cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Incorvo
Aronguejo
Aronguejo

Primeiro o Galio, agora o Swain — Insatisfação

 

Primeiramente, gostaria de deixar claro que esta é com certeza uma crítica, mas isso não quer dizer que toda a empresa Riot Games ou o próprio jogo League of Legends se torna ruim ou coisa do tipo simplesmente por conta de alguns detalhes que citarei, portanto, não venham comentar que eu faço parte da parcela que "só reclama", pois não é verdade. Minhas críticas são feitas com base na minha grande admiração pelo jogo, especialmente pelo universo em si, e todas elas visam tarzer reflexões que possam melhorar o jogo, e não simplesmente difamá-lo...

 

Dito isso, tentarei ser o mais breve possível nesta pequena análise crítica.

 

Jogo LoL há mais de 5 anos e nada me fascina mais a continuar jogando-o do que o universo por trás do jogo, pois, sinceramente, jogar o jogo de fato é muitas vezes frustrate e estressante para um simples jogador casual. E, deste o princípio de tudo até agora, eu presenciei vários "reworks" e vários lançamentos de campeões novos.

 

A esmagadora maioria dos campeões são muito bons: eles têm uma boa história, tem um bom design mecânico e são agradáveis aos olhos — incluindo o Urgot novo. Todos os conceitos são bem diferentes em sua maioria e suas individualidades tornam o jogo muito recompensador para os amantes de criação ficcional.

 

No entanto, às vezes, certas atitudes tomadas pela Riot Games são frustrantes para quem joga com certos campeões e o motivo geralmente é um "retrabalhamento" em seu kit por conta de questões mecânicas — mesmo que o jogo não gire em torno apenas disso, e mesmo que a Riot já tenha dito "se preocupar" com os amantes do universo". Alguns exemplos de frustrações que tivemos foram:

 

• Nidalee e sua mudança de mid laner para jungler;

• Graves e sua mudança de ad carry a distância para jungler — além da retirada do cigarro, que voltou depois, dando esperança para a humanidade, amém;

• Karma e sua quase-inviabilidade na mid lane por conta de seu kit de support;

• Quinn, que foi criada para ser um ad carry do bot, mas acabou se tornando um mid/top laner ótimo, o que não foi ruim, mas logo depois tivemos uma tentativa de fazê-la se tornar uma ad de novo, que frsutrou as chances dela como mid laner e definitivamente como ad carry do bot;

• Remake das classes, principalmente os magos como a LeBlanc, que se tornou confusa, e o Ziggs, que quebrou o meta por um tempo, mas foi ajeitado depois;

 

Enfim, entre outras "pequenas frustrações". Bem, o que acontece na verdade é que essas frustrações são aquelas que são quase inevitáveis: elas precisam acontecer por algum motivo e não tem como agradar a todos. E depois, a gente acaba se acostumando. Então, podemos concluir que estas mudanças são "aceitáveis" e uma hora ou outra se tornam sólidas ou se ajeitam em outras mudanças menores. São mudanças que tendem a ser saudáveis uma hora.

 

E, além da mecânica de jogo, podemos citar as várias mudanças na história — como a de Taric, que deu sentido a sua existência — e ao mesmo tempo aparabenizar a Riot, pois, aparentemente, nenhuma alteração nas histórias foi ruim, com exceção dos problemas que citarie a seguir.

 

Nem tudos são flores, e, a Riot, na minha opinião, cometeu dois grandes deslizes e erros colossais até hoje. Erros que fogem do âmbito de "pequenas mudanças", de "mudanças saudáveis" ou o que quer que seja. Estou falando de Galio e Swain.

