Fala galera, to começando aqui um post das minhas primeiras impressões da Senna e do pouco que eu consegui aprender dela nessa uma semana que joguei no PBE.
FUNÇÃO E ESTRATÉGIA DE JOGO
Senna está vindo com o objetivo de preencher um nicho que até então já existia mas ainda não era devidamente explorado e não recebia um apoio legítimo, Senna está sendo a primeira atiradora suporte com a intenção de realmente ser suporte. Já tivemos coisas como Ashe e Miss Fortune mas em ambos os casos eram escolhas bem específicas focados em certos tipos de match-up como counterpick ou por conta de uma sinergia específica, mas elas meio que nunca receberam muito apoio direto pra cumprir essa função, a função principal delas sempre continuava sendo a de um ADC que podia eventualmente trabalhar como suporte. Agora no caso da Senna ela está sendo especificamente projetada para atuar como uma atiradora cuja a função principal é dar suporte aos seus aliados, como um francoatirador que dá cobertura de longe para os aliados que avançam nas linhas inimigas.
Estrategicamente a Senna segue uma ideia parecida com a de outros suportes com bastante dano e alcance tipo Zyra e Brand, assim como esses Campeões ela ainda sofre bastante com engages pesados e tem a fraqueza de precisar fazer itens mais caros na sua itemização, mas com a principal diferença de que ela fornce mais utilidade para o time e abre mais espaço para o uso de mais Campeões focados em dano mágico nas outras rotas e inclusive do uso de magos na botlane como principais carregadores no lugar de outro atirador. Outro ponto que a faz se destacar bastante e que pode brilhar quando encaixada nas composições certas, é a habilidade de potencializar os engages dos seus aliados por conta do E deixando todo mundo obscurecido e com velocidade aumentada por 6-8 segundos, isso em conjunto com uma Glória Íntegra de um tanque ou a Yommu de um assassino faz com que o engage seja quase implacável por conta de você não ter como usar ataques básicos ou habilidades de alvo único neles até eles chegarem em você, aliás você mal consegue saber quem é que realmente está indo pra cima de você.
Fora isso ela não se difere tanto estrategicamente de outros Campeões que já temos no jogo, mas ainda assim ela é extremamente única, e eu não digo só porque ela tem habilidades muito diferentes de tudo que já tivemos no jogo ou por preencher uma função inexistente no jogo, mas sim porque a sensaçao de se jogar com ela é bem diferente de quase qualquer outro Campeão, você realmente sente essa vibe de estar atirando com um canhão gigante, lento e pesado, você se sente dando tiros de cobertura pra sua linha de frente quando você consegue dar um bom prosseguimento aos engages aliados com as suas ferramentas de longa distância em área. A princípio eu acho que ela vai ter um desempenho meio fraco nas estatísticas por conta de ser um suporte fora do padrão e ter um estilo de jogo que os próprios ADCs precisam aprender a se adaptar (a leve proteção dela que se destaca mais em jogadas agressivas do que em contra-engages), mas assim que os jogadores aprenderem a usar todo o potencial dela e ela cair na graça do competitivo, vai se tornar um dos Campeões mais fortes e populares do jogo, e inclusive com um alto potencial de se tornar um pesadelo de balanceamento no cenário profissional como a maioria dos lançamentos que tivemos esse ano, talvez até perdendo uma ou duas mecânicas no caminho, mas não acho que vai chegar num nível Akali apesar de eu apostar que ela vai continuar sendo popular pra sempre por seguir a ideia do Pyke de ser um Campeão trevoso de uma classe mais carregadora e autocentrada sendo encaixada como suporte.
ITEMIZAÇÃO
Senna assim como Lucian, Varus e Miss Fortune é um atirador que aprecia bastante uma itemização fugindo do básico focado em acerto crítico, e isso não só porque ela já ganha bastante chance de acerto crítico com a passiva, mas também porque ela tem uma velocidade de ataque base muito baixa o que faz ela se beneficiar muito bouco de itens de velocidade de ataque. Graças a isso, ela também acaba se beneficiando mais da Botas da Rapidez mais do que as outras botas por conta de valorizar mais um pouco a mais de velocidade de movimento para se posicionar melhor nas lutas, assim como Jhin. E item de suporte também é algo que assim como a bota ela vai seguir o mesmo independente de qual caminho de itemização seguir, nesse primeiro momento ela vai usar o Gume do Ladrão Arcano por conta de a passiva dele sinergizar melhor com o padrão de poke dela na fase de rotas, mas assim que a Pré-Temporada chegar os 2 novos itens de suporte AD (tanto o com a passivo do Escudo Relicário, quanto o que tem a passiva do Gume, varia dependendo se você quer mais agressividade ou segurança na rota) ficarão melhores nela.
