cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Thurox
Tropa
Tropa

Problemas de Balanceamento na Top-Lane

Fala galera, tudo bem?

Então, eu jogo League of Legends desde o final da Season 2, e nesta trajetória consegui aprender bastante sobre o jogo, chegando até o Diamante 1 (Peguei a MD5 para o Meste mas não rolou). Eu sempre gostei do jogo, porém, ultimamente, tenho encontrado muitos problemas relacionados a Top Lane, não simplesmente por ser conhecida como uma rota "isolada", ou como uma "Ilha", mas sim pelo seu forte desbalanceamento nas Matchups.

Deixe-me tentar explicar o que quero dizer. Pense que você está jogando de Vayne, e está sem seu suporte. Na Bot-Lane do time inimigo o ADC é um Draven ou uma Caitlyn que também está sem suporte. A cena é simples, um contra um, mano a mano.
Pelo que podemos concluir analisando a situação, vemos que a Vayne vai estar em desvantagem no início, e vai ser forçada pelo Draven ou pela Caitlyn, pois estes são campeões fortes no início do jogo, ao contrário dela. A Vayne não terá muita reação, pois também está sem suporte. Ela está plenamente limitada pela Matchup, e vai ser forçada a ir base, ou vai acabar morrendo devido a isto. (Galera, pensem que os dois jogadores tem o mesmo nível de habilidade, estou fazendo esta suposição através de números, dano, HP do personagem, escalamento. Os dois jogam exatamente igual).

Agora meus amigos, pensem em uma Matchup da Top-Lane, que como eu já disse, é conhecida por ser uma "ilha". Pensem em como um campeão Melle vai reagir contra um Kennen por exemplo, ou um Gnar, ou um Jayce. Todos estes campeões tem muito poke, 2 deles nem sequer gastam mana, e todos conseguem praticamente spammar suas habilidades. Chega um ponto, onde como no exemplo da Vayne, você é forçado a ir base sem nem sequer conseguir realizar uma counter-play, simplesmente pelo fato de que você tomou muito dano a distância sem conseguir reagir.
Eu sei que muitos vão dizer: "Ah, mas é só dar all-in". Meus amigos, não sei como funciona em elos mais baixos, mas a galera do Diamante pra cima sabe que um Jayce tem um all-in forte pra caramba! Um Kennen também! E um Gnar, neste quesito, consegue simplesmente pular para trás e começar a te pokear novamente. Você é punido por tentar fazer qualquer coisa na rota. Seja ficar parado farmando (tomando dano até morrer), ou seja tentando dar all-in. Também imagino que alguns vão dizer: "É só manter eles no CC!", mas meu amigo, como um campeão Melle vai dar CC em algo que ele não consegue tocar? E sinceramente, qual o campeão que NÃO é counterado por CC?

Como eu citei antes, um aspecto muito importante é que todos estes campeões conseguem spammar suas habilidades. Além dos campeões a distância, alguns Tanks como por exemplo o Ornn também contam com CD's muito baixos, deixando quase nenhuma janela de Outplay pra se ganhar uma troca.

Bom, estou pensando em ficar um tempo sem jogar devido a essa frustração que tem ocorrido em cerca de 80% das partidas, onde não tenho nenhuma janela de counterplay. Talvez inclusive, este seja o motivo pelo qual os Tanks estiveram tanto no meta, por que eram mais capazes de resistir a esse dano vindo de longe, evitando assim um counter-pick.

Por favor Riot, tentem arrumar este problema de balanceamento, eu não sou o único que está de saco cheio com isso. Ultimamente alguns vídeos a respeito foram postados e creio que algumas pessoas do time de desenvolvimento já possam ter visto.

Obrigado.

18 RESPOSTAS
AssKickers
Tropa
Tropa

Discordo totalmente champions melee sempre tem um all in muito mais forte que ranged e é pra isso que existe um jg pra te ajudar a passar da lane fase isso é um jogo de skill e estrategia n reclame se vc n consegue subir de elo por causa dele ou dela muitas pessoas subiram sem isso agr toma vergonha e vai pros campos da justiça ser um player honrrado e forte (obs. tbm estou no diamante tbm jogo na top lane a questão é aprender a jogar as matchups no lol conhecimento é tudo 

bozo homicida
Aronguejo
Aronguejo

caralho nada vê

Lúcïfer Helel
Aronguejo
Aronguejo

Cara ranged no top ficou mais forte com as novas runas aumentando o dano do poke até o teemo foi tier god com as novas runas , ja peguei um kennen , jayce no top e não tinha como chegar perto o kennem tem movespeed e n gasta mana e o jayce tem o E contra melee que não tem dano no começo isso da muita agonia pq além do dano abusurdo no eraly game eles tem negam farm muito farm, até em baixo da torre eles conseguem te da poke. "Melee e mais forte na troca com um ranged" pega um yorick , nasus , garen e tenta trocar com o kennen , jayce no nv3 e nv6 pra ver quem sai ferrado na troca
MetalCrawler
Arauto
Arauto

Como dizem no reddit... Alguma coisa alguma coisa Hashinshin Hashinshin.

