cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Draicker
Lenda
Lenda

Os melhores campeões do patch 9.19

Como de costume, uma semana após o patch novo eu trago uma análise dos 4 melhores campeões por lane. Lembrando que os dados são do https://br.op.gg/champion/statistics que levam em consideração apenas partidas ranqueadas do Platina para cima no servidor da Coréia.

TOP LANERS: 

1º :Champion82: Pantheon: O rework do Pantheon foi um sucesso, mesmo após um pequeno nerf no seu W, ele continua como melhor top laner do jogo, consegue jogar 3 rotas bem (top, mid, jg). Sua força está em seu early game dominante, no qual consegue exercer muita pressão na lane e ter um potencial de kill, seu Q executa inimigos com menos de 25% de vida, e o seu E compra muito tempo nas lutas bloqueando muito dano se bem utilizado, fora tudo isso ele tem uma ultimate global para impactar no mapa e distribuir vantagem.     

2º :Champion57: Kled: Kled está há vários patches entre os melhores campeões do TOP desde q ele recebeu um buff de cortar 60% de cura adversária no seu Q. Possui uma lane muito forte, trocas muito boas e potencial de outplay com o seu "Cavalinho" voltando na hora certa. Tem uma ultimate muito forte para começar lutas para sua equipe.  

3º :Champion53: Kayle: O mini-rework q ela recebeu parece ter sido um sucesso, agora ela já vira uma campeã ranged no lv 6, isso acelerou bastante a força da Kayle, apesar de continuar tendo um late game muito forte, ela acabou perdendo o dano verdadeiro no lv 16, mas essa troca compensou bastante, por ter mais poder cedo no jogo, fora isso ela levou diversos pequenos buffs no restante do Kit.

4º :Champion88: Renekton: Desde q ele recebeu um buff de destruir escudos com o seu W, Renekton tem sido sempre um dos campeões mais dominantes no top, principalmente no inicio de jogo, ele consegue exercer muita pressão na lane, tem um dano muito alto e consegue snowballar o early/mid game, mas o seu late game é o ponto fraco, ele tem q conseguir terminar o jogo cedo e espalhar sua vantagem adquirida na lane. 

JUNGLERS:

1º :Champion23: Dr. Mundo: Mundo foi muito buffado em diversos patchs, mas como ele não conseguiria se encaixar no TOP por lidar com lanes muito opressivas de campeões lutadores q utilizam a runa conquistador, ele terminou migrando para a JG, Dr. Mundo consegue fazer bem rápido a jg graças ao buff q ele recebeu no seu Q, ele consegue ser um escudo de carne gigantesco conforme for itemizando e pra finalizar os buffs q ele recebeu no E fizeram ele ficar extremamente forte contra composições com muitos AP. 

2º :Champion25: Elise: Elise é a rainha da soloq coreana, seu early game muito forte com ganks e dives fáceis de executar a tornam escolha prioritária. O meta coreano é em sua maioria muito voltado para snowballar o começo de jogo, a Elise é excelente para isso, seu clear da jg é decente e ela não perde muita vida graças as suas aranhas q tankam o dano pra ela, possui um dano muito alto e um gank implacável no qual acertou o casúlo o alvo irá ser burstado e o seu E consegue fazer com q ela saia de muitas situações ruins e execute dives seguros. 

3º :Champion60: Lee Sin: Assim como a Elise, Lee Sin é um campeão muito focado no early game, em gankar e impactar o mais cedo possível no jogo, garantindo vantagens para suas lanes já q no late game ele cai bastante em força. É mecanicamente difícil de se jogar com perfeição, talvez por isso sua taxa de vitórias não seja tão alta, mas ele é extremamente popular por ser divertido de jogar e por criar jogadas bonitas.

4º :Champion50: Karthus: Karthus continua como um JG bastante dominante há vários patches, isso tudo pq seu clear da jg é muito rápido graças ao dano do seu Q isolado e tbm ao seu E q causa dano em área. O objetivo do Karthus é limpar a sua jg o mais rápido possível e garantir o level 6 o quanto antes, assim ele pode impactar no mapa com seu ultimate global, garantindo assim abates e snowballando o jogo, ele escala muito com itens, tendo assim um late game muito forte. 

