cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
RedAngels
Arauto
Arauto

Rework Ahri - Minha opnião

Há muito tempo já fiz 3 post reclamando que a Ahri é considerada Maga Assassina de Mobilidade, porém ela não tinha essas características ingame e sempre vem um especialista em **bleep** nenhuma falar que nada.

 

Meu argumento: Tank tem mais mobilidade já que a riot diz que eles tem que ser possível dar engage, tem mais controle de grupo já que geralmente não tem dash, e tem mais dano, por que né, você precisa combar umas 7x para matar um tank, mas se ele te combar 2-3x você morre.

Argumento dos especialistas: riot não mudou, então está bom.

 

Pois é, mês passado vi uma notícia que finalmente minha main teria um mini rework para ressaltar essa falta de mobilidade. E hoje vi um vídeo explicando sobre a mudança chegando: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=-6a9pYY4XGY

Agora dar minha opinião: começando pelo lado bom é que no final me dei um pouco de esperanças pois agora a ult terá mais efeito (já que é a tão mobilidade dela) podendo resetar e ser usada mais vezes. Ahri é um dos poucos campeões que eu rotaciono bem e ajudo meu time, quem nunca perdeu lane mas gankou e fez isso ganhar? (gosto isso nela, mesmo perdendo posso ajudar o time ganhar). E essa mudança na ult vai me dar mais possibilidades de ultar para chegar mais rápido na lane e resetar para ter ult para fazer a play. Isso gostei muito, porém...

 

Novamente, acho a mobilidade da Ahri no geral baixa, deram um dash na ult e para compensar isso sempre deixaram a velocidade de movimento baixa (sendo que outros campeões não assassino e não mobilidade tem bem mais, e até o Ez tem flash no E e nem por isso a velocidade dele é baixa). E isso me desanimava acompanhar alguns laners inimigo pois eu perdia mais tempo. ...

 

Agora as reclamações: logo no começo do vídeo e vendo os novos atributos (https://www.dexerto.com/league-of-legends/ahri-rework-lol-season-12-abilities-release-date-1724277/) já quase chorei. Diminuiram vida base, regeneração de vida, armadura... Ou seja, agora é mais fácil ainda morrer. O que gosto nos assassinos é: "quem combar melhor primeiro ganha" e um bom Zed ou Fizz ou outro combo já poderia matar facilmente a Ahri, ela não tinha muita _sobrevivência_ e tiraram isso? Sinceramente, decepcionado com isso.

 

"Ah, mas aumentamos o dano e o reset da ult", coisa que sempre voltam atrás, já estão diminuindo dano, criando itens com mais escudo como a Coroa e o Arco Escudo e já falaram que nessa temporada vão diminuir o dano explosivo que está incomodando muita gente. Então vão buffar o dano da Ahri, reduzir sobrevivência, depois nerfar o dano? Sério?

 

O tópico já acabou, vou só colocar rascunho (sem terminar mesmo) de umas contas que eu estava fazendo:

Aumentaram o dano de tudo, mas iraram 20% dano amplificado em alvos quando usava o E. Que no caso é no combo.

Então: novoDano - Antigo dano:
(obs: a = AbilityPower)
Novo dano do Q após E (lvl 1): (60+35a/100)
Antigo dano do Q após E (lvl1) ((65+35a/100)*120/100) = 78 + 42a

120/100 é os 20% aumento após o E.

 

Novo dano do Q após E (maximizado): 100 + 35a

Antigo dano do Q após E (maximizado): (85 + 35a) * 120/100 = 102 + 42a

 

Tá, é impressão minha ou diminuíram o dano no combo então? Isso considerando só o Q, eu iria fazer a conta para um combo completo com todas skils antes e depois, mas fiquei com preguiça.

Sei lá, posso não estar pensando direito mas estou um pouco com medo disso, "aumentaram o dano", mas diminuiu o dano do Q nos primeiro lvl, diminuiu chance de sobrevivência, e o famoso pick off que é o dano no combo inteiro parece que também foi diminuído.

Só parece que tem um pouco mais de dano para limpar wave e poke então.

8 RESPOSTAS
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Vou comentar um pouco usando o video do Vars como base, que é um game designer e faz muitas analises bem interessantes de LoL, e fez um video baseado na Ahri e por quê da popularidade dela ser baixa:

 

Além disso, vou dar os meus adendos também.

