cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Primeiras Impressões - Pyke

Fala galera. to começando aqui um post das minhas primeiras impressões do Pyke e do pouco que eu consegui aprender dele nesses poucos dias que joguei com ele.

FUNÇÃO E ESTRATÉGIA DE JOGO

Primeiramente eu gostaria de reforçar que o Pyke é vendido como um suporte assassino, mas acho que ele funciona mais como um "suporte executor". Ele não é exatamente um suporte iniciador por conta de ser muito frágil, mas ao mesmo tempo ele tem um burst meio lento pra ser um assassino completo, além de depender um pouco mais de que as vítimas dele tenham sofrido um bom dano pra poder abusar da execução dele.

O foco dele no começo do jogo é se aproveitar da pressão de abate que ele tem para pressionar a botlane inimiga e conseguir um efeito bola de neve com o seu ADC. Além disso Pyke pode abusar muito do seu kit pra dar roaming já que você pode usar sua camuflagem pra desviar de sentinelas e você tem controle de grupo e dano o suficiente pra garantir um abate pro seu time. 

No meio do jogo o Pyke se sobressai muito nos pick-offs, graças a sua camuflagem ele consegue fazer um bom trabalho de exploração no território inimigo e preparar bons abates pro seu time, apesar de que dependendo do seu estado você pode abater um carry inimigo sozinho. Outro ponto onde ele se destaca é nas pequenas lutas isoladas (skirmishes) por conta da suas habilidades que causam um pequeno dano em área e por conta do reset da sua ultimate que as vezes é o suficiente pra te fazer ganhar uma luta em desventagem.

No final do jogo ele perde bastante em função, você não tem boas ferramentas pra proteger os seus carregadores mas também não é resistente o suficiente pra fazer boas iniciações, mas ao mesmo tempo seu dano é muito telegrafado (e não escala muito bem com os itens) o que faz com que seja muito fácil pros carregadores inimigos evitarem esse dano em uma luta em equipe. Nesse estágio do jogo você fica muito dependente do seu time causar um bom dano no time inimigo pra que você possa entrar usando uma boa ultimate pra se aproveitar dos resets.

ITEMIZAÇÃO E RUNAS

Por mais que ele seja incentivado a construir itens de Penetração de Armadura e Letalidade, na prática acaba sendo mais confiável fazer itens de resistência (já que você transforma Vida em AD mesmo) construindo itens mais híbridos e que possam te trazer alguma forma de utilidade, inclusive Placa Gargolítica consegue aumentar bastante o dano da sua execução, então acho que as itemizações focadas em dano bruto são melhores pra jogos em que você está stompando. O item inicial mais utilizado tem sido Escudo Relicário que te dá status de AD extra por conta da conversão e um bom sustento na rota, mas muitos jogadores estão começando a começar de Moeda Antiga, e pessoalmente eu tenho achado muito bom porque te ajuda a acumular ouro bem mais rápido.

Foco em explosão de dano

Foco em utilidade pro time

Runas tem sido mais ou menos a mesma coisa, por mais que Eletrocutar pareça uma escolha óbvia pra ele por conta da pressão de abate que ela traz, muitos jogadores estão começando a usar Pós-Choque que te ajuda a ter a resistência extra que você precisa pra sobreviver aos confrontos ou sair deles sem tomar muito dano. Pessoalmente eu acho que depende de como você quer atuar no jogo, se você está jogando pra dar snowball na faze de rotas e e pressionar o mapa com roaming, Eletrocutar é melhor, mas caso você queira atuar mais como um executor e jogar em cima de Lutas de Equipe, Pós Choque acaba sendo melhor.

Foco em pressão de abate

Foco em lutas de equipe

MECÂNICAS

Eu não identifiquei tantas mecânicas que você pode abusar dele mas achei que todo o combo dele acaba sendo muito satisfatório, e os efeitos sonoros só tornam tudo mais emocionante (principalmente o pentakill, aquela musiquinha é maravilhosa).

• W > E > AA > Q > R: Achei que o combo mais fluido dele por enquanto é chegar camuflado, usar o E, se movimentar pra ficar atrás do seu inimigo, dar um ataque básico e assim que sair a animação usar o Q, o dano sai quase tod junto e o burst fica muito rápido, caso o alvo sobreviva dá pra sair finalizar com a Ultimate.

• Q + E: O Q dele tem uma animação um pouco demorada e você pode cancelar essa animação usando o seu E. Esse combo é bom pra quando você estiver "duelando" com o inimigo, as animações canceladas vão fazer o combo sair mais rápido, e como o seu Q vai ter aplicado lentidão no inimigo ele vai ter dificuldades pra desviar do atordoar.

