cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Por que os Devs da Riot falam que tudo é complexo e chato de mecher

Para começar falar dos modelos 3D do jogo, que todos provavelmente são feitos no Blender pois ele é o programa mais conhecido e é um OTIMO para animações 3D.

Esse é o Modelo da Akali retirado do jogo, é assim que funciona o Modelo ele economiza polígonos, para ser especifico, na roupa.  

 

Sem cor.png

Essa da para perceber oque estou falando.

Polig.png
Pois ao vc dar atenção a roupa, vc irar precisar fazer os peitos do personagem para pegar a proporção para a roupa cair perfeitamente e não ficar algo estranho, além do tipo da roupa, quando passar para as cores vai dar para entender.

Agora a parte de cores é bem complexo, pois precisa de atenção com sombras de todas as dobras do modelo, além de mapear a textura.

com cor.png

Agora a parte que eu falei:

busto.png

Ao vc fazer o peito dos personagens vc irar precisar modificar a roupa para não ficar estranho já que no caso da Akali é uma espécie de kimono e além de cada PARTE dele precisa ser uma em cima da outra e isso se aplica a roupa inteira. PORÉM como o LOL é um jogo onde não vemos tudo tão de perto como em um MMO isso não importa tanto.

A parte de animação tem 3 formas de se fazer, 1 para pessoas comuns que é rápido e bem aceitável na qualidade, usando a Mixamo, fiz isso em poucos segundos pois ela simplesmente joga a animação pode cima do modelo.

Design sem nome.gif

Já as outras formas são:

Animar a mão frame a frame tudo, é o modo mais trabalhoso de se fazer porém vc chega em resultados incríveis porem é trabalhoso, por exemplo a cada passo iria precisar mecher o cabelo, pergaminho nas costas, armas, braços, pernas, pé, mascara... E isso dá um trabalho muito grande.

Usar captura de movimento, isso é usado em filmes a muitos anos e incluindo no Mortal Kombat 1 que usou do mesmo principio.. Resumindo uma pessoa faz os movimentos e um algoritmo interpreta e transforma em animação podendo pegar as feições do rosto também. E aplicando outro algoritmo para animar o cabelo, pronto conseguiu fazer esse é um exemplo do que eu falei:

JetstreamShiryu_0-1656261517662.gif

Agora pense, para animar tudo iria precisar de um algoritmo para animar o cabelo e roupa pois se vc quiser animar tudo irar demorar MUITO porém ao vc usar o algoritmo para isso irar acelerar e muito pois só irar ter que preocupar com a parte do corpo em si e assim podendo fazer mais movimentos complexos, pois não irar ter que esquentar com esses detalhes. 

Agora pense nas habilidades da Akali, todas precisam ser animadas..

Juntando tudo isso se faz um campeão, só que eu peguei a Akali como exemplo, é muito complexo. Porém ao se fazer já tá feito a base para todas as skins do jogo, já que não mudam as animações pois geralmente são só as lendárias ou ultimate que mudam as animações de habilidades, de resto é só uma textura e um pouco o modelo e muito é aproveitado do modelo BASE, deixando assim o método de fazer skins mais rápido.

Agora vamos para a Loja do jogo: Não sei o modo que ela funciona porém da para supor que é um banco de dados que está todos os campeões, skins, cromas, e todo os outros conteúdos comprável. Supomos a compra de uma croma:

ID, Nome, IDSkin, TemSkin, IDCroma, TemCroma, preço RP, preço EA

Em resumo para quem não entende: ID é o ID que será da Croma em questão, o Nome é o nome da Croma, IDSkin já da para entender, Tem Skin é para saber se a pessoa tem ou não a Skin, e o ID do Croma e se Tem o Croma e os preços dela. E agora passando para linguagem do computador.

