Em todos os tópicos que debatem o "novo meta" vejo a galera que se posiciona contrariamente às mudanças repetindo velhos mantras como verdades absolutas e irrefutáveis, quando na verdade elas não passam de paradigmas. E paradigmas podem e devem ser quebrados em prol de algo melhor.
A única role que sempre teve posição garantida desde a concepção do metagame como o conhecemos hoje, é o atirador. De tempos em tempos vemos times sem tanks, sem magos, sem assassinos, sem suportes (porque suportes de dano não são realmente suportes)... atiradores são os únicos que nunca saíram do metagame. Em paralelo a isso, até o patch 8.10, os atiradores tinham um dano opressor em todos os adversários (squishys ou tanks). O atirador muitas vezes explodia um squishy melhor que um assassino. Dava 2 críticos de longe e deitava o cara. Não precisava nem se expor muito.
Até o patch 8.10 exatamente 100% dos times tinham atiradores em suas composições, o que não ocorria com todas as outras classes. Joguei várias partidas do patch 8.10 (e do patch 8.9, e do 8.8, e do 8.7...) sem tank no time, sem assassino, sem mago, sem lutador e sem suporte. Então... não é exatamente verdade esse papo de que "tank não pode dar dano", "fighter não pode explodir". Eu acho honesto dizer que "cada um no time é (ou deveria ser) melhor em algo". Atiradores causam (ou deveriam causar) dano constante melhor do que tanks. Essa é uma afirmação coerente. Mas é bem diferente de "Tanks não devem causar dano".
E por que os times podem optar por jogar sem tanks, assassinos, magos, fighters, suportes mas não podem deixar de jogar sem atiradores? Percebe que não faz muito sentido? Os times sem tanks habitualmente têm TFs piores porque não têm frontline e CC em área. Mas dá pra jogar assim de várias formas. Dá pra ter uma comp de disengage/siege, ou pick-off, ou split push, e aí o tank deixa de ser tão necessário assim. Da mesma forma, um time deveria ter a opção de jogar sem atirador. O time perde velocidade pra levar objetivos e terá mais dificuldade de derrubar tanks adversários. É o ônus de jogar sem atirador. Mas o time provavelmente ganha em outras coisas.
Dito isto, eu digo que sou favorável ao teor das mudanças. Acho totalmente válidos os motivos e as metas da Riot ao implementar as mudanças ocorridas no patch 8.11 e que teoricamente virão no patch 8.12. Acho válido diminuir a centralização do jogo no atirador, tornar viáveis outras bot lanes que não sejam atirador + suporte, diminuir o dano dos atiradores em alvos squishys, aumentar as possibilidades de builds para os atiradores, etc. Porém, acho que eles exageraram nos nerfs. Ao invés de apenas viabilizar o uso de bonecos de outras roles no bot, eles aniquilaram a maioria esmagadora dos atiradores (especialmente os hypercarries). Pra mim, os nerfs tinham objetivos corretos e válidos, porém foram excessivos.
*Palavras do player [Recauchutando] que achei interessantes ressaltar.
Nunca ? tem certeza ? e os assasinos que ficaram de meio a 1 ano fracos por causa dos tanks e suports de peel ?
(tu peava um zed o cara pegava um sei la xerath passava lane phase toda longe só puxando wave vc ficava precionado não conseguia sair da lane para dar roaming e quando saia tinha uma fodendo lulu para te impedir de qualquer coisa)
vc esta muito errado, muito mesmo.
não faz nem dois meses que mudou os adcs e ta essa choradeira toda !
agora quando tank era fraco e ficava 6 meses sem parecer ninguem falava nada mesma coisa dos suports de peel porque era melhor suports magos e assim por diante .
É foda comentar sobre isso, eles excluiram a classe cara, percebe o tamanho disso? Para a riot até chamar um """coach""" pra escutar a comunidade, a coisa não ta certa. Se conseguirmos voltar a jogar "EQUILIBRADAMENTE" com uma jinx, uma xayah, cait, enfim, toda a comunidade para de """chorar""".
@TCD4 Óbvio que o adc tem uma lane fixa, justamente por depender do suporte... Sim, todos os times tem que ter um adc justamente por ser um grande fonte de dano, contra partida ele não tem defesa, não tem muita vida e a regeneração de vida é baixa (antes do nerf no regen no lvl 18 um adc chegava a apenar 2.5-2.8 de regeneração de vida), então sim É mais que JUSTO adc dar um alto dano, já que tem que ter um custo beneficio em relação as desvantagens que a classe tem.
