cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
quase nvl 16
Aronguejo
Aronguejo

Revivendo: Tahm Kench TOP

Bom dia, boa tarde ou boa noite, como vai?
Então, antes de qualquer coisa eu atualmente tenho Maestria 6 com Tahm Kench, apenas jogando com ele no top, isso mesmo, eu peguei maestria 6 com ele apenas no top.
O tão sapo morto que a riot nerfa, so porque ele aparece no competitivo por ser um zhonyas ambulante, mas hoje em dia ele nem serve mais pra ser suporte, pelo seu alto cd no W quando come um aliado, enfim, vou ir pro que interessa nesse topico:
Revivendo tahm kench top, é sim, isso e um guia baseado na  minha experiencia com ele.
Vou começar mostrando os Counters é oque ele vai bem contra.

Counters
Tahm Kench sofre contra toplaners de ranged, não são todos, da pra enfrentar um Teemo, antes e pos 6, mais tem que saber buildar corretamente e aproveitar as poucas oportunidades que você tem.
Ele tambem não e muito bom contra toplaners que são mid game, ja que mid game e a parte mais fraca do Tahm Kench no top, da pra enfrentar, mais tem que stompar antes dos 6.
Agora em questão de champions, os que eu mais sofro contra são:
Mordekaiser (Match-up quase impossivel, a passiva do Mordekaiser anula muito o E do Tahm Kench)
Darius (Não enfrento muito essa match-up porque eu geralmente bano Darius sempre, mais acredito que a passiva do Darius anule o E do Tahm Kench.)
Renekton (Se não pegar uma kill nele antes do mid game, você não consegue mais enfrentar ele.)
Kled (Da pra enfrentar antes dos 6, mais depois disso você não consegue fazer muita coisa contra ele.)

E isso e tudo que ele sofre contra, lembrando que, a maioria da pra enfrentar SIM, mais acredito que so no late game, porem vai ter que jogar safe o jogo inteiro, nunca avançar a lane é ter um farm no minimo medio.

Melhores match-ups

Sett (Isso mesmo, o SETT, o 2 melhor toplaner do jogo, enfim, basta apenas ter 2 stacks pra pegar o move speed e quando ele usar o W você pode desviar facilmente, alias, o W do Tahm Kench não countera o W do Sett.)
Nasus (Sim, eu disse que ele sofre contra campeões que escalam no jogo, porem ele tambem e muito bom contra campeões que tem R de buff, ja que basta apenas stackar a passiva e comer ele com o W, assim jogando 2 segundos de ult foram, o stun tambem e muito bom.)
Renekton (Sim, eu disse que essa match-up é chata pro Tahm Kench, mais e so você pegar pelo menos 1-2 kills em cima dele antes do mid game, depois disso você ganha qualquer troca, ela e meio que 8 ou 80, você vai ficar feedado ou ele vai ficar feedado.) PS: Não deixe o Renekton pegar kill em outras pessoas do seu time, se ele dar roaming você vai junto com sua ult, se seu jg tiver por perto use sua ult com ele.
Irelia (Essa e a melhor match-up pro Tahm Kench, é simplesmente muito facil, e quase impossivel pra irelia, e literalmente so engolir ela com o W, se ela te ultar você stacka a passiva e da stun ou come ela.)

Essas são as melhores match-ups que eu ja enfrentei, tambem tem match-ups que são balanceadas em 1x1, como a do Jax, ja que os dois tem pontos positivos no x1 dele e do Tahm Kench.
Agora vamos pro Pros & Contras.

Pros
Potencial de roaming muito bom, pode ate dar uma emboscada com seu jungler ou midlaner, pode transformar 1v1 em 2x1 ou 3x1.
Early & Late game muito bom, no early ele da bastante dano, principalmente por causa da sua passiva & seu Q, no late você pode dar dano e ao mesmo tempo tankar bastante, por causa do seu W que escala com vida maxima, e seu E que te da um shield é ao mesmo tempo pode regenerar sua vida.
Ele tem um base de tank, ou seja, ele ja e um tank naturalmente mesmo sem você buildar tank (oque eu não recomendo).
Pode transformar um 2v2 em um 2v1 por 2 segundos, assim facilitando uma fight curta por um aralto ou coisa do tipo, tambem e muito bom na hora de constestar objetivos grandes, porque pode engolir o jg inimigo impedindo que ele acerte ou de o smite, isso serve pra inimigos feedados tambem.
Pode fugir de ganks, sim, com o novo estacionamento do lol você pode fugir de ganks no nivel 6 pra cima, basta apenas dar um flash pro estacionamento e usar sua ult pra sua torre ou um lugar safe, recomendo que fiquei no lado do estacionamento pra facilitar isso.

Contras
Pessimo mid game, pois ele não tanka bem ate o late game, oque dificulta em fights durante esse tempo.
Não tem controle de grupo, então, ele ate tem um pequeno controle de grupo, que e o stun do Q ou comer alguem com o W, porem ele so pode fazer isso com uma pessoa, oque torna as fights com ele um pouco mais complicadas do que com outros tanks.
Ult quase inutil no nivel 6, então, nivel 6 geralmente e aonde rola os all-win, é como a ult do Tahm Kench so serve pra um tp pequeno no nivel 6, você não vai ter trocas tão boas depois do 6, em questão do roaming isso tambem vai dificultar um pouco, ja que o tp não tem um range tão grande, mais apartir do nivel 11 isso melhora.
Dificilmente volta pro jogo, ele e um campeão que se tiver uma match up ruim, ele não volta mais.

Runas

Contra Lutadores:

Contra campeões que tem dash, ou rangeds. (não testado em ranked.):

Essa são as melhores runas pra ele, eu não recomendo usar outras (ja fiz o teste).

Build
Primeiro Item:
 ou

Primeira volta (1200 de gold, mais barato que um tiamat, alias.)

Build completa:

Situacional:

Dica: O semblante e opcional, da pra substituir por um randuin ou armadura de espinho.
Dica 2: Faça malho congelado de ultimo item, mas eu deixei em Situacional porque não pode vir a calhar em certas situações.
Dica 3: Não faça build de dano, isso vale pra hidra tambem, acredite, isso so vai piorar o seu late é deixar você inutil.

Resultado de imagem para Tahm kench png
Fim, mais antes de terminar o guia/experiencia vou dar conselhos:
Ha toplaners bem melhores, porem eu continuo jogando com Tahm Kench porque eu gosto mesmo, mas dai vai de você, quer se tornar um off meta e jogar com aquilo que gosta?

Tenha um bom dia, boa tarde, ou boa noite. o/

2 RESPOSTAS
HvCeaser
Arauto
Arauto

Esse campeão ai ta mortasso, só um rework para voltar.
Nerfaram ou tiraram o kit todo dele... W mudou, n deixa os inimigo cego e n da mais slow quando cospe, escudo do E é horrivel de tao nerfado que foi, mas o pior pra mim foi eles tirar o acumulo da passiva, TK é um campeao early game, late game ele é bem inútil e caitado por qualquer coisa, mas ai vão la e tiram a maior mecânica de pressão early game que ele tem, sem condições.
Pouco tempo atras tava no op.gg e ele era o pior campeão do jogo.

Mefisto
Aronguejo
Aronguejo

Deixa ele onde está. No limbo.