cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
emojis
Tropa
Tropa

Porque cansei de LoL

Saudações!

Eu sou o Kynz, me chamo Lucas e jogo League of Legends há cerca de 6 anos. Hoje comunico que provavelmente estou me afastando do jogo por tempo indeterminado e queria compartilhar a todos a minha experiência nesses 6 anos de aventuras por Summoners Rift.

Tudo começou lá atrás comigo achando que a Ashe por usar um arco de gelo era um campeão que usava Poder de Habilidade e a Katarina, usava dano físico por possui duas adagas. Como eu era inocente. League of Legends fez grande parte da minha vida, tive jogos legais, jogos chatos, punições e até mesmo brigas e discussões com amigos que não aceitam que Azir é o campeão mais estiloso do jogo, afinal: " - Shurima, seu imperador retornou!", é uma frase de muito impacto.

Infelizmente hoje, dia 3 de março, provavelmente foi minha última partida. Após 6 anos, cheguei ao ponto máximo da frustração que é jogar Lol, se você joga sempre em partidas com amigos, ler o resto é desnecessário. Esse tópico é dedicado a quem joga sozinho e geralmente vai duo com pouca frequência.

Não é de hoje que League of Legends vem se tornando chato, provavelmente o jogo já deve ter acabado para muitos jogadores quando o smite roxo foi removido por conta do competitivo. Afinal, após anos, a conclusão é clara: o competitivo escolhe indiretamente o rumo do jogo. Muitos falam sobre a estatisticas do jogo e que esses dados definem, que são os jogadores do Mestre e Challenger que tomam o rumo, mas ressalto que boa parte (a maior) é composta de jogadores do competitivo. Para nós, jogadores solo, LoL se tornou uma experiência tóxica e desprazerosa de se vivenciar no dia-a-dia. O problema é: o vício não nos deixa sair desse jogo, e a culpa não é somente da produtora, é também do servidor. Como player, me sinto na obrigação de dizer que me sinto decepcionado e frustrado com o rumo que esse jogo vem tomando, apesar de investimentos, há bugs (que nunca me afetaram) que assombram uma galera e a fila ranqueada totalmente tóxica, eu mesmo já me peguei dando rage em vários jogadores, afinal: é uma tendência se vivenciarmos isso todos os dias.

League of Legends entrou na minha rotina de forma inerente e massante, sempre depois do trabalho, quero jogar para aliviar o stress e o que mais encontro é: stress. Apesar do meu atual elo (prata II ou III), eu já tive outras contas aonde estive no Platina e até no Diamante 5 e apesar do elo ser um pouco mais alto, você não escapa da frustração de pegar ragers e afk's e ser punido excessivamente por isso. É tão relutante ver aqueles pontos que você tenta conquistar após 30, 40 ou até mesmo 1 hora de jogo irem embora por conta de um ou dois jogadores que ficam ausentes ou ''tiltam'' por conta de algo e em quase 10 anos de existência, só foi existir um pré-mecanismo (que ainda é falho) nos últimos anos para evitar isso.  LoL se tornou tóxico devido a sua comunidade que cansou de aguardar um posicionamento da empresa, é chato, é tóxico ver campeões extremamente buffados na fila ranqueada que mesmo ficando 0/10 só precisam fechar certos itens para sairem dando quadra kill igual político vendendo voto nas eleições.

Como jogador, por certo tempo cansei e paguei por elojob (no qual já foi punido) para tentar aumentar meu elo, eu tinha frustração e pouco tempo para aprender as mecânicas para subir de elo, após a punição e fiquei desempregado, consegui aprender e usei isso a favor para subir, consegui subir um pouco e novamente arrumei um emprego, quando arrumei um emprego, o pouco tempo que passava no LoL era muito valioso para mim, eu amava jogar, amava até mesmo perder pois conseguia sentir aquela dificuldade, mas com o tempo, se tornou tóxico e cansativo. Ficar o dia todo demitindo funcionário, resolvendo problema de colaboradores e quando chegar no jogo, perder por uma comunidade tóxica na qual eu também já contribui e ocasionalmente contribuo, é normal expressar raiva, é humano. Mesmo bloqueando o chat (/mute all), não resolveu, as ações de tóxica não estão nas palavras, estão na gameplay. Se esforçar ficando 20/0, dar penta kill, organizar o time, e por causa de um erro, um único erro depois de tantos acertos, você perde pdl e se frustra.

LoL é um jogo que trouxe muita felicidae a diversos jogadores, isso é inegável, até trouxe condições de vida a jogadores do competitivo, é uma fonte de rendimento e de vida para muitas pessoas. Mas para outros, a chatisse disso continua dia após dia.

Não quero que a Riot dê atenção aos jogadores de forma exclusiva, dê a todos: jogadores, profissionais, comentaristas, criadores de conteúdo, streamers, entre outros. Quero que a Riot dê atenção necessária e especial as criticas da comunidade, que são o seu maior fruto: são seus clientes e no final: seus jogadores.