 

Há muito tempo que leio e escuto que a Riot se preocupa com os jogadores  pensam muito neles quando vão mudá-los em reworks completos. Ultimamente ficamos sabendo que um main Irelia está testando a nova Irelia e está aprovando. Muitos foram os reworks bem sucedidos, aqueles que trasnforam um campeão vazio e ruim em um acordo completo de seu DNA (design, narrativa e arte). Por exemplo:

 

• A Poppy ficou extremamente linda: quem olha para aquela obra-prima jamais diria que ela já pareceu um boneco similar aos amigos do Fofão, azul e bizarra. Agora a Poppy tem um próposito, tem uma arte incrível e uma gameplay que faz sentido;

• Shen foi um rework "simples", que pareceu trazer um campeão tão popular — ele é um ninja, cara! —de volta a vida e de forma mais polida e extremamente agradável;

• Evelynn, que tinha uma proposta interessante mas um desempenho totalmente nada a ver, se tornou uma demônia da Luxúria, sua história é empolgante e diferente, seu visual é tudo aquilo que ele deveria trazer ao se pensar em uma assassina sensual, enfim, sua essência foi totalmente colocada à tona em seu rework, retirando apenas o que havia de inconsistente. 

 

Enfim, poderia citar vários outros reworks que ficaram incríveis, mas esta é uma publicação de crítica. 

 

Gostaria de que todos tivessem em mente quem era Galio e Swain antes do rework. Quero que pensem no que eles representavam para quem estava jogando e como eles pareciam ser em sua essência. Agora, imagine que tudo isso foi tirado e colocaram um novo personagem com o mesmo nome no jogo, como você imaginaria ele? Pois é, é complicado dizer, mas foi isso que aconteceu.

 

Quando eu jogava com Galio, eu jogava com um guardião filosófico, um cara que combate o mal e está sempre de prontidão para tal e não se gaba por isso. É aquela gárgula que você podia confiar em um combate, que você sabia que ela poderia te ajudar mesmo que ele não disesse nada. Eu conseguia imaginar uma figura temível, sem muitos amigos, mas que os aliados sabem o que ele é capaz de fazer por Demacia, respeitando ele. Quando saiu o anunciamento do rework dele, tudo que eu imaginava para ele era um simples polimento visual, e nao foi isso que aconteceu, mas eu continuei e procurei pela aparência dele. Gárgula? Não, aquilo não é mais uma gárgula, é um espécime alado de estátua. Por que tão branco? Pensei. Aí procurei pela história. Ele foi construído com um material que repele magia. Minha frustração tinha passado um pouco: ainda tem jeito. E então, veio o pior de tudo: sua personalidade e suas falas. Cada vez que o novo Galio falava, uma parte da minha mente se enojava: aonde está o Galio? Quem é esse campeão e o que fizeram com aquela gárgula irada e quietona que combate o mal? Bem, eu não consigo passar o quão frustrante foi escrevendo, é mais uma coisa de sentir. Esse definitvamente é um outro personagem que colocaram o nome de Galio. 

 

 

E, por fim, Swain. A Riot disse que não queria mudar a essência do campeão a ponto de fazer com que os jogadores de Swain estranhassem o campeão. Eles queriam que o jogador o escolhesse e dissesse: ainda é o Swain. Mas, não foi isso que aconteceu. Primeiramente, tiraram o posto de "mestre estrategista" para "grande general", e até aí tudo bem, da para entender e se acostumar com isso. Mas aí vieram a sua aparência e suas habilidades. Cara, aonde está a influência da Beatrice? Ele não é mais manco e sim perdeu a mão? Sério? Tantos personagens que tem o foco na estúpida mão e o Swain precisava ser mais um deles? Genérico? Aonde está o vastaya? Já mudaram de opinião? Aonde está o cabelo negro do Swain e principalmente o seu estiloso penteado com três "linhas" na cabeça? Por que vocês trouxeram o Lucius Malfoy e disseram que é o Swain? Sem falar na voz, que não combina NADA com este campeão velho que ele se tornou. As habilidades dele são um amontoado de outras ideias e que não lembram em nada com o antigo Swain a não ser pela ultimate. Cara, como eu disse, não consigo expressar minha frsutração escrevendo, talvez eu faça um vídeo falando — mentira, não vou, não seu fazer isso. 

 

 

Concluindo, com certeza não ficou tão claro quanto está na minha mente, mas eu espero que possam entender exatamente em que lugar estou direionando minha crítica: a Riot lançou dois novos campeões com Galio e Swain, e apenas mantiveram 20% do que eles eram. São campeões novos.

