cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
tonì
Tropa
Tropa

Sinto que Ranked como suporte é pura sorte

Ei, ano passado comecei a jogar ranqueada (já jogava LoL há um ano) e consegui pegar Gold 4 de sup, solo. Fiquei feliz e tals, considerando que era minha primeira season. Não achava fácil pela role que eu jogo, mas consegui ter win streaks boas.

Já esse ano está sendo um inferno voltar pro Gold. De verdade. Minha md10 foi um pouco pior, mas nada absurdo. Cheguei a pegar o Prata 1, mas aí foi só ladeira abaixo, eu só perdi (literalmente, perdi uns 8 jogos).

E agora eu simplesmente não consigo sair do Prata 2 POR NADA, as vezes até consigo uma win streak, mas quando tô perto de pegar md3, dá tudo errado. E sinto que não consigo fazer nada por ser suporte, e parece que não importa o que eu faça, vai ter alguém feedando e estragando o jogo. Sim, é um jogo de equipe, mas é muito frustrante. 

Não estou dizendo que suporte não carrega, mas o meu impacto perto de quem poderia dar dano não é a mesma coisa. Tô muito cansado e desmotivado, queria sugestões do que fazer 😞

33 RESPOSTAS
Eldrazi
Aronguejo
Aronguejo

Estou na mesma, amigo. Sou main support como você, jogo principalmente de Nami, às vezes Lulu, e esse é um role muito castigado, ou vai ver é por culpa dos campeões. O fato é que normalmente acontece esse desequilíbrio por causa de alguma outra rota e a gente se ferra junto. Às vezes não tem muito o que fazer, já que dependendo do suporte não dá dano e a nossa função é auxiliar os outros membros do time a crescerem.
Error37
Aronguejo
Aronguejo

Oi, vai ser um pouco estranho eu estar respondendo já que não jogo ranked, mas sou main sup tbm, sorte não seria bem a palavra que eu usaria, a função de um suporte é garantir o crescimento dos outros membros da sua equipe e obter vantagem de visão e objetivos, uma coisa boa de ser o que é esta em avaliar quem do time inimigo pode crescer e se tornar um problema e quem do seu lado pode ficar feedado e se tornar pé no saco do lado adversário, sendo main sup as vezes é bom pesquisar sobre adcs e jungles que podem eventualmente combar muito bem com seu pick assim que fizer isso criar uma lista mental de prioridades dentro de uma partida, talvez ajude. Só não considere pura sorte a menos que você jogo de maneira muito automática.
01000101 01110010 01110010 01101111 01110010 00110011 00110111
Muoficial
Aronguejo
Aronguejo

Olha, eu nunca liguei muito pra elo. Mas, por influência dos amigos, estou voltando a jogar ranked (só pra ver no que dá). Na grande maioria das partidas, sinto que consigo fazer muita coisa. Mesmo quando a botlane está numa situação desfavorável, ainda assim consigo dar meuu jeito e proteger o colega. Só fico realmente de mãos atadas quando alguma lane perde feio. A maioria dos bonecos do top dão um snowball terrível e até agora não sei lidar muito bem com eles. 

A verdade é que, querendo ou não, todos tem que colaborar pra vencer o jogo. Claro, nem sempre dá pra ganhar a lane, mas sinto que a galera estrapola as vezes. Isso prejudica muito para o resto do time, que já está fazendo o que pode pra ficar forte. A força do suporte é a força do time, a menos que você seja muito bom e consiga fazer as plays por conta própria. Já teve partidas em que minhas jogadas salvaram as trocas, mas nem sempre é assim. Trabalho em equipe é essencial, principalmente nos elos mais altos.

A pessoa pode manjar o que for do seu champ, mas se não souber trabalhar em conjunto... E nesse jogo, goste ou não, muitas vezes você DEPENDE do seu time. Por isso muitos ficam frustrados e tiltados quando alguem perde a lane. Subir de elo requer muita paciência, até porque o sistema tem lá seus furos. Aí, basta um deslize e cabô seu winning streak. Mas não tá tão facil ultimamente, pelo menos não como antes. A maioria dos meus amigos não está nem perto do elo que estavam ano passado. Muda a season, muda o meta, muda a pool... Você tem que se adaptar com tudo isso e se aprimorar.

Dá pra subir? Dá... não é impossível. Mas não fica mais fácil.

Até porque o que é facil, com o tempo, morre.

Draicker
Lenda
Lenda

Uma sugestão é vc tentar dar bastante roaming como suporte, lógico sem abandonar o adc, fazer isso em momentos certos, vai no mid e pega uma kill pro seu time, joga junto com o seu jg, esse tipo de coisa ajuda muito, para carregar como suporte é preciso vc ganhar sua lane junto com o seu ADC, colocar pressão no mapa, derrubar torre, rotacionar pra outra lane pra derrubar outra torre e pegar objetivos.
Sir Mathews
Tropa
Tropa

Mano eu posso te dar um caminho de como subir, se tiver interesse só chama.
Sebuman
Aronguejo
Aronguejo

Veja as dicas do Draicker, são muito boas.