• Q + F: Você também pode utilizar o Flash durante a conjuração do Q não carregado, isso é bom pra situações onde você quer o Q garantido e assim você pode usar essa mecânica pra dar um Q sem possibilidade de desvio no seu inimigo. Com o Q carregado você não consegue usar durante a animação, mas você pode usar durante a conjuração do Q pra poder dar um puxão surpresa a lá Blitzcrank, e caso você use durante a animação, o seu Flash vai sair assim que a nimação for completada o que pode ser útil caso você queira jogar o seu inimigo pra trás de você.

SINERGIA E COUNTERS

Por conta de ter bastante dano e controle de grupo respeitável, Pyke dá muito certo com atiradores que tem bastante dano no começo do jogo e que possam dar prosseguimento a sua corrente de controles de grupo.

-:champion22: Draven: Provavelmente o melhor amigo do Pyke, além da ultimate do Pyke contribuir para a passiva do Draven, o dano inicial do Draven é o suficiente pra finalizar qualquer um que for fisgado por Pyke.

-:champion46: Jhin: Outro que tem muito dano explosivo o suficiente pra finalizar um alvo pego por Pyke, mas Jhin ainda tem a vantagem de contribuir com o dano de bem longe sem precisar se expor muito enquanto que Pyke explode os alvos.

-:champion70: Miss Fortune: Além de toda a pressão natural que MF pode por nos alvos que se escondem atrás das tropas pra não tomarem o puxão do Pyke, bom atordoar é o suficiente pra MF encaixar uma boa ultimate, e caso haja algum sobrevivente, a ultimate do Pyke é o suficiente pra finaliza-lo.

Por ser um assassino, Pyke passa mal bocados enfrentando tanques muito parrudos que ignoram a sua pressão de abate e que podem negar o seu engajamento enquanto viram de volta com bastante controle de grupo.

-:champion73: Morgana: Provavelmente o maior counter até o momento, o Escudo Negro da Morgana consegue negar o controle de grup do Q, do E e até mesmo a execução da ultimate do Pyke, não tem muito mais o que falar.

-:champion105: Tahm Kench: Qualquer alvo em que o Pyke tentar iniciar vai ser prontamente salvo por Tahm Kench, e até mesmo sua execução pode ser negada caso TK devore o alvo do jeito certo, e tentar causar dano em um dos suportes mais resistentes do jogo não é lá uma boa ideia.

-:champion61: Leona: Leona basicamente não toma dano com o seu W ativado, e todo o dano e controle de grupo que o seu all-in proporciona é o suficiente para dizimar qualquer Pyke ingênuo o suficiente para dar as caras contra ela.

E assim eu encerro minhas Primeiras Impressões, deixem nos comentários o que vocês tem achado do Pyke, da função dele, do desempenho dele, da itemização, das runas, das mecânicas e dos match-ups dele. Até mais o/

16 RESPOSTAS

Muito bom post.
O que percebi é que o kit do Pyke é meio pra snowbalar o bot e ajudar o jg/mid a dar pickoff. Deve ser bem dificil de encaixar quando se fica pra trás, só torcer pra conseguir pegar uns resets nas tf, o peel que dá é pouco e os CC's dele(apesar de ótimos) deixam ele muito exposto, então ele fica meio 8/80
OldJester
Aronguejo
Aronguejo

A impressão que eu tenho é que o Pyke é extremamente frágil quando comparado com seus pares, e dano consideravelmente menor que os outros assassinos, o que reduz sua função a ser um blitzcrank piorado e executor.

TuGGa BR
Tropa
Tropa

A impressão que tive, é que finalmente a Riot acordou e está produzindo suportes de dano como há em outros jogos, onde a função do suporte é somente dar dano em área/assassinar um alvo.
Tanto que Brand Suporte por exemplo, é muito utilizado pelo seu dano em área, mesmo não sendo suporte.
Cyber Uga
Aronguejo
Aronguejo

pyke juntou o melhor de varios campeões e bateram no liquidificador e virou essa maravilha que chamam de suporte, adorei ja sou main! tava com 1000 de ea só esperando liberar suahusah, quando lançou comprei e creio que fui o primeiro do server br a jogar com ele hehe.
Raw Tomato
Arauto
Arauto

Melhor. Champ. Ever!

