cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Primeiras Impressões - Aphelios

Fala galera, geralmente quando temos um Campeão novo eu sempre trago um Primeiras Impressões normal pra passar pra vocês um pouco do que eu achei do novo lançamento, mas Aphelios não é qualquer Campeão... Eu realmente não tenho muito como prever o que vai acontecer com ele porque ele é um Campeão bem diferente de tudo o que já foi lançado apesar de mecanicamente ser bem simples. Portanto como a maior parte das minhas previsões aqui vão ser meio "aposta", eu decidi dar uma leve mudada no formato e trazer primeiro um pouco de como ele funciona e um guia dos principais combos, e só no final trazer o que eu realmente achei dele.

IDEIA E CONCEITO BÁSICO

Se você ainda não leu esse Manual do Kit do Aphelios, eu recomendo fortemente que leia bastante até entender tudinho antes de voltar aqui. Mas basicamente a jogabilidade do Aphelios gira em torno de ter uma arma primária e uma arma secundária, e suas habilidades mudam de acordo com a sua arma primária e também de acordo com a sua arma secundária, ou seja, você tem que pensar um pouco a frente pra saber qual combinação de armas vai ser melhor para cada situação e se preparar pra isso administrando a sua munição e forçando lutas nos seus momentos favoráveis.

As armas do Aphelios são:

Calibrum - Arma focada em poke e dano a longa distância.

Severum - Arma focada em sustento e sobrevivência.

Gravitum - Arma focada em controle de grupo e utilidade.

Infernum - Arma focada em dano em área e limpeza de tropas.

Crescendum - Arma focada em duelos a curta distância e zoneamento.

MELHORES COMBOS

ALERTA DE TEXTO: Mesmo tentando explicar só os combos principais, acabou ficando bastaaante texto, então abra o spoiler só se estiver interessado em ver os combos mesmo.

Spoiler

Calibrum Q > AA > W > Gravitum Q: É um combo bacana de poke e de pick-off a longa distância, o alcance do da Calibrum é bem grande, então se você é bom de acertar os W da Kai'Sa vai ter facilidade em acertar isso aqui. Com esse combo você consegue acertar o oponente bem de longe e já logo em seguida aplicar um enraízamento pra garantir o controle de grupo e um dano extra. Enquanto estiver recebendo um gank é interessante esperar um pouco antes de aplicar o Q do Gravitum porque aí você garante que o oponente receba toda a lentidão antes de tomar outro controle de grupo.

Severum Q > W > AA > Infernum Q: Possivelmente o principal combo de dano em área dele, o Q da Severum com a Infernum como secundária vira praticamente uma mini-ult da MF, logo em seguida trocando de arma pra ganhar o ataque em área da Infernum e já dar um ataque básico seguido de um Q da Infernum para mais dano em área ainda, que vai finalizar com um ataque da Severum em todo mundo que foi atingido por esse Q, que de quebra vai dar uma curinha.

Severum Q > W > AA > Crescendum Q > AA até a morte: O Q da Severum tem uma sinergia muito especial com a Crescendum como secundária porque cada ataque vai gerar um bumerangue extra que naturalmente vai aumentar o seu DPS quando você trocar para a Crescendum. Depois que acabar já troca pra a Crescendum pra dar um ataque básica e já imediatamente usar o Q da Crescendum pra posicionar uma torrezinha de Severum que além de completar o seu DPS vai te curar por cada ataque básica que ela der. A partir daí basta você tentar ficar o mais próximo possível do seu oponente pra aumentar a velocidade do ataque que você ganha devido a menor distância que o bumerangue tem que percorrer e pronto, já está apto ara competir o X1 contra os melhores duelistas do jogo.