 

A esperança: eu sei que um único comentário de um jogador não fará a Riot mudar sua decisão e tampouco fazer um novo rework só por causa dos jogadores que curtem o universo, afinal, Riot Games ganha dinheiro com compras internas e com campeonatos competitivos em sua maioria. No entanto, eu espero que no futuro dois campeões sejam lançados com a essência de Swain e Galio antigos, pois a personalidade deles, seus estilos não podem se perder, pois eram muito bacanas.

 

Por fim, bem-vindos Estátua Abobalhada e Lucius Malfoy, e adeus Galio e Swain.

162 RESPOSTAS

@KapixSama Omega escreveu:



Isso é totalmente justificavel com simples FATO de que o Swain antigo não tinha personalidade nenhuma, o pouco do que sabiamos sobre Swain eram literalmente menos de 3 minutos de fala, 15 linhas de história e algumas pontas soltas no antigo jornal da justiça, e lamento te informar mas a história de sangue Vastaya não foi criado pensando no antigo Swain e sim no novo que vc esta odiando tanto, o sangue foi utilizado no ritual do braço dele para controlar o demonio, va ver agr o Beyond the Rift em que os próprios Rioters responsaveis respondem tudo sobre o novo Swain.

 

O Swain é alejado, ele perdeu quase totalmente o movimento da perna quando criança e foi junto com Beatrice a uma enfermaria como se pode ver na lore no Universe, então ele não tem apenas a mão decepada como da a entender pelas suas falsas informações.

 

Vou responder a mudança na aparencia com suas próprias palavras "Ele comanda NOXUS", nada no antigo Swain diz Noxus, compare com todos os personagens Noxianos e ele mais parece Zaunita, a mudança na aparencia foi para colocar ele justamente como Comandante de Noxus, nos simples detalhes se percebe isso se você tiver o minimo de inteligencia queixo levantado com superioridade, olhar com desprezo, e a sensação de poder que se percebe quando se ve ele segurando o corvo como se o impedisse de atacar, tudo isso em uma unica imagem e isso grita NOXUS.

 

Eu quero saber se sinceramente se você acha que o antigo Swain tinha o MINIMO de estrategista e de comandante de Noxus, por tudo que ele possuia nada diz isso.

 

 


Aí você se embolou mais ainda.

Antes de qualquer coisa, o fato dele ter dificuldade em se mover já dá preferência para retaguarda e tanto a postura quanto o kit indicam que ele prefere ficar a distância, controlando a luta. Sim, a Ultimate exige proximidade, mas mesmo assim ele ainda ficava a distância e nesse caso entra a relação da entidade por trás de Beatrice (ninguém sabe que peste ela é) com um pouco da história não explorada. Isso é suficiente para indicá-lo como estrategista? NÃO, a adição do tal Olho certamente se encaixa mais nesse padrão, porém você colocar uma armadura, amenizar a deficiência de mobilidade e fazer o cara virar um General que vai para a linha de frente certamente muda o conceito de um mago/estrategista para algum tipo de Gul'Dan porradeiro no filme Warcraft, era de se esperar um realce no conceito original e veio uma reformulação completa. (perceba que destaquei a versão do filme e não do jogo ou Crônica)


OBS: é claro que Swain continua atacando a distância, mas o lance da absorção dos fragmentos (todas as habilidades curam, com exceção do Q que regenera mana), a passiva que puxa o inimigo, o título de General e a postura agressiva e arrogante do campeão (com armadura e plena confiança na magia demoníaca) fazem com que ele realmente se pareça com Gul'Dan XD

OK, agora vamos seguir no raciocínio de que transformá-lo em um General é uma forma de apimentar a história e dar mais personalidade ao personagem: cadê Beatrice/corvos? Swain entrou nessa onda de roubar vida que, sinceramente, entra mais na linha de Vladimir, Morgana e Fiddlesticks; não é a toa que ele tá realmente com cara de vampiro e não de mago, as partículas vermelhas por mais que não sejam sangue incrementam essa impressão vampiresca...
Assim como Fiddlesticks, Swain tem relação com corvos (especialmente Beatrice, que insisto em repetir que ela exerce influência e serve como parte do poder dele) e tirar isso ficou meio... solto. O campeão perdeu a identidade ao ponto de ser confundido com outros personagens, agora some isso ao dublador nada a ver e ao kit esquisitão...