MID LANERS:

1º Pyke: O Pyke laner está de volta, o último buff q ele recebeu o tornou extremamente dominante, agora ele tbm ganha o ouro extra de abate com o seu ultimate, isso é forte demais e garante o snowball, itens mais cedo no jogo. Apesar do seu clear wave estar nerfado, nem isso tem segurado o Pyke laner, já q vc pode buildar uma tiamat e ter um clear OK, o forte do Pyke laner é o fato de q n importa o quão atrás ele vai ficar na lane, ele vai conseguir matar alguém com seu ultimate e dar gold para o seu time e ele mesmo, fora q ele tem um sustain absurdo com o seu W, que consegue mantê-lo na lane por muito tempo contra lanes difíceis.  

2º :Champion107: Talon: O Talon está na lista há diversos patches por ser o campeão do roaming, ele basicamente vai querer ficar rotacionando e pegando kills nas outras lanes o jogo inteiro, é difícil acompanhar ou não tomar um gank do Talon pq a soloq é muito desorganizada e é por isso q ele brilha, seu dano como Assassino é até alto.

3º :Champion30: Fizz: Desde q o Fizz recebeu um buff de quanto mais AP, menos tomar dano, a taxa de vitórias dele disparou, se tornando um campeão assassino dominante na soloq. Apesar de ser fraco até pegar o lv 6, isso acaba se pagando, é um Assassino de muito dano e mobilidade, se acertar seu ultimate o alvo provavelmente irá morrer, campeão q consegue dar muito snowball cedo no jogo. 

:Champion2: Ahri: A Ahri é uma campeã muito forte e simples de se jogar, tem um clear wave bom, sustain na sua passiva, dano alto e um CC muito importante com o seu charm, seu Kit trabalha todo em torno dele, então se um alvo frágil tomar um charme no lv 6 da Ahri, ele provavelmente irá morrer.

AD CARRY'S:

1º :Champion47: Jinx: A Jinx é o ADC mais forte da soloq, nem a falta de mobilidade e uma lane phase teoricamente fraca tem conseguido parar a Jinx, o Dano do Fish Bones em área em teams fights é muito alto, os resets da sua passiva pegando kills fazem ela perseguir e eliminar ou desviar mais facilmente dos inimigos, fora q ela escala muito bem com itens no jogo, uma Jinx itemizada com 3 ou mais itens irá causar estragos nas lutas se for bem protegida. 

2º Kai'Sa: Kai'sa é o ADC mais versátil e forte do patch, ela consegue fazer inúmeras builds diferentes depedendo do jogo e isso tem um valor enorme de adaptabilidade. É uma campeã q causa muito dano, principalmente quando vai conseguindo fechar os upgrades das suas habilidades, uma Kai'sa late game derrete até os alvos mais tanks, sua ultimate é um mecanismo de proteção e de prosseguimento a jogadas, um ADC com seelf peel, mobilidade, dano alto em % de vida quando proca sua passiva.

3º :Champion8: Ashe: A Riot quer q a Ashe, um dos campeões simbolos do LOL, apareça no Mundial, ela já estava forte e a Riot acabou buffando ainda mais, sua passiva reduz mais velocidade dos alvos, seu Q agora reseta o AA. Ashe é uma ADC de utilidade, mas seu dano é muito alto, seu poder no competitivo vem tbm do seu E, que consegue scoutar o JG adversário, e claro da sua ultimate muito poderosa q é uma ferramenta de iniciação importante pro time, o lado negativo fica apenas por sua falta de mobilidade, mas ela está forte demais nesse patch.

