cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Draicker
Lenda
Lenda

Os melhores campeões do Patch 9.14

Com um pouco de atraso, hj lhes trago a lista dos 5 melhores campeões por lane desse patch, de acordo com as estatísticas do site https://br.op.gg/champion/statistics, os dados retirados são apenas de partidas ranqueadas dos elos Platina para cima no servidor da Coréia.

 

Esse post pode ser útil para te ajudar a decidir com oq jogar, o que está forte no patch e pq está forte, para subir mais facilmente abusando do Meta, (porém não se sinta obrigado a seguir o Meta, tem até mono Volibear no Challenger).

 

TOP:

 

 

1. :Champion1: Aatrox: Se engana quem achou q o Aatrox morreria com a remoção do Reviver na Ultimate, pelo contrário, os buffs compensatórios nele como a autocura na ULT, tempo de recarga reduzido na Ult, fizeram ele melhorar e se tornar o melhor campeão do TOP no patch.

 

Vc pode argumentar q descaracterizaram o Aatrox, que tiraram a identidade dele sem a mecânica de reviver, que não foram criativos ao copiar a mecânica da Riven no Q, nisso eu posso concordar (até pela questão da Lore da ressureição), mas de longe o campeão hj é muito mais forte e popular que o antigo, inclusive sendo pick ou ban no competitivo. O campeão requer um pouco de prática para extrair seu potencial máximo através de seus combos, mas vale a pena, enquanto a Riot não nerfar por conta do competitivo. 

 

2. :Champion57: Kled: Sabe quando o campeão já é forte, mas não é tão popular? Esse era o caso do Kled, q já era um campeão bem forte nas mãos dos mains, só que era pouco jogado, a Riot deu a ele 60% de cortar cura no seu Q, e bastou isso para ele agora ser o segundo melhor TOP laner do jogo e aparecer e atrair o interesse de mais jogadores, aliás Kled é excelente contra Vladmir, não só por cortar a cura, como o seu Q consegue travar o Vladmir mesmo quando ele utiliza a poça. Campeão q requer um certo aprendizado para extrair seu máximo potencial, mas não é tão difícil assim.

 

3. :Champion88: Renekton: O campeão já estava muito forte e a Riot decidiu buffá-lo ainda mais (Rito?), agora seu W quebra os escudos dos alvos, isso foi mais q suficiente para deixá-lo muito mais dominante do que já era (Tanka bem, tem muito dano, tem stun), agora como 3º melhor campeão do top.

 

Quer um campeão fácil de jogar e que tem grande impacto no early/mid game? essa é uma boa opção, vc vai ganhar muitos jogos snowballando o TOP, mas cuidado, ele cai bastante no late game. (E as Rivens terão pesadelos com ele já q seu escudo se tornou inútil nessa match-up). É um bom ban se vc não quer ser muito pressionado no inicio.

 

4. :Champion20: Darius: Ele é um campeão muito forte e dominante na rota do Topo, assim como o Renekton, não há muitos adversários que consigam trocar bem contra ele salvo algumas exceções, ele é simples de jogar, ótima escolha para a soloq, causa muito dano e tanka bem,  seu sangramento e resets da ultimate são bem impactantes no jogo, garantem q o inimigo não consiga sair vivo por uma margem considerável, seu ponto fraco é a falta de mobilidade, é facilmente caitável, o Renekton por exemplo tem mais aproximação com o seu E, o Darius precisa gastar um flash e puxar o adversário para engajar.

 

5. :Champion90: Riven: E para fechar o top 5 temos a famosa Riven, embora a campeã seja bem complicada de se dominar por completo, ela é bem forte, é bem insuportável jogar contra um main que sabe oq faz, tem muita mobilidade, muito dano, escudo, stun, consegue pular nos carrys inimigos e surpreender com o Flash+Combo. É um bom ban pela sua alta popularidade.

