cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gettei
Tropa
Tropa

RUNEterra precisa de mais RUNAS!!

Olá caros amiguinhos que ainda não foram cegados pelo trocadilho horrivel no titulo (afinal de contas se você foi cegado, vocÊ não consegue ler isso, não é mesmo?), hoje estou aqui pala discutir com vocês sobre algumas classes que ficaram muito apagadas dês do lançamento das runas reforjadas, no ano passado, mais precisamente, os tankers (sei que existem exeções, me aprofundarei melhor em breve) os campeões de dano ao longo do tempo (teemo, malzahar,singed, e outros membros da familia câncerigena) e os encantadores (que acreditem ou não, ainda existem), ao meu ponto de vista, eles estão tão apagados do meta por falta de runas maiores que representem suas classes, então sem mais demoras, vamos falar sobre eles um a um, e apresentar minha solução para o problema.

1 - TANKERS (que quando eu era criança, achava que era uma classe que usava tanques de guerra)

As muralhas de carne conhecidas como tankers, desempenham a função de ser um alvo dificil de ser abatido, fazendo com que seus inimigos percam muito tempo para abate-los, enquanto seu time devasta esses trouxas, para isso eles geralmente utilizam 3 meios de chamar a atenção:

Causando dano (Darius, Renekton, Garen, etc) - Estes, apesar de serem dificeis de morrer, causam tanto dano, que seus inimigos passam a não poder ignora-los, e dessa forma atraem sua atenção. (eesses campeões são bem representados pela runa aperto dos mortos vivos, e estão fortes no meta.)

Causando controle de grupo (Ramus, Leona, Braum,etc) - Estes atraem atenção de seu inimigo, por frustrar as ações de seus inimigos, o que os leva a foca-los para que não possam mais atrapalha-los (o ultimo erro que cometem...até renascerem novamente em 20 segundos, e cometerem o mesmo erro novamente.) eles podem ser utilizados tanto para iniciar investidas (imobilizando um alvo fora de posição, para que seu time o elimine) quanto para proteger seus aliados (paralizando quem tentar ataca-lo), estes campeões em geral, possuem habilidades tão uteis, que mesmo se estiverem estremamente nerfados, continuarão sendo picks viáveis. eles são muito bem representados pelas runas pós-choque (para quem inicia investidas) e pela runa Guardião (acho que é esse o nome, mas enfim, para que defende os aliados) e também estão no meta.

Sendo resistentes e grudentos (Dr. Mundo e outros que não lembro no momento) - estes não possuem um dano devastador, nem controles de grupo, mas atraem a atenção do adversário por seus inimigos saberem que não conseguirão causar dano suficiente para abate-lo depois que o cambate acabar e restatem apenas o tanker em questão com a vida cheia e dois adversários com a metade da vida e também por perseguir frenéticamente os carregadores inimigos, ignorando a linha de frente adversária (pois ser focado, é justamente o que ele quer e sabe que resistirá muito tempo recebendo dano de todos) estes campeões não são representados por nenhuma runa, pois o aperto dos mortos vivos serve mais para aumentar o dano do que para aumentar a defesa, pós choque, protege apenas por alguns segundos (isso SE tiver controle de grupo) e guardião é completamente inutil para eles. por causa disso não preciso nem dizer que estão completamente apagados no meta.

minha sulução para eles é uma runa que funcione da seguinte forma:

A cada X de dano recebido, reduz o dano recebido em Y %(Escala com armadura e resistencia magica) porém reduz em Z% o seu dano, podendo estackar W numero de vezes e adicionalmente regenera vida equivalente a N % do dano recebido recetemente (dessa forma, a runa beneficiará campeões com MUITA vida e com defesa e mr significativos, e não será muito util para campeões papéis, como acontece com o pós choque, beneficiando campeões que não deveriam...além do mais, essa runa favorecerá combates prolongados ao mesmo tempo em que deixará eles vulneráveis a pokes, pois o efeito não bloqueia o primeiro dano, apenas os danos seguintes)

2 - CAMPEÕES COM DANO AO LONGO DO TEMPO

Eu achei tão massa quando a riot fez o mini rework do malzahar, e adotou para ele uma postura de "mago debilitador" achei brilhante, porém, após lançarem as runas reforjadas, me deparei com o seguinte dilema "qual runa eu escolho?" pois afinal de contas, a arvore de feitiçaria seria a mais adequada, porém, Cometa arcano, se encaixa melhor em campeões de poke, a runa que da velocidade de movimento (que eu esqueci o nome) não tem a menor utilidade para ele, resta apenas invocar Aery, porém ela é uma runa hibrida de dano e proteção, e malzahar não possui habilidades que usem a proteção dela, dessa forma ele conseguiria utilizar apenas metade do seu potencial, outros campeões como teemo, singed e anivia também sofrem o mesmo problema, pois não existe runa que represente os campeões de dano ao longo do tempo.