Letalidade
Essa provavelmente será a itemização padrão dela por ser a mais barata e forncecer mais utilidade o que no caso de um suporte acaba sendo mais vantajoso. Você começa com a Draktharr ou a Yommu dependendo se você quer rotacionar mais ou ter mais pressão na rota, e no terceiro item você já fecha 40% de RdTR que é super importante para um suporte e finaliza com um item defensivo pra evitar mais situações de pick-off, além de te garantir bastante de penetração de armadura.
ADC Crítico
Essa aqui é uma itemização padrão de ADC que talvez seja usada para a Senna ADC mas novamente não tenho certeza sobre o quanto ela será apreciada por conta dos status não serem muito efetivos nela, mas o que faz essa build ganhar um certo de valor é a sinergia de alguns itens com um dos pontos fortes da Senna que é o poke a longa distância dela, juntando o alcance extra que ela consegue acumular com a passiva e a passiva do Canhão Fumegante e do Furacão de Runnan, você acaba tendo uma ferramenta para infernizar seus oponentes com tiros de muito longe e com muito dano durante os cercos.
RUNAS
As runas aqui são um pouco óbvias já para o padrão de outros suportes e ADCs de poke, a única coisa que eu acho que é bacana ressaltar é que como ela não valoriza muito velocidade de ataque, vale mais a pena pegar 2 bônus de Força Adaptativa ou então 2 bônus defensivos para lidar melhor com as rotas mais agressivas.
Invocar Aery
Essa combinação acho que será a mais usada na maioria dos confrontos por conta de ter um pouco de tudo que ela precisa pra executar a função dela. Você tem a Aery fortalecendo o poke e o poder defensivo do Q/E/R, você tem o sustento de mana (sim, ela gasta bastante mana o jogo inteiro), você tem a RdTR e tem ainda mais escalonamento de AD... A secundária varia de acordo com a preferência e necessidade, nesse caso eu coloquei Inspiração com Calçados Mágicos e Entrega de Biscoitos pra ter mais velocidade de movimento e economizar um pouco pra comprar mais itens de AD e ter uma rota com mais sustento e mana.
Agilidade nos Pés
Essa opção entra como uma alternativa com um pouco mais de segurança e sustento do Agilidade nos Pés contra rotas e composições mais ameaçadoras. Você tem o Cura Excessiva e a Linhagem complementando essas ferramentas defensivas e sustento e que inclusive você pode complementar ainda mais indo pros caminhos secundários como Determinação pegando Osso Revestido e Revitalizar ou Inspiração com Entrega de Biscoitos, Sincronia Perfeita ou Tônico, mas eu como valorizo muito a RdTR e mana ela, seguia pelo caminho da Feitiçaria.
MECÂNICAS E COMBOS
DICAS PARA JOGAR CONTRA
E assim eu encerro minhas Primeiras Impressões, deixem nos comentários o que vocês tem achado da Senna, da função dela, do desempenho dela, da itemização, das runas, das mecânicas e dos match-ups dela. Até mais o/
@SerSemNome escreveu:
Algo interessante que eu notei é que ela é muito boa com um Lucian ao mesmo tempo que ela tem uma fraqueza ridícula contra tresh, eu vi um cara de Senna contra um tresh o kit dela parece que foi feito pra ser counterado pelo tresh
Já que ele é focado em engage e ajuda muito a desviar das skills dela com a lanterna
Sim, eu acho que eles justamente fizeram ela com essa coesão temática em mente, não só um suporte que ajuda muito o Lucian a ir pra cima dando cobertura, mas também alguém que é independente do seu parceiro de rota e que promove que ele jogue de forma mais independente, ao mesmo tempo que é fraca contra quem tenta aprisiona-la.
Se for pra ser assim o yasuo tbm deveria entrar na lanterna do thresh, boneco merda e desnecessario só serve pra pegar seus pdl 🙂
msm coisa cmg mano, e como ela n aparece pra mim n posso banir e tenho q aturar suporte testando em ranked UHULLL NOVA BANDA, MUSIQUINHA YES!