cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Papel do Support?

Pule para o terceiro paragrafo e salve tempo de sua vida.

Olá pessoal não sei qual é o papel do sup, apesar de ser main sup. Sou bastante analista, mas pro meu elo as coisas são um pouco diferentes, ainda sou prata 4 md3, com isso decidi dar uma olhada em uma partida de challenger, notei que os supports estavam três levels atrás da maioria e com menos de 20 de farm. Percebi algumas coisas que os challengers fazem de diferente, eles colocam pinks de mais. Até ai beleza, mas o que eu posso melhorar? Bom eu posso melhorar minha mecânica, meu farm, pois não sei farmar.

Agora vem a pergunta, no prata 4 eu farmo muito mais do que um sup no challenger, estou certo, pois meu elo requer isso? Eu pego muito mais kill que os sup do challenger. Estou certo, pois meu elo requer isso? Ou minha analise está incorreta, pois meu sup não é um sup, é um off meta? No caso o kit da partida que eu vi de ambos era sup, morgana e karma.

15 RESPOSTAS
Nik1984
Dragão
Dragão

A função do suporte é dar peel pro time, principalmente pro Carry (que é o mais sensível do time).

Vc n precisa farmar, tem um item pra acumular gol. Roubar farm de um laner/jg não é mto efetivo (obviamente pode farnar os minions que ninguém iria pegar). Depois do gold, ninguém liga para quem "pega a kill", é mais provável que o abate vá para outros do time, simplesmente porque eles são mais fortes que o suporte. Um suporte challenger não deixa kill, ele não para de bater no inimigo, pq abate é vantagem pro time.

Brave Bird
Lenda
Lenda

Função do sup é apenas dar SUPORTE ao adc (e time claro) e wardar o mapa para controlar os objetivos e a visão.
O maior erro dos lvl low, é que quando o adc vai pra base, eles vão lá e começam a farmar os minions, isso desregula totalmente a wave do seu adc e pode dar de mão beijada o game para o ADC adversário (se ele souber freezar e controlar a lane, parabéns SUP você fodeu o seu adc e vc junto).
É o ADC quem controla a wave, nunca, JAMAIS, na sua vida, farme minions quando o adc não estiver na lane (a menos que vc esteja APENAS dando last hit. E sempre que você puder segurar a wave de minions adversária para não chegar na sua torre, para que o seu adc possa chegar a tempo e farmar, FAÇA! Você não vai se arrepender

Mike Oxmäul
Aronguejo
Aronguejo

Suportes normalmente possuem kits que não dependem muito de níveis e itens (os suportes magos, como Vel'koz, zyra e brand, são diferentes, mas no geral essa regra se mantêm). Por causa disso, eles têm o luxo de poder sair da lane várias vezes, abusando dessa regra para dar roaming enquanto o Adc absorve experiência sozinho. 

Você como suporte não deve farmar. Isso é uma inversão do propósito de se ter um suporte no time. Se você acha que consegue contribuir mais tendo gold e níveis, jogue outra role.

Vlw galera pelo que pude perceber pelas respostas estou fazendo meu papel corretamente, tenho mais farm, pois as vezes é necessário empurrar a lane, obrigado por deixar mais claro minha gameplay e deixar mais claro o que eu preciso melhorar
Ulta Taric
Aronguejo
Aronguejo

Ao farmar, você está roubando o ouro que deveria ser do seu adc. Se tu ta jogando com suporte de dano que carrega o jogo (Brand, Zyra, Lux), pega as kills, mas se tiver de suporte de peel (Soraka, Lulu, Braum), tenta ao máximo deixar a kill pro seu time. Dê roaming se você tiver cc (stun, slow, etc), ande com seu jg quando a lane estiver de boas e seu adc não necessite de você pra ficar vivo, tente ajudar seu mid a pegar um abate (nisso você fica atras em xp pois vai sair da lane, e seu adc vai pegar xp sozinho). Tenha sempre pink no inventário, ao fazer um objetivo grande como drag ou baron, você PRECISA colocar uma no chão, não importa se o jg deles está vivo ou não.

Ps. Sou main sup

>
Hünthelar
Aronguejo
Aronguejo

os jogos em elos mais altos demoram mais e sao mais lentos ,no prata e td mt rapido tendeu ,vai chover kill

muitas coisas eu discordo da maioria.

o suporte e a classe que menos recebe recurso do jogo, mas e a classe que faz o melhor uso do First blood em jogo.

sobre o adc que faz o controle de wave, maioria está enganada e o suporte que faz esse controle, dando push na hora que precisar ou freezar.

o trabalho do suporte não e ser babá de ADC e sim ser o suporte para o time, ou para a pessoa que fizer melhor com o recurso.

mas atualmente está bem triste jogar de suporte, nerfs constantes nos itens de suporte, nerfs diretos em suportes, e o dano explosivo massivo, tende que jogar de suporte não faz muita diferença a não ser wardar o jogo, pois não conseguimos dar peel para o ADC que explode facilmente, muitos magos na rota inferior com poke fortes, recurso muito limitado e runas insatisfatórias, tende a ser bastante frustrante jogar de suporte no jogo.

mas a Riot não está pensando nisso, e a maior preocupação deles e aumentar o numero de jogadores dessa role , mas não tem nenhum argumento bom para um jogador da rota do meio ou do top acostumado com o ganho de gold jogar de suporte, e o numero absurdo de jogadores no autofill mostra que o jogo precisa de jogadores que gosta da classe.

no inicio dessa season removerão a pedra da visão, falando que gostaria que os suportes comprasse itens mais cedo, depois falou que os suportes estava recebendo recurso demais, e nerfarão o ganho de gold, ai veio o outras roles abusando dos itens, ai mais recurso realocado, hoje não temos recurso e nem nada, se não tivesse removido a pedra da visão eu nem compraria o item inicial de suporte, pois os status são fracos e demora muito para ativar as sentinelas, principalmente se está em desvantagem.
Gabuzera
Aronguejo
Aronguejo

Sou main sup e posso te dizer algumas coisinhas.
Eu subi do prata simplesmente ignorando esse lance de deixar kill pro adc/jungle ou quem quer que seja, pois sabia que, com a vantagem em cima do suporte inimigo, eu conseguiria ajudar muito mais meu time que ele ajudar o dele. 

O lance de farm é importante só se tu tiver com relicario, pois ajuda o adc também, de resto, nao se preocupe com isso. 

Dependendo do seu suporte, tente dar roaming quando o adc voltar base e tu não precisar, nem que tu precise subir até o top pra isso e voltar b e depois sua lane. Muitos sups tem um roaming excelente, mas muita gente não faz. Talvez isso possa ser um diferencial e te trazer vantagem no game, além de claro, ajudar seus aliados. Se tu estiver com sup de peel, tente proteger seu adc ou buffar ao máximo o cara mais forte do seu time, isso ajuda ele a carregar (mesmo que na realidade seja você que esteja fazendo esse papel, heehehe)

Todo esporte tem um ritmo. No futebol, o time com a bola consegue impor seu ritmo sobre o outro, com toque de bola, dribles e gols. O time que está na defesa, por outro lado, deve segurar esse ritmo até o momento em que o oponente perca a bola, e o defensor vire o atacante. Outros esportes, como basquete, tênis e xadrez, também possuem um ritmo, que depende das regras e características do jogo.

Com o LoL não é diferente. O "ritmo" (tempo em inglês) é ditado pelos matchups de todas as lanes, pelos power spikes, pela diferença de gold e experiência, e pela habilidade individual de cada jogador. Por exemplo, considere o matchup Draven/Leona (time vermelho) vs Tristana/Soraka (time azul). Devido à pressão de kill que o time vermelho tem sobre o time azul durante a lane phase, diz-se que o tempo do bot side está a favor do time vermelho. Da mesma forma, um matchup Aatrox (vermelho) vs Jax (azul) dá uma vantagem de tempo ao time azul no top side. O papel de cada time, portanto, é de snowballar a sua vantagem de tempo, enquanto impede o oponente de fazer o mesmo.

Por causa disso, eu discordo de quem diz que o suporte deva pegar as kills. Os suportes são campeões cujos kits funcionam muito bem com pouco gold (normalmente são campeões com muito CC, dano base elevado, stats base altos, etc). Os Adcs, por outro lado, são o oposto: seus kits escalam muito bem com itens (normalmente escalam com velocidade de ataque e crítico, dois stats cuja fonte primária são os itens). É por isso que se usa essas duas classes na bot lane. Uma complementa a outra, e o papel do suporte é permitir que o Adc consiga gold suficiente para conseguir seus itens, e matar o oponente é apenas uma das formas de se conseguir isso.

O principal motivo para matar alguém durante a lane phase é impedir que essa pessoa consiga gold e experiência. O gold que você ganha matando alguém realmente é muito útil, porém negar essas duas coisas ao laner inimigo é ainda mais importante, pois dá mais tempo ao seu lado. Por exemplo, se Tristana/Alistar (time vermelho) conseguem negar a experiência de uma Miss Fortune/Pyke (time azul), cria-se um potencial enorme de dive no nível 6 da bot lane vermelha (o Alistar terá sua ult, enquanto o time azul ainda estará no nível 4 ou 5). Percebe como apenas tirar o oponente da lane criou uma vantagem de tempo? Essa vantagem não precisa se traduzir em kills. Seu time pode aproveitar e fazer um dragão, ou negar ainda mais experiência e gold do time inimigo ao zoneá-los debaixo da torre, ou até levar a torre. É por isso que no competitivo as partidas costumam ter poucas kills, pois os times conseguem estrangular o oponente apenas com uma pequena vantagem de tempo. Se no competitivo times morrem estrangulados, na Solo Q low elo times morrem com um tiro: normalmente uma team fight termina o jogo, e o conceito de tempo não tem muita influência na partida.

Por isso eu não concordo que o suporte deva pegar as kills. É óbvio que matar o oponente lhe dará uma vantagem de tempo, mas se o seu Adc conseguir a kill, sua vantagem será ainda maior, assim como as suas chances de ampliar a vantagem de tempo , ou seja de snowballar a partida (já que um Adc com itens dá mais dano que um suporte com itens).

BRxGoku
Tropa
Tropa

isso é a sua opinião e a do Silvio, ou  seja, não vale de nada.

isso é a sua opinião de prata e a do Silvio, ou seja, não vale caralhooo de nada, pq nois carrega mermu.

Tem algo que esta acontecendo que não é do meu agrado, e graças a isso estou kitando das partidas mesmo sem me importar com bans, quando vou Sup fico com meu adc ajudo em tudo, e sempre na cola dele, mas quando vou adc os Sups em geral começa a rotacionar e me deixa com 2 inimigos na lane dai começo a sofrer pressão e perder farmar, eu aviso que o papel do sup é ajudar o adc, quem rotaciona pra dar suporte ao time é o jg certo? quero entender o porque deles rotacionarem se quando vou sup não rotaciono... isso esta me dando odio.

@strostki bom o papel do sup é dar suporte ao time como um todo, priorizando o adc o durante a fase de rotas já que ambos dividem a rota inferior, mas vão haver casos onde o suporte tem a possibilidade, não é obrigado, a rotacionar. Obviamente o Sup caminha até o Mid pra ajudar caso o jungler estiver fazendo objetivos, no caso o Arauto do Vale, ou gankando Top, porém, você também pode simplesmente dar roaming pra área do dragão pra garantir visão. No entanto atenção, é melhor deixar pra dar roaming sobe circunstancias onde vocês, Adc e Suporte, tem pressão de kill e de wave, principalmente de wave, mas haja comunicação e cuidado com o jg inimigo.
ShZi
Dragão
Dragão

Nossa que tópico antigo hein? Mesmo assim vou responder. Papel do Suporte é como se fosse um Goleiro, seu papel é proteger o Gol e não ser atacante, ou meia, ou lateral, ou zagueiro etc. 

Seu gol são os carry da equipe e a bola é os inimigos. O que você deve fazer não é ir para frente de uma linha de batalha e engajar quem esta lá com seus atacantes. Você deve ficar na linha de trás segurando quem for em cima do seu gol para proteger. 

Por exemplo: Você está em uma briga, de repente vem uma Irelia em cima do atirador da sua equipe, seu papel é proteger ele. 

Entendeu? Papel do Suporte é proteger. 

banerzinho

E ai que esta... eles rotacionam aos 5min de jogo onde não temos pressão e muito menos kills. Essas coisas acontencem nos elos bronze e ferro deve ser por isso que nestes elos a trolagem é superior no lol... vou continuar sem entender o porque de fazerem isso, se eles o fizessem aos 15 20min de jogo não ligava mas onde ninguém ainda comprou seu prumeiro item ? sacanagem.. obrigado pelas respostas dos Senhores.