cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Eleven
Aronguejo
Aronguejo

Rework no sistema ranqueado

Vou falar mais da solo duo aq mas pd ser aplicada na flex, so modificando algumas coisas.

Atualmente a ranqueada se baseia em: 1 ou 2 jogadores buscam uma partida ocupando 2 rotas de 5 de um time. Eles entram na partida escolhendo 1 dos 148 campeões com 3 pessoas desconhecidas contra outros 5 jogadores. O que define se eles vão subir de elo são os pdl q eles ganham se destruirem o nexus inimigo e perdem se seu nexus for destruído. É o conceito básico do jogo. Claro, ganhar ou perder, 8 - 80.

Qual a diferença de pdl ganhos entre 2 jogadores: jogador 1: ficou morrendo sem parar, reclamando do seu time, jogando mal, pedindo rendição sempre que dava, ficando afk alguns momentos do jogo, gastando flash do nd, smitando catapas, roubando o farm do adc jogando sup, coisas do tipo chamado troll e afk. Jogador 2: jogou bem, ficou forte, farmou bem, wardou bem, morreu pouco, matou muitos, teve uma boa participação de abates de sua equipe, muitas assistencias, boa parte do dano, cura ou dano tankado da sua equipe, coisas do tipo de um jogador q teve uma partida boa ou joga bem.

Voltando, qual a diferença de pdl ganhos entre esses jogadores? Nenhuma, oq mudaria atualmente seria o mmr deles, mas partindo da ideia q eles tenham o mesmo mmr, não há a menor diferença entre jogar bem ou jogar mal contanto q o nexus inimigo seja destruido sendo vc n tendo ajudado em nada ou vc tendo feito o trabalho todo sozinho.

Aonde eu quero chegar com isso vc se pergunta, bom, é obvio eu acho. O sistema está errado, apesar de td bla bla bla de jogar em equipe e tals no fim de td n é a equipe q ganha pdl são cada jogador que ganha tendo jogado bem ou mal.

"Ah mas como mudaria isso? Como vc classificaria cada jogador para ganhar ou perder pdl?" Facil facil, avaliando os jogadores individualmente para ver se desempenharam uma boa partida ou uma má partida decidindo se ganhariam ou perderiam pdl e também o quanto ganhariam de pdl ou quanto perderiam. E n falo isso sem embasamento porque temos o sistemas de notas após toda partida pvp. Apesar de falho e basico ele é a base para criar um sistema ranqueado para avaliar o desempenho de um jogador durante a partida para decidir se ganha ou perde pdl e o qnt ganha ou perde. Aprimorando esse sistema para analisar mais detalhadamente e sem jeitos de "burlar" ele como dá para fazer com o de notas em algumas posições como jungler( pegando algumas kills ou assistências nas rotas e depois farmando o jogo todo pega S) e suporte(se n morrer mas pegar assist ganha S). Enfim, aprimorando o sistema de notas dá para fazer o sistema ranqueado.

O que ganhariamos com essa mudança: Jogadores que por sorte acabavam ganhando partidas sendo "carregados" n ganhariam pdl ou n ganhariam mt pdl consequentemente n subiriam mt de elo até ter um desempenho superior ao daquele elo.
Jogadores que perdiam partidas jogando mt bem por ter 2 jogadores afk na base ou pq estavam aparentemente jogando o jogo sozinho naquela partida ganhariam pdl mesmo com seu nexus destruido, pelo bom desempenho na partida.

Naturalmente, subiriam de elo apenas aqueles que tinham um desempenho superior ao elo atual deles. Por consequência não haveria como "subir por sorte" ou "descer por azar" vc n ia depender de ninguém para subir ou descer além de vc mesmo. As filas ficariam menos frustrantes e mais justas.

Além disso teriam menos smurfs afinal com perdendo ou ganhando se o "smurf" desempenhasse um jogo superior ao nivel da partida ele ia ganhar pdl nao importando qual time ganhasse e assim subindo de elo rapidamente até seu elo verdadeiro.

Outra questão resolvida, o duo boost seria quase aniquilado afinal a conta da pessoa q contratou o serviço ilegal q teria q desempenhar uma boa partida então não haveria como subir de elo com duo boost.

Com os jogadores dos elos nos niveis certos seria mais facil indentificar um elo job mas isso é mais questão da Riot, mas só avisando mesmo.

Outra coisa, seria mais gratificante e menos frustrante, afinal se vc desempenhava bem uma partida e perdesse mas ganhasse pdl, seu esforço não foi em vão. O mesmo vale pra quem n se esforçou mas ganhou a partida e acabou ganhando mt pouco pdl ou não ganhando pdl ou até perdendo pdl depende do quão ruim ou troll a pessoa desempenhou a partida, incentivando ela a ter que desempenhar bem nas partidas se quiser subir de elo.