 

Análise da situação do TOP: Enquanto a Runa do conquistador for predominante, os lutadores continuarão a serem os mais fortes no TOP (pelo menos na soloq), não só pela combinação das runas, mas pelo combo com itens poderosos como Cutelo Negro ou Trindade, que já garantem muito dano, CDR e tudo q esses campeões precisam. Outros itens poderosos como Dança da Morte, Lança de Shojin, Sterak q deixa os campeões muito mais tanks, Anjo Guardião, enfim, não há pq escolher Campeões tanks se vc pode ter um Lutador q dá muito dano e tanka tanto quanto um campeão tank de utilidade feito o Maokai.

 

JUNGLE:

 

 

1. :Champion25: Elise: é a campeã favorita dos Coreanos, pelo simples fato de que, ela consegue dar um snowball cedo na partida, seus dives já são impactantes desdo lv 3, pela facilidade de ela conseguir escapar com o Rapel. É um jg mecanicamente difícil de se jogar, tem um dos melhores early game do jogo, faz a selva numa velocidade OK, duela bem contra a maioria dos jgs, e ao contrário do que muitos pensam, ela ainda tem um bom dano no late game, não subestime uma Elise forte.

 

2. :Champion26: Evelynn: essa aki é na minha opinião a Rainha da jg atualmente, ela pode não ter um começo de jogo tão forte, mas consegue fazer os campos e recuperar muita vida, quando ela alcança o seu lv 6 começa a ser uma ameaça global, seus ganks são imprevisíveis, podendo vir inclusive pela lane, numa soloq q é bastante desorganizada essa campeã causa um caos, consegue flanquear e apagar carrys inimigos e as pessoas tem dificuldade em lidar com sua invisibilidade (na realidade camuflagem já q pinks a revelam), ótima campeã pra snowballar o jogo, não é tão simples de jogar quanto parece, precisa ter uma boa experiência com a campeã pra ter esse impacto grande no jogo. É um bom ban em elos mais altos.

 

3. :Champion50: Karthus: O Karthus é um campeão relativamente simples de jogar, faz a jungle mais rápido do que qualquer campeão graças ao dano do seu Q em alvos isolados, vai com runas como Colheita Sombria e redução de CDR da ult, consegue farmar safe e snowballar o jogo só aproveitando as oportunidades pelo mapa com o seu R, é impactante mesmo morto, muito forte na soloq e competitivo, tem o maior scaling entre os jg, um Karthus late Game é uma dor de cabeça de se conseguir lidar.

 

4. :Champion43: Jarvan IV: É um campeão bem versátil, tem ótimas sinergias com o time, consegue suprir bem o papel de iniciador de lutas, tem um bom dano, faz a jg relativamente rápido, seu combo é fácil de acertar, é um campeão relativamente fácil de jogar, uma ótima escolha para soloq, é nas team fights que ele brilha.

 

5. :Champion129: Xin Zhao: campeão muito simples de jogar e que tem um dos early games mais fortes do jogo, tem um duelo fortíssimo no 1x1, ganha praticamente de todos, mas cai bastante no decorrer da partida, porém sua ultimate é extremamente útil, podendo fazer uma itemização para dano ao mesmo tempo q consegue tankar razoavelmente bem.

 

Análise: o Meta da Jg já é mais diversificado do que o do TOP, porém vc percebe q os 3 melhores são campeões AP da jungle, parece coincidência, mas o buff q a Riot deu no item AP da JG e a redução no seu custo, fez com q esses campeões fossem muito viáveis atualmente, e tbm temos campeões AD bem competentes como o J4 e o Xin.

 

MID:

 

 

1: :Champion107: Talon: Talon é um campeão q tem uma mecânica simples e fácil de ser executada em um jogo desorganizado, basicamente ele é o TOP 1 do mid pq ele consegue impactar nas outras lanes através do ROAMING efetivo, ele irá fazer uma TIAMAT para ficar limpando a wave, dps uma bota de mobilidade e ele vai irritar as outras lanes a ponto de muitos jogadores tiltarem e reclamarem com o seu mid que não acompanhou (como se desse pra acompanhar um Talon q pula paredes), esse é o Talon e é assim q ele funciona, é um campeão de snowball, precisa pegar vantagem cedo no jogo e distribuir no mapa, perde a efetividade no late game quando as pessoas começam a andar mais juntas nas team fights, mas tem o potencial de apagar um carry inimigo feito o ADC e sair fora.

