cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

[PQC] Pergunte Qualquer Coisa - Coach

Opa, como vai a vida?

Eu sou o Heye, sou Coach de League of Legends há mais de 4 anos, atuando diretamente no desenvolvimento de jogadores de nível Mestre, Grão-Mestre e Challenger. Além disso também sou criador e autor de mais de 80 publicações do site Escola de Invocadores, que tem o único e exclusivo objetivo de ajudar jogadores a subir de elo com um conteúdo de qualidade.

E hoje eu estou aqui para responder qualquer pergunta que você me fizer (relacionada à LoL, claro). Então, pode pular a historinha abaixo e fazer sua pergunta, se quiser x).

Porém...

Isso não é tudo. Leia a história abaixo que eu tenho legal para contar.

Como você pode observar acessando o Escola de Invocadores (link aqui), já tem alguns meses que eu não publico lá. E isso tem um motivo.

Meu objetivo com o Escola de Invocadores sempre foi ajudar o cenário a evoluir. E isso até deu certo, uma vez que muitos jogadores do mestre e challenger vieram falar comigo para dizer que as publicações do site ajudaram muito na própria evolução.

Só que por lá eu estava limitado.

Eu sabia que para poder realmente ter relevância no cenário, precisaria de mais. Criar projetos maiores, contratar outros autores, fazer um canal no youtube (que foi um belo fracasso pessoal hehe), entre outras ideias e modelos que viriam a surgir na minha mente.

Porém, todas essas coisas tinham um problema. Exigiam ou muito dinheiro, ou muito tempo.

Para você ter noção, uma das coisas que eu queria ter feito e não consegui, foi coordenar melhor as publicações. Criar listas onde o conteúdo escalasse de maneira correta e ajudasse de fato na evolução de um jogador com menos experiência.

Enfim, eu queria criar um conteúdo que, além de dicas úteis, pudesse ter um sistema real para ajudar na evolução de cada jogador.

Porém, isso não era possível. Na época eu estava fazendo faculdade e estudava exatamente para dar luz a esse projeto.

O que inclui aprende métodos de ensino que fossem realmente funcionais, métodos de treino para jogadores, métodos para melhorar a motivação de jogadores, entre outros.

Só que, além de estudar para isso, eu precisava pagar as contas, né. Então o tempo estava em falta. Basta pensar que um texto bem escrito precisa de estudo, tempo de escrita, revisão, inserção de imagens, formatação, etc.

Isso fora publicação, manutenção do site e divulgação em outras redes, como o próprio fórum.

Conclusão, essa trabalheira consumia um tempo absurdo que, sozinho, eu não estava dando conta.

Cheguei ao ponto de tentar contratar outras pessoas que pudessem escrever para o Escola de Invocadores, mas isso também foi um fracasso, visto que pessoas que entendam de verdade de League e saibam escrever são algo raro.

Assim, decidi parar o site, mesmo que a contragosto. Era melhor parar do que publicar um conteúdo ruim e mal escrito.

Porém, a vida é uma caixinha de surpresas, não é?!

Por conta dos artigos publicados no site, uma startup chamada UNIONX entrou em contato comigo.

Me lembro bem desse dia porque eu tinha acabado de chegar da faculdade e recebi a seguinte mensagem:

E a partir daí tem muita história. Mas, o ponto é que esse avatar amarelo muito pouco confiável me apresentou a uma equipe de pessoas incríveis e extremamente talentosas, que tinham exatamente o mesmo objetivo que eu.

Mudar o cenário Brasileiro de e-sports.

Nos tornamos amigos rapidamente, porque me senti abraçado por uma equipe de pessoas que se preocupavam com pessoas acima de qualquer outra coisa.

Eles entendiam o que eu entendi sendo coach e o que me motivou a estudar para ser mais do que era. 

Eles entendiam a importância do sonho do jogador que quer alcançar o topo. Entendiam que mais do que números em planilhas, jogadores se tratam de pessoas e que é através das pessoas que vamos chegar aonde queremos.