Outra coisa que eu recomendo é você ver quais são os picks de suporte que funcionam para subir de elo. Por exemplo: suportes encantadores ou passivos só funcionam se você jogar com duo (o mesmo vale para Tahm Kench). Já suportes playmakers, como Nautilus, Morgana, Blitzcrank, Leona, Thresh (até uma Lux suporte serve) costumam compensar a fraqueza do seu ADC - aí você só perde a lane se você errar, ou se o seu ADC for ruim demais.

Depois da fase de lanes, um suporte playmaker deve andar com o jungler, wardando e criando oportunidades de pickoff. Se for tank, pode ser um front liner para lutar por objetivos também. Por fim, nas team fights, você fica do lado do carry mais forte do time (não precisa ser o ADC) e dá peel pra ele.

@Sir Mathews  escreveu:
Mano eu posso te dar um caminho de como subir, se tiver interesse só chama.

Aceito sushdsuh

@Draicker  escreveu:
Uma sugestão é vc tentar dar bastante roaming como suporte, lógico sem abandonar o adc, fazer isso em momentos certos, vai no mid e pega uma kill pro seu time, joga junto com o seu jg, esse tipo de coisa ajuda muito, para carregar como suporte é preciso vc ganhar sua lane junto com o seu ADC, colocar pressão no mapa, derrubar torre, rotacionar pra outra lane pra derrubar outra torre e pegar objetivos.

Sim, roaming é algo que eu já me lembro bem mais do que antes, eu sei que eu sou o suporte do time, e não somente do ADC (óbvio que nos momentos certos). Mas tá difícil sudhush

Vou te add lá.

Xorou
Arauto
Arauto

Se você está cansado, descanse. Se está desmotivado, reavalie o que te motiva. Se quer subir de elo, melhore. E suporte não carrega mesmo, nenhuma lane carrega, é um jogo 5x5.
Collapsing Star
Aronguejo
Aronguejo

Tenho um amigo tem que mais de 100 jogos no p3 / p1. e não consegue subir para o ouro. Te aconselho ou treinar com um adc, para vocês fazerem duo, ou começar a treinar outra rota, que te ajude e ser mais impactante no game, e não se sentir frustrado por não conseguir fazer nada como suporte, sei bem como e isso. Eu parei de jogar suporte e fui para jg. e to me saindo bem.

Ainda que estejamos separados, nossos corações serão um só.

Lifsitch
Dragão
Dragão

Ah tá po. Soraka e Yuumi são os campeões mais anti-jogo disparadamente, e digo isso no sentido de que são ridículas de tão fortes.
Elas têm potencial de carregar muito mais do que um yasuozinho patético que vai dar o penta mas antes de matar o primeiro, leva 1 cc e morre. GIT GUD

Vi a Janna e já entendi o pq, o boneco não presta e qualquer um que joga com isso tá no mínimo 2 divisões acima do que realmente merece.
nick>payphone
Musashi Sensei
Aronguejo
Aronguejo

Olha eu sou mono Shen no top e percebo isso do bot:
Só acontece 3 coisas:
ADC ser ruim.
SUP ser ruim.
AMBOS serem ruins.
Entende agora a raiva de jogar com um campeão que também é focado em dar suporte e criar vantagem por alguns itens. Mas o problema é que por acharem que você é apenas um support e não precisa de kill eles papam tudo oque você iria pegar te atrasando na build e até na lanner dai por diante é só raiva que vão olhar para você e te culpar por estar 0/4/10 mas esquecem que eles paparam todas as kills que você iria pegar..
É isso o odio que da.. Sempre te culpam
Guma Reis
Aronguejo
Aronguejo

As ranqueadas tão complicada, se você ta gold, está jogando com platina do elo passado. Abaixaram bem os ranques.
Kiruki
Arauto
Arauto

Nossa, então sou muito sortudo.

A real é que eu notei que você joga de Suporte Encantador (Janna, Nami, Lulu, Soraka e afins)

vontade de usar o meme do Matta mas pode ofender alguém

Sejamos franco. No Prata, confiar no ADC não é a melhor das opções.

Não querendo desmerecer ninguém, eu já encontrei ADCs que me carregaram nas costas e alguns eu jogo duo de vez em quando; mas a realidade é que não podemos confiar que um ADC no Prata sabe o que tá fazendo (afinal se soubesse, ele não estaria no Prata); então esse tipo de suporte acaba por não funcionar.

Pois não adianta dar Shield, Cura, Peel, um chocolate, o braço e um cartão de crédito sem limites se o cara não vai saber usar esses recursos para causar dano.

Não dê pérolas aos porcos.

Para ganhar no Low Elo com esses campeões, você tem que fazer duas coisas:

- Ser ULTRA ofensivo na Lane Phase

- Dar muito roaming

Esses 2 fatores faz com que seus campeões não pareçam inúteis.

Eu vejo muito caso aonde mains ADCs reclamam que tem uma Janna ou Yuumi Suporte, mas não são proativas na lane e acabam sendo irrelevantes nesse meta de Sup Tank.