Quanto as cores, Noxus nunca teve um padrão tão bem definido, mas se for olhar as artes mais antigas verá que VERDE é algo que de uma forma ou outra aparecia com frequência (Le Blanc é uma exceção) tanto nos campeões noxianos quanto no pano de fundo atrás deles. Pode checar Sion, Swain, a roupa de Draven, Cassiopeia, antiga armadura de Riven...
Não sei se era mais relativo a veneno ou coisa assim, mas verde também entrou por um bom tempo antes de reformularem Noxus para ser apenas preto e vermelho.


 (ficou pequena: https://vignette.wikia.nocookie.net/leagueoflegends/images/8/88/Joj24_color.jpg/revision/latest?cb=2... )

(ficou pequena: https://vignette.wikia.nocookie.net/leagueoflegends/images/5/57/Joj_26_final.jpg/revision/latest?cb=... )

(ficou pequena: https://vignette.wikia.nocookie.net/leagueoflegends/images/e/ee/JoJ_War_in_Kalamanda.JPG/revision/la...)

(ficou pequena: https://vignette.wikia.nocookie.net/leagueoflegends/images/9/98/JoJ_DemacianVsNoxian.jpg/revision/la...)

O Sem Amor
Lenda
Lenda

VOCÊ TAMBÉM ACHOU RUIM O NOVO GALIO? EU TE AMO ❤️

Eu já falei em vários tópicos o novo galio parece que a riot matou o antigo e colocou esse dizendo que é o mesmo galio.

Aquele personagem que fazendo 2 item mr já dava IK, aquele personagem que ajudava os amiguinhos ele era perfeito.

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis

A identidade do Swain não foi alterada ja que ela não era definida em nada, e o principal de tudo ele não era um estrategista em lugar algum de sua gameplay.

Quanto a Beatrice ela era apenas um pedaço de informação inutil em seu ombro que não tinha nenhum significado, ja ouviu falar sobre Blomgrun ou o Professor Stanwick?
Garanto que não porque assim como Beatrice eles foram completamente inuteis e inexpressivos, você devia estar contente que ela não foi simplesmente deletada como deveria ter sido.

Sobre a cor verde isso é simplesmente estupido, todas essas imagens de Noxianos com tom verde foram criadas antes da reformulação do modelo da Riot sobre as regiões, a partir do Sion todos reais noxianos mantem uma cor vermelha como seu logo, assim mantendo um padrão de facil reconhecimento, tentar usar algo invalido como um argumento é totalmente idiota.


Docttur
Tropa
Tropa

O que se conclui é apenas que você não sabe lidar com mudança. A essência de Swain não mudou, a menos que pra vc as skills precisem continuar exatamente como são e mudar apenas particulas para não 'fugir da essência'. Faça-me o favor.


@Docttur escreveu:
326.058

Vou tentar reproduzir o o que já disse em outros comentários: 

 

Eu não tenho problemas com mudanças necessárias, mesmo que me doam. Eu era main Nidalee mid, não posso mais fazer isso depois do rework. Eu jogava muito de Quinn mid, que se tornou inviável, no máximo um top laner. Eu jogava de Graves ADC, inviável. E poderia citar muitos outros que mudaram e eu tive que aceitar. E basta você pegar meu histórico mais antigo se encontrar em algum site e ver que o que falo é verdade.

 

Mas, com Galio e Swain foi diferente eu já me prolonguei explicando ao longo da publicação e dos comentários, caso queira ler. Mas, em resumo, o que mais me incomodou foi: Galio e a sua personalidade, Swain e sua aparência. 

 

Enfim, estou "fazendo o favor" que me pediu para fazer e lhe respondendo o mais gentilmente possível, mesmo não sendo recíproco. 

 

Obrigado por ler o post e por deixar seu comentário. Passe bem. 


@Moro em Criciúma escreveu:
105.267

Haha! Obrigado por ler o texto e por deixar seu comentário! 