Não estou saindo do jogo por conta de uma série de derrotas, por ser solado, por perder ou porque o RP tá caro, estou saindo do jogo porque me frustrei, não sinto aquela sentimento de desafio que antes, não sinto aquela dificuldade de antes, apesar de ser um jogador de low elo, sei que se ficar três meses spammando um campeão, até o final do ano estarei no diamante, pois metade dos jogadores que estão lá, fizeram isso. Quero um jogo, aonde mesmo perdendo, meu esforço seja reconhecido e que eu tenha oportunidade de melhorar os meus erros com novos desafios, quero que um jogo não me traga apenas pontos para me ranquear com outros jogadores, porque eu mesmo sei quando jogo bem, ou quando fiz uma jogada ruim, quem joga isso há muito tempo, reconhece a própria gameplay. Quero acima de tudo: um jogo saudável e divertido, mesmo para aqueles que jogam sozinhos. Apesar de ser um jogo de equipe, nem todos tem disponibilidade, amigos ou facilidade para jogar em equipe, prefirindo jogar randomicamente a solo/duo.

Após 6 anos, entendi uma coisa: apenas jogo LoL por vício, por não ter outro jogo que te prenda tanto como LoL. Mesmo frustrado, cansado e irritado, dou fila e tento jogar. E se o vício for manter a rotatividade desse jogo, apenas ficaremos desnutridos mentalmente e cansados, vício em jogos também é ruim e hoje cansei desse sentimento de vazio após uma partida totalmente frustrante que pra mim, foi o ápice e o gatilho.

A equipe do jogo, agradeço por fornecerem um jogo tão legal que infelizmente declinou em certos aspectos. Espero que leiam isso como uma critica saudável, hoje estou migrando para outro jogo em busca desse sentimento que sentia no começo do game.

Até mais!

8 RESPOSTAS
ToIkien
Aronguejo
Aronguejo

Quando sai o filme?
Enyalios
Arauto
Arauto

Li tudo, concordo com algumas coisas, discordo de outras, mas no geral acho justa essa sua auto-revelação e sinceridade pelo jogo não lhe ser mais tão atrativo, e deixar bem claro que isso é apenas válido para você. Espero que encontre outro hobby/ jogo e que se divirta muito no seu tempo livre!

Cara, você é uma das únicas pessoas que vieram pro fórum reclamar do jogo respeitosamente, GG, parabéns!

Junpei Iori
Tropa
Tropa

Olha, vejo uma pessoa que finalmente concorda com absolutamente tudo o que eu penso. É isso aí, o jogo infelizmente segue o rumo ditado pelo competitivo (só ver as recentes atualizações da Irelia, cujo ult se tornou um Thresh 2.0 e tinha uma mecânica muito interessante). Jogo ainda um pouco além de você, desde o lançamento do Ezreal (quando ele tinha cura no Essence Flux), e vejo o tanto que o jogo melhorou em vários aspectos, mas ao mesmo tempo tem piorado em outros, que se destacam mais do que os positivos.

Lembro de quando o jogo foi "contaminado" pelo vírus do competitivo, quando tudo então passou a ser feito em função dele. Mas aí chegou o Tribunal e, poxa, que negócio mais legal analisar os jogadores tóxicos que nós mesmos denunciamos. Era uma transparência nas punições incrível, e você via que realmente o pessoal estava sendo chutado fora do jogo. Nessa época do Tribunal eu notei mesmo uma redução da toxicidade dos jogadores, foi até feito um artigo lá no global mostrando os números e resultados da implantação dele. Mas aí...sumiu o tribunal, sumiu a transparência nas punições. Até hoje eu recebi só UMA notificação de jogador que denunciei e que foi punido, dentro do jogo. UMA! E olha que eu denuncio por volta de pelo menos um a 2 por partida (olha que horror, queria que fosse nenhum!).

Ao contrário de você, não posso opinar sobre o modo ranqueado, pois não participo e nunca tive interesse em jogar. Se no normal já é essa toxicidade toda, imagino que o ranqueado já se tornou uma área radioativa pior que Chernobyl.

Sempre via o jogo também como uma forma de distração, depois de chegar dos plantões, aulas cansativas e tal, mas ultimamente está sendo mais estressante do que prazeroso jogar, e sair do jogo é complicado pelo motivo da dependência. Ainda bem que eu tenho arrumado outras atividades e passo até semanas sem jogar, e eu fico um pouco no "vai e volta" no jogo, paro uns meses, volto outros e vejo se melhorou um pouco. E eu acho que já está chegando a hora da parada de novo, mas não sei se volto mais porque essa última experiência desses meses foi tenebrosa, sem dúvidas a pior temporada que já estive no jogo...

Dia 23/12 de 2019...Concordo plenamente com você..joguei por metade do seu tempo..aconteceu a mesma coisa comigo...esse jogo te prende por vício e mensagens subliminares. E da para ver toda essa situação frustante..mas tem o reconforto...é saber que não dependemos desse jogo! Parei de jogar também, e quem parar também saiba de uma coisa: Você não está perdendo absolutamente NADA!

Eu também logo vou parar, só estou terminando de usar o Passe. Fui do Diamante 4 para o Diamante 2, uma conquista mas com um stress psicológico sem igual. O fator Sorte está contando muito nas partidas, claro que sua habilidade conta também, mas acho que está menos relevante. É muita gente sem noção. Vou pro ESO, comprei hoje rs.

Eu to indo pro Maple Story rsrsrs também to largando do lol ta mt tóxico e chato

Parabéns pelo Texto, joguei tbm uns 5 anos e  esse mes desencanei,  nós damos nosso tempo e dinheiro para algo que não nos devolve nada por ser desbalanceado e  aberto.  Acredito que devia ser inverso o caminho, Começar com um lvl alto e tentar manter esse lvl seria mais real.