cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
slade gui
Tropa
Tropa

Rotações na jg

Estou em duvida em rotações na jg, quando começar no blue, quando fazer os golens ou que rota seguir se eu começo tanto no redside quanto no blue side para maximixar xp

jogo de :Champion78: , :Champion25: e :Champion35:

8 RESPOSTAS
Dizzie
Lenda
Lenda

Há alguns critérios que devem ser pensados ao se fazer um pathing. São os seguintes:

 

1. Características do seu personagem

2. Jungler adversário

3. Potencial de kill dos seus aliados

4. Qualidade do leash

 

1. O tipo de campeão influencia no pathing que ele deverá fazer. 

Por exemplo, bonecos que precisam de muita mana para fazer os campos normalmente começarão no Blue. Enquanto que bonecos mais independentes em sustain podem começar no Red. O Red buff ataca mais rápido, então tome cuidado se seu personagem não for resistente ou não tiver mobility. O Blue buff ataca mais devagar, facilitando o kiting.

 

 

2. Você pode fazer uma rota alternativa caso não queira confrontar o jungler adversário diretamente. Caso ele ganhe de você num X1 por exemplo.

 

3. Você também pode fazer uma rota específica para gankar uma lane que tenha potencial de kill no early game. Por exemplo, se a match up da botlane aliada tiver mais chances de pegar kill nos adversários, pode ser uma boa opção gankar lá se seu personagem tiver set up pra ganks early.

 

4. Os campeões da topside normalmente não conseguem dar um bom leash. 

 

Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Depende de qual o seu plano pro começo de jogo, se você quer gankar bem cedo, faz os 2 buffs e grompe que você pega level 3 rapidinho e consegue gankar já, se você quer famar bem na primeira rotação você vai fazendo os campos um por um seguindo a ordem deles na jungle (tipo blue > grompe > lobos > acuâminas > red > krugues) e se você quer lutar pelo aronguejo você geralmente faz 4 acampamentos (a mesma rota de pegar o lvl 3 mas você coloca as acuâminas ou os lobos no meio) e corre pro rio pra pegar vantagem territorial.

Agora começar pelo red ou no blue depende do seu Campeão (apesar de que em quase todos os casos eu acho melhor começar pelo red porque ele ajuda a limpar um pouquinho mais rápido e é melhor numa situação de 1v1 caso tentem te invadir cedo) e de qual lane você vai querer gankar primeiro (você sempre começa do lado oposto ao que você quer gankar pra poder estar com nível 3 quando estiver daquele lado) e se você acha que vai precisar de um bom leash (caso você precise, sempre comece pelo lado da botlane).

E sobre dar tracking no jg inimigo, como eu poderia saber isso?


@slade gui  escreveu:
E sobre dar tracking no jg inimigo, como eu poderia saber isso?

Então, isso é um rolê bem complexo que você vai aprimorar com a experiência, tem alguns vídeos bacanas sobre isso que você pode achar no youtube (o djoko costuma falar bastante disso nos gameplays dele de jg) mas ainda é um negócio que você vai ter que jogar e praticar bastante pra começar a fazer bem.

 

A base disso é você conhecer o Campeão do seu adversário, você tem que saber o que ele vai querer fazer no começo de jogo e com base nisso descobrir como vai ser o pathing dele (um Karthus por exemplo sempre vai querer farmar no começo então quase sempre ele vai optar por fazer um full clear) e depois é só você ver por qual lado ele começa (é só você ver qual lane tá demorando mais pra chegar que é a lane que está dando leash) e a partir daí você consegue prever onde ele vai estar (você pode levar em base quantos acampamentos você já fez pra saber mais ou menos em quantos o oponente fez também). Depois do early game você basicamente vai ter que ficar aproveitando os momentos em que você sabe que o jungler inimigo está do outro lado do mapa pra colocar wards na selva dele, e assim conseguir sempre rastrear ele.

 

Um hábito que você tem que pegar é o de sempre ficar olhando pro mapa pra saber o que está acontecendo nas outras lanes e assim sempre ver quando o jungler inimigo mostra a sua localização, e principalmente, sempre ficar dando tab pra ver quanto de farm ele tem e assim saber quantos acampamentos ele fez (cada acampamento equivale a 4 de cs) e consequentemente por onde ele passou.


@slade gui  escreveu:
E sobre dar tracking no jg inimigo, como eu poderia saber isso?

Saiba o timing de respawn dos mobs da jungle e tenha visão de mapa (literalmente, wards no mapa).

Pelo tipo de campeão também dá para prever algumas coisas. Exemplo:

Se for um Lee Sin, ele provavelmente vai querer gankar level 2 ou 3. 

Se for um Nocturne, ele vai querer ficar faramando até o level 6. 

Se o toplaner inimigo demorar para chegar na lane, significa que ele deu leash pro jungler no redside.

Mas aí pode acontecer de algum dos lados fazerem fake leash para dificultar o tracking da equipe inimiga.

 

ShZi
Dragão
Dragão

Cara a Jungle não tem rotação. Ou você limpa tudo bem bonitinho ou você fica 2... 3 níveis atrás de todo mundo.
banerzinho
mc gtinhos
Tropa
Tropa

cara faz red e blu e invade o cara se só tem q ver onde ele começa


@ShZi  escreveu:
Cara a Jungle não tem rotação. Ou você limpa tudo bem bonitinho ou você fica 2... 3 níveis atrás de todo mundo.

Não necessariamente.

Tem jungler de powerfarm como Master Yi, Shyvana e Karthus que é melhor fazer full clear.

Tem junglers early game como Lee, Ekko  e Vi que podem dar clear one side e gankar nível 2 ou 3.

Tem jungler que são melhores pra dar invade early game.

Você também tem que rotacionar de acordo com os objetivos a serem feitos no jogo, pressão de lane, tracking no jungler adversário...

Ficar só matando bichinho, isso não é cumprir o papel de jungler no jogo.