Gravitum R > Gravitum Q: Nem sei se dá pra dizer que é um combo, essa aqui é a combinação mais básica e simples dele, basta acertar a ult com Gravitum no máximo de alvos possíves que vai dar uma lentidão de 99% em todos e depois de um tempinho (recomendo dar uma esperadinha pra poder aproveitar bem a lentidão) e depois usar o Q da Gravitum pra enraizar todo mundo. Isso pode ser uma ótima ferramenta de iniciação a distância ou de follow-up pro seu time dependendo da situação e também da arma secundária.

Calibrum Q > AA > W > Crescendum Q > AA até a morte: Esse combo é similar ao combo da Severum, mas ao invés de se focar no sustento e dano prolongado, vai ter mais alcance e burst. O grande "tcham" desse combo é que apesar de começar com apenas um bumerangue quando trocar pra Crescendum, é que quando você jogar sua torrezinha de Calibrum ela irá ativar a passiva da Calibrum a cada ataque dela, o que significa que você terá o dano de ambas as passivas (Calibrum e Crescendum) a cada ataque.

Gravitum AA > Q > AA > W > Crescendum Q > AA até a morte: Esse é um combo de chase bem forte pra usar em trocas que você sabe que vai ganhar e não quer deixar o oponente escapar (principalmente se ele está sem flash). O combo basicão de AA > Q da Gravitum já garante um enraizamento no seu alvo, depois disso se você trocar para a Crescendum você consegue jogar uma torrezinha com a Gravitum que basicamente se transforma em uma área de lentidão para o seu oponente (aliás essa área de lentidão você pode usar de forma defensiva também) enquanto termina de finalizar com os ataques da Crescendum em curto distância (afinal com tanta lentidão fica mais fácil chegar perto do seu oponente).

Infernum com qualquer coisa: Na minha opinião é a melhor arma dele, qualquer combinação com essa arma fica boa pelo potencial que ela tem de aplicar os efeitos das armas secundárias em mais de um alvo. Com a Crescendum você consegue vários clones do bumerangue, com a Calibrum você consegue ativar várias marcas e aumentar o burst em um alvo único, com a Gravitum você consegue ativar o controle de grupo em vários alvos... Geralmente é a arma que você vai querer manter o máximo possível.

Novo Projeto (6).jpg

ITENS

Por mais que o Aphelios tenha muitas ferramentas e estilos de jogo diferente dependendo das armas, a itemização dele é bem básica e não tem muito espaço pra variação, é essencialmente uma build de ADC de Acerto Crítico normal. Muita gente tem gostado bastante de começar com Colhedor de Essência nele que é muito bom por causa da CDR e do sustento de mana que ajuda ele no padrão de ficar spammando os Q com as trocas de armas. Mas o item mais essêncial dele é o Furacão de Runan, fazia tempo que a Riot não lançava o um Campeão com tanta sinergia com esse item, e no caso do Aphelios ele acaba sendo incrível em quase todas as armas já que os dardos do Runan aplicam os efeitos de contato de todas as armas dele com exceção da Crescendum, o que dá pra ele bem mais presença nas lutas. Fora isso é o padrãozão de Gume do Infinito, Grevas do Berserker, Dançarina Fantasma (ele precisa de toda ajuda defensiva possível) e um item defensivo situacional, mas geralmente Sedenta por Sangue tem sido o mais curtido por causa do escudo gigante que você consegue juntando ela, Cura Excessiva e a passiva de Severum. Eu também vi algumas pessoas começando de Chuva de Canivetes pra dar um pouco a mais de agilidade nas lutas em equipe.

FRAQUEZAS

Apesar de ter tantas armas, Aphelios não tem a mais importante para um atirador hoje em dia, uma mecânica defensiva confiável. Não ter uma habilidade com mobilidade ou algum botão de invencibilidade momentânea faz com que ele seja extremamente vulnerável a engages inimigos e pick-offs no geral, e o alcance médio dele faz com que ele constantemente tenha que se expor um pouco demais nas lutas. A ultimate dele geralmente o ajuda a lidar um pouco isso por causa do alcance alto, mas ainda assim depende muito de qual arma está equipada pra você poder realmente ser influente nas lutas sem se expor tanto que é outro dos defeitos dele, ele não consegue controlar tão bem qual arma ele vai ter em cada momento, e se os oponente se ligarem vão sempre abusar disso pra forçar trocas e lutas em momentos desfavoráveis pra ele e quando ele não tem as ferramentas certas para lidar com a sua ameaça.