E foi por conta desse pensamento que depois de começar como um "ajudante", me tornei parceiro da UNIONX, depois passei a fazer parte da equipe de desenvolvimento interno até me tornar sócio dessa startup maravilhosa, onde estou hoje.

E enfim, qual o motivo dessa história toda?

Acontece que não é de hoje que eu critico o cenário brasileiro e a forma como ele evolui.

A terceira publicação mais votada da categoria de e-sports do antigo fórum foi um texto de críticas feitas por mim ao canário.

Foi uma publicação muito longa e que na época rendeu muito apoio, mas que também me fez receber críticas diretas daquele que um dia foi o Coach da INTZ, Peter Dun.

E dentre tantas coisas que ele disse, tem uma que eu lembro bem. "Por que em vez de apenas críticas, você não aponta também soluções?".

Eu não concordei com tudo o que ele disse, mas essa pesou. Eu estava começando o Escola de Invocadores na época, mas entendi o significado dessas palavras.

Era óbvio que isso não seria suficiente.

E foi por isso que resolvi, a partir daquele momento, me especializar.

Entender de League of Legends não é suficiente para mudar o cenário.

Assim, foram algumas dezenas de livros lidos, alguns anos de faculdade, toda voltada para o LoL (misture administração com recursos humanos e psicologia para você ver o que acontece).

E muito, muito estudo desse jogo.

Mas acredite, não foi um tempo animador.

Algumas portas se abriram em times, mas esse não era meu objetivo. Eu queria seguir um caminho que atingisse mais pessoas e esse caminho teria que ser construído por mim.

Só que sozinho eu não conseguiria fazer nada, eu precisava de ajuda.

E, por incrível que pareça, essa ajuda caiu do céu.

Encontrei na UNIONX uma equipe que me ajudou a construir o que é o primeiro passo do meu sonho.

Porque para um coach, não tem nada mais duro do que ver um jogador com potencial, que se esforce dia e noite, faça de tudo, mas não consiga alcançar seus sonhos só porque não tem a instrução correta.

Isso é muito duro, mas também muito comum. Ver grandes talentos, com grandes sonhos morrendo na praia.

E foi com essa motivação que trabalhei para o que vou te mostrar agora.

A motivação de criar, de alguma forma, uma maneira de qualquer jogador, independente do nível, do Elo, da Idade, ter o incentivo e base que precisa para se tornar um grande jogador.

É por isso que eu digo com muita felicidade:

Depois de mais de 1 ano de trabalho, nós, da UNIONX estamos na fase final de desenvolvimento do nosso Curso de League of Legends.

Depois de mais de 1 ano desenvolvendo o curso, eu posso FINALMENTE dizer que tenho algo de valor para oferecer e sentir que não estou mais em dívida com o Peter.

Criamos um curso que faça sentido. Com aulas ao vivo, turmas limitadas para que o coach e o assistent coach possam dar atenção a todos, exercícios externos, monitoria para tirar dúvidas e auxiliar, métodos de treino testados e aprovados, que são utilizados em grandes organizações.

E tudo isso com mais de 50 módulos de aulas de puro conteúdo, para que se aprenda League of Legends de verdade. Um conteúdo que vá preencher e dar conhecimento de tudo o que você pode precisar para se desenvolver.

Definitivamente. Não, eu não estou te vendendo nada.

Eu quero te chamar para a nossa apresentação, que vai acontecer amanhã, no sábado às 18:00 pelo discord.

Ela será uma apresentação simples onde iremos mostrar como serão as aulas, o que você irá aprender e como nosso curso funciona.

Achamos que seria importante fazer isso para mostrar que não vamos te oferecer um cursinho de 10 vídeo-aulas ou um ebook com meia dúzia de informações meia-boca.

Vamos ensinar coisas como:

Condição de Vitória

Controle de Wave

Cross Map

Controle de Visão

Controle de Objetivos

Criação de Perspectiva

Tracking

Match Ups

Tempos de Jogo

Vamos ensinar métodos para melhorar a sua mecânica com mouse, teclado. Melhorar a sua atenção, memória, foco, leitura de padrões.