"Quem pode me ofender? Só um tipo de pessoa, aquela que diz uma coisa com a qual eu concordo."
- Leandro Karnal
Enyalios
Arauto
Arauto

Achei quase a mesma coisa que você, mas adiciono as seguintes coisas: ele é muito funcional na jungle, e acho que ele é 60% Jungle, 40% suporte. A passiva dele proporciona sustain (consegui fazer as galinhas como segundo campo, usando o E, e depois que elas juntam um tapcast no Q para clear em area) e além disso é um bom indicativo de visão inimiga proxima, já que sua recuperação depende apenas de estar "oculto" dos adversários. Tem um gank bom já no  lvl 2, e apesar do controle de objetivos além do Aronguejo ser "meh", compensa o snowball que ele pode impor nas lanes com o recurso adicional distribuido pela ultimate.

As escolhas de runas são bem o que você disse, mas na jungle é mais viavel ele fazer Determinação como está na sua imagem, mas as secundárias variando de acordo com a partida. Por sinal, na jungle tive as seguintes impressões com das secundárias:

• Precisao - Triunfo + Dliacerar: a primeira tem sinergia com sua ultimate, aumentando a chance de sobrevivencia em entradas bem sucedidas e facilitando as sequencias de resets quando bem aplicada. Dilacerar acaba sendo uma boa escolha já que o Pyke não recebe Vida adicional. Por sinal os status da combinação, vida adicional+velocidade de ataque, ajudam muito o Pyke nas limpezas. Porém, apesar de muita sinergia e eficiencia com estas duas, de resto não oferece nada que seja realmente impactante.
  • Dominação - Provavelmente a página que mais tem elementos beneficos para ele, acho que todas são boas e viaveis de acordo com o jogo bem como estilo de cada um. Apenas Caça Ardilosa (diminuição de recarga de itens ativos) não é tão boa, já que Pyke não constroi nem é dependente de muitos itens ativos, mas tem seu espaço.
  • Feitiçaria - Orbe Anulador é uma escolha interessante contra prioridades ou composições de dano mágico. Manto de Nimbus... ainda desconheço como são as interações mais profundamente, mas teoricamente é boa, já que fica mais dificil para advsersários sairem andando do alcance de possíveis resets da Ultimate. Tirando essas, apenas Caminhar Sobre as Aguas é realmente promissora. Provavelmente a pior página para o Pyke.
  • Inspiração - Sincronia Perfeita faz jus ao nome, já que Anjo Guardião é basicamente mandatorio. Mercado do Futuro nunca é uma escolha errada, e a ultima linha (Perspicacia Cosmica, Velocidade de Aproximação e Tonico de Distorção do Tempo) oferecem possibilidades interessantes, mesmo que de forma situacional.

Então na minha opinião, ao menos em termos de jungle, e levando em conta eficienca e versatilidade, eu diria o seguinte: Determinação é Primária por questões praticas, mas Dominação é uma possibilidade em certos matchups. Nas secundárias em termos de versatilidade, eficiencia e sinergias com o kit, ficaria com a seguinte lista: Feitiçaria<Precisão/Inspiração<Dominação.

@Enyalios@  escreveu:

Achei quase a mesma coisa que você, mas adiciono as seguintes coisas: ele é muito funcional na jungle, e acho que ele é 60% Jungle, 40% suporte. A passiva dele proporciona sustain (consegui fazer as galinhas como segundo campo, usando o E, e depois que elas juntam um tapcast no Q para clear em area) e além disso é um bom indicativo de visão inimiga proxima, já que sua recuperação depende apenas de estar "oculto" dos adversários. Tem um gank bom já no  lvl 2, e apesar do controle de objetivos além do Aronguejo ser "meh", compensa o snowball que ele pode impor nas lanes com o recurso adicional distribuido pela ultimate.

As escolhas de runas são bem o que você disse, mas na jungle é mais viavel ele fazer Determinação como está na sua imagem, mas as secundárias variando de acordo com a partida. Por sinal, na jungle tive as seguintes impressões com das secundárias:

• Precisao - Triunfo + Dliacerar: a primeira tem sinergia com sua ultimate, aumentando a chance de sobrevivencia em entradas bem sucedidas e facilitando as sequencias de resets quando bem aplicada. Dilacerar acaba sendo uma boa escolha já que o Pyke não recebe Vida adicional. Por sinal os status da combinação, vida adicional+velocidade de ataque, ajudam muito o Pyke nas limpezas. Porém, apesar de muita sinergia e eficiencia com estas duas, de resto não oferece nada que seja realmente impactante.
  • Dominação - Provavelmente a página que mais tem elementos beneficos para ele, acho que todas são boas e viaveis de acordo com o jogo bem como estilo de cada um. Apenas Caça Ardilosa (diminuição de recarga de itens ativos) não é tão boa, já que Pyke não constroi nem é dependente de muitos itens ativos, mas tem seu espaço.
  • Feitiçaria - Orbe Anulador é uma escolha interessante contra prioridades ou composições de dano mágico. Manto de Nimbus... ainda desconheço como são as interações mais profundamente, mas teoricamente é boa, já que fica mais dificil para advsersários sairem andando do alcance de possíveis resets da Ultimate. Tirando essas, apenas Caminhar Sobre as Aguas é realmente promissora. Provavelmente a pior página para o Pyke.
  • Inspiração - Sincronia Perfeita faz jus ao nome, já que Anjo Guardião é basicamente mandatorio. Mercado do Futuro nunca é uma escolha errada, e a ultima linha (Perspicacia Cosmica, Velocidade de Aproximação e Tonico de Distorção do Tempo) oferecem possibilidades interessantes, mesmo que de forma situacional.

Então na minha opinião, ao menos em termos de jungle, e levando em conta eficienca e versatilidade, eu diria o seguinte: Determinação é Primária por questões praticas, mas Dominação é uma possibilidade em certos matchups. Nas secundárias em termos de versatilidade, eficiencia e sinergias com o kit, ficaria com a seguinte lista: Feitiçaria<Precisão/Inspiração<Dominação.

Eu não curti tanto ele na selva porque achei a limpeza dele meio lenta, mas o modo como ele pode atuar como um suporte assassino na selva com bastante pressão de gank é muito bom.

O Pyke eu percebo que tem um potencial enorme no jogo, mas ele tem um problemão que é o fato de ser muito papel, o que dependendo do time inimigo, ele pode não fazer absolutamente nada. Fora isso, eu curti muito o kit de habilidades do personagem e também a forma que se joga com ele, mas esse fator negativo dele não ter resistência, é algo que acaba pesando muito mais.

Eu acredito que no time de Pyke deve ter um tank no top ou jg e o resto do time dê muito dano. Como não terá um tank no bot, é importante garantir em outras rotas, mas como ele não dá TAANTO dano assim é bom ter algum champ com dano explosivo.
É muito frustante entrar numa luta e conseguir fazer nada ou ficar da tanto fazendo nada esperando a TF acabar para ver se restou alguém low life.
Um combo interessante também é ativar a Yoummuu, usar o E e W para consegui mais mov. speed.

Se eu n me engano a passiva dele só ativa dps de tomar dano de champs.. acho q os bicho da jg n ativa n
#pas

muito bom
Doorman
Tropa
Tropa

muito facil matar um pyke kkkkkk

Para min , ele não tem sustaim na troca, qualquer Hard CC ele fica inútil , não achei forte , foi uma forma da riot colocar um assasino no suporte porem o kit dele era muito mais interessante no top ou na JG e o stats dele e baixo por conta disso.

não posso falar que jogaria com ele mas tem outros personagens de all win melhor que ele que tem um late game melhor.

Olha o Drill ai XD Bem... Como você viu la no meu tópico do Zufrus, não gostei tanto dele assim (sou main sup)... Como dito ele fica muito fraco no late, apesar dele acelerar o game para alguns adcs (já que ele é focado em kill) ajuda muito, mas ele só acelera o game e depois é ''brilha adc, pq eu não faço mais nada'' já que ta tf ele basicamente se explode, querendo ou não ele deveria ter algum scape como outros assassinos, kha zix tem o pulo e invisibilidade, zed tem a sombra, talon pula muros e querendo ou não invisibilidade na ult, ahri sua ult e até mesmo akali se tiver wards bem posicionadas na jg ou ate mesmo tropas avançadas inimigas... A questão é que todos os assassin tem algum tipo de scape para explodir e tentar sair em segurança enquanto ele simplesmente não tem (sei que o W dele pode ser usado para escapar, mas as TF prende ele pro tudo ou nada) e ai vem o mal de raiz: Tudo ou nada é basicamente ele é, mas akali está na lista do rework por conta disso, pelo seu grande potencial quando feedada ou quando pega nvl 6 ou faz papel de ward, quando tem um counter ou pegam muita vantagem dela antes do seu 6. Apesar de tudo vou tentar experimentar essa build do ''Foco em utilidade pro time'', realmente nunca tentei ela.
Pelo post drill ❤️
PriGG22
Tropa
Tropa

melhor campeão de todos, partiu masterizar esse monstro!

A passiva dele ativa quando fora da visão de campeões e estruturas inimigas (sentinelas inimigas inclusas).