cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Skywinem
Arauto
Arauto

Pq temos tantos "experts" de balanceamento no fórum?

Pq as pessoas desse jogo sempre reclamam de tal campeão? "Ai esse boneco é muito roubado, ai esse item é mt broken" e não usam os mesmos? Se for no fórum na parte de mecânica de jogo, o que mais tem é low elo pedindo nerf em tal campeão pq de acordo com eles é só apertar tal botão e ganhar o jogo. Vcs que fazem esses posts, pq não jogam com o campeão que tanto pedem nerf já que tá tão roubado? Eu já passei por isso de achar que Yasuo era o boneco mais roubado do jogo até o dia que resolvi jogar com ele e fiquei 0/13 e aprendi com isso, ele não é roubado, eu sou ruim e não sei jogar contra e o que eu passei a fazer??? Banir ele em todas minhas partidas, ao invés de vir no fórum ficar pedindo nerf, pq se a anos a Riot não decide nerfar ele, não sou eu, "pro player" do gold 4 que sei mais de balanceamento do que eles né? Eu entendo que alguns campeões realmente tão fortes demais, Yuumi, Lee Sin, Ornn etc... Mas a Riot não vê isso? Só a gente que olha os picks e bans? Acho que não, então é só banir e esperar o nerf que vai chegar, é chato demais isso. Já vi gente pedindo nerf em Ivern, sério, GENTE PEDINDO NERF EM IVERN. As pessoas não sabem perder um jogo e falar "Joguei mal" "O inimigo jogou bem", só sabem falar "Claro,com esse champ ai fica fácil" "Claro, a Riot quer excluir os adcs do jogo, por isso os adcs estão fracos, só por isso que eu perdi". As pessoas não podem perder pra um campeão que vem criar post no fórum, isso não faz sentido. Eu acho que vcs que tanto pedem nerf deviam jogar com o campeão e ganhar várias partidas, ai sim pedir o nerf mostrando que ele é realmente tão roubado como vcs dizem.

19 RESPOSTAS
Azylum
Tropa
Tropa

Na minha opinião lol é extremamente balanceado,não tem um campeão no jogo que não sofra pra alguma coisa. Como lol é um jogo de estratégia você deve aprender o que é forte com e contra. Cada campeão tem suas características e itens que se aplicam melhor em cada situação,não builde sempre a mesma coisa,sempre builde de acordo com o game,lembre-se que vc não está jogando contra seu oponente de rota mas sim contra 5 campeões inimigos. Yasuo é forte? Sim,é forte mas se no seu time tem um yasuo top,kha zix jg e talon mid e o inimigo pega um rammus seu jogo está limitado até os 20~25 min de game. Sem contar a mecânica do player,lol tem tantos detalhes pequenos que fazem uma enorme diferença que quando a gente apanha pra um cara de elo maior ficamos de boca aberta. Gostei do seu ponto de vista e compartilho do mesmo pensamento.
Dizzie
Lenda
Lenda

E tá errado?
Se o boneco está tóxico tem que reclamar mesmo.
Feedback serve pra isso né.

Aqui é um Fórum, ou seja, um espaço para debates, exposição de opiniões, reflexões sobre o jogo.

Claro que vai ter gente falando merda, mas essas serão refutadas por alguém com mais conhecimento.

Isso é aprendizado.

E não é porque o cara da equipe de mecânica e balanceamento do jogo acha "X" que ele é o dono da razão.

Ele não sabe mais que vários players que passam horas por dia jogando e estudando o jogo.

Até porque, como eu já falei, eles se aproveitam do retorno que damos sobre os bonecos, itens, jogabilidade, e até pareamento rankeado para consertar o jogo. 

Colonon
Tropa
Tropa

Isso é um tapa na cara dos low elo kkk
Reclamar de yasuo é clássico. Os caras ficam parado na frente de um boneco que se baseia em AA, e quando bate parado se cura muito, além da barreira, dai morrem e dizem que o champ é roubado, assim como master ou trinda. É só o cara fechar qualquer item de roubo de vida e clicar em cima de alguém e deixar o boneco bater.
Ninguem sabe coordenar um CC+Dano e estourar o Yasuo. Qualquer suporte destroi o yasuo, nautilus e leona são capazes de solarem um yasuo se brincar, o boneco não joga contra CC, mas ninguem sabe explorar isso e diz que o champ é roubado.
Já vi gente escrever pra mim "Rengar abuser", chorei de rir quando vi isso.
Eles não entendem que qualquer champ com 20 kills é roubado.
"Adc ta super nerfado, super fraco" -Jinx nível 10 que tentou solar um Yi nível 14
É exatamente como você disse, reclamam tanto de tal boneco, mas então porque não pickam o boneco e viram challenger.
Eu por exemplo odiava Renekton, sempre tomava uma surra dele, até que resolvi jogar com ele, começei a ganhar algumas lanes, até que tomei uma quinn top, pronto, o boneco me deixou 0/6. Com o tempo fui descobrindo que o Renek por mais roubado que parecia ser, era inutil contra campeões como Quinn, Jayce, Ornn, Teemo ou Gnar, todos esses eram muito chatos de se jogar contra, me fazendo desistir do champ, e então eu aprendi que todos os champs são fortes contra alguns e fracos contra outros, não existe nada que é forte contra tudo.
Dizzie
Lenda
Lenda

