é bem desigual e não há aproveitamento de pequenas vantagens e nem punição dos erros. Sinto que não adianta ganharmos a lane, sendo quase impossível reverter o snowball do top/mid. Também percebo que os jgs são uma lane importante nos low elo, pois os que são bem perdidos no game são engolidos pelos outros rapidamente.
A botlane sempre é nerfada, alguns dos sups foram nerfados pq utilizaram MT no top (soraka, sona), recentemente reduziram a xp compartilhada das kills, nerfaram itens, Gold e etc. Enfim, acho que nem seria o caso de buscar por mais nerfs, mas sim sempre termos em mente que cada elo tem uma característica, e devemos identificar e adequar nossas habilidades pra que possamos distribuir as vantagens ou minimizar os erros, lembrando que jogamos em equipe e que sempre vamos depender dos outros pra ganhar. Talvez vc só verá a sua vantagem/habilidade ser bem aproveitada em elos mais altos, portanto acho válido vc tentar identificar a necessidade do seu elo e buscar coisas que vc pode fazer pra ajudar o seu time no tier em que está (mudar de champ/estratégia)... Eu Por exemplo, já percebi que tem determinados sups que não rendem bem nas partidas pq meu time low elo ainda não sabe aproveitar curas. Então acabei adequando o champ que uso conforme a necessidade em cada elo, no que posso ajudar mais. Por exemplo, não adianta jogar de soraka, se curo o cara pra ele poder fugir, acha que é imortal e acaba dando reengage se matando e me levando de tabela. Por isso parei de usar champ de sustain no low elo, passei a usar os de dano comecei a ganhar mais partidas (não sei até quando isso vai funcionar e se precisarei mudar de novo).
Enfim, tente identificar as necessidades do time e gg!
=3

Isso é porque você não joga no Bot, por isso acha que sempre a Bot lane é que estraga os jogos, igual eu que jogo mais no bot, sempre acho que é o top ou o mid que afundam as partidas '-'
pizza mozzarella rella rella rella rella
Brave Bird
Lenda
Lenda

Botlane tem que ser deletada

Gumk
Aronguejo
Aronguejo

Infelizmente meu amigo mono Riven, o jogo sempre foi assim, e sempre vai continuar sendo, entendo muito bem seu ponto de vista, eu sou mono Rengar Jg, e 90% dos casos, o adc que joga melhor, e consegue ficar na frente, ganha o jogo. Desconsiderando elos menores e focando a partir do Diamante, quase todos os jogos são decididos pela bot lane, e não importa o que aconteça, você precisa fazer seu bot ganhar (e torcer pro cara usar a vantagem), para assim ganhar um jogo.
Eu só entendi isso, depois que joguei algumas partidas de ADC e percebi que por algum motivo, quando um Adc perde a lane, o boneco simplesmente não da dano nenhum em ninguém, mesmo com os mesmos itens do outro Adc (provável que seja pela diferença de nível).
Desde então, eu resolvi sempre campar bot independente das match ups, pois é assim a maneira mais facil de ganhar os jogo, quando vc ganha bot são 3 pessoas de uma vez só que ficam fortes (Adc, Suporte e Jg), e fica muito facil dominar o mapa, tirando o outro Jg do jogo, e assim passando a vantagem pras outras lanes mesmo que estejam muito atrás.
Eu já perdi jogo 29/10 de Rengar, porque o bot (Lulu+Kaisa) não me deixavam jogar, e meu adc por mais forte que eu tivesse, não sabia jogar e tinha medo de bater. Então a kaisa simplesmente buildou zhonyas e pronto, anularam meu snowball na partida.

Então sim cara, o bot é predominante no jogo após o Early game, e todas as outras rotas tem até a lane phase acabar, para fazer a sua bot lane ganhar se quiser ganhar o jogo (e torcer para o adc não ser uma topeira).

Claro que existem jogos com exceções, mas a maioria massante dos games, vão ser decididos pelo ADC e Suporte.
WellingtonA7
Arauto
Arauto

Pra mim já é ao contrário na real.

Eu sou Main Suporte e na maioria esmagadora dos jogo venho perdendo por conta da Mid/Top Lane e Jg inimiga. Se você não pega uma Morgana, uma Yuumi ou Senna, talvez Lulu você não faz nada no jogo. 3/0 é o suficiente pra um Jax/Riven, Darius, Garen, Irelia... enfim a maioria dos Top Laner engolir uma Bot Lane 5/0. Não há cura CC que pare os Dash, CC, Roubo de vida, tudo que um Lutador tem.

Sinto muito, mas na minha visão você não deve estar jogando bem porque o que está acontecendo é ao contrário.
''Eu tenho um presente mágico pra você, lá vai!'' - Zoe -
Gumk
Aronguejo
Aronguejo

Não adianta vir aqui no fórum perguntar opinião sobre estás coisas, porque aqui não tem muita gente, e menos ainda que realmente entendem do jogo, deve ter umas 10 pessoas entre diamante e mestre, e é só isso, o resto é tudo gold pra baixo, nunca vi um challenger vir aqui.
Não querendo ser grosso, mas sendo, gold não sabe jogar, logo, não entende do jogo e torna a opinião sobre isso invalida. O jogo nunca vai ficar bom pra todos lados, pois coisas que são forte pra eles, são fracas pra nós, como é o caso o yasuo ou master. E outra que a Riot balanceia o jogo em torno do Competitivo primeiro e depois em torno dos elos altos (palavras de um Rioter). Então, levando isso em consideração, o jogo sempre vai apontar para os Adc's e as outras lanes servem para dar "suporte" a eles. Nunca vão buffar os Adc a ponto de um low elo achar forte, pois isso deixaria o competitivo totalmente bugado, e tambem nunca vão buffar as outras lanes a ponto de ficarem fortes o suficiente para apagarem os Adcs

Eu discordo com essa visão de que só porque é gold não pode argumentar nada, tem vários vídeos do FSN Saber dando coach para mains adcs de vários elos e você percebe que no diamante, platina ou gold é sempre a mesma coisa, o jg dá um call no bot, o jg inimigo dá counter gank, o mid inimigo acompanha e o top laner usa o teleporte e fica repetindo esse ciclo, as vezes nem é culpa da bot lane, mas sim do time no geral que fica insistindo em tentar fazer play sem visão do mapa
pizza mozzarella rella rella rella rella
Draicker
Lenda
Lenda

Atualmente nesse meta eu acho q a posição mais fraca é a bot lane, tanto q a Riot percebeu isso e vai dar buffs para o bot no próximo patch ao mesmo tempo q nerfa a lane mais impactante atualmente do jogo, q é o mid.

Outra coisa é q os campeões colossus do top estão tão fortes no meta, q é só vc abrir um site estatístico q vai ver sempre os mesmos campeões: Darius, Wukong, Garen. Renekton, Mordekaiser,Kled, etc, esses campeões conseguem fazer 1v2 ou mais e conseguem ter um impacto gigantesco na luta. O Snowball de bot lane é forte sim, mas é bem pior atualmente ter um MID ou um TOP feedado com o snowball, pq eles tem vão ter mais itens com XP solo e causar mais estrago nas lutas.

Os ADC's estão tão fracos no meta q vc vê só uns 2 ou 3 aparecendo com frequência, tipo MF e Aphelios.

Eu quando jogo no bot percebo q geralmente é o contrário, normalmente o mid ou top sai de controle muito fácil e não tem nada q o bot possa fazer, pq o ADC é deletado e causa um dano baixo.