cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
NyuKawaii
Tropa
Tropa

Por favor, PAREM DE USAR a classe de encantadores!

"Coração sem arte, não cura maldade"
Bom dia gente. Recentemente, eu tenho jogado algumas partidas de ADC, e eu tenho uma coisa a dizer: Não usem encantadores! Por favor, pegue um Zed, qualquer coisa mesmo, mas essa classe está fraca de mais, e prejudica o time como um todo. Por exemplo, se você joga de Soraka, a simples diferença de poder que a Soraka tem atualmente com praticamente qualquer tanque prejudica o ADC na fase de rotas, e no late game é um problema do time todo ter que lidar com o tanque anti-carry, enquanto sua cura é inferior a cura de qualquer ataque básico do ADC, e seu E é uma skill incrivelmente situacional.
O que eu vejo na Soraka é o mesmo problema que campeões como Yuumi, Janna e Sona: Além de serem dependentes de time, são frágeis (até mais do que o necessário) e suas ajudas estão ficando para trás com os dragões elementáis.
Além disso, a classe de assassinos está muito mais resistente do que costumava ser, com itens como "Quebra-Passos" e "Cutelo", eles podem chegar a ter 3k de HP.
O problema em fortalecer suportes do estilo encantador é que eles são muito presentes no competitivo. Lembre-se da época do meta de move speed e shield, Janna e Lulu estavam presentes em mais de 90% dos jogos, e apresentavam taxas de vitória absurdamente altas!
Eu acredito que a classe de suportes de estilo encantador precisa de uma reformulação completa, desde sua real função, que está sendo ofuscada pelos tanques de controle, até mesmo sobre sua durabilidade, que é inferior a de muitos carrys e hypercarrys. Na verdade, eu acredito que a resistência de campeões como a Janna ou a Soraka sejam irrelevantes atualmente. Tem personagens que pegam mais de 50 de letalidade enquanto a Janna, por exemplo, termina o jogo com 90 de armor e 1600 de HP.

13 RESPOSTAS
AlexSla
Arauto
Arauto

Tem uns encantadores que tão realmente fraquinhos mas pô, outros como a própria Lulu tão bem fortes.
Soraka Sexy
Arauto
Arauto

imagem_2021-06-30_035047.png

Esse post me fez ter vontade de abandonar todos os meus princípios e virar main yone ou main shaco, obrigada.

Samanozuke
Dragão
Dragão

Não acho encantadores fracos, só ineficientes em algumas matchups. Qualquer outro campeão de qualquer outra classe pode passar por uma desvantagem dessas.

Dos encantadores a única que se salva mesmo é a Lulu,Soraka ainda dá pra considerar as vezes por conta da ult mas mesmo assim é facilmente counterada por um item barato.
Agora outros tipo Janna e Nami?plmd,pickar isso é colocar o time em risco,papel demais e o adc só vai passar fome na rota,nunca mais vi essas campeãs ganharem em alguma das minhas partidas,só afundam.

Pega a tier list dos suportes do platina para frente:
https://lolalytics.com/lol/tierlist/?lane=support
Está cheio de encantadores em relação a táxa de vitória e presença nos jogos, ou seja não são personagens de nicho, eles aparecem com frequência.
Sona/Janna/Nami/Karma/etc estão rázoaveis ou fortes.

Minha impressão é que jogadors de suporte são ruins e os piores tendem a jogar com campeões a distância para evitar serem punidos por posicionamente e "engages"(iniciações) ruins.
Uma Janna/Nami/karma estão entre os personagens mais agressivos do jogo, mas por algum motivo atraí os jogadores mais bundoes póssiveis.

sla
pra mim win rate não é tudo, principalmente para suportes encantadores, que literalmente dependem do time para vencer.
ah, e é verdade, por algum motivo, a galera que joga de suporte encantador não agressiva. O negocio é que esse tipo de personagem é mto bom para agressivar, mas muito punido por cometer erros. Por exemplo, se você está de Nami e começa a andar um pouco mais agressiva, caso você tome um W da Ashe, aquele slow e dano (lembre-se que você lvl 10 normalmente tem uns 1100 de vida, você muito provavelmente vai tomar um engage e acabar morrendo, enquanto de Leona, caso você jogue o E, acerte o inimigo, mas o engage não ter algum resultato bom, você aperta W e pode voltar para a safe-zone andando.

Um pulo da Leona normalmente é tudo ou nada, pior ainda se jogar de Nautilus, quem incia as jogadas são tanques de inciação( como o nome já diz) e magos de artilharia.
A maioria dos encatadores ficam atrás do adc como se todos pudesem jogar feito uma Soraka, usando algun escudo de preferênmcia na hora errada e só atacando quando o inimigo faz all win(oque já é tarde demais), como se fosse um campeão anti-engage feito um Braum/Shen/Sett/etc.
Nunca usam a brush para pokear, nunca wardam a brush, por mim estão em um universo pararelo e não têm a mínima noção da condição de vitória dos personagens.

Para mim "win rate" no caso da tierlist é um indicador fortissimo, porque se trata de jogadores do platina para frente que não estão testando campeões, e quase chegando no diamante para frente aonde podemos ver os limites dos personagens.

Minha experiência jogando de adc é que é perda de tempo tentar vencer por poke ou all win quando jogam de Karmaa/janna/Nami/etc porque todos os jogadores de encatadores jogam como se estiveçem com uma yuumi ou Soraka.
Jogar de Draven/Caitlyn/Lucian/etc é perda de tempo, melhor jogar de Vayne/Tristana/Jinx/Kog/Kaisa e farmar debaixo da torre.

