cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Ohnigoler
Tropa
Tropa

Situação da soraka (urgente)

Olá pessoal do fórum, vim aqui pedir ajuda de todos para fazermos a Riot reverter a situação que estão colocando a Soraka. :champion102::champion102::champion102:
Nós, mains e monos Sorakas assim como quase todos que jogam lol sabemos que a Soraka top está bem fortinha, escala mais rápido do que na rota de suporte, tem pressão contra inúmeros champs da rota topo, consegue ajudar o time DEMAIS com o lvl 6 precoce e entre outras coisas.

Infelizmente a filha das estrelas precisa ser nerfada nessa rota, e temos que admitir. Mas nerfar não significa ACABAR com as chances dela no topo, não é nada tão broken pra pensar "nossa, que tóxico, isso aqui tem que ficar inviável, pra ontem." Não foi uma notícia muito legal, mas ok. A gente volta pra rota de suporte... bom, parecia, até a última atualização feita no PBE.

Antes de tudo, vou explicar como a Soraka se comporta na rota da botlane, para quem não sabe. Dependendo do matchup, ela consegue atrapalhar muito o adc inimigo a farmar, dando Q :Habilidades405: e auto ataques enquanto ele está farmando, por exemplo, em uma Jinx. Inclusive, isso é o que muitos acham irritante nela. Algumas Sorakas usam o E junto pra dar poke, mas o que difere uma Soraka boa de uma Soraka inexperiente é saber quando usar o Equinócio :habilidades404:, dentre outros detalhes que não vou explicar, só pro tópico não ficar muito grande.

Por favor, prestem atenção em alguns "ajustes" nos atributos bases que ela recebeu:

– Vida Base aumentou de 529.04 para 535.
– Vida por nível reduzido de 78 para 74.
– Mana aumentada de 350.8 para 375.
– Mana por nível diminuída de 60 para 40.
– AD base reduzido de 50.04 para 40.

Beleza, ela teve mais vida base, mais mana (pra compensar a tonelada de mana que colocaram nas suas skills)... mas e esse auto ataque? Alguns devem estar pensando: poxa, isso deve prejudicar o poke dela no Top, né? Pois é, mas imagine isso de suporte. O auto ataque de todos encantadores suportes é maior de 50 com exceção de poucos que tem buffs em AAs, 40 de dano em um AA é MUITO pouco e com certeza tira uma pressão gostosa que ela poderia estar colocando na sua rota, uma vez que ela não tem engage, apenas pressão de rota nos níveis iniciais.

Ok, e é só isso? Não. Vou comentar algumas mudanças que a Riot está tentando trazer na campeã, mas que não dão certo para a Soraka Suporte. E vocês vão concordar comigo.

O Rejuvenescimento (Passiva que ganha ao acertar o Q, onde a Soraka ganha vida própria e velocidade de movimento) foi muito nerfado, perdendo METADE da auto cura, ou seja, no nível máximo ela curava 140 e agora só 70. Vocês não fazem ideia do quão pouco é curar 30 de vida no nível 1. Sorakas experientes usam o 60 de cura que ganham ao acertar o Q para continuar uma troca, e isso é a sua pressão de lane. Entendam que a Riot está nerfando em metade esse sustain próprio dela, e isso não ajuda ela a ser independente.

E como a Riot tentou estabelecer essa cura perdida na Soraka suporte? Ela adicionou uma mecânica nova ao :habilidades407:, onde a Soraka não gasta vida ao ter Rejuvenescimento. E daí? Isso significa que, se o cooldown do :Habilidades407: estiver baixo, ao longo de 5 segundos (duração do Rejuvenescimento) ela vai poder lançar dois :habilidades407:'s, e pronto. Estaria aí a cura que o Q proporciona, já que ele repassa os efeitos pra quem ela deu :habilidades407:.