 

2. :Champion30: Fizz: o Fizz recebeu um buff q a princípio parecia não ser tão impactante, quando na verdade foi, vou simplificar a explicação, ele toma menos dano quanto mais AP faz, ele é um assassino de snowball, ele tem dificuldades na lane contra a maioria das match-ups, até pegar o LV 6 e o Revolver Hextec ou Fulgor, ai se ele acertar o peixe ele sola qualquer um e a match-up vira totalmente. Campeão não tão simples de jogar pela pressão q ele tem q aguentar no early game até conseguir ser impactante.

 

3. :Champion133: Zed: continua muito forte, talvez o assassino mais completo do jogo, consegue farmar tranquilo na lane com o seu Q, tem POKE forte com sua sombra e combo, é um campeão muito mecânico e difícil de extrair o máximo potencial, mas se um main domina... tem muito potencial de outplay, tem facilidade em apagar carrys inimigos e sair ileso voltando na sua ultimate, porém com o passar do jogo, Cronômetros, Zhonyas vão sendo feitos, times começam a andar juntos e ele vai perdendo a efetividade, precisando impactar cedo no jogo e criar uma vantagem. É um ótimo ban pela sua popularidade e dificuldade de se lidar.

 

4. :Champion2: Ahri: A Ahri é muito forte e tem um kit muito simples de se encaixar, ela domina o top 5 assim como Zed e Talon há muitos patches, é uma campeã q consegue ter um bom clear wave, muita mobilidade com sua Ultimate para criação de jogadas, e se vc acertou o charme, provavelmente vc vai conseguir um abate, o Buff q a Riot deu foi ela conseguir cancelar Dashs com o seu Charm, tornando ela bem impactante se bem jogada, o CD da sua ult não é tão alto com as runas e os itens de CDR certos.

 

5. :Champion124: Vladmir: Ele é praticamente o oposto dos outros campeões dessa lista, é um campeão q quer escalar pro late game, quanto mais o tempo passa e mais itens tem o Vlad se torna mais impactante em lutas em equipe em q ele consegue acertar sua ultimate em múltiplos inimigos ou no carry inimigo explodindo ele com o combo e Flash, sua lane phase não é das melhores, mas ele consegue se segurar graças ao seu bom Sustain, é um ótimo campeão para se investir, relativamente difícil de jogar mas bem impactante no mid/late game.

 

Análise: Como vcs puderam ver, a maioria dos mid laners q dominam a soloq são assassinos, pq conseguem snowballar o jogo cedo, causando grande impacto e apagando campeões mais frágeis no mapa, as pessoas tendem a gostar de jogar com campeões com alto potencial de carregar partidas, de explodir adversários, de ficar feedado e criar as plays, dai a popularidade dos assassinos, o Vlad é a exceção da lista.  

 

ADC:

 

 

1. :Champion99: Sivir: Sivir é atualmente o melhor AD do patch, é bem simples de jogar, consegue puxar muito a wave e colocar muita pressão no adversário, é bem safe por causa do seu escudo, tem um power Spike cedo no jogo com seu Gume e Colhedor de Essência, q fazem ela causar muito mais dano no ricochete q causa críticos, e tem lanes abusivas como a de Sivir+Yuumi, e além de tudo isso ela tem um late game muito forte.  

 

2. Kai'sa: Um dos AD mais versáteis do jogo, Kai'sa é uma ADC q escala muito bem com o aprimoramento das suas skills, causa muito dano, tem seelf peel com sua ultimate q tbm possibilita sair de situações e criar jogadas, tem builds muito variadas pra cada situação podendo fazer AP ou AD, ou híbrido, ela é imprevisível e implacável, ótimo ADC para se jogar nesse patch e para se aprender e subir de elo, principalmente por ser totalmente independente do suporte, ou seja consegue se virar muito bem mesmo sem proteção do sup, é uma campeã relativamente difícil de jogar.