MINHAS IMPRESSÕES

Sinceramente achei que ele vai ser um Campeão muito nicho quase num nível Ivern, muitos jogadores vão se afastar logo nas primeiras partidas que derem errado por conta desse estigma de "Campeão sultra difícil" que ele já ganhou, e ao mesmo tempo eu acho que ele tem umas fraquezas muito claras e fáceis de abusar pros jogadores profissionais assim como um Kayn ou uma Evelynn e por isso eu também acho que ele não vai ser muito presente no competitivo por muito tempo. O mais engraçado disso tudo é que apesar de parecer ele não é tão difícil assim mecanicamente e até estrategicamente, ele basicamente só tem 2 skills pra se preocupar em usar e a mecânica de troca de arma que também não muda tanto o estilo de jogo como uma Nidalee ou uma Elise que se transformam de Mago pra Assassino, mesmo com todas as peculiaridades de cada arma, ele ainda continua sendo um ADC básico como qualquer outro independente da arma. O lance é que uma das mecânicas dele é absurdamente difícil de controlar que é a rotação das armas e o controle da munição, em alguns momentos você realmente sente como se armas estivessem caindo do céu de um modo que parece até aleatório.

Os jogadores mais tryhard de Aphelios vão tentar sempre decorar a ordem das armas e ficar trocando as armas pra gastar as que eles não querem e tentar manter sempre as mais apropriadas pra cada jogo e situação, mas ainda assim tem a questão da munição que acaba e troca a arma, e como ele é um Atirador, querendo ou não ele vai ter que ficar dando ataques básicos pra poder funcionar, por mais que ele queira guardar uma arma específica para uma determinada situação. E ainda tem outro fator importante que é que por mais que você tenha uma noção de mapa incrível e uma excelente capacidade de prever situações e jogadas, você não consegue controlar as ações dos outros jogadores, então mesmo que você esteja fazendo um bom trabalho em administrar as armas, sempre vai ter algo que vai sair do controle quando algum aliado ou oponente forçar um confronto que você não esperava, e aí lá se vai todo o esforço que você teve pra preparar a combinação certa...

Enfim, acho que por mais que ele pareça difícil por ter uma mecânica específica bem complexa e diferente, ele ainda é bem simples e intuitivo no que ele faz no jogo, e no geral acho que pra grande maioria a experiência de jogar com ele vai ser tipo "Vou ter que me virar com o que vier e Deus no comando!" haha. Pior que analisando a temárica dele, talvez essa seja a intenção mesmo, passar a ideia de que você é um assassino fanático religioso que toma veneno pra falar com a irmã que está no plano espiritual e que acha que tudo que cai na sua frente foi precisamente calculado por alguma divindade e devidamente colocado porque é o que você vai precisar naquele momento...

Tags (1)
23 RESPOSTAS
Durnnon
Lenda
Lenda

só aceito o primeiras impressoes do pato papão

haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Durnnon
Lenda
Lenda

verdadeira primeiras impressões

@Drill Barnacle já não era para tu está de ferias na nova zelandia ?

@Durnnon  escreveu:
@Drill Barnacle já não era para tu está de ferias na nova zelandia ?

