Olá pessoal do fórum, tudo bem com vocês?
Hoje venho aqui fazer um tipo de desabafo/relato sobre a experiência que é jogar partidas ranqueadas solo/duo focando principalmente nos elos Platina e Diamante. Não participo muito do fórum mas pretendo!
Enquanto escrevo esse topico estou Diamante IV, porém já consegui chegar até o Diamante 1 na season passada (mas terminei Diamante 2 na mesma). Meu sonho sempre foi chegar onde os grandes jogadores estão, Desafiante, Grão Mestre e ate Mestre sempre foi a minha vontade e meu grande objetivo dentro desse jogo, entretanto algumas vezes eu penso se realmente vou conseguir isso ainda... Desde o começo da quarentena eu sempre separo um tempinho do meu dia/madrugada pra focar somente na fila ranqueada e não teve uma vez que eu não terminei simplesmente tiltado ou triste, não por conta do jogo em si mas por conta dos jogadores que joguei junto.
Cara eu perdi as contas de quantas vezes alguem perdeu a lane em poucos minutos de jogo, desistiu e falou:
"gg next"
"ff aos 15"
Dai pra frente só entrou no modo automático e parou de focar no jogo, pediu ff sempre que possivel ou começou a criticar qualquer erro do seu time no jogo, isso quando o mesmo não quita ou faz algum outro jogador quitar. E o pior é quando você questiona o jogador ou tenta anima-lo dizendo que o jogo pode virar, pedindo pra ele focar ou parabenizando por alguma jogada boa... normalmente eles escrevem o mesmo acima ou criticam você, começam a criticar o que você faz ou pingar seus erros e isso quando não entram no seu perfil pelo op.gg e falam da sua porcentagem de vitoria com tal campeão ou a sua quantia de partidas jogadas e vitorias. O ego desses jogadores, principalmente no diamante, é algo digno de uma analise psicologica profissional.
"Não ligo pra pdl, tenho outra conta no mestre"
"To na smurf nem ligo"
"Não ligo, isso é só um jogo"
O que você vê na ranqueada vai dai pro pior, e isso realmente me decepciona muito sabe? Teve uma partida que eu estava elogiando meu time, focando no jogo e dando calls para objetivos e o suporte só ria do que eu escrevia e me chamava de ridiculo. Eu me pergunto como alguém entra na fila ranqueada em um elo já alto sem o pensamento de tentar ganhar. Pra mim parece que os jogadores de elos considerados mais altos querem jogar só o jogo que esta ganho, não tem aquele espirito de vamos virar o jogo ou jogar nos erros dos adversarios... pra alguns é só ganhar a lane, se perdeu não tem mais o que fazer e se me questionarem eu vou criticar o perfil do cara. O ego se torna a skill de ataque a partir de certo ponto e se você tem um winrate baixo, você é isso e nada que fizer ou dizer vai mudar, porque o deles está alto e o seu não.
Eu ainda luto pra subir meu elo e estar onde queria, não sou um jogador perfeito e não é tentando culpar o jogo ou os jogadores que eu digo que é impossivel você sair de uma dessas partidas sem discutir... cara, é muito frustrante você estar se esforçando em um jogo e alguém começar a te criticar 100% olhando seu perfil e seus erros, e eu muto sim mas não totalmente por que acho que o ping é muito importante no jogo... até ele começar a ser usado pra te tiltar. É a base do meu nick, jogar ranqueadas pra mim se torna uma tortura mental ao longo do tempo porque eu quero subir, eu me esforço pra subir, mas não vejo nem sinto o restante dos jogadores que estão comigo terem o mesmo objetivo.