"Eu já passei por isso de achar que Yasuo era o boneco mais roubado do jogo até o dia que resolvi jogar com ele e fiquei 0/13 e aprendi com isso, ele não é roubado, eu sou ruim e não sei jogar contra "

Não é porque você é ruim com o boneco que ele não é forte.
Talvez ele seja ruim apenas nas suas mãos ou na composição da sua equipe.
Mas nas mãos de quem sabe jogar e numa composição favorável, ele certamente fará estrago.
Isso serve para todos os bonecos.
Agora se os caras dão outdraft em vocês, por favor, não culpem o boneco.
Só podemos afirmar que um boneco está realmente ruim de se jogar, extremamente fraco, quando ele for inefetivo nas mãos de alguém que o domina numa composição favorável.

@Dizzie Vc não entendeu o que eu quis dizer. Eu achava que Yasuo era só stackar furacão, soltar, ultar e ganhar o game. Sendo que não é assim, ele é um champ muito forte, mas muito difícil de se jogar. Não é qualquer um que pega ele e vira high elo, mas eu achava isso até jogar com ele, ele carrega partidas, faz estrago, SIM, nas mãos de quem sabe jogar como vc disse, então se ele precisa que a pessoa saiba jogar, eu acho que ele é um champ balanceado ao meu ver.

@Skywinem Tem razão. Erro de interpretação meu, peço desculpas.
Draicker
Lenda
Lenda

Eu acho natural as pessoas reclamarem, o fórum serve para as pessoas exporem suas opiniões, mas o problema é quando elas colocam a sua opinião como verdade absoluta, sem embasamento estatístico, dizer q X campeão estar forte só por achismo, por ter ficado forte na sua partida n quer dizer q isso é regra, então é só o cara se informar direitinho, abrir um Br.opgg da vida, ou outro site estatístico q ele vai ver se realmente aquele campeão esta relevante ou não no meta, várias reclamações são sem fundamento algum.
Real Caffrey
Arauto
Arauto

Cara, se a equipe de balanceamento da Riot não entende de balanceamento e introduz alterações mesmo assim, por que os jogadores não têm o direito de reclamar no fórum?

Você vai me dizer que o buff na ultimate de um Master Yi tá dentro dos conformes? Que a Shojin era um item razoável? Que os reworks de Wukong, Garen e Diana não precisavam de nerf? Que o Aphelios e a Senna não foram lançados sem serem testados antes? Que a experiência da jungle ficou horrível? Que campeões simples (Caitlyn, Garen, Miss Fortune) não podem ser tão destrutivos justamente porque são muito fáceis de jogar em comparação com outros (Ezreal, Gangplank, Aphelios)? Qual dessas afirmativas você é capaz de refutar, com o seu vasto conhecimento?

Tem gente, não se engane, que se preocupa mais com o coletivo do que com o individual. Nerf no Master Yi é uma questão de saúde pública. Eu não jogo na jungle, mas não quero um campeão idiota stompando 1v9 nem no meu time, nem no time adversário, afinal, o jogo é 5v5. Certo? Ou errado?

Eu odiava fiora pra mim era um vayne que tinha que da AA no lado certo e pronto ate jogar e ficar 5/12 kkkkk

@Real Caffrey Um buff na ultimate de um Master não taria dentro dos conformes, mas também não seria algo gigante que causaria grande impacto no jogo, já que Master no primeiro CC que toma morre. Todo campeão tem counterplay, nós que não sabemos usar. Senna quando foi lançada eu adorava quando alguém do time inimigo pickava, os caras não faziam a menor ideia de como se jogar e era free win. Aphelios a mesma coisa, Master stompando 1v9? Só no seu lol, qualquer comp com CC countera ele já que é bem papel. E não disse em nenhum momento que tenho esse "Vasto conhecimento" pelo contrário, nós do ferro, prata, ouro não sabemos tanto assim, se não estariamos em elos mais altos. Em qual campeonato que vc viu Master Yi stompando geral só apertando Q? Eu nunca vi, em todas minhas partidas uma coisa eu aprendi, quanto mais fácil de se jogar, mais fácil de counterar. Garen não tem mobilidade, qualquer coisa com range caita ele, Mf não tem escape nenhum cara, nem CC, qualquer boneco com mobilidade mata ela sem dificuldade. Eu por exemplo sou main Diana, o adc que mais gosto de jogar contra sem dúvidas é Mf, pela falta de escape e CC. sem contar que qualquer CC para a ult dela, e sem ult a Mf não é nada. Raramente eu vejo caras do High elo chorando pra campeão, sim eles reclamam que tal campeão tá forte demais, mas falam uma ou 2 vezes e acabou, não ficam chorando e culpando o balanceamento do jogo pela derrota deles. Então nenhum campeão é invencível, nós que não sabemos jogar contra.