E isso que eu falei, pode acreditar, é só a pontinha do iceberg. League of Legends é um jogo muito grande, com muito conteúdo.

Sendo assim, eu te convido para assistir a nossa apresentação de sábado às 18:00. Lá você vai ficar sabendo de tudo o que se trata. 

Para participar, você clicar neste link:

https://discord.gg/DeDXmaE

Ele vai te direcionar para o nosso discord, onde irá ocorrer a apresentação.

Lá, tudo o que você precisa fazer é entrar na sala de áudio "Apresentação" no sábado, dia 14 às 18:00 (amanhã, amores).

Enfim, eu fico muito feliz de anunciar isso. Estamos de portas abertas x).

E por fim, mas não menos importante, um agradecimento especial a essa equipe incrível que tornou esse primeiro passo possível:

Obrigado,

Lenievski, por saber programar, editar, e principalmente liderar essa equipe;

Hiro, por além de ser um designer absurdo, trabalhar com tanto afinco e força de vontade;

Éric, por estar sempre disponível para me ajudar em qualquer coisa (mesmo que você seja péssimo nela);

Gilson, por sempre nos apoiar e ajudar em todas as tarefas;

Leandro, por pagar nóis e acreditar nesse projeto (e evitar que passemos fome).

E não se esqueça: amanhã às 18:00!

PS: Como muitas pessoas apareceram para falar comigo dizendo que haviam perdido a hora ou avisando que não deu tempo, decidimos fazer mais duas apresentações. Uma hoje, DOMINGO, às 18:00 e, se mais gente confirmar, outra amanhã, SEGUNDA-FEIRA, às 18:00

23 RESPOSTAS
Ulyanov
Tropa
Tropa

Parabéns cara! Espero que dê tudo certo pra você nesse projeto!
Esse curso que você falou, não ficou claro no texto quando vai começar, qual horário vai ser, preço e etc
Obrigado!

@Ulyanov 

Opa, brother, tudo bem?

O curso está programado para começar na próxima semana.

Quanto a dias, preço e horário, vamos falar mais a respeito na apresentação de amanhã, porque o fórum não permite que falemos de nada que pareça muito com um produto ou venda de algo =/.

No mais, se houver outra coisa em que eu possa te ajudar, só falar xD.

Draicker
Lenda
Lenda

Na sua opinião qual a forma mais efetiva para subir de elo? E como eu consigo convencer as pessoas com a mentalidade q eles não sobem "por causa do time, afk, troll" quando na verdade eles precisam melhorar a si mesmo? É só oq eu leio aki no fórum.

@Draicker

Então, mano, é difícil convencer alguém de algo. Normalmente, o que eu faço não é tentar mudar a cabeça da pessoa.

Como eu sou coach e dei aulas individuais por muito tempo, o que eu fazia com alunos assim não era me posicionar ao lado contrário, mas sim ensinar uma forma da pessoa lidar tanto com a frustração da derrota quanto com a causa dela, mas de forma individual, sem olhar o time em si como um fator decisivo.

No dia-à-dia, por outro lado, eu acho que vai ser bem complicado de lidar com isso. O melhor é sempre não entrar em conflito, entender o lado da pessoa e mostrar uma maneira de lidar com os problemas que ela está cometendo.

Eu estava ansiosa para ouvir tais notícias, acredite.
Eu confio totalmente nesse projeto e farei questão de ajudar da maneira que for possível
Estarei presente amanhã as 18 horas apreciando este conteúdo feito com tanto amor por essa equipe maravilhosa
(mal posso esperar para ver as artes de divulgação do Hiro)

@Leona Evangélica 

Ahh, é muito bom ouvir isso! Fico super feliz de saber que você e mais pessoas estejam empolgadas.

Nós estamos empolgadííííssimos hahahaha.