Sei que esse papo todo não chega a lugar algum porque eu não sei mesmo o que fazer pra melhorar a comunidade de LOL no BR. Aplicar mais restrições de chat seria efetivo? O chat deveria ser só um lugar pra conversar sobre o jogo né? Com o tempo que jogo (desde de 2013) me questiono nos confins dos meus pensamentos se isso é só um jogo, qual a necessidade deu me estressar tanto a ponto de chorar depois de algumas partidas ranqueadas? Levar o jogo a serio é realmente quesito de imaturidade ou é o espirito competitivo falando mais alto? Vale a pena o esforço? Deixo o questionamento pra quem leu até essa parte do texto, e pra tentar compensar, segue um video que assisto sempre que me desanimo com esse jogo de tempos em tempos. As frases de certos campeões nele dão uma otima mexida com a minha cabeça pro lado emocional. Obrigado por ler até aqui, bom dia
Isso ai nunca vai mudar, LOL é um jogo q já tem a dinâmica tóxica, se vc não é nenhum SMURF, vc é totalmente dependente da sua equipe pra poder ganhar, e se 1 não quiser 4 não ganham ,isso não poderia resultar em outra coisa além de estresse e frustração .
No mais o CHAT é algo fácil de se resolver, é só mutar, tu ta ali pra jogar e n bater papo, dps que inventaram essa porrada de pings, o chat virou algo descartável.
Infelizmente o lol sempre foi e sempre será assim devido a comunidade tóxica q tem, um jogo gratuito q roda na grande maioria dos pcs, q é bastante famoso e por isso bastante jogado, q tem pessoas com egos gigantescos, q desistem na primeira oportunidade, q tiltam e kitam do jogo, um jogo q pode ser muito frustrante se vc só ligar pro fator tryhardar e subir nas rankeds.
O meu máximo foi Diamante 4 nas duas últimas seasons, eu desisti de continuar subindo pq simplesmente eu estava me estressando mais doq me divertindo, não vale a pena jogar um jogo q vc não se diverte mais, esse é o meu pensamento.
Agora se vc tem esse sonho de jogar no mestre, grão-mestre, challenger, vc tem q levar o jogo numa seriedade muito grande, buscar estudar o jogo e evoluir cada vez mais, não se deixar abalar por essas coisas q sempre irão existir em qualquer elo, o problema é, até q ponto isso vale a pena? Vc está se divertindo assim? Ou apenas se estressando, na minha visão um jogo sempre tem q ter como objetivo a diversão.
A Riot deveria ter um sistema de reports mais sofisticado, reformulado, aplicar penas mais pesadas, punir de fato esses tipos de jogadores, dar o feedback de report a todos os jogadores q reportaram um jogador q foi punido, só assim vc cria um certo receio desse tipo de jogador, q vai ter a conta suspensa se tiver atitudes tóxicas, hj a impunidade impera no lol.
'Rage não é coisa de bronze'.
Também notei a mesma coisa!
No Prata as pessoas dão rage por que o outro fez um jogo péssimo! Mas aqui todo mundo não sabe jogar, então não conta.
No Ouro as pessoas dão pouca rage, são motivadas. É um elo maravilhoso.
No Platina as pessoas dão rage por que se irritam com alguma coisa ou uma pessoa. É o caso de alguém fazer uma jogada ruim ou retrucar agressões verbais.
No Diamante é o lugar dos "orgulhosos", aquelas pessoas que pegam Yasuo TOP e levam uma taca do lane adversário e ao invés de culpar a si por ser ruim, afinal está no 1x1, culpa o Jungle "se tivesse me dado 2 kill eu carregava esse jogo, lix**.
Oi, Mental tudo bem?
Muito legal a história do Joe, fiquei tocado pela humildade, "her´s to you, kid", emocionante, vou procurar por essa skills depois.
Você me tocou pelo post, agora sei que toda a partida tem jogadores de más corações.
Brigado, companheiro.
Sinto que o LoL exige um nível de especialização tremendo quando comparado à outros jogos. Consigo perceber isso pela dificuldade extrema em subir de elo e pelo baixo número de jogadores Diamante+ nesse jogo.