Eis a minha sulução (HIC!... entendeu? sulução, soluço...ah,enfim.) em forma de runa:

A cada X golpes (ou ticks de dano) o campeão inimigo rece Y de dano, e tem algum status reduzido (pode ser redução de velocidade de movimento, ataque, defesa...enfim, o que a rito mandar), o efeito pode acumular até Z numero de vezes.

Dessa forma, a runa irá beneficiar campeões que causem muitos danos por segundo, e não campeões que simplesmente batam rapido (como o cancer yi por exemplo, já que o yi não terá tempo de bater o suficiente para conseguir um efeito significativo) ao mesmo tempo em que o debuff aplicado realçará o tema de "debilitador" proposto pela riot, e essa temática também se encaixaria bem em campeões como teemo, singed, anivia e...bom...brand é um exeção...

3 - ENCANTADORES

E por fim, e talvez menos importantes, os meus amados encantadores! alguns deles como janna e lulu são muito bem representados pela runa Invocar Aery, pois além de utilizarem todo o seu potencial, contam com um kit de controles de grupo que fazem delas sempre uteis...mas nem todos os encantadores são assim (cof cof, soraka, cof cof) embora possa utilizar todo o potencial de Invocar Aery, isso não é o suficiente para tirar ela da lama, além do mais, seria bom por questões de variedade de estilo de jogo, poder optar por uma forma mais defensiva de encantador, sabe, um que se encaixe melhor com moeda antiga, e que não te obrigue a usar gume do ladrão arcano, pois você terá que ficar atacando o inimigo com frequencia para utilizar o Aery.

Então eu proponho uma runa baseado na antiga arvore de talentos:

Aumenta em X% toda cura e escudo e ao utilizar uma cura/ escudo em um campeão aliado, Y % do valor da cura/escudo será convertido em regeneração de vida ao longo de Z segundos (tipo uns 5 ou 10 segundos) e enquanto durar essa regeneração de vida, o aliado receberá um buff (talvez o classico aumento de defesa e mr seja o bastante)

Desta forma, o encantador poderá compensar sua falta de "presença" no combate, fortalecendo seu aliado, sem falar que o buff concedido pela cura será um otimo combo com turibulo ardente e um "aperfeiçoamento" para o redenção...basta tomar cuidado com o balanceamento para que o combo dessa runa + turibulo + W da yumi não fique op demais que estará tudo bom.

bom pessoal, por hoje é isso, obrigado por ler até o final, espero que você não esteja com os olhos ardendo de tanto ler, não se esquece de curtir e se inscrever,,,,,não pera, não sou youtuber, então esquece isso.

Grato pela sua atenção:

Gettei

6 RESPOSTAS
Säfira
Arauto
Arauto

Pow curti a ideia maluco! 

Jogo de Vlad e de malzahar,e eu acho as runas meia boca na true da true...  Não consigo dizer que tá forte sacas?  

Eu acho que devia voltar o ímpeto antigo... enfim......

Ah.... e runas de PENATRAÇÃO MÁGICA! Tá faltando 😞

The River´s will run red
Sairai
Arauto
Arauto

De fato o jogo precisa de mais Runas, mas principalmente, Runas justas pois não vemos uma Anivia jogando de Conquistador, muito menos de Pós-Coque ou Ímpeto Gradual.

As runas pensadas para campeões AD são melhores que para os AP, pois seus benefícios normalmente envolvem 2 pontos princípais: Sustain em Combate ou Redução da % de Resistência do Alvo. E no caso do Conquistador, ambos os efeitos são usados e é isso oque mantem essa dominância dos campeões AD.

Não existe um "Pressione o Ataque" para campeões AP, imagine uma Runa que após atingir o Alvo com 3 habilidades aumenta o dano subsequente em x% enquando durar o combate. Tornaria alguns campeões ridículamentes OPs, só em teoria imagine um Ryze usando uma runa dessa, ou Azir, Aurelion.