Bem, sim, o META está focado em campeões que não são os mesmos da season 2... Ornn, Jayce, Gnar, Camille, Shen, Maokai e mais alguns. Porém sempre foi assim, se você joga desde a season 2 sabe que season 2 no Brasil eram outros, mas sempre os mesmos campeões. Nunca vai existir balanceamento, pois os jogadores de LoL desgastam até o último campeões que parecem levemente mais fortes. É o caso da Camille no momento. Era a Nidalee na Season 2. Jayce durante um tempo na Season 3 e Renekton e Shyvana na season 4.

Os campeões mudam mas a mentalidade não e as únicas pessoas que reclamam são aquelas que não tem o campeão favorito jogando todas matchups do meta. O número de campeões do TOP (Algo acima de 50) é muito grande e a ideia de balanceamento completamente utópica.

Geralmente quem chora é por que não quer mudar de campeão. Se você só quer jogar de JAX vai chorar quando tiver que jogar contra Kennen, porém se estivesse de Camille ou Yorick ou Sion não ia estar chorando.

Se você só jogar de renekton e ta passando fome para Gnar, não estaria se estivesse de Kled ou Camille ou Irelia ou GP ou Fiora.

Enfim, é como a TOP lane é, e ver gente mono champ (não estou dizendo que é o seu caso) reclamando de balanceamento é bem triste .

Pra mim isso desvia o problema do top que é a falta de impacto no jogo em relação a outras temporadas, isso sim, na minha opinião é bem mais incomodo...

Abraço

https://www.youtube.com/soutipoplayer - ♥
iMelloo
Aronguejo
Aronguejo

top é isso ai mesmo, tem match ups que dá até desgosto de jogar, pra jogar no top tem que variar bem a pool pq é complicado tu pegar uma illaoi estando de irelia ou uma fiora de jogando de gnar.

esntão varie tua pool, pega uns 5 campeoes diferentes e masteriza, acredito que a unica lane que tu nao pode ser mono é o top.
Nosdark
Arauto
Arauto

Bom post, bons argumentos.

Acho que a Riot vem tentando trabalhar esse balanceamento aos poucos, a mudança no agro dos minions em habilidades single target vai atrapalhar o poke de campeões como Pantheon e Kennen (um dos que você citou) e eles já afirmaram estar trabalhando em uma nova Runa para Bruisers.

Acho que essas duas mudanças tem potencial para ajudar a resolver o problema, vamos ver como elas interagem com o balanceamento e continuar passando feedback.

Compreendo. Também acompanhei o vídeo do Hashinshin. Seus argumentos são bons =).

Opa! Veremos =).

Acompanhei essa questão do Teemo Tier God, eu tinha visto. É bem complicado lidar com estas situações. Tu fica totalmente dependente de um Jg.

Não se trata exatamente de subir de Elo. Isso com o tempo vem, não são apenas match-ups que determinam isso. Porém, é impossível negar que elas tem um impacto forte no jogo. Sem contar que farmar em torno de 10-15 minutos em baixo da torre tomando poke é chato demais. E não se trata da top-lane ser chata, apenas de algumas match-ups serem horríveis de se jogar.

Seguindo este raciocínio, chegamos no ponto onde exatamente os jogadores tem reclamado, ou seja, no fato de que a top lane, em algumas situações, é totalmente dependente de um Jungle para gankar, o seu argumento neste ponto é valido, e apenas confirma na verdade o que foi falado... Mas, se sou eu quem devo ganhar minha rota, pra acumular vantagem, eu preciso contar com outro jogador? Não poderia ganhar por mim mesmo? Não tem janela de outplay?

Eu continuo com esses pontos, pois, como você disse, se trata de aprender sobre o jogo, ter conhecimento, e bom, na teoria os campeões range vão ter mais facilidade contra um melle. Ainda mais caso estes campeões range tenham uma boa mobilidade, como foi o caso citado.

