cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
RosesAndGuns
Aronguejo
Aronguejo

Shaco Assassino?

Shaco e suas mudanças desde a atualização dos assassinos no patch 9.21 têm deixado a desejar.

 

Shaco era um champ descente e a atualização dos assassinos matou o early game com os nerfs na duração da invisibilidade do Q e no dano geral do campeão tendo como única coisa interessante a interação entre o E causar Dano Físico com a Build de Letalidade, porém essas questões prejudicaram o Shaco AP pelo E deixar de interagir com Penetração Magica assim como todo seu kit exceto W e R. 

 

A última mudança resolveu os problemas de penetração magica do Shaco AP por voltar a causar dano magico no E. Porém removeu a interação da build de Letalidade. Para solucionar esse problema basta adicionar uma mecânica similar a Passiva da Camile e as runas adaptativas, onde o E do Shaco causaria Dano Físico ou Magico a depender do AD e AP que você tiver.

 

A solução recém-sugerida já tornaria o Shaco bem mais simples de se entender e resolveria todos os problemas relacionados à Builds, porém o maior problema dele persiste desde o patch 9.21, a falta de dano.

 

Em resumo o early do Shaco melhorou na ultima mudança (a duração da invisibilidade aumentou nos niveis iniciais novamente), porém só monoShacos com muita visão de jogo conseguirão aproveitar disso. Infelizmente, mesmo os monoShacos que souberem aproveitar e conquistarem vantagem, terão problemas pra fazer o papel deles que é dar dano e assassinar carry rapidamente. Só peço um buff de dano escalando melhor pro mid/late game, mesmo que tenham que nerfar um pouco o dano base no early, até porque quem souber usar o campeão pegará kills e os itens farão com que ele continue tendo um early game razoável, mas sem deixar de escalar dano pro mid/late game e evitando se tornar um assassino que não serve pra nada por não conseguir executar sua única função, assassinar, por pura falta de dano.

 

A solução seria recuperar os valores de dano do Shaco de antes da atualização dos assassinos (9.21), pois os números faziam muito mais sentido por não terem valores base desbalanceados pro early game ao mesmo tempo em que escalavam descentemente pro mid/late game, além disso, o sistema de porcentagem é muito mais eficiente para balanceamento que valores fixos:

 

 

Passiva- Causa 20% mais dano pelas costas (inclui o dano do E).

 

Q- Tele transporta e fica invisível por 3,5 segundos (em todos os níveis) causando o dano do ataque básico multiplicado por 1,2/1,4/1,6/1,8/2,0 no seu próximo ataque básico..

 

W- Idêntico ao W atual (patch 10,4).

 

E- Manter o funcionamento igual ao E atual, porém como antigamente não havia a mecânica de causar mais dano em inimigos com menos de 50% da vida, o dano será igual a 2/3 do dano de antes do patch 9.21, aumentando para 3/3 caso o inimigo esteja com menos de 50% da vida. Sendo esse dano Físico ou Magico a depender do AD e AP do Shaco.

O dano atual da skill está muito fraco e só serve para executar inimigos com menos de ~300 a 400 de vida no late game (Só pra ter uma ideia o E causava 700 em inimigos Low Life com a Build Full Letalidade antes da skill voltar a causar Dano Magico) e ainda menos no early game tendo alguma utilidade apenas em conjunto com o Ignite, apenas o Shaco AP tem causado um dano descente, porém ainda sim esse dano não acontece em alvos com mais de 50% da vida e não há mais ferramentas de assassinato para remover 50% da vida do alvo antes de usar o E como tinha no Q e na passiva antes da ultima mudança, sem falar que esse dano vem sendo nerfado desde que o E voltou a causar Dano Magico.

 

R- Identico ao R atual (patch 10,4)

 

Dessa forma estariam resolvidos todos os problemas de balanceamento e mecânica do Shaco, além de reanimar quem gostava do champ (eu por exemplo que virei main Shaco após perder a paciência com magos de barreira e zonia me pokeando e dando zoning no mid contra meu Zedão). Atualmente ele não passa de um jg que pode tentar usar a invisibilidade estrategicamente, porém não tem dano suficiente para fazer seu papel de assassino, pois mesmo muito mais feedado que um Kha'Zix/Kayn/etc ele mal da metade do dano deles em qualquer situação similar desde o early ao late game e não funciona como deveria, deixando de realizar sua única função no jogo, matar carry.

 

Edit:

 

Nem vou falar sobre os nerfs no preço da tiamat e no dano da colehita sombria pra o texto não ficar maior ainda, apesar de serem fatores extremamente influenciaveis no balanceamento do Shaco. Mas o que foi dito acima já resolveria o problema do Shaco e caso aconteça ja me deixaria satisfeito.

0 RESPOSTAS