Senti a mesma coisa (mesmo nunca jogando com o Galio antigo), esses personagens perderam suas essências...

- Que deleite de agonia vamos infligir?


Você simplesmente se recusa a aceitar que a imagem imaginaria que você tinha sobre o antigo Swain nunca existiu...
Simplesmente você me da pena...


@KapixSama Omega escreveu:
189.682
@Docttur escreveu:
326.058

Entenda o ponto antes de sair "apontando idiotas". Verde ERA parte de Noxus e por isso o Swain usa essas cores, essa era a mensagem e nada mais, sobre reformulação para Preto e Vermelho ela fez com que a MAGIA de Swain ficasse vermelha e não suas roupas (e já disse, isso deixou o campeão mais parecido com um Vampiro do que um Mago Comandante). Resumindo: a reformulação deu cara de Vampiro e não de noxiano, ele tem bem menos vermelho na roupa do que Darius (por exemplo) e as habilidades estão parecendo sangue.
Basta ler, não é difícil entender.

 

Beatrice é insignificante para quem não lê a história nem se envolve com o personagem, tanta gente não sabe que o nome de Miss Fortune é Sarah ou que Vayne se chama Shauna, mas e daí? É uma informação para fãs e só por não "acrescentar" nada merece ser deletado??

Beatrice FAZ parte do personagem, e isso é tão ÓBVIO que eles decidiram manter a temática e o corvo de 6 olhos, o que trazemos em pauta é a influência que ela tinha sobre ele e suas habilidades.

Ouvi "Beyond the Rift" com os designers, estas são as respostas dos Rioters:

  • Eles querem transformar Swain em um imperador, um cara capaz de usar personagens marcantes (Katarina e Darius, por exemplo) como simples subordinados. "Um mago que joga galinhas em seus inimigos? Não parece um imperador" (por isso remodelaram as habilidades).
  • Quiseram dar uma sede por poder ao personagem, daí a influência demoníaca e misteriosa.
  • Não acham que Swain se tornou um General de linha de frente (e mencionaram o Olho), por mais que a lore mencione isso. Quiseram manter a temática de um cara que controla tudo, uma a mente por trás de grandes conquistas mas que se expõe e pega os créditos.
  • Eles não acham que Swain está parecido com Vladimir devido aos conceitos primordiais de cada um.
  • As habilidades vermelhas realmente fazem parte do kit de Noxus (por isso ele é quase todo preto, sem muitos adornos). 
  • Eles não quiseram responder sobre a ligação entre Swain e corvos/Beatrice. Aparentemente é algo que virá junto com o lançamento, talvez uma história ou cinemática...

Eu entendo que assim como você muita gente ficou insatisfeita e frustrada com o rework do Swain (em todo rework aparece alguém frustrado com o campeão). Eu respeito isso, mas discordo.

 

Muita gente esquece que a riot não está fazendo os reworks e alterando os campeões ao seu bel prazer, muito pelo contrário, ela está indo em fóruns de mains e coletando ideias, ouvindo jogadores antigos e com muitos jogos com aquele campeão.

 

Na minha opinião o campeão ficou otimo, quem já jogou com ele diz que o kit é consistente e totalmente atual para o jogo, dando a palpite inclusive que já será nerfado logo de cara por conta do dano.

 

Com relação a personalidade dele, vamos combinar que quando você pensa no antigo Swain vem uma coisa bem vaga, o campeão não tinha essa personalidade toda de estrategista que deveria ter já que havia sido criado a anos atrás com esse conceito, agora eu sinto que ele é muito inteligente e que tem muitas informações pelas suas falas e interações que estão ô <3.

 

No mais, o próximo rework é o da Irelia, e a história de gente insatisfeita vai se repetir, acontece, não da pra agradar a todos. Mas temos que nós recordar que nessa questão a riot faz o melhor, inclusive no rework dela o Irelia Carries U está participando do processo e ele joga com o campeão a muito tempo, mesmo assim o rework não vai agradar a todos.