4º :Champion15: Caitlyn: A Cait vem recebendo vários buffs pequenos a cada patch, que agora somados fizeram ela entrar no meta e se tornar dominante novamente. Sua lane phase é muito forte por conta do seu alto range, maior que a grande maioria dos ADCs, tem um dano decente no decorrer de toda partida, suas armadilhas são difíceis de lidar, servem tbm como ferramenta de Cerco a torres ou de defesa de territórios com objetivos como Dragon, Baron.

SUPPORTS:

1º :Champion12: Blitzcrank: A Riot praticamente falou "Queremos Blitz no Mundial" e aumentaram assim o Range do Q dele em 100, sim esse buff foi exagerado e a taxa de vitórias dele disparou, antes do buff ele não estava ruim, já aparecia entre os 5 melhores suportes.

2º :Champion76: Nautilus: Nautilus é a máquina de CC, o campeão com mais Controle de Grupo do Jogo, até no ataque básico, Nautilus consegue iniciar jogadas e imobilizar um alvo prioritário na luta, ele é bastante tank mesmo sem muitos itens de tank graças ao seu escudo no W, um campeão muito completo e poderoso q tem sinergia com a maioria dos ADC's.

3º :Champion61: Leona: Assim como o Nautilus, a Leona tbm é uma campeã com muito CC no Kit e tbm tanka bastante graças ao seu W, é uma gameplay parecida. Leona é muito boa como engage, composições com all in muito forte, o problema é q se ela ficar atrás pode acabar morrendo demais já q seu Kit é todo feito em ir pra cima com tudo.

4º Pyke: Sabe aquela história de que quando um campeão aparece em 2 lanes entre os melhores ele está desbalanceado? Sim o Pyke está claramente fora da curva, como suporte um pouco menos, mas pelos mesmos motivos citados anteriormente (quando fiz a análise dle no mid) ele continua muito OP, ele é o campeão mais banido na coréia com mais de 60% de ban nas partidas não é atoa.

E essas são as melhores escolhas da soloq Coreana no patch 9.19, o que acharam?

8 RESPOSTAS
Akalì Is My Main
Aronguejo
Aronguejo

Recentemente eu tenho caído bastante contra Fizz, Caityln e Talon, acho que já entendi o motivo, eles estão dando mais dano que eu pensava que poderiam dar, eu estava fidado e acabei desaparecendo para um Fizz full tank ;(
Eskilie
Tropa
Tropa

Grande Draicker, ótima análise!

Agora, na minha opinião, vejo esse Pantheon ainda como um campeão que no final das contas não tem tanto potencial quanto outros na mesma role...

A mudança no blitz achei legal, mas sinto também que pra elos mais altos essa att não cheira muito não. Blitz pode ser o pesadelo dos low elo, mas a partir do diamond o cara tem q ser MUITO bom pra realmente fazer a diferença com esses 100 de alcance. Não acho que vá aparecer no mundial. Mas com certeza é funny dar umas puxadas de vez em quando nas filas do BR 😛

Mas é claro, minha opinião rsrs

Valeu!

Eskilie
"Mesmo que você morra no campo de batalha
tua alma sempre viverá
buscando a liberdade"
Calif
Aronguejo
Aronguejo

Sua análise é bacana, mas eu discordo em apresentar essa lista como os melhores campeões do patch.

São muitas variáveis, muda de região pra região, vai mudar se pegar um range diferente de elo, etc.

Muda até se apresentar as estatísticas de outro site, veja o u.gg por exemplo.

E eu sei que você sabe disso, reforço apenas para te fazer pensar e quem sabe refinar suas análises.

Melhores do patch pra mim seria filtrado em Grandmaster pra cima.

Melhores pra subir de elo, como pegar gold, ou platina, ou diamante, seria outra lista e por aí vai.

@Eskilie  escreveu:
Grande Draicker, ótima análise!

Agora, na minha opinião, vejo esse Pantheon ainda como um campeão que no final das contas não tem tanto potencial quanto outros na mesma role...