A treta da Ahri, é que ela faz de tudo um pouco, mas ela é mediocre em tudo, principalmente em seu burst damage que não é capaz de explodir alvos com facilidade.

Achei bem interessante a pegada do rework da passiva e os efeitos extras na ultimate. Aumentaram o dano da Ult, W e Q (eles deram mais um tweak com um buff de 35 para 45% do AP), o que faz com que remover o bonus de dano do Charm não afete muita coisa, visto que os valores aumentaram em troca, e isso permite que o dano de poke dela ou em alvos sem charm, seja mais consistente.

Ahri tem sim, MUITA mobilidade. 3 dashes gigantescos não é pouca coisa, e agora ela pode ter até 6 caso abata os alvos.
O problema disso, é que a mobilidade maravilhosa dela, está atrelada a Ultimate. Ou seja, ela é inconsistente.
É uma skill que tu pode não ter acesso sempre que precisar, o que pra uma assassina frágil, pode matar o champion.
Como o CD agora começa a partir do PRIMEIRO cast da ultimate, isso torna o CD dela MUITO menor, mas ainda sim, é um problema bem grave pra classe dela.

O que eu sempre tive em mente, era fazer algo estilo Diana: Inverte o W e o R. Faz o Dash dela ser uma versão mais simples pro W, como um dash longo que reseta ao pegar abate ou que pode ter um segundo cast caso acerte o charm, algo do tipo.... e torna o W dela uma skill interessante para virar ultimate, com algum burst maior de dano.

Todos os jogadores de Ahri que eu conheci concordam que o W dela é bem.... meh. É uma skill desisnteressante de usar então acho que seria uma mudança legal.



Esse rework promete, na minha opinião. Pode não resolver 100%, mas mostra que os desenvolvedores estão cientes dos problemas do champion e estão tentando dar um jeito de melhorar isso para os jogadores.


diminuiram a base e armadura dela mas ela também vai pokear mais fácil com o w já que aumentaram o dano e diminuiram a mana 

O @"Gemada de Taric" colocou um vídeo que estou vendo ainda e gostando.
O vídeo está falando o passado da Ahri e meu medo é justamente uma frase que ouvi algumas vezes no vídeo: "não compensaram o suficiente", perto de 9:25 mesmo (momento atual que estou vendo) falou sobre isso, que tiraram a mobilidade para aumentar o dano mas não compensaram o suficiente já que tinha jogado tudo de um jeito que dependia do Charm (os 20% de dano a mais).

Então tipo, aumenta um pouco o dano, mas um combo do Patheon, Zed, Fizz, Lux, Syndra ou alguém que tem MUITO mais range (já que o range dela sem o R não é grande coisa) pode burstar ela primeiro. Então não é um poke seguro.

Cara, gostei da referência que trouxe e assisti quase tudo (Faltou o finalzinho, mas vou ver depois).
E muita coisa que fala é o que falei, principalmente a crítica do "ela tem mobilidade", mas até o Ezreal tem flash que nem é ult, ou o Kassadin que passa parece e reseta rápido. Já ela é 3 dash na hora e ainda para numa parede do Veigar.

Eu ainda não estou feliz de ter diminuído a vida dela, já tive jogos que eu era burstado sem conseguir recuperar, isso vai dificultar muito dependendo a lane fase. Mas a mudança de resetar a ult me atraiu.

E bom ponto, nunca tinha pensando em mudar o R com W), talvez já tenha, mas fiquei com medo de ter que acostumar talvez e despensei. kkk, mas seria uma boa realmente.

Uso muito os videos do Vars como referencia pois como designer ele tem muito credito e argumentos muito bons pra expor o ponto dele.
Tem varios videos semelhantes no canal dele que é interessante olhar!
RedAngels
Arauto
Arauto

Lá vai eu de novo voltar o tópico. Agora vi o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ToEai6S_HLI

Novamente volta a ressaltar os meus pontos que coloquei, Ahri que no geral recebendo um nerf para compensar o buff mais na ult.
Não fiz a conta da cura da passiva, mas se a passiva é agora apenas matando 9 minions ou monstros, já é um nerf (dependendo do valor da cura). Principalmente para lvl mais baixo que não sabe farmar. Ou mediano tipo eu que no roaming para ir para outras lanes vai perder um tempo do uso da passiva.