Sebuman
Aronguejo
Aronguejo

Como jogador de suporte (e ruim) que sou, tenho que concordar com o ReportaOJungler: eu entendi que jogar de suporte encantador não é a minha, porque eu fico com medo dos engages que posso tomar e, por consequência, eu não agressivo o tanto que o campeão me permite. Com suporte tank eu tenho muito mais iniciativa, e sei que eu posso fazer a diferença numa luta pelo meu CC e minha durabilidade.

Resultado: ultimamente, os únicos suportes de longo alcance que eu estou jogando são a Lulu (OP demais), a Senna (bora bater com ataque básico e oprimir os caras) e a Zyra (único maguinho que eu tenho total proficiência). Até a Morgana eu abandonei, sendo que eu tenho M7 dela.

Jogar de Soraka não é ficar atrás do adc, vai por mim
Se você joga recuada de Soraka, você literalmente se mata lentamente, curando seu adc.
Dos encantadores, a Soraka é uma das mais agressivas na lane phase, pelo fato de seu Q das um slow absurdo no inimigo, um dano razoável no inicio de jogo e a cura que a Soraka recebe por acerto. O problema é que isso não serve de muita coisa quando você está contra uma Leona. Jogar de Leona não é esse "tudo ou nada" como você falou, a Leona vai transformar a luta 2x2 do bot em uma luta 2x1, atordoando um dos inimigos uma centena de vezes. Agora pense comigo, o ADC tomou o E da Leona e eu estou de Soraka. Minhas opções aqui são basicamente:
E na Leona, que vai ser ineficiente, já que ela já vai ter ativado seu Q antes de tomar o silence, e assim vai poder atordoar o adc novamente. Jogar meu Q na Leona e tentar curar o ADC, o que também não vai ser eficiente, uma vez que um simples ignite reduz minha cura em 50%. O W da Soraka, lvl 1, cura 100 + 70% do ap. Considerando que eu tenha... hmm... 85 de ap, vou curar 159. agora reduz isso pela metade e tharaaan, eu curei 80 de vida. A ponto de comparação, é mais ou menos o dano que a runa pós-choque causa.
Ah, e é claro que considerando que eu erre meu Q, eu pago 10% da minha vida maxima para curar 80 de vida do meu adc.

E sobre a win rate, eu acredito que ela não influencie em nada vendo os jogos competitivos. Lulu é classificada nas tierlists como uma das, se não a melhor suporte atualmente, e mesmo assim a presença da Lulu se baseou em 2 jogos, 2 jogos no qual ela perdeu.

Não dou a mínima para competitvo(nada contra quem gosta), para mim se tornou outro jogo faz muito tempo e que ultimamente só serve para estragar certos campeões, me baseio somento na tierlist da soloQ.
Soraka realmente pode ser muito bullying usando o cometa e o siléncio em área, fora que a banana machuca bastante.
Acho Karma e Janna muito mais agressivas que Soraka, o Q delas tem animações mais rápidas e são bem mais dificeis de desviar( o Q da janna é literalmente point and click..super interativo de se jogar contra).

Até o exemplo que você deu de como lidar com a Leona é completamente reativo, tentar fazer algo contra ela depois que ela inicou o all win é tarde demais(não é atoa que ela é counter de Soraka), o jeito é usar o brush para silenciar e pokear e sem sofrer retaliação das tropas, óbvio que se o adc não cooperar não tem como ganhar a fase de rotas contra um suporte counter(este é um dos motivos que não gosto de jogar bot).

Agora entre uma Janna e uma Soraka, vejo suportes serem bem menos punidos por jogarem totalmente atrás do adc de Soraka do que de Janna, e não é porque o esteriótipo de encantador é ruim que você tem que ser também.
Esse ano eu peguei a caixa jogando de Janna(joguei apenas uma partida com ela em todo esse ano), de Karma(essa eu tive que jogar algumas), e acho que vou tentar pegar S de sona para abrir outra caixa, eu tenho experiência jogando de suporte? não mas o povo não usa a droga dos brushes e não dá dano então tá de graça pegar S.

Posso falar mal e esteriotipar uma porrada de campeões e de rotas, principalmente da minha o Topo.

ADCpcao do SUP
Dragão
Dragão

Não acho que são 100% fracos, acho que eles não estão numa situação legal devido ao megabuff que a Riot deu nos assasinos. O problema deles é que a Riot nerfou a Zhonyas há uns patches e com isso eles perderam sobrevivência além deles demorarem pra caramba pra escalar durante o game. Com tanto de bonecos que dão dano explosivo esses bonecos acabaram ficando fracos no meta. Não acho q mereçam um mega buff visto que a Riot já buffou pela 8ª vez consecutiva a Pedra Lunar, o problema é que a Riot não percebe que a Pedra Lunar é um item horrível desde que foi reworkado. Porém muitos Sups maguinhos estão com winrates altíssimos. Como Soraka, Lulu e Janna. Se for dar uma olhada as 3 beiram os 50/51% de winrate

https://u.gg/lol/champions/janna/build
https://u.gg/lol/champions/soraka/build
https://u.gg/lol/champions/lulu/build/
VenomMachine
Tropa
Tropa

Eu jogo de :Champion102:, e posso afirmar que ela não é inútil. Jogar com campeões como Janna, Soraka, Nami, etc é um estilo de jogo que deve ser opressivo, entretanto, os jogadores não sabem disso. Um exemplo é o poke da :Champion102: que é muito forte no inicio do game, e essencial pra oprimir a lane. Tanks são o meta, mas não são invencíveis, se seu ADC souber buildar é fácil controlar eles.  

É como eu disse, tem um ou outro fraco mas o resto tá bom.