Os Sup Tank simplesmente pulam no ADC ou dão roaming, enquanto fica uma ward ambulante na Bot Lane.

Outro fator crucial é que esses suporte têm um outro defeito: Os jogadores do low lvl acham que só ADC carrega.

Essa partida minha representa meu ponto.

Meu ADC era um Ezreal, e ele jogava bem.

Porém, ela difícil pra mim dar peel nele pois o Trynda pulava nele e o resto do time dele me entupia de CC me impedindo de salvá-lo.

Então, eu comecei a buffar o Sett e ele acabava levando as TFs Solo, pois mesmo que o Ez morresse pois todo mundo ia nele; o Sett fazia a mesma coisa, só que não morria pois eu não deixava.

Chegou até um ponto do jogo aonde pararam de focar o Ez nas TFs e começaram a me focar; e isso foi bom pois o Ez conseguiu ficar livre.

Ou seja, meu suporte é encantador; mas eu não fiquei preso à ideia de só dar peel pro ADC por ser um ADC.

ignorem o meu péssimo jogo de Nautilus

Eu sou HORRÍVEL de Nautilus, só lockei porque não queria enfrentar mesmo

Essas são minhas últimas partidas.

Tirando a de Taric, em todas as outras eu tentei ser proativo na lane phase, gankava mid de vez em quando, ficava de olho no mapa dando visão pro meu time; e depois da fase de rotas, foi quando eu comecei a jogar protegendo meus carrys.

Mas você tá usando Suportes Tank! Você tem que startar!

Nem sempre.

Na de Taric, eu nunca startava; pois o Draven me comia vivo e o Ekko me explodia.

De Nautilus, um vacilo e o Yasuo me fatiava.

De Poppy, se eu saísse de perto da Caitlyn ou da Cassio, Kassadin matava as duas.

De Sion, eu ficava atrás pra impedir do MasterYi comer meu Lucian.

Só de Morgana aonde eu podia ficar safe e jogar que nem macaco.

Pois a Irellia ficou tão forte que eu só precisava tacar Black Shield nela e ela dava Penta Solo.

Ou seja, por conta da minha lane phase agressiva + controle de visão + roaming de vez em quando eu consegui deixar meu time forte a ponto de só me preocupar em não deixar eles morrerem.

Funciona pra mim.

Conclusão:

- Seja proativo na lane phase (mas não tenha proativo demais e tomando MUITO dano desnecessário)

- Foque bastante em ter visão de jogo (não só wards, previr ganks para pingar, wardar mais avançado, limpar visão inimiga dos objetivos)

- Dê roaming de vez em quando (Botas da Mobilidade ajudam muito nesse quesito)

E diverta-se!

Se divertir é importante, mesmo num jogo tenso.

Kalavendros
Tropa
Tropa

@tonì  escreveu:

Ei, ano passado comecei a jogar ranqueada (já jogava LoL há um ano) e consegui pegar Gold 4 de sup, solo. Fiquei feliz e tals, considerando que era minha primeira season. Não achava fácil pela role que eu jogo, mas consegui ter win streaks boas.

Já esse ano está sendo um inferno voltar pro Gold. De verdade. Minha md10 foi um pouco pior, mas nada absurdo. Cheguei a pegar o Prata 1, mas aí foi só ladeira abaixo, eu só perdi (literalmente, perdi uns 8 jogos).

E agora eu simplesmente não consigo sair do Prata 2 POR NADA, as vezes até consigo uma win streak, mas quando tô perto de pegar md3, dá tudo errado. E sinto que não consigo fazer nada por ser suporte, e parece que não importa o que eu faça, vai ter alguém feedando e estragando o jogo. Sim, é um jogo de equipe, mas é muito frustrante. 

Não estou dizendo que suporte não carrega, mas o meu impacto perto de quem poderia dar dano não é a mesma coisa. Tô muito cansado e desmotivado, queria sugestões do que fazer 😞

Eu também jogava de suporte e de vez em quando ainda jogo, mas ainda acho que é a role mais fácil de jogar em termos gerais. Porém no low elo já é outra história, então se você quiser carregar a única maneira que eu vejo é pegando suporte de iniciação (Rakan, Alistar, Nautilus, Leona etc.) para ganhar as fights. Outra coisa é não se importar muito em ganhar a lane, mas no mínimo deixa-lá even para seu mid game não ser quebrado, entretanto a melhor forma de ganhar o game é fazendo plays com o jungle ou com algum player proativo dentro da partida e não sair do lado dele.

Ravnos oô
Tropa
Tropa

Olá.
Não jogo ranked. No entanto gostaria de dar minha contribuição.

Acredito que se pega-se um campeão que tenha um forte snowball poderia ser mais impactante. Ai você é responsável por desequilibrar a partida a favor do teu time.

Estrategicamente no início procuraria pegar alguns abates (gank) e depois focaria nas torres.

Acho que seria interessante usar o teleport para me tornar mais presente no mapa.

Um abraço.