 

3. :Champion47: Jinx: essa monstrinha já vem forte há muitos patches, seu ponto mais fraco é a lane phase e a falta de mobilidade, mas é um dos campeões com maior scaling do jogo, uma Jinx de 2 ou 3 itens vai causar um estrago nas lutas enorme se for deixada livre, dando alto dano em área e pegando os resets de sua passiva. Provavelmente o maior dano dos AD carrys atualmente é o da Jinx, e se ela tiver um sup de peel, sai de baixo q ela carregar. Ótimo adc se estiver jogando com duo, mas na soloq depender dos outros não é tão legal pela sua falta de mobilidade, pode ser campada, ou focada e anulada nas lutas sem a devida proteção. É uma campeã simples mas q requer muito posicionamento.

 

4. :Champion27: Ezreal: Assim como a Kai'sa é um dos ADCS mais versáteis do jogo, tem uma itemização bem única q pode variar, pode-se fazer AP/AD, misto, causa um dano alto de uma distância segura, tem um mini flash no seu E, acaba sendo dificil de eliminar por conta de fazer itens q dão certa resistência como a Manopla, enfim é um AD bem seguro e ótimo para não depender dos outros, o seu ponto fraco fica por conta da sua lane phase, ele só quer farmar, acertar uns Q pra procar a clepto, pra pegar sua Gota e estacar o mais rápido possível, seu power spike é de 2 itens, tem um mid game muito forte, é um campeão relativamente difícil de se jogar e ser impactante, por isso o preconceito de "EZ não dá dano", "não gosto de EZ no meu time", esse tipo de asneira, mas é um campeão muito forte nas mãos certas.

 

5. :Champion119: Vayne: a campeã tem o early game mais fraco dentro desta lista, mas não se deixe enganar, ela é uma campeã mecanicamente muito difícil, mas que quando consegue seus itens 2/3 causa um estrago enorme nas lutas por causa do seu dano verdadeiro em % de vida no seu W, tem muita mobilidade e invisibilidade, e apartir de certo ponto do jogo ela brilha e é muito independente do sup, seu ponto fraco é o baixo range e lane phase fraca. Detalhe é uma campeã q provavelmente sola qualquer ADC no 1x1, não está o monstro q já esteve há alguns meses atrás, mas ainda é muito forte nas mãos de quem manja. (Era meu ban pessoal quando estava forte há alguns patches atrás). 

 

SUP:

 

 

1. Pyke: apesar da Riot ter nerfado merecidamente o Pyke laner, tendo tirado seu clear wave, a Riot deu um grande Buff no Pyke suporte, agora ele recebe tbm a quantidade extra de ouro no Abate, q nem o seu último aliado q hitou o inimigo, isso por si só tornou ele o melhor "sup" do jogo, ao conseguir um grande snowball e quantidade de ouro. É um ótimo campeão pra quem é autofill experimentar, um assassino suporte, bem peculiar e ngm vai reclamar dos seus KS por ganhar o ouro tbm, mas é um campeão relativamente difícil de jogar.

 

2. :Champion110: Thresh: é o suporte com o KIT mais completo do jogo, consegue jogar tanto de forma agressiva como defensiva e tem sinergia com a maioria dos ADC's, é um suporte muito popular por ser criador de jogadas, está bem forte nesse patch, é difícil de jogar, mas vale a pena o esforço, um ótimo campeão para subir de elo e ser main.

 

3. :Champion76: Nautilus: A riot deu uma série de buffs em patches passados, até deixar o Nautilus como um dos suportes mais fortes do jogo, ele tanka bastante, tem muito CC, um campeão de all in, consegue ser o engage do time, é relativamente simples de jogar, uma boa escolha para subir de elo na soloq.