Já a passiva anterior com 2 Q na primeira wave de minions, na segunda wave você já estaria se curando (claro, gasta bastante mana se quiser ficar se curando no começo, mas dá). Fora que para eu solar o blue (já que os jungle que deixa na verdade só deixa pegar mas não ajuda), eu podia caitar o blue, me curar umas 2x com W ainda no processo. Agora enquanto caitando o blue não vou poder me curar (já que é apenas 1 monstro então não daria para ir stackando a passiva.

 

W: outro tweak, apesar de eu achar um nerf não é, mas ainda é estranho, diminuiu o custo de mana, legal, aumentou dano  e o tempo da velocidade de movimento, assim pode melhorar para pegar o "gap", segundo  o que o Ucla falou no vídeo. Mas se deram essa ideia de aumentar para aumentar o roaming, por que diminuiram o tempo de duração? Tipo, ao ativar tem menos tempo para chegar perto de um inimigo e dar o dano... Então usa para chegar mais rápido na lane dando roaming mas ai não vai ter ela para usar como dano assim que chegar?

Ult: não sei se eu que vi errado ou ele, mas eu tinha lido antes que a ult ia resetar no máximo umas 6x ou algo assim, lá ele falou que simplesmente resetando e deu um cenário da Ahri ultando até umas 8x....

Aaaaaaa, com medo, mas quero conferir essas coisas logo.

@RedAngels 

Olhando melhor, o post do tweeter fala que ela consegue guardar até 6 cargas da ultimate. Isso não significa que é um maximo de 6 dashes.

imagem_2022-01-27_132525.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se levar em conta quando ela ultar: ela começaria com 2 cargas (gastou a primeira ao castar a ult). Dai em diante, ela pode acumular mais 4 para um maximo de 6. Se ela só gastando a primeira pegasse 4 abates (lembrando que ela não precisa MATAR o alvo, só precisa ter dado dano nos ultimos 3 segs antes de morrer) ela teria 6 cargas, mas para pegar mais uma, ela teria que gastar uma dessas cargas antes pois ela já estaria no limite.

 

E eu testando ela descobri uma coisa muito louca. Ela igora uma regra base do league of legends: Dano verdadeiro ser sempre consistente.

Uma coisa sobre dano verdadeiro, é que ele por padrão não pode ser Diminuido nem aumentado.  Se uma skill der 100 de true damage, e o champ tomar exaust, esse true damage será ainda 100%. A mesma coisa se aplica para aumento de dano.
Um motivo pelo qual Garen não usa a runa de dano extra em alvos low hp, é que nesse ponto do HP tua ult já vai matar o alvo, e ela NÃO aumenta o dano da ult do Garen. Nenhum efeito aumenta (exceto um bug da Garra do espreitador :v )

Mas a Ahri quebra essa regra, fazendo com que o dano da volta do Q também aumente se o alvo tiver com charm. E eu NÃO SABIA disso asdhuasdhuadshu

Mas o buff de dano do cham n vai fazer muita falta, pois os 10% de escala de AP no Q compensam esses 20%. E isso contribui para aumentar o dano dela sem depender tanto de acertar o charm (exemplo, caso pokeie na lane só com o Q)

Que o dano do Q era aumentado combado com o E eu já pensava assim. Mas que no caso agora não vai funcionar já que tiraram isso.

Sim sim, no começo estava preocupado com a falta do dano, mas na lane fase pode ajudar, mas ainda diminuir a vida pela metade como dito no vídeo? Achei uma diferença muito forte.

E novamente repetindo o que falei: o pior problema disso é que cada vez mais há vídeos falando que plays de assassino de burst são desbalanceadas dando assim mais sobrevivência nos itens. Ai falam que querem ressaltar o lado "assassino" dela que é um lado sempre visado para nerf no jogo em troca de diminuir a sobrevivência que as vezes esquecem de voltar atrás.

Obs: mas só vou ter certeza do meu choro quando ela sair e eu ver se o tanto de recuperação de vida da passiva compensa na prática.