Também tem problemas com a itemização, onde itens AD são completos até demais, Trindade, Sterak, Shojin entre diversos outros itens. É uma variedade incrível, mas para campeões AP é sempre Ludens→Morello/Liandry→Rabadon/Cajado.

Da para contar os campeões AP que fazem builds variadas, e a grande maioria dos mesmos estão fora do Meta. 😕

Alô ZHONYAS,RABADON, VOID, MORELLO, LUDENS e as itemizações de gelinho...

Ampulheta de Zhonya não salva sempre, e se usada de maneira incorreta ela não ajuda, apenas atrasa o inevitável.

Capuz da Morte de Rabadon é um item caro, e muitas vezes não é viável pois existe opções melhores.

Cajado do Vazio e Morellonomicon não são mais efetivos que Conquistador ou PoA ativadas. Fora que o Item nível 2 AD para Penetração de Armadura custa 1450 de Ouro e fornece 20% de Penetração, enquanto o Item nível 2 AP para Penetração Mágica custa 1600 de Ouro e concede 15% de Penetração.
A vantagem é que o item AP nível 2 de penetração também concede 200 de vida adicional.

Eco de Luden é inferior que uma Tiamat porém custa 1875 de Ouro a mais e é necessário esperar para poder usar novamente.

A runa Aprimoramento Glacial é uma Runa de utilidade, e apenas uma parcela dos campeões AP usam ela atualmente. A grande maioria continua usando Cometa Arcano ou Invocar Aery, e uma parcela menor usa Runas da Arvore de Dominação/Inspiração.

você simplesmente descreveu os pontos fracos, infelizmente conquistador, sterak e os outros itens também tem...

Qual o ponto fraco do conquistador?

O único que consigo ver é que campeões Ranged tem um tempo muito limitado de uso, mas é totalmente compreensível. E outro possível ponto fraco é que nem todos os campeões do jogo podem abusar dela?

Em relação a Fúria de Sterak é o mesmo que falar da ampulheta de Zhonya, é um item bem situacional. Mas é inegável também que o item torna qualquer campeão lutador um Tank, tornando ele extremamente resistente e ainda dando suporte a dano.

Quando me refiro que Itens AP são limitados, me refiro que não existe uma variedade como os ADs tem.

Vejamos, os campeões Bruisers AD normalmente encontrar em sua Build padrão itens como Força da Trindade, O Cutelo Negro, Lança de Shojin, Fúria de Sterak, Hidra Titânica/Raivosa, Dança da Morte e Anjo Guardão.
Campeões Assassinos AD tem uma itemização limitada, porém completa. Crepúsculo de Draktharr ajuda a limpar visão inimiga, Lâmina Fantasma de Youmuu concede Mobilidade, e fechando o pacote Limiar da Noite é um item excelênte para entrar no meio de 2 alvos, focar o correto e sair com vida.

Agora vamos ver como campeões que são planejados para serem Bruisers AP como o Singed e Diana deveriam buildar para efetuar sua função. Bastão das Eras, Cetro de Cristal de Rilay, talvez Cajado do Arcanjo, um Dente de Nashor?
Mas não é assim que funciona na prática, porque Diana de um Bruiser AP passou a ser um Assassino que Rusha Capuz da Morte de Rabadon para tentar Snobalar, se conseguir bem, se não faz nada. Singed tem que escolher entre buildar Tank ou buildar AP, eu fazer as famosas Builds das Casas-Bahia, comprar um de cada e tenta montar uma sinergia legal.

E assassinos AP, Pistola Laminar Hextec concede dano e uma curta redução de Velocidade, Perdição de Lich para conseguir dar um dano adicional, Eco de Luden para o mesmo propósito...

Consegue notar a falta de Recursos que campeões AP passam quando comparados aos campeões AD.
Bruisers AP não tem itens de Bruiser, logo tem que se virar e buildar um híbrido de Tank/AP que normalmente nem causa dano e nem consegue resistir ao mesmo.

Assassinos AP não tem itens para remover visão, não tem itens para ganhar mobilidade, e o mais próximo da Limiar da Noite é o Véu da Banshe, porém Véu é um item defensivo e quase não tem utilidade para causar dano explosivo.

É um falta de conhecimento na minha visão, considerar que 5 ou 6 itens conseguem fazer o mesmo que 10+ opções diferentes. Ainda mais quando esses mesmos concedem não somente atributos melhores, mas muitas vezes passivas superiores também.