"Ah mas ent pra q serveria o nexus"
2 coisas, pra finalizar a partida obviamente e também para garantir + pdl. Afinal se vc desempenhou uma boa partida e conseguiu ganha-la merece mais pdl de quem desempenhou bem mas n conseguiu vencer a partida. Assim como é mais facil tirar S vencendo uma partida do q perdendo.

Possiveis problemas a serem resolvidos:

Rendição, n sei como funcionaria, mas n poderia funcionar da maneira atual pois um time que estivesse desempenhando um bom early daria rendição antes q seus campeões de early game decaissem no jogo. Rendição seria manipulável no caso. Ent eu pensei em 2 opções mas ainda n são concretas, ainda estou analisando uma forma melhor. As 2 são: retirar a opção de rendição, o que pra mim não teria o menor problema mas tem pessoas que utilizam bastante e costumam dar mt rendição. O servidor da Coreia por exemplo tem costume de dar ff em pouco tempo de jogo mesmo com a partida bem em aberto. A segunda opção seria um time pedia rendição teria que ser do mesmo jeito q atualmente, mas quando chegasse a 5 votos sim aos 15 min ou 4 votos aos 20 min o apareceria para o time inimigo se queriam aceitar a rendição deles, 2 ou 3 votos sim bastariam para aceitar. Eu sei q "rendição" n faz sentido o time inimigo se meter ou ter q aceitar mas é para ser mais justo e menos manipulável. Eu acredito q tenha uma maneira melhor mas ainda não consegui pensar nela. Enfim vcs podem me ajudar com esse probleminha da rendição dando suas ideias.

Mas fala ai, o que acham de um rework no sistema ranqueado? A avaliação de desempenho individual iria funcionar? Tornaria o jogo mais saudavel e gratificante? Preferem o atual sistema? Querem mais detalhes de como seria? Tem outras ideias de rework no sistema ranqueado?
6 RESPOSTAS

Espero que alguém veja isso e repasse pra Riot essa proposta
W4R Ensembl3
Arauto
Arauto

Desde que esse novo forum existe esse tipo de ideia aparece.

O problema é que existe uma subjetividade nessas avaliações, comprovado pela própria Riot pelo seu sistema de notas. Esse sistema, inclusive, que é parte dessa ideia que você deu, seria o embasamento principal para a criação dos elos por rotas, que a Riot desistiu de tentar fazer funcionar.

Porque o sistema de notas é subjetivo? Hoje ele se embasa em estatísticas do campeão, e isso gera atalhos. Afinal, a gente joga pra ganhar. Se jogássemos pra conseguir nota A+ S-+, o jogo seria outro, e não o LoL que conhecemos. O sistema se alimentaria da própria bolha considerada nota boa.

O LoL tem esse problema de existir os "trolls", mas isso penso que é um problema sistêmico. Tal problema se agravou na medida em que a Rito tomou medidas para reduzir o tempo das filas, permitindo que jogadores com MMR mais distintos caiam na mesma fila. Essa discussão, que é outra, teve seus defensores. Algumas pessoas simplesmente querem ser rankeadamente casuais.
THACAOS
Arauto
Arauto

Faz um vide-o que é melhor!
Me siga na Twitch https://www.twitch.tv/thacaos
payphone2
Arauto
Arauto

Mas o lol não é uma receita de bolo, tem vários estilos de jogo que ctz que iriam ser afetados, como o Split ...
Sem falar nos "poupadores de KDA", IA ter aquele mid feedado com receio de vim ajudar a bot lane pra não zoar seu precioso KDA ou Farm, o jogo ia ser bem menos cooperativo , perdendo o sentido.
Não iria existir mais Tank no Top, o jogo ia se basear em 5 Carrys jogando sozinhos e por si mesmos .
O Sistema atual por mais frustrante que seja, funciona ... quem é bom vai subir .
nick>payphone
BarrelPlank
Dragão
Dragão

meu caro, é simples, se o sujeito fica morrendo toda hora e toda partida, eventualmente ele n vai subir 😄 , simples.
Desde os primórdios do lol aparece essas ideia de jirico de gente frustrada com o jogo falando de avaliação individual ou coisa parecida, e no final bem, todos são um bando de marios corações de platina.
Lil
Tropa
Tropa

eu concordo que seria mais justo, mas só consigo imaginar isso aí causando milhares de bugs no começo, até ficar algo viável levaria tempo