1LICH1
Barão
Barão

Olá mortal, neste caso como controlar a wave em cada lane? Eu sei deixar ela vir para mais perto da torre e avançar para freezar tem de ter paciência deixando o mesmo numero de tropas em ambos os lados. Isso funciona em todas as lanes?

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Yox
Tropa
Tropa

Olar, boa noite (madrugada no caso)! Como tu tá? :c

Sou praticamente mono champ no mid mas gostaria de mudar isso. Tu teria alguma dica se seria melhor treinar com todos dessa rota ou fazer uma pool? Quais os melhores mid da atualidade na tua visão?

Parabéns pela volta por cima, espero que esse projeto vá muito longe, eu realmente fiquei emocionada com a tua vontade de fazer algo que, de verdade, ajude os jogadores. Fiquei triste de não ter chegado a tempo de participar da apresentação jfbkcnc Mas de qualquer forma, desejo tudo de bom pra vc meu querido, que tu cresça mais e mais! ❤️

Minha pergunta é:

Oque fazer se você é um Mono Shen e cai um time que não tem a menor ideia de como o Shen funciona e nisso eles começam a afundar cada vez mais (é não sabendo jogar mesmo) e nisso, ficando inutil no jogo já que é praticamente um "sup", e sem ter um time que saiba jogar para completar o dano com você e TODOS se ajudarem, não tem como ganhar.. Isso que eu notei.
Então oque fazer?

Dizzie
Lenda
Lenda

Tenho uma pergunta: Como não tiltar quando você percebe que seu time é inferior ao inimigo logo no começo da partida? Alguma dica de mindset pls.

Sabe aquela situação quando a equipe inimiga dá invade, ganka as lanes, rotaciona estilo competitivo... enquanto a sua equipe não sabe nem movimentar o boneco. Normalmente isso resulta em stomp e me deixa muito triste com o sistema de balanceamento do jogo. E depois de cair 10 partidas seguidas com esse mesmo tipo de gente você sente a necessidade de digitar algo para aquela pessoa específica. Mas expressar seus sentimentos pode ocasionar uma punição na sua conta.

B0T INICIANTE
Aronguejo
Aronguejo

Poxa n pude ver pois prometi jogar em uma equipe clash 😞
Quando irá ter outra oportunidade dessas ?

@B0T INICIANTE  

Hoje! As 18:00 de novo, mano!

E possivelmente vamos aparecer por lá na segunda-feira também, mano!

É só aparecer por lá x).

@Dizzie 

Vou te dar a dica que eu usava (muito tempo atrás) quando era player. Eu entendia isso como um desafio pessoal, uma forma de fazer o possível mesmo um jogo que era praticamente impossível.

O que eu te digo e digo para todos os meus jogadores é bem simples. Vitórias e derrotas fazem parte de qualquer treino. O importante é o que você tira delas.

Ou seja, a maneira como você comporta em uma situação adversa e o que você pode aprender com aquilo.

Muitos, muitos players mesmo tem o hábito de jogar focando exclusivamente na vitória e, por conta disso, quando perdem, ficam frustrados. Então simplesmente pare de olhar para a vitória e olhe para a partida em si. O que ela te ensina, o que ela te permite fazer e como você pode tirar proveito daquele tempo.

Isso vai não só te ajudar a melhorar como player, mas vai te fazer aproveitar melhor o jogo e se divertir mais a cada dia em que estiver jogando.

@Jetstream Shiryu  escreveu:

Minha pergunta é:

Oque fazer se você é um Mono Shen e cai um time que não tem a menor ideia de como o Shen funciona e nisso eles começam a afundar cada vez mais (é não sabendo jogar mesmo) e nisso, ficando inutil no jogo já que é praticamente um "sup", e sem ter um time que saiba jogar para completar o dano com você e TODOS se ajudarem, não tem como ganhar.. Isso que eu notei.
Então oque fazer?

Vou responder essa pergunta em duas partes, ok?

A primeira é sobre essa situação.