@Real Caffrey master yi é um dos bonecos mais inúteis do jogo, basta seu time não dar 10 kills pra ele que ele não vai fazer 1v5... porque ele é um boneco que fica muito forte quando pega muitas kills, mas se isso não acontecer ele não vai ficar forte
Guarasui
Aronguejo
Aronguejo

Sinceramente, acho que o lol envolve muitos fatores: Desde a habilidade do jogador até coisas mais básicas como dar TAB e olhar a vantagem do inimigo. tem 3v2 que não se ganha, tem 1v4 que se ganha. As coisinhas mais pequenas não são percebidas pelos jogadores mais ruins, raramente algum deles vai saber fazer uma análise de matchup precisa, adaptar a build ao jogo, até saber orientar um time ou se posicionar na team fight. Daí o inimigo picka algo que tenha vantagem contra alguma fraqueza deles (Yasuo é um campeão bem completo; cc, dash, ult com deslocamento instantâneo) e eles acham que é o champ que é quebrado, porém como você disse, o Yaço não foge do combo de uma Zyra que acerta o cc.
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

O erro que mais vejo da comunidade do jogo é achar que a equipe de balanceamento são um bando de robôs.
Falam como se não fossem pessoas, como se eles não pudessem cometer erros como qualquer ser humano. Nossa cara, da uma raiva ver a comunidade tratando eles como **cogumelo do Teemo**, sendo que sem eles era de certeza que o jogo seria muito pior. Mas os caras reconhecem os erros que cometem, eles admitem quando fazem besteira e se esforçam pra remediar isso depois.

O ponto é que, eles conhecem a teoria por trás disso melhor que muita gente. Eles são profissionais.

E vai por mim, se fosse pra escutar só o que jogador diz, achando que balancear é só mexer numero de personagem e aumentar e diminuir dano achando que é o Mestre do Balanceamento do jogo, o jogo seria MUITO pior do que é. Pessoas que menosprezam a complexidade do balanceamento de um jogo com mais de 150 personagens, centenas de itens, dezenas de runas, e as Milhões de combinações possíveis entre esses 3.

E é por isso que eu normalmente defendo a equipe de balanceamento nos posts que geral mete o pau neles, e acabo tendo que sofrer com isso pq eu não concordo com a massa dos jogadores que reclamam, e sou tratado como "puxa-saco" da Riot. Eu sei o que os caras passam e acompanho o trabalho deles. Céus, eu estudo game design também.

Mas é OBVIO que eles tbm não são os donos da razão. Como eu disse antes, eles erram e eu reconheço isso e é normal o pessoal dar feedback.
O ponto é que esse "feedback" é normalmente gente falando "Equipe de balanceamento é **cogumelo do Teemo**", "Os responsáveis devem ser um monte de primatas", "Pessoal de balanceamento não tem cérebro."

O ponto é, os jogadores não sabem tanto quanto acham que sabem. Eu aprendi que é sempre importante escutar a opinião dos jogadores... até certo ponto. Você não pode seguir a risca o que jogadores falam, pq eles são jogadores, não GAME DESIGNERS. Eles não são profissionais e não conhecem teoria de desenvolvimento de jogos e balanceamento. Opinião de jogador deve servir como conselho e uma base, mas não como uma ordem.

Eu tbm acho q o balanceamento deixa a desejar, mas como o amigo acima falou, são seres humanos, que cometem erros tbm e q tem um trabalhão pra tentar balancear mais de 145 campeões q tem itens, runas, tudo diferentes e ainda tem q balancear para vários níveis diferentes de habilidade, como os jogadores normais, habilidosos, elite e profissional. Então eu creio q o jogo nunca será balanceado 100%, eu acho q eles fazem oq podem.

