cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Sorakas
Tropa
Tropa

Situação da soraka (urgente)

Olá pessoal do fórum, vim aqui pedir ajuda de todos para fazermos a Riot reverter a situação que estão colocando a Soraka. :champion102::champion102::champion102:
Nós, mains e monos Sorakas assim como quase todos que jogam lol sabemos que a Soraka top está bem fortinha, escala mais rápido do que na rota de suporte, tem pressão contra inúmeros champs da rota topo, consegue ajudar o time DEMAIS com o lvl 6 precoce e entre outras coisas.

Infelizmente a filha das estrelas precisa ser nerfada nessa rota, e temos que admitir. Mas nerfar não significa ACABAR com as chances dela no topo, não é nada tão broken pra pensar "nossa, que tóxico, isso aqui tem que ficar inviável, pra ontem." Não foi uma notícia muito legal, mas ok. A gente volta pra rota de suporte... bom, parecia, até a última atualização feita no PBE.

Antes de tudo, vou explicar como a Soraka se comporta na rota da botlane, para quem não sabe. Dependendo do matchup, ela consegue atrapalhar muito o adc inimigo a farmar, dando Q :Habilidades405: e auto ataques enquanto ele está farmando, por exemplo, em uma Jinx. Inclusive, isso é o que muitos acham irritante nela. Algumas Sorakas usam o E junto pra dar poke, mas o que difere uma Soraka boa de uma Soraka inexperiente é saber quando usar o Equinócio :habilidades404:, dentre outros detalhes que não vou explicar, só pro tópico não ficar muito grande.

Por favor, prestem atenção em alguns "ajustes" nos atributos bases que ela recebeu:

– Vida Base aumentou de 529.04 para 535.
– Vida por nível reduzido de 78 para 74.
– Mana aumentada de 350.8 para 375.
– Mana por nível diminuída de 60 para 40.
– AD base reduzido de 50.04 para 40.

Beleza, ela teve mais vida base, mais mana (pra compensar a tonelada de mana que colocaram nas suas skills)... mas e esse auto ataque? Alguns devem estar pensando: poxa, isso deve prejudicar o poke dela no Top, né? Pois é, mas imagine isso de suporte. O auto ataque de todos encantadores suportes é maior de 50 com exceção de poucos que tem buffs em AAs, 40 de dano em um AA é MUITO pouco e com certeza tira uma pressão gostosa que ela poderia estar colocando na sua rota, uma vez que ela não tem engage, apenas pressão de rota nos níveis iniciais.

Ok, e é só isso? Não. Vou comentar algumas mudanças que a Riot está tentando trazer na campeã, mas que não dão certo para a Soraka Suporte. E vocês vão concordar comigo.

O Rejuvenescimento (Passiva que ganha ao acertar o Q, onde a Soraka ganha vida própria e velocidade de movimento) foi muito nerfado, perdendo METADE da auto cura, ou seja, no nível máximo ela curava 140 e agora só 70. Vocês não fazem ideia do quão pouco é curar 30 de vida no nível 1. Sorakas experientes usam o 60 de cura que ganham ao acertar o Q para continuar uma troca, e isso é a sua pressão de lane. Entendam que a Riot está nerfando em metade esse sustain próprio dela, e isso não ajuda ela a ser independente.

E como a Riot tentou estabelecer essa cura perdida na Soraka suporte? Ela adicionou uma mecânica nova ao :habilidades407:, onde a Soraka não gasta vida ao ter Rejuvenescimento. E daí? Isso significa que, se o cooldown do :Habilidades407: estiver baixo, ao longo de 5 segundos (duração do Rejuvenescimento) ela vai poder lançar dois :habilidades407:'s, e pronto. Estaria aí a cura que o Q proporciona, já que ele repassa os efeitos pra quem ela deu :habilidades407:.

Essa foi a ideia repassada na segunda atualização que ela teve no PBE, antes de lançarem essa coisa de atributos base. Eu não estava contente com a mudança, claro, prefiro ter o meu sustain próprio, já que a Soraka, querendo ou não, é um campeão que depende muito do seu ADC trocar junto contigo, em elos mais altos. Tirar a auto cura dela já faz ela ser mais dependente ainda de alguém que sabe usar a cura que você fornece. Mas enfim, eu engoli, até aparecer essa atualização:

Chamado Estelar (Q)

– Cura por rejuvenescimento aumentada de 30/40/50/60/70 para 