Eu falei naquele tópico, eu não vou tirar férias agora kkkkkkkk 

Aquelas eram só as mensagens do Meddler

SINCERAMENTE, NÃO GSOTEI ... sim, joguei no PBE ou ATP e não gostei do estilo de jogo desse campeão.
... é muito complicado , cheio de detalhes que e´o tal arco de apreendizado, CANSATIVA pra alguem q vai querer jogar e tera que dedicar.
... pra se frustrar logo em seguinda, nas proximas atualização aonde irão NERFAR o campeão tornando-o INUTIL
... ou se BUFAREM, vai ser o totalmente banido no jogo porq esta DESBALANCEADo e FEDADO
... SIMPLESMENTE nos meus próximos jogos, será pra mim e amigos, o campão MAIS BANIDO do jogo.

outra ... APHELIOS é um campeão criado para o CAMPETITIVO ... nada mais

@Jhun Cezark  escreveu:

outra ... APHELIOS é um campeão criado para o CAMPETITIVO ... nada mais

Discordo bastante disso, nenhum ADC sem escape ou alguma habilidade muito defensiva consegue sobreviver no competitivo porque é muito fácil de neutralizar, só ver o exemplo da Jinx ou do Kog. Em alguns casos se o Campeão tem muito controle de grupo, alcance e utilidade ele consegue encontrar algum espaço como é o caso de Ashe, Jhin ou Varus, mas acho que esse não será o caso do Aphelior porque o alcance e a utilidade dele é dependente de uma arma específica que sai fácil dependendo de como ele precisa gastar a munição.

Draicker
Lenda
Lenda

Minha primeira impressão do Aphelios é q eu não quero jogar com ele '-'
kinda gay
Arauto
Arauto

Como diria o Takeshi Kovacs:
"Nós somos emissários e pegamos o que é oferecido."

na real vou tentar fazer ele suporte

... entao DRILL BARNACLE

SerSemNome
Aronguejo
Aronguejo

Sei lá , achei difícil, essa mecânica de cada arma ser diferente as vezes buga tua cabeça, outro adc com muito dano, aquelas shirikens tu for de longe é comum mas se tu bater colado é a coisa mais Op do jogo, pena que só tem 50 tiros, sem mobilidade e um cc nem um pouco confiável,mas prefiro discutir depois dos nerfs.
1LICH1
Barão
Barão

Ele vai ser masterizado apenas por quem treinar mesmo, mas como vão vir forte para depois nerfar a pessoa pode pegar maestria no começo apenas pelo campeão ser forte. Mas vamos ver como vai ser.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
KaroIina
Dragão
Dragão

Depois perguntam porque eu jogo de Lulu, olha esse campeão, tem que estudar física quântica pra jogar com ele

Basicamente é assim ... olha a barrinha dele ... significa que ele vai trocar de arma quando ela acabar ... é hora de pular nele, pois o estilo de jogar irá mudar. Se for os de range ou o de gravidade, ele ficará mais fraco.

Pode cair em cima que ele não dá conta.

@Jhun Cezark  escreveu:

... entao DRILL BARNACLE

em contrapartida geral vai querer o Sett, unica "dificuldade" fora ser facil de caitar como todo colosso, é acertar o shield do W

@SerSemNome  escreveu:
Sei lá , achei difícil, essa mecânica de cada arma ser diferente as vezes buga tua cabeça, outro adc com muito dano, aquelas shirikens tu for de longe é comum mas se tu bater colado é a coisa mais Op do jogo, pena que só tem 50 tiros, sem mobilidade e um cc nem um pouco confiável,mas prefiro discutir depois dos nerfs.

Sim, no momento eu também to preferindo julgar melhor depois dos primeiros buffs ou nerfs, eu to achando que ele tá com alguns números bem altos e por ninguém saber jogar contra ele tá se saindo muito bem. 

@Jhun Cezark  escreveu:

... entao DRILL BARNACLE

No momento eu to achando que ele vai ser tipo um Kayn só que menos popular. Vai aparecer no competitivo uma vez na vida e outra na morte só como pocket pick mesmo e fora isso vai ser um Campeão que só os mains mesmo vão jogar.

kinda gay
Arauto
Arauto

A função desse champ é só coletar dados para o jogo de Fps da Rito, assim como o Sett para o jogo de luta. Por isdo saiu tantos champs seguidos.