A mudança no blitz achei legal, mas sinto também que pra elos mais altos essa att não cheira muito não. Blitz pode ser o pesadelo dos low elo, mas a partir do diamond o cara tem q ser MUITO bom pra realmente fazer a diferença com esses 100 de alcance. Não acho que vá aparecer no mundial. Mas com certeza é funny dar umas puxadas de vez em quando nas filas do BR 😛

Mas é claro, minha opinião rsrs

Valeu!

Eskilie

Talvez apareça no Mundial como um counterpick de AD ou Sup sem mobilidade, os números dele subiram muito, 54% de win rate com essa taxa de escolhas é bem acima do normal, e os dados já são de elos relativamente altos do Platina para cima, óbvio q o Kit do campeão funciona em torno de uma skill q é o seu Q, um bom blitz faz estragos, e agora as pessoas ainda n estão acostumadas a lidar com o range maior, então ta mais fácil de acertar. Mas vlw pelo elogio. 

@Calif  escreveu:

Sua análise é bacana, mas eu discordo em apresentar essa lista como os melhores campeões do patch.

São muitas variáveis, muda de região pra região, vai mudar se pegar um range diferente de elo, etc.

Muda até se apresentar as estatísticas de outro site, veja o u.gg por exemplo.

E eu sei que você sabe disso, reforço apenas para te fazer pensar e quem sabe refinar suas análises.

Melhores do patch pra mim seria filtrado em Grandmaster pra cima.

Melhores pra subir de elo, como pegar gold, ou platina, ou diamante, seria outra lista e por aí vai.

Talvez o melhor título fosse os melhores campeões do patch na Coréia. Eu curto muito trazer essas estatísticas do op.gg, pq a região coreana é referência no lol, então normalmente oq estão utilizando lá, o que está forte serve como um bom parâmetro. Grandmaster para cima seria uma análise boa, mas os números estatísticos seriam menores, talvez teria menos precisão, colocar do platina pra cima já nos dá uma boa noção doq está forte.

Sou quase um mono Jinx e atesto que o campeão está extremamente dominante já há alguns patches. Eu que não me considero um bom jogador tenho conseguido emplacar várias vitórias consecutivas jogando com ela, e isso, cá entre nós, quer dizer alguma coisa.

Sobre a Caitlyn, embora tenha um alto range e seja muito dominante nas rotas, não tem sido difícil de batê-la em algumas match-ups (Jinx v. Caitlyn, Ashe v. Caitlyn, Lucian v. Caitlyn, Ezreal v. Caitlyn). O problema maior é que a Caitlyn exige um pouco mais de paciência durante as partidas, já que a animação do seu auto-attack é um pouco lenta, o que pode prejudicar a execução de determinados alvos eventualmente. Bem itemizada e após uma boa fase de rotas, contudo, é um atirador que se sobressai em qualquer partida.

Mantenho, no mais, minhas preocupações quanto aos buffs concedidos ao Blitzcrank e à Ashe. Recentemente, tivemos uma partida em que o atirador inimigo não conectou e não houve rework. Sem brincadeira, fui solado de Caitlyn pelo Blitzcrank adversário cinco vezes na fase de rotas. Esse é o tipo de poder que o campeão tem e que pode acabar com as filas ranqueadas. Sobre a Ashe, minha preocupação reside no fato de que se trata de um campeão muito simples, de gameplay muito simples e que não exige muita especialização. Nesse sentido, os buffs concedidos em seu kit podem tornar a vida nos elos mais baixos (Ouro, Prata, Bronze, Ferro) muito dificultosa para outros jogadores.

Ainda assim, o patch 9.19 é um bom patch em um contexto geral.

Continua com seu trabalho man, ele me ajuda muito cara Vlww GGWP!
Lee MyKami
Arauto
Arauto

Ai o Blitz q geral tanto ama! kkk
Analises animadoras e detalhadas como sempre, ótimo trabalho ^^

(E pyke realmente esta se tornando um problema de balanceamento... Ele se recupera muito fácil se ficar em desvantagem, diferente de outros assassinos, o Late dele ainda é muito dominante por causa de sua ult... Mesmo eu gostando do champ)