Consigo citar três fatores que contribuem pra nossa dificuldade em avançar de elo (baseado na visão que eu tenho desse jogo):
Coletivismo excessivo: a Riot tem um sistema podre que só considera o desempenho coletivo. Aí você vem me dizer "mas se a Riot basear os ganhos e perdas no individualismo dos jogadores, ninguém vai se interessar por ajudar os aliados, só vai se importar consigo mesmo.".
Ué? E se a Riot criar um sistema que também te favorece quando você ajuda os aliados?
Exemplo 1: o jogador é favorecido quando ganhar assistência em abates de campeões e objetivos.
Exemplo 2: sistema de impedimento de morte de aliado (se você, teoricamente, impedir a morte de um aliado, o sistema de pontuação favorece você).
Seria mais ou menos assim: quando seu aliado estiver em combate contra um campeão inimigo e estiver com porcentagens de vida inferiores às do oponente, se você intervir dentro de um determinado tempo após o inimigo causar dano no seu aliado e ele sobreviver (seja dando sustain nele ou causando dano no inimigo), o jogo caracteriza o feito como impedimento (o inimigo não precisa morrer, só precisa ser afastado do aliado).
Se isso for programado pra pesar um pouco mais que ações individuais (desde que estas não se tornem irrelevantes), é criado um sistema que também valoriza o coletivo, sem prejudicar o individual.
Visão e noção de jogo defasadas: na minha concepção, quando você chega no Platina, você já se torna um jogador experiente (dá pra fazer uma analogia com um menino que gosta de jogar bola e joga bem, mas não tá nem nos pés dos jogadores profissionais). Porém, isso é insuficiente para que você avance até elos mais altos, só funcionando abaixo do Platina. Quem chega no Platina tem que aprender a dar roamming, freezar, wardar bem e, como caçador, rotacionar muito bem. Além disso, tem que aprender a não feedar (coisa que muitos jogadores fazem desmedidamente e, à partir disso, criam uma bola de neve difícil de ser desfeita). Isso gera uma distinção entre elos mais altos e Platina, e quanto mais você evolui esses atributos, mais fácil você consegue subir, só que a maioria dos jogadores se mantém muito no básico e inconscientemente esquece de treinar esses atributos mais avançados, que são considerados mais habituais. Como sendo algo que você adquire na força do hábito, nem todo mundo consegue evoluir nesse quesito e confesso, até eu tenho dificuldade de fixar esses atributos na minha cabeça (e to no Platina).
Abaixo do Platina, se você tem mecânica, sabe farmar, foca objetivos e consegue assistir bem aos seus aliados como suporte, fica fácil subir pro Platina (não é atoa que smurf sobe fácil até lá). Esses atributos são mais fixáveis e você aprende mais pelo treino do que pelo hábito, por isso é mais fácil subir até o Platina (na minha opinião).
Emocional fraco e toxidade: a comunidade do LoL, de modo geral, é tóxica e meio fraca emocionalmente. Dá pra ver isso em muitos elos, até no Diamante. A pessoa começa a se auto-sabotar, perdendo o interesse no jogo. Vê o placar 0/5 e já acha que vai perder. Nisso ela começa a cagar pro jogo e começa a pensar só em si mesma. Isso entra em concomitância com a visão de jogo que citei ali em cima, pois você busca só se preocupar consigo mesmo, em detrimento do wardamento, roamming, mia, etc. Isso também afeta o jogador da sua equipe que joga bem, fazendo com que ele perca pontos baseado no desempenho coletivo que você mesmo fez ser reduzido.
A toxidade gera brigas desnecessárias e desanima pra caramba o teu aliado. Ainda tem jogadores que quitam ou trollam porque pegaram a wave da sua lane ou pegaram seu blue.