E meu amigo, se você diz que adc é pra ser um dps, então tank não PODE dar dano, ou dar um dano minimo, já que a função do adc (de acordo com você) é ser um dps, então o tank é pra ser exclusivamente vida e defesa sem nem um atributo de dano.
Em relação a não tem tanks, assassinos... Não tem nada a ver, justo que você abitualmente vê muitissimos tanks e geralmente existe um rodizio de assassinos e magos no mid, então né menos.
Cara o problema é que adc NÃO funciona sem o CRITICO, vocês (4Heads) pediram pra nerfar tanto os adc´s, sem visualizar o quão importante é essa classe para o jogo acabou que a riot tacou o fo...-se e literalmente excluiu os adc´s do game, agora graças a vocês que pediram tanto o fim dos ad´s temos que aturar esse meta de Lulu jg de Tp e Kayle e Nunu de smite bot e outras comps idiotas.
Palmas para a comunidade.
Excelente resposta amigo, bem pensado! @darkssss
@TCD4 Meu amigo, ez e lucian mid foi quando eles não estavam viáveis na lane de origem deles, que é no bot, do mesmo modo que o graves sofreu rework e se torna inviável bot, do mesmo modo que a quinn também sofreu rework e ficou inviável bot... É normal isso, não entendi muito bem esse seu argumento, sendo que a grande massa de adc´s desde que surgiu o meta eles sempre foram bot lane, algum ou outro se saia melhor em outra lane por não está viável na lane de origem, agora me diz, cadê o ez jg e o lucian mid? aé, eles estão no bot novamente 🙂 rsrs e em questão aos sups, só por que o cara é um sup sem escudo ou cura que eles não podem dar peel... Alistar, Leona... Não tem escudos e curas, mas consegue dar peel, com CC, do mesmo modo que uma Zyra tem o E, Xerath tem stun e slow,etc... e sim adc depende do sup, tanto que um adc solo não faz nada é facilmente abatido (se não estiver muitissimo na frente né).
Eles já eram insubistituíveis, porém agora com o meta que você tanto idolatra, só 3 adc´s (Lucian, MF e EZ) dos 17 estão viáveis, justamente por não dependerem do critico.
Regen de vida faz toda a diferença cara, isso permite que tu fique mais tempo na lane e consequentemente farmar mais... Roubo de vida? kkkk, geralmente adc só fecha roubo de vida lá pelo 3°-4° item e sem falar que a runa de agilidade nos pés se tornou obsoleta, totalmente nerfada (coisa mais desnecessaria de toda essa mudança, já que os adc´s não funcionam com quase mais nada a não ser ela) e vai ser toda a partida que vai ter uma soraka e nami te dando cura? creio que não né.
Eu coloquei a classe tank, justamente por você ter feito uma alusão a ela no teu texto :D. kkkkkkkkk e até que não séria uma má ideia, mas brincadeira a parte, os tanks no lol eles tem um dano até que consideravel pra classe, já vi tank solando um adc apenas com a tabi ninja, me referi a eles darem um dano minimo (até por que não tem como dar 0 de dano nesse jogo né).
Se foi esse o caso a riot fracassou miseravelmente (se eles tivessem diminuido o preço da sedente pra uns 3000-3200, seriá até que viável) , a riot fez os adc´s dependerem de critico, não tem 1 item nesse jogo que faça os adc´s de critico e hypercarrys voltarem (mesmo com builds alternativas), o único jeito é eles voltarem com o gume antigo ou fazer um item novo que susbstituia o gume, fora isso não tem como os adc´s voltarem pro jogo.
Cara o problema tá em tudo, nem os próprios pro players estão gostando de fazer isso, estão fazendo apenas pra poder jogar... Justamente por ser algo confuso, estão tirando campeões de outras rotas pra poderem susbstituir a falta de um carry no time, o problema é esse mano, pode ser divertido pra assistir, mas pra quem tá jogando não tem diversão alguma.
@darkssss Cara tu acha que isso é diversidade? eliminar uma classe inteira pra entrar campeões que já se saem bem em suas rotas (Irelia, Darius, Yasuo, Master e cia), dominarem também o bot? pow, preciso urgente rever meus conceitos de diversidade.
O mais sensato seriá a riot ela reverter o nerf do gume, deixar o preço do critico alto como está, tendo um balanço entre força x preço.