001, Esmeralda, Sim, 003, Não, 200, NULL (obs NULL é não existe mais pode ser um codigo)

JetstreamShiryu_1-1656262324286.jpeg

agora ao passar para minha loja de EA seria tipo:

000, Esmeralda, Sim, 003, Não, NULL, NUL

002, Rubi, Sim, 003, Não, 200, NUL

003, 3, Sim, 003, Não, 200, NUL

004, 4, Sim, 003, Não, 200, NUL

005, 5, Sim, 003, Não, 200, NUL

006, 6, Sim, 003, Não, 200, NUL

007, 7, Sim, 003, Não, 200, NUL

008, 8, Sim, 003, Não, 200, NUL

009, 9, Sim, 003, Não, 200, NUL

E lembre-se elas já estão na loja, fora a 000 pois é a base.

Agora usando o comando do SQL chamado UPDATE do SQL, e ainda vc pode ter um ID que identifica se ela pode ser vendida por EA ou não então ficaria algo do tipo:

Update Akali Enfermeira: Preço EA == 2000.

E tem métodos de fazer isso para todos os cromas e com exceções..

E essa desculpa tosca que é muito recurso manter não cola por isso, a não ser que o sistema seja muito antigo e não aceite SQL pois ai bem capaz de ser 1 por 1 mesmo... 

E a parte que tem mais complexidade e demanda mais recurso é criar um campeão do 0, pois se deve pensar em tudo dele e fazer um modelo teste só colocando o basico dele para ver como ele se comporta em game pegando a akali como exemplo, pode ser um boneco do minecraft só para testar as habilidades enquanto o modelo final não fica pronto e para servir de protótipo. E nisso pode incluir também, todas as habilidades, como o personagem é, personalidade, e muita outras coisas. 

Já na parte das skins já tem a base pronta e não fica tão complexo assim é só ter uma ideia e ver se cola, por exemplo Yone Lua sangrenta. Pronto é um estilo que combina e ficaria bom nele... E não demandaria tanto trabalho já que seria algo do tipo: Troca a cor do Q para vermelho, Deixa o W mais avermelhado, Muda um pouco o rastro do E, R Não tive ideia de como modificar, as espadas deixa algo mais envelhecido e borrado com um pouco de vermelho ou então muda as duas espadas e coloca 2 espadas totalmente vermelhas que pingam sangue quando anda, pronto criei uma ideia.. Não é tão complicado, complicado mesmo seria animar coisas NOVAS e não uma alteração de textura que seria até que simples em comparação ao fazer um boneco do 0.

 

 

2 RESPOSTAS
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Eu não entendi direito seu ponto.
Tu ta querendo dizer que fazer um champ é facil, num ponto de vista de Modelagem 3D?
Qiyana Reeves
Arauto
Arauto

Acho complexo sim, visto que nem todo mundo é capacitado paa mexer com esse tipo de programa, que por sinal você deve entender bem, já que tá aqui discernindo sobre isso. Fora que não é só fazer o modelo, tem que fazer efeito visual, no caso de skins épicas. 

É claro que eles agem com descaso algumas vezes e nem se importam em arrumar os estragos, sendo que a skin lendária da Sivir é a prova disso e a skin nova de gema do Pantheon também. Mas não dá pra dizer que é um trabalho fácil, sendo que pra fazer uma skin demanda pelo menos 2 meses e um campeão mais ou menos uns 6 meses. Fora que, apesar da base das skins serem iguais, a roupagem é diferente, e alguns campeões sentem muito mais isso do que outros.

Antigamente fazer skin poderia até ser mais fácil, pois se você for ver os modelos das skins antigas, são bem parecidos com os modelos base, só mudam algumas cores e detalhes chave. Mas hoje, com o tanto de temática que pode ser trabalhada e o quanto a gente pode extrapolar a temática de um campeão para um universo totalmente diferente, vulgo Ekko Guardião Estelar, requer um trabalho mais complexo para criar roupas novas encima do modelo base, e não só um recolor ou mudanças pequenas de detalhe.