@Gemada de TaricVocê fala como se o League of Legends fosse tão complexo quanto o DotA 2. Não é. LoL tem configuração de jogo mobile. O número de itens no jogo é tão pequeno que você  tem que fazer a mesma build praticamente toda partida. A equipe de mecânica & balanceamento da Riot Games é tão "boa" que até os jogadores high elo tiram sarro das insanidades cometidas a cada patch. E alguns técnicos e analistas de times profissionais chegam a ter suas dúvidas quanto a algumas decisões de mudanças no jogo. Pois eles fazem muita coisa sem sentido, isto é fato. E não, meu amigo, um funcionário da Riot não tem mais noção de jogo do que os players que passam horas por dia todos os dias jogando isso. Claro que muita gente vai falar besteira por não saber analisa direito a situação. Porém, como exemplo, até um Bronze consegue perceber que o Aphelios está broken. E a maravilhosa equipe de balanceamento fica segurando nerf, mas nerfa bonecos irrelevantes para o meta e buffa bonecos que já são naturalmente fortes como a Nidalee. Sabe por quê? Porque eles querem deixar o bonequinho forte para que ele apareça em campeonatos e vendam as skins dele. Creio que não seja difícil de compreender isso. É uma estratégia de marketing bem óbvia porém que faz um grande estrago na experiência de jogo da comunidade. Cometer erro é uma coisa, ser ignorante é outra e passível de crítica.

@Dizzie

É exatamente esse tipo de opinião de subestimar a complexidade do jogo que faz com que jogadores não sejam aptos para balancear o jogo.
Jogar o jogo não significa que você sabe balancea-lo. Sim, conhecer o ambiente do jogo e o meta é parte do requisito para balancear o jogo, mas balanceamento não se resume em somente conhecimento e experiencia, mas também em design e metodologia, coisa que jogadores normalmente (quase nunca mesmo) não entendem ou possuem conhecimento sobre. O número de fatores, combinações, técnicas e habilidades de jogadores tornam MOBA's em geral jogos extremamente complexos e complicados para se balancear, não importa se um é mais fácil que o outro.

Eu mesmo, estou desenvolvendo um jogo, e o meu orientador me disse exatamente o seguinte: "É bom receber feedback, mas lembra que o jogo é seu e VOCÊ é o designer. Tu tem noção de desenvolvimento que eles não tem. Tenha a opinião como uma referencia, mas saiba até onde pode ser benéfico pro seu jogo, pois o jogador nem sempre sabe o que é bom pro jogo.".
Jogadores tem medo de mudanças e muitas vezes não sabem o que é melhor pra eles. Eu li um trecho de um artigo sobre jogos na net que acho interessante colocar aqui, e vou traduzir para caso alguem não entenda inglês:

"Existe uma fala de Henrison Ford durante a época do inicio do comercio de automóveis que diz: “Se eu tivesse perguntado o que as pessoas queriam, eles iriam dizer que queriam cavalos mais rapidos.” Pessoas geralmente tem medo da mudança. Novas ideias sempre tem um pouco de negação dos fãs – Me deixa preucupado se esse ambiente de feedback de fãs não acabaimpedindo um jogo AAA de chegar ao seu verdadeiro potencial .

Fonte: https://www.vg247.com/2019/07/12/game-developers-time-stop-listening-fans/

Raramente vi nerfarem champs irrelevantes para o meta ou buffar champs que não precisam, pois normalmente as patch notes condizem com os dados estatisticos que podem ser encontrados no OP.GG: Champs populares e com win-rate alta sendo nerfados, champs com popularidade Ok e taxa de win-rate muito negativa sendo buffados, etc...
Eu realmente admiro muito o trabalho da equipe de balanceamento da Riot, e admiro demais o jeito como eles são transparentes e conversam e comentam com os jogadores sobre certas mudanças no jogo. Acho que todos os jogadores deveriam ler Gameplay Thoughts que são postados semanalmente e acompanhar os rioters de balanceamento no TT e reddits.
A maioria das empresas simplesmente lança as mudanças do nada, e atualizam o jogo sem transparencia alguma. O pessoal deveria ser mais grato de como Rioters interagem com a player-base com muito mais frequencia que outros desenvolvedores.

Eu acabo tomando mt critica por pensar com uma opinião diferente da player-base e pensar pelo lado da empresa. Mas bom, esse é meu ponto de vista. Reconheço os erros da empresa, mas ainda gosto de ter fé no que ela faz. Então eu gosto de trazer um pensamento diferente da massa aqui no fórum pra discutir um pouco com a galera :V

Durotan500
Aronguejo
Aronguejo

a equipe de balanceamento da riot é extremamente competente, só acho a filosofia deles errada de que todo champion tenha o mesmo impacto de jogo.

@Durotan

Eu acho mais do que certo eles desejarem todos campeões com o mesmo impacto no jogo, ou vc acharia justo seu inimigo ter mais chances de ganhar um game só por causa do pick?

@Durotan500 FILOSOFIA COMUNISTA, ELES SÃO COMUNISTAS CARA