Não é questão de agradar a todos, o que ouvi no Beyond the Rift e vi na matéria lançada hoje (só ir nas notícias ou no blog) sela toda a discussão desse tópico: a Riot realmente reformulou o campeão em uma nova direção. "Essa foi uma das primeiras Atualizações de Campeões em que trabalhei na qual eu não pensei que o personagem original fosse realmente o principal ponto de referência para nós", disse Interlocutioner...
Já está mais do que certo que não haverão mudanças além de ajustes finos no kit do campeão, então essa discussão realmente está fechada. Se eles realmente não viram os detalhes aqui abordados como relevantes (especialmente Beatrice), não adianta apontá-los.

Resumo: o antigo Swain não tinha a identidade que eles queriam e quase todos os aspectos foram descartados; ele virou um usuário de magia negra e demoníaca, um "anjo da morte" liderando Noxus. Os corvos são apenas manifestações do poder dele (coletores de fragmentos de alma e demais informações) e segundo os Rioters não eram fonte de seu poder ou coisa assim.

https://nexus.leagueoflegends.com/pt-br/2018/01/champ-insights-swain/

https://youtu.be/TXt-UMVasyY?t=660

Cefer
Aronguejo
Aronguejo

Na primeira parte faltou citar o Fizz ad, Yasuo tank e Lulu mid que foram excluídos.

Na segunda parte eu discordo. O Shen não ficou bom nem de longe. Olha aquela espada, é muito estranha, se move que nem os Tibbers quando fica longe da Annie e outros ajudantes. Sem falar que ele continua não tendo nada haver com ninja, pois ele builda um monte de HP e def. Um ninja deveria tankar desviando dos golpes do adversário mais ou menos que nem o Jax.

Por ultimo (não estou concordando com a Riot) acho que a Riot escolheu aproveitar pouco do que o Galio e Swain tinham porque o número de players que jogava com eles não era grande. No caso do Galio não havia muito o que aproveitar e a aparência dele não transmitia a ideia de um colosso, concordo que eles poderiam ter feito ele mais humilde, mas seria muito difícil não roubar a identidade do Rammus.
Já no caso do Swain ele era um campeão completamente contrário ao titulo dele. Se atirar no meio do time adversário não tem nada de estratégico, está mais para um Dr. Mundo. Quanto a aparência, ele parecia mais um bruxo, não tinha nada haver com um chefe de estado. Dentro do jogo ele parecia mais um pirata com um papagaio (tem até uma skin com ele assim). As corres usadas nele remetiam a uma certa melancolia e sua personagem era mais voltada para o cara mau, das trevas, faltava um ar de determinação, garra e frieza nele. Concordo que faltou a bengala e esse negocio da mão não ficou muito legal (basta ver o jogo Tales of Berseria que você já vê de onde veio a ideia). Quanto á Beatrice achei que eles erraram x2 ao dividir ela em vários pássaros sem nome, pois agora não sobrou nada de único na temática do Fiddlesticks, simplesmente roubaram o lugar de um outro campeão que não tinha nada haver com a história.

Well.. A questão de eu gostar do rework não é de negar que o campeão mudou completamente e perdeu a "essência" que o pessoal que não gostou diz ter sido perdida (na minha opinião o campeão não tinha uma essência e nem personalidade) admito completamente que ele mudou! E eu gostei sim, otimo rework, para quem não gostou digo e repito, não se pode agradar a todos. 🙂

 

A questão do Swain antigo não ter a identidade que eles queriam é uma opinião, talvez apenas pensaram que ele não tinha identidade como várias pessoas no tópico já comentaram, o pessoal do desenvolvimento pode ter pensado a mesma coisa, né? E tem um trecho logo no inicio do blog de desenvolvimento que eu senti isso, o personagem era totalmente confuso na questão de personalidade. O que ele era? Várias perguntas são feitas e sem respostas.

 

Sim, pode ser outro campeão com o nome de Swain, mas dentro da história agora ele é o Swain e eu adorei isso, espero que agora as pessoas voltem a pickar o campeão e ele tenha o destaque que merece.

 

Sem falar das teorias que estão surgindo com a chegada dele que acrescenta muito a história de Runeterra.