 

4. :Champion12: Blitz: O Blitz assim como o Renekton, recebeu um buff de quebrar escudos, só q no caso do Blitz foi na sua Ultimate, pra quem não lembra ele tb sofreu uma espécie de mini rework na passiva há alguns patches atrás, em conjunto com esse buff agora ele está bem viável na soloq, apesar de ter algumas match-ups ruins, específicas como Morgana, Ezreal, Tristana, ele é um ótimo counter pick, quando vc escolhe sua bot lane dps do time inimigo, é um campeão de skill shot então é necessário praticar muito, assim como o Thresh, mas é mais simples.

 

5. :Champion73: Morgana: é uma campeã q consegue lidar com a maioria das match-ups por conta do escudo negro q anula o CC, por isso ela é bem versátil e tem sinergias com muitos ADC's, é simples de jogar mas requer bons reflexos e inteligência para o uso correto na hora correta do seu escudo, e tem um snare muito poderoso q dizem causar desconexão do jogador q foi atingido.

 

E é isso, espero q tenham gostado.

39 RESPOSTAS
Dryhawk
Tropa
Tropa

O Aatrox pode ser mais forte e popular hj em dia, mas q destruíram a identidade do campeão, ah isso sim, o novo é uma cópia da Riven as frases dele ficaram parecendo um adolescente mimado e tiraram a coisa mais importante da temática q era Reviver.
Lucao SL
Tropa
Tropa

Ótimo tópico GG
Imhotep91
Tropa
Tropa

Queria saber oq a Rito Gomes tem na cabeça em buffar o Renekton um campeão q já era muito forte, e pq ela não nerfa o Zed q ta ai um milhão de anos entre os melhores do mid.
Calphy
Tropa
Tropa

Uma piada terem reclamado do "nerf" no Aatrox, campeão muito forte e dominante no top, tá precisando de um nerf de verdade.

Se o Yasuo nao ta no TOP 5 porque ainda banem?
Dorimeee

Aff, porque buffar meu Fizz? Deixava ele quieto, agora provavelmente vão nerfar ele denovo... Eu ainda espero que o meta de tanks volte pro meu Maokai brilhar novamente.

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."

O medo não é do Yasuo inimigo :V

@Yuuya poxa :') que frieza...
Dead on bush
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom teu tópico Draicker, continua sempre ajudando a galera com essas dicas ^-^

Na verdade acho que vai demorar um pouquinho pra Riot nerfar o Fizz, ele precisava bastante dessa mudança na passiva, e se nerfarem não vai ser muita coisa não.
RowllandX
Tropa
Tropa

Belo tópico! A explicação dos motivos de cada champ estar entre os top 5 de cada lane foi muito boa. Porém, estou mesmo é ansioso para o patch 9.16 que vai trazer o rework do meu Pantheon hahaha

Oque? O tópico do @Draicker tá lá naquelas 3 caixinha de tópico que normalmente são de morderadores/Rioters (me desculpem, não tenho a menor ideia do nome daquilo), foi confirmado, Draicker é um moderador, não adianta esconder a verdade @Mango Sent.

Shoylock Holmes retorna para descobrir os maiores segredos do fórum.

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."

@Dead on bush é um alívio ler isso, joga de Fizz? Vejo que é um homem com uma cultura acima da média.

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."
43261
Aronguejo
Aronguejo

Ri demais com a explicação da Morgana.
Tyromancer
Arauto
Arauto

Vão nerfar a Evelynn, ela vai cair dessa posição provavelmente, tomara que nerfam logo esses assassinos principalmente Fizz que pode ficar inalvejável a cada 20 segundos

@shoyo com angu queria eu trabalhar e ser remunerado fazendo oq eu gosto.

@Tyromancer, não, não nerfem Fizz, se for pra nerfar nerfa a Akali ;-;

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."
nappyzin
Aronguejo
Aronguejo

Discordo plenamente dos dados, vale recordar que o OP.GG usa estatisticas baseadas APENAS NO SERVIDOR DA KR, então vale bem mais apena usar fontes como U.gg , Mobalytics e NerfPLZ para fazer uma lista mais consistente, abraços !

Tem no inicio do tópico dizendo q os dados são do servidor da coréia q serve pra dar uma noção do q está forte.