Só para lembrar que esse problema não vem de agora, ele se instalou aos poucos, o motivo do post mais uma vez não tem nada haver com subir de elo, mas sim ressaltar os problemas da rota.

Valeu =).

edens verse
Aronguejo
Aronguejo

Eu discordo e acho que você acha isso porque ainda não tem experiência o suficiente. O top é uma lane de paciência onde você precisa ser frio e calculista. Diferente de outras lanes, o intervalo de spike (momento em que você pode virar a maré pra você) é muito menor, e se você ficar passivo por muito tempo você automaticamente perderá a rota. Champions melee tem um all in muito mais forte que os ranged, que precisam ''amaciar'' a sua presa antes de finalizá-la. No entanto, esses spikes acontecem em determinados níveis. Se você deixar passar, é só aceitar e chorar. Muitas vezes você vai precisar abrir mão de farms para não levar dano gratuito e ficar saudável o suficiente para lutar depois, pois no fim das contas em um matchup desfavorável mais importante do que farmar é manter o XP, ou seja. Conseguir ficar na lane sem precisar voltar base tão cedo. A irelia, por exemplo, tem um spike muito forte nível 4-5 vs o gnar, e se ela tiver paciência e trocar nas horas certas com os minions setados para o reset do Q, ela consegue um abate facilmente e começa a snowballar a partir dali. Nem preciso dizer que o controle de wave no top é MUITO, mas MUITO mais importante do que em qualquer outra rota e ter um bom timing de base é crucial comparado ao mid, por exemplo.
Skeptical - Irelia Noturna
edens verse
Aronguejo
Aronguejo

https://www.youtube.com/watch?v=QuVkl9TuWyQ

Esse vídeo explica bem o que eu tava tentando te dizer! Dá uma olhada.
Skeptical - Irelia Noturna

Talvez me falte experiência sim, porém pelo que vi a própria Riot já está tomando algumas iniciativas em relação ao poke de alguns champions. Em relação ao controle de Wave e Power-spike, realmente, concordo, são ambos muito importantes e saber a hora de agressivar é essencial. Porém, algumas perguntas permanecem, como: Os campeões range te batem muitas vezes sem deixar janela de outplay devido também a sua alta mobilidade. O tempo que tu tem pra entrar é o tempo que ele tem pra sair da troca em diversas situações. Querendo um não, a presa será "amaciada", seja em situações de all-in, pois você foi caitado, ou também nas situações em que você é empurrado pra torre devido ao dano do poke.

Valeu^^.

Vou ver =)! Tenho olhado alguns ultimamente, mas não vi esse ainda :P.

VELKOZ chernobyl
Aronguejo
Aronguejo

O top esta uma bagunça a um bom tempo e a riot apenas ignora os problemas da lane é quase impossível vencer a lane após dar um blind pick a não que voce pegue ornn, jayce ou gnar, hoje temos um jayce que pokea voce infinitamente e se voce tenta dar all-in nele apenas lhe explode com seu combo, ornn tem um combo que da 30% da vida máxima do inimigo, gnar pode simplesmente pular e ficar te atacando melee que vai ganhar qualquer troca, sem falar nos bruisers que ate agora não tem uma runa em fim o top virou uma lane de conterpick quem pegar por ultimo ganha(se não incluirmos os imbatíveis como maokai que qualquer um pode jogar e ainda vai ter um alto impacto na pertida claro)

A riot mente na cara dura, desde a seasson 6 vem prometendo um rework pros bruiser e nada a pre-seasson já acabou e o top ta ai do mesmo jeito e os bruiser sem runa alguma.

Realmente, blind-pick está bem complicado em algumas situações como as que você mencionou. Pelo que vi basicamente o que estou tentando mostrar é o que você disse... Valeu pelo comentário =).

Voce tenta utilizar um vídeo de um main top contra um gnar autofill que não sabe nem o básico das mecânicas do campeão, sinto lhe informar esse mundo de paciência não existe mais no top apenas uma mare de matchups desconfortáveis/chatos que te fazem ficar debaixo da torre se perguntando porque ainda joga nessa lane.
te pergunto qual a diversão tem em ficar debaixo torre jogando contra um jayce, teemo ou ornn?
Para não dizer que minto um main jg caindo auto no top pois não sei se voce sabe hoje em dia suporte esta acima do top na taixa de escolha por rotas veja por essa informação como esta lane esta perfeitamente balanceada.
Link http://www.op.gg/summoner/userName=its+my+day