Normalmente os jogadores não vão ter grandes conhecimentos de outros campeões além dos da própria rota e, principalmente por ser soloQ, não vão e não devem contar muito com a habilidade dos outros jogadores na hora de criarem jogadas.

Sendo assim, é de se esperar que essas situações aconteçam. No entanto, lidar com isso é apenas ter mais conhecimento de jogo, mais mecânica e etc. Porque tanto faz o campeão, mesmo que em algumas situações seja complicado, o jogador com maior nível sempre desponta.

Agora, a segunda parte.

Não tem milagre. Se faltar dano ou coisa do gênero é algo que te incomoda, ou você aprende alguma maneira de jogar com um Shen que cause dano, ou joga com um champion que faça isso naturalmente.

@Yox

Heeey, boa tadee xD.

Ainda vamos fazer uma apresentação hoje e (provavelmente) amanhã!

Ambas serão às 18:00. É só aparecer por lá!

Agora vamos à sua pergunta.

A melhor forma de se expandir a Pool é criar uma lista com 3 personagens que você queira aprender e, como você ainda é mono, tente escolher 3 campeões que tenham mais ou menos o mesmo estilo, mas façam funções um pouco diferentes.

Assim, você joga apenas com esses 3, mas vai variando de jogo para jogo. Faça isso até que se sinta confortável com esses 3 e depois mude os campeões.

Essa é a melhor forma de aumentar a sua pool.

Agora, sobre os mids mais fortes do momento é uma pergunta complicada, porque o que está no meta não necessariamente se adapta bem ao seu elo (seja ele qual for) e ao seu estilo de jogo.

Mas, para não ficar sem resposta, temos campeões como Syndra, Vladmir, Viktor, Rumble, Pantheon, LeBlanc e muitos outros.

Porém, isso depende mais de você do que do meta x).

No mais, grande abraço!

@1LICH1

Bem, controle de wave depende de duas coisas: vantagem numérica e vantagem do defensor.

A vantagem numérica é literalmente a quantidade de minions que você tem. Se você tiver mais minions na rota que o seu adversário ela vai provavelmente avançar. E se for o contrário, ela vai provavelmente recuar.

Ok, mas por que eu disse "provavelmente"?

Por conta da vantagem do defensor.

Pense o seguinte, imagine que tem 3 minions de vida cheia de cada time se batendo. Em teoria, o que deveria acontecer? Em tese, os 6 se matam e a rota fica parada.

Porém, vamos imaginar que esses minions não estejam no meio da rota e sim perto da sua torre.

Nesse caso, antes que todas as tropas morram, a nova onda de minions do seu time vai chegar primeiro do que a onda de minions do time adversário. Então, eles vão começar a bater antes e, em vez de os 6 minions se matarem e a rota ficar parada, os seus minions vão ter vantagem numérica por um momento, já que vão chegar primeiro.

Assim, você vai ficar com 9 minions contra 3 do time adversário e, em vez dos seus 3 anteriores morrerem, só vai morrer 1 e, quando a sua onda de minions se chocar com a do adversário, você vai ter 8 minions contra os 6 do time adversário.

Tudo isso porque você era o defensor, ou seja, seus minions chegariam primeiro porque estavam mais próximos da base.

E sim, isso funciona para todas as rotas, indepente de qualquer coisa.

No mais, um abraço, brother <3.

Como diria Rammus: OK.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Ola tudo bem @Heye !!
(¯―¯٥) como eu não entro no forum regularmente acabei perdendo este encontro de sábado, caso eu queira saber mais sobre como os horários e tal, sobre os seus métodos e conteúdo encinado,. posso entrar no discord ainda que essas informações vão estar disponíveis?

jogo o LOL a 2 anos, temporada passada peguei ouro 3, mas gostaria de entender e melhorar muito mais em LOL, ja que e um jogo que eu gasto muito tempo e gosto.Quero aprender a "carregar" um jogo saber o que fazer para vencer mais e mais
Eldrazi
Aronguejo
Aronguejo

Minha pergunta: quer ser meu coach?