cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Orgastic
Tropa
Tropa

Reflexões de balanceamento? Ou como resolver a constante ADCs?

Já faz algum tempo (antes mesmo do rework dos itens) que a classe dos ADC's passam por poucos bocados e tentativas de balanceamento. Tivemos a era em que o gume deu dano real, e que os adc's tornaram-se personagens do tão longínquo late game que tornou-se mais viável a presença de APC's e magos na bot lane que dos próprios carregadores.

Não satisfeita a situação, vieram lutadores que se utilizam dos status "base" de um ADC e que tornaram cada vez mais complicada o balanceamento da classe. Itens de crítico muitas vezes eram balanceados por estarem "fortes" de mais em campeões como Yasuo, seu ilustre irmão Yone, e a campeã Irelia. Talvez pelo constante abuso de habilidades de curto/curtissimo CD que funcionam como ataques e esteroides de velocidade de ataque nesses campeões, já que para todos os efeitos o Q dos irmãos não só contam como ataques, assim como o Q da Irelia ( podendo critar, aplicar efeitos de contato) como seu tempo de recarga ser reduzido por velocidade de ataque. 

Como consequência, para que alguns campeões lutadores não saíssem da curva, eram necessários nerfs nos itens de atiradores, que por sua vez, tomavam os nerfs de tabela.

Fato é que lutadores deveriam em tese ser uma mescla: campeões que dispõem do uso de habilidade (não tanto quanto magos) para causar dano, ao passo que usam de ataques e esteroides de ataques ( não tanto quanto os adcs) para causar dano. Esses em especial, possuem interações que potencializam essa "dupla" função, fazendo com que habilidades se comportem como auto ataques e abusam talvez do status mais problemático dos ADCs: o crítico.

Não entendam mal jogadores de Yone e Yasuo, porém quando digo que os campeões "abusam", na verdade quero dizer que eles contornam o maior problema.

Se você é um veio ou veia de League of Legends, talvez se lembre do motivo pelo qual a antiga "bota de defesa" se chamava "Ninja tabi". Sim, nos primórdios do LOL existia uma mecânica de esquiva que posteriormente foi removida. A esquiva obviamente se traduz em uma chance de simplesmente não tomar dano nenhum de um ataque básico.

O status foi removido por um simples fator: dependia de sorte. Não nos lembra algum outro status?

Sim, o crítico

O crítico por sua vez tem seus "contornos" que o tornam viável. Ao contrário do que foi a esquiva, possui-se a possibilidade de atingir a singela quantidade de 100% de crítico, a chance de 1 para 1 de causar dano em seus ataques maior que seu próprio ataque. Entretanto, convive-se com o fator sorte até que se tenha 5 itens de críticos ( atualmente cada item possui 20% de chance) ou com apenas 2, se você for um dos irmãos, contornando o maior problema dos adcs, a sorte.

Tanto é que desde a reformulação dos itens vemos constantemente novas builds emergirem entre os atiradores que em sua maioria, contornam a construção de crítico: sejam as builds de letalidade para o Jhin, Varus, MF e Xayah, sejam as mais específicas e que funcionam com poder de Habilidade como as buids para Ezreal e Kai'sa.

O que todas essas builds tem em comum? a constância de um dano a cada "patamar" que sobe, isto é, a cada item que se constrói.

Essa ladainha toda para propor a reflexão de que talvez exista um mundo com maior funcionalidade para os adcs: um mundo onde não haja sorte em seu caminho, e que não exista crítico. Que seja designado de fato aos adcs a sua função: causar dano majoritariamente baseado no seu ataque, aumentando a frequência desse dano com a velocidade de ataque. De certa forma, essa construção de puro dano e velocidade de ataque não devem ofuscar essas outras construções supracitadas e sim que se construam como possibilidades e alternativas.

5 RESPOSTAS
Fizz Bagunça
Aronguejo
Aronguejo

Não é só ADC, a riot fez isso tudo, criou itens de defesa, só que não passou pela cabeça que o arco escudo poderia ser usado por lutadores, em vez deles reverter tudo e pedirem desculpas prosseguiram e começaram a inventar moda.

Eu to jogando de boa aqui tentando ganhar, mudei minha lane 10 vezes perdi 9 ganhei 1.

O incrivel de tudo foi, um jogo no qual eu com meu main dei um snowbal lindo no jogo com 13 kills 4 itens na frente de todo mundo, e quando batia de frente com um udyr com edige de fogo era solado sem mais nem menos, e no decorrer do jogo o viktor com 2 itens me dava 1k de dano com Q E. Enquanto eu precisava flanquear pra conseguir encaixar meu combo e adivinha... Isso mesmo não dar ik.

Pra chegar uma Lux com capitulo perdido e dar ik em qualquer campeao com RQ.

Parece baboseira mas não é, eles estao focando o jogo todo pro competitivo e foda-se vc jogador 4fun.

TOP É SÓ MELEE
Aronguejo
Aronguejo

Corcordo. a solução é deletar o ivern.

FlamewingsX12
Aronguejo
Aronguejo

creio que a riot deveria criar itens que amplificam o dano do ADC a medida que ele vai dando hit, podendo ser itens voltados apenas para auto ataques ou para alternar enter AA e habilidade. Um exemplo seria o item força trindade que a Zeri fazia, porém a riot achou "boa idéia" nerfar o item e forçar a zeri buildar critico, por a riot é a riot. Ao invés da riot ver a nova build da Zeri como exemplo para atiradores ela prefere forçar todo atirador a buildar crítico. Não da pra entender a riot, a riot quer tirar o crítico do jogo ao mesmo tempo que quer forçar os a\tiradores a buildar crítico, curioso

o problema é que a trindade foi feita pra lutador, que se expoe no meio da tf , e estacando , ja o adc ataca de longe, zeri aque ainda ganha move speed e da slow, fica muito roubado. item de stack é o mata craquens , afinal adc é pra dar dano e ser protegido, não pra dar dano, tankar e fazer tudo.

é só adaptar os itens, Trindade é um item que nenhum lutador tava fazendo. Se o item tava roubado por deixar a zeri tank é só fazer adaptação para poder funcionar para atirador do jeito certo, e também isso poderia dar portas para novos itens de atirador que possam substituir o crítico. Mata Craquens meio que n estaca muito pois o stack é gastado no terceiro ataque. Porém com a trindade o stack dura até a tf acabar, o que seria ideal para o rework dos atiradores