Essa foi a ideia repassada na segunda atualização que ela teve no PBE, antes de lançarem essa coisa de atributos base. Eu não estava contente com a mudança, claro, prefiro ter o meu sustain próprio, já que a Soraka, querendo ou não, é um campeão que depende muito do seu ADC trocar junto contigo, em elos mais altos. Tirar a auto cura dela já faz ela ser mais dependente ainda de alguém que sabe usar a cura que você fornece. Mas enfim, eu engoli, até aparecer essa atualização:

Chamado Estelar (Q)

– Cura por rejuvenescimento aumentada de 30/40/50/60/70 para 40/50/60/70/80
– Duração do rejuvenescimento reduzida de 5s para 2,5s
– Velocidade de movimento reduzida de 15 / 17,5 / 20 / 22,5 / 25% para 10 / 12,5 / 15 / 17,5 / 20%

Pasmem, 2,5 segundos de Rejuvenescimento. O que isso significa? Significa que além dessa auto cura bosta, ela não vai poder curar alguém 2 vezes em 2,5 segundos (tempo do rejuvenescimento). Isso é perder MUITA cura! Ela poder usar dois :habilidades407:'s sem ser punida era justamente a recompensação do nerf da auto cura dessa nova mecânica de não perder vida ao usar :habilidades407:.

Além disso, retiraram muita velocidade de movimento do Q dela. 15% *nerfaram 2x* faz a diferença se ela consegue fugir de algum suporte de engage na botlane ou em uma teamfight, e ela está precisando disso contra campeões de mobilidade. Pra falar a verdade, essa é a única mobilidade que ela tem. Nerfar isso é muito perigoso para a Soraka suporte.

Houve mudanças nessa nova mecânica do W dela, mas sinceramente, é mais um nerf. É até desmotivador comentar sobre isso, porque além de não ajudar em nada foi desnecessário. Enfim, quem quiser ver:

Infusão Astral (W)

– Custo de mana revertido de 40/45/50/55/60 para 50/55/60/65/70.
– Cura por rejuvenescimento aumentada de 30/40/50/60/70 para 40/50/60/70/80
– O custo máximo de vida para usar o Rejuvenescimento foi alterado de [se usado ao estar sendo curada pelo efeito do Rejuvenescimento, Soraka não será afetada pelo custo máximo de Saúde] para [se lançado enquanto ela é curada pelo Rejuvenescimento, o custo máximo de saúde será reduzido em 40/55/70/85/100%].

E é isso até agora, pessoal. A Soraka topo definitivamente não funcionará com esses nerfs, por ter muito pouco sustain próprio. O que é mais decepcionante dessa mudança é que isso atrapalha todos os modos de jogar de soraka suporte, abaixando a sua cura e sua pressão de rota. A lane phase dela será mais fraca como consequência dos nerfs da Soraka top e não terá nenhuma mudança para recompensar isso. Por favor, me ajudem a subir esse tópico pra Riot perceber que estão estragando a harmonia de um campeão. Esse não é o modo correto de balancear a campeã!

Observação: novas mudanças discutidas nos comentários.

Tags (1)
37 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Vc parece ser uma pessoa q sabe oq ta falando, mostrou argumentos interessantes. Infelizmente é difícil fazer com q eles balanceiem a Soraka sem afetar ela suporte, como vc mesmo admitiu ela precisa de nerfs no top pq 54% de win rate é algo muito anormal pra um champ q deveria ser um sup de peel, mas realmente vai acabar afetando a soraka sup de tabela, fazendo ela ficar pior, eu realmente n faço ideia de como eles poderiam fazer para ajustar isso.

Realmente é bem complicado balancear a soraka nessas duas rotas, o problema é que eles estão indo em uma direção super errada. A primeira decisão de diminuir 40% de dano que ela causa em tropas foi um começo muito bom, que não afetaria quase nada a soraka suporte. O problema foi que eles tiraram isso e começaram algo bem confuso que não vai dar certo! A minha sugestão é voltar ao Q causar 60% de dano e mexer na mana e custo do Q dela, isso por outro lado de conversa é algo que é aceitável e não deixaria totalmente inviável a campeã no topo, só menos forte, sabe? Talvez isso não seja suficiente, mas a partir daí não seria tão complicado balancear.

Dovah Kulaas
Aronguejo
Aronguejo

Justo na hora que quero voltar a jogar com ela, eu vi essas notícias semana passada... Mas é como o Draicker falou, eu também não consigo ver como eles poderiam nerfar sem que afetasse a função principal dela. Resta esperar que não sejam nerfs definitivos nela, se for vai ficar muito complicado jogar com ela. Eu vou passar a jogar com outros suportes que pretendo melhorar, e uns que desejo conseguir m5, espero que nossa Sorakinha sobreviva! :c

choconina.png
MirelinhaXD
Dragão
Dragão

Riot odeia sup de cura, é fato. Ja vi que vou virar sei lá...mono zyra ou sup de engage.

BOLSWAINNNARO
Arauto
Arauto

Alguém resume ai.
?~

Estão tirando a pressão de rota e cura da Soraka suporte para balancear ela no top, resumidamente.

Kansai
Dragão
Dragão

Eu gosto de jogar de soraka, mesmo a minha estando um crime essa season, e gostaria de dizer uma palavra sobre a situação: Desista.

@Dovah Kulaas  escreveu:

Justo na hora que quero voltar a jogar com ela, eu vi essas notícias semana passada... Mas é como o Draicker falou, eu também não consigo ver como eles poderiam nerfar sem que afetasse a função principal dela. Resta esperar que não sejam nerfs definitivos nela, se for vai ficar muito complicado jogar com ela. Eu vou passar a jogar com outros suportes que pretendo melhorar, e uns que desejo conseguir m5, espero que nossa Sorakinha sobreviva! :c

Como respondi em outro post:
Poderiam nerfar a auto-cura dela de uma forma que afetasse ela apenas em rotas solo, como por exemplo adicionar uma passiva no Q dela que reduzisse a auto-cura em uma certa porcentagem caso não houvesse um aliado próximo (com uma distância máxima equivalente a distância máxima que o suporte costuma ficar do adc dentro da rota)

Um nerf assim seria mais do que o suficiente pra enfraquecer ela bastante na rota do top sem prejudicar ela na botlane.

Mas e em um momento q o adc morre ali do seu lado e vc ainda ta na luta, isso afetaria uma possivel chance de sairmos vivos dando um Q e nos curando um pouco, ai se eu morrer ou passar apuro eu iria sempre cobrar essa mudança de falta de cura solo. É realmente complicado esses nerfs e mudanças sem quebrar o heroi. Na boa, q mania de inventar coisas q esses caras tem ne rs sup tipo Soraka no top, deixe a gente main sup ser feliz, ja nem temos muitas opçoes poxa rs #SORAKAÉDOBOTLANE ♥

@AACD Pópis  escreveu:

Mas e em um momento q o adc morre ali do seu lado e vc ainda ta na luta, isso afetaria uma possivel chance de sairmos vivos dando um Q e nos curando um pouco, ai se eu morrer ou passar apuro eu iria sempre cobrar essa mudança de falta de cura solo. É realmente complicado esses nerfs e mudanças sem quebrar o heroi. Na boa, q mania de inventar coisas q esses caras tem ne rs sup tipo Soraka no top, deixe a gente main sup ser feliz, ja nem temos muitas opçoes poxa rs #SORAKAÉDOBOTLANE ♥

A auto-cura dela nem ajuda muito nessas chances de sair vivo nesses casos, o que mais ajuda é o slow que o Q dela dá quando acerta. Por conta disso muita gente (inclusive eu) está usando barreira na soraka em vez de exaustão ou incendiar.

Smaulen
Aronguejo
Aronguejo

Infelizmente isso é necessario. O top tem sido uma lane muito afetada por esses metas bizarros ( caitlyn top, soraka top, sona top). Os própios campeões do top não estão sendo mais pickados. Ninguem mais joga de poppy, gnar etc. É um nerf muito punitivo mas essa palhaçada no top tem que parar.

@Ohnigoler  escreveu:

Infelizmente a filha das estrelas precisa ser nerfada nessa rota, e temos que admitir. Mas nerfar não significa ACABAR com as chances dela no topo.

Tradução:   

"Felizmente a filha das estrelas precisa ser excluída nessa rota, e temos que admitir. Mas nerfar significa ACABAR com as chances dela e de todo outro ranged que não foi criado pra jogar no topo."

@lose or gank top  escreveu:

@Ohnigoler  escreveu:

Infelizmente a filha das estrelas precisa ser nerfada nessa rota, e temos que admitir. Mas nerfar não significa ACABAR com as chances dela no topo.

Tradução:   

"Felizmente a filha das estrelas precisa ser excluída nessa rota, e temos que admitir. Mas nerfar significa ACABAR com as chances dela e de todo outro ranged que não foi criado pra jogar no topo."

Me desculpe se você não apoia campeões rangeds no top, mas é um estilo de jogo assim como há Quinn, Gnar e dentre outros na mesma rota e que foram feitos para ela. Enfim, eu deixei explícito que o objetivo do tópico não é promover a Soraka top e sim reclamar das mudanças que estão por vir, já que irá atrapalhar a Soraka suporte em diversos modos.

Quinn, Gnar, Jayce, e até Vayne vai.
Agora Cassiopeia,Soraka,Swain,Lucian,Sona e alguns magos não deveriam nem pisar no top, a vantagem que ganham contra melee é mt tóxica.
E concordo, devem apenas focar em nerfs q não afetem a Soraka sup.

Ela ta MEH no top (SE TIVER A POHA DE UM JG QUE SAIBA QUE ELA É UM MINON AMBULANTE QUE É SO CHEGAR E GANKAR, NÃO TEM COMO SAIR DE UM GANK IGUAL A SONA) e por isso ela esta sendo nerfada engraçado que:

Darius 1000x pior que ela no top se não desviar de absolutamente tudo vc morre.

Modekaiser mesma regra do Darius.

Sett nerfar a porcaria do W dele pq isso sim é escroto mesmo sendo facil de desviar. 

Illaoi retirar do jogo.

Teemo fazer o Q ser SKILL SHOT ja resolvia a chatise dele e podia por +dano no lugar.

O saco de enfrentar Soraka/Sona é que sempre ficam a distancia pokeando e nunca chega perto delas, tenta fazer isso com um Garen, Modekaiser, Sett, Fiora, Darius, Kong, etc. Vc simplesmente precisa aceitar aquele dano e ainda ela se cura.

Como mono Shen eu sei o saco que é enfrentar um a distancia.. Acontece sempre eu consigo ficar tranquilo mas o JG nunca aparece dai o farm dele até fica 2 a 3 vezes maior por eu não poder nem chegar perto dos minions.. era simples arrumar.. arrumar a porcaria da resistencia magica, armadura e velocidade de movimento de todos os campeões.. Para assim ter uma diferença que faça nexo. Como um exemplo: Shen tem 5 a mais de velocidade de movimento doque o Modekaiser mas ele ao fechar a :Iten3116: nada mais para ele

Ohnigoler
Tropa
Tropa

Acabei de testar ela na botlane do PBE, eu stompei, claro, era PBE, porém eu percebi como as mudanças deixam ela definitivamente mais fraca. Eu senti na pele a falta dos 15% de movimento quando me focavam, a cura bosta do rejuvenescimento e principalmente a falta dos 2,5 segundos de rejuvenescimento. Isso é muito ruim, cara. A soraka precisa de tempo às vezes pra dar o W com rejuvenescimento e eles diminuíram na metade. Frustrante.

Eu vou ir comentando no tópico aqui as mudanças, já que ainda estão em progresso. Aparentemente já reverteram o AA dela e isso foi algo bom, mas no geral ainda ainda continua fraca. Essa mudança no rejuvenescimento não tá legal.

Solução rápida era voltar Soraka antiga.... Q que era uma rajada aleatória em quem ta próximo e o E dar mana ou silence 😛
Dizzie
Lenda
Lenda

A Riot é 8 ou 80: ou deixa o boneco muito forte ou deixa muito fraco, nunca um meio termo jogável.