 

 

A unica parada que nao gostei é que ele esta muito vermelho, parece um vladimir tunado
"HA HA HA HA HA HA HA HA HA" - NUNU
Henritsudake
Tropa
Tropa

"[...] Riot lançou dois novos campeões com Galio e Swain, e apenas mantiveram 20% do que eles eram. São campeões novos." Mas é esse o objetivo deles.
Tu tá ligado nos pilares que os designers da Riot estão almejando com os campeões?
https://br.leagueoflegends.com/pt/news/game-updates/features/blog-do-desenvolvedor-valores-de-design
AngellBlade
Tropa
Tropa

E dizer q tem pessoas q ainda se importam.... acredite tal persistencia de ideais pode ser interessante para certos fins.... já para outros não passa de pura e total estupidez ;

 

Spoiler
:Habilidades205:

 

Dona Raiz
Tropa
Tropa

Cara, esse rework dele só está bonito visualmente. Você faz um troca acertando E W Q e perde ela por que tem um top ou mid que ganha ela dando ATAQUE BÁSICO ou um Q que arranca muito mais que suas 3 skills juntas.
Só consigo ficar forte de Swain depois que fecho uns 3 itens e mesmo assim, comparado ao antigo, ele ta um **cogumelo do teemo** em dano. O kit é bom, mas falta dano e isso é um absurdo pra quem jogava com ele.
Campeão ta uma merda e o que a empresa mer** faz? Skin nova pra sugar dinheiro. Mas trabalhar em balanceamento, não faz.
SiaugiBr
Arauto
Arauto

Eu concordo até certo ponto, o caso do Galio eu compreendo e mudaram realmente tudo nele é praticamente um novo campeão, aparencia, personalidade e toda sua essencia se perdeu ao custo de ser viavel para o jogo, porem o Swain discordo totalmente com o que voce falou, primeiramente antes o titulo de "mestre da estrategia" não fazia o menor sentindo, que tipo de estrategista se joga numa TF e aperta R e fica colado com o inimigo? Isso não é coisa de estrategista então não fazia sentindo o Swain ser chamado de Estrategista. A mudança para General Noxiano condiz com a Lore onde ele realmente é General e comanda os soldados da linha de frente que é o que ele faz mas sendo estrategista ainda a partir do seu kit de habilidades. Sim a mudança na aparencia foi radical mas eu achei o novo mais condizente com seu titulo pois General a gente espera ver pessoas mais velhas e não um Jovem rebelde com cabelo estiloso com voz de tacora rachada, serio aquele antigo Swain não tinha pé nem cabeça. Realmente a voz não combina muito mas já foi prometido uma redublagem para o Swain. A Beatrice ela tem outra função agora que é pegar as almas para o Swain e figiar Summoner's Rift sendo os olhos do Swain, voce pode ver ela as vezes sozinha pelo mapa ou em conjunto com outros corvos perto do Swain (em uma das falas onde ele alimenta os corvos ele pergunta: "Qual de voces é a Beatrice?" Ela está presente mas seu amor por ela deve fazer com que ele não a leve para a batalha). Por fim ele ainda é manco, recomendo ler a lore e ver in game pois no seu dance ele brange sua mengala que fica por debaixo da sua capa e a Riot já falou tambem que ele conseguiu poderes demoniacos/fez pacto com o capiroto, e sobre ele ser vastaya não, ele é um humano que tem poder vastaya atraves do sangue de um e seus poderes demoniacos, enfim espero que voce tenha entendido que eles reforçaram muito a identidade mas enfim não se pode agradar qualquer um.

@Ruplies ele não é obcecado por vigança, a ideologia dele é de expandir o imperio noxiano então recomendo ver a lore no Universo antes de falar coisas.

Ele é muito forte nas mãos de quem sabe, ele firou agora um Battle Mage baseado em DPS e DoT, por tanto voce ganha mais dano quanto mais tempo voce ficar infligindo ele (Q o CD é baixo), e não apenas soltando 1 Q e recuando e ficar fazendo isso pois desse jeito voce perde muito a troca, dano ele tem e muito basta voce aprender a encaixar.