Juntando esses três fatores, sair do Platina (que é o elo intermediário do jogo, na minha opinião) se torna impossível. E por incrível que pareça, até os jogadores com boa visão de jogo e emocional equilibrado sofrem bastante com esse sistema que só avalia o desempenho coletivo.
Gente, não sei se estou correto em alguns aspectos, mas sinto que é isso que acontece. Enquanto ao seu desabafo, considere minha resposta como outro desabafo e minha opinião sobre o que você disse.
Bom texto, algumas pessoas precisam ler pra tomar um banho de agua fria. Vendo com uma mente aberta, o lol, reflete muito a mentalidade de algumas pessoas, em sua maioria negativamente.
O famoso smurf no platina (arrogante, soberbo e superior), esses tipo de jogador infelizmente desconta suas frustrações nos outros e esbanjam autoridade que muitas vezes não possuem em casa, na escola, no trabalho, na vida social em geral. Pra esse tipo de pessoa, a internet é um lugar de descarregar tudo aquilo que não conseguem extrapor socialmente, é mais fácil desabafar para um tela do que encarar a própria realidade.
Vivemos em um tempo em que a amargura e falta de empatia se tornam consequencia do isolamente social, alguém acostumado a digitar tantas mensagens de ódio para um desconhecido é a capa de um ser introvertido e arrogante que muito provavelmente se daria mal ao reproduzir o mesmo na sua vida fora da internet.
Eu culpo muito os streamers que reproduzem esse tipo de atitude ao vivo, já que é muito comum entrar na stream e ver alguém tiltado jogando para um público de milhares de pessoas reclamando do time ao invés de analisar os próprios erros (bem mais fácil descontar no fulaninho do que assumir a culpa pra milhares kkk).
Talvez algum dia a riot se concientize do ban por esse tipo de transmissão, uma vez que eles reproduzem as mesmas mensagens de ódio pela stream ao invés de usar o chat, ridicularizando players e incentivando que os viewers aprendam com eles (famoso mau exemplo).
Quanto a questão que tu deixou no final do texto, não acredito que o espiríto competitivo aflore a má conduta, a vontade de ganhar não deve ser confundida com a personalidade arrogante de quem se acha dono da razão, esse tipo de pessoa dificilmente é alguém sociável ou vá ter sucesso na vida. Um verdadeiro competidor sabe trabalhar em equipe pra que os outros aliados rendam naturalmente, quem te põe pra baixo jamais está focado no jogo, esse tipo de pessoa está descontando em voce a FRUSTRAÇÃO que guarda.
Afinal se essas pessoas são tão perfeitas, por que estão jogando em um elo abaixo da conta principal? A resposta é bem simples, frustração com seu próprio desempenho. Ela busca resultados melhores em níveis inferiores para esconder a mediocridade dela perante resultados negativos no seu nível de jogo. Elas ja vem tiltadas do seu elo maior, principalmente quando vem jogar no diamante/platina, e mesmo sabendo que o conhecimento d ejogo desses elos provavelmente é menor, diminuem os outros para se sentir melhores.(PROÍBAM AS SMURFS POR FAVOR)
Para mim o lol virou isso, uma briga de ego e arrogancia, deixou de ser algo divertido, ninguém ajuda o próximo, só se ve o pior da personalidade dos outros, todo mundo querendo fazer piadinha ou ser sarcástico no primeiro erro do outro (reflexo da cultura de sarcasmo depreciativo que surge atualmente).
Deixo uma frase que sempre que eu me sinto desmotivado me lembra do que é a persistencia e dedicação "monge por tres dias". O que me faz gostar dela é a ideia de que a vida de monge é sempre acompanhada de “abandonar” e “abrir mão das coisas”. Ser monge apenas por 3 dias quer dizer que você está desistindo cedo, desistindo no primeiro encontro com a dificuldade. Todo mundo quer melhorar no joguinho, mas ninguém quer te ajudar a melhorar, o desanimo cega e desmotiva, mas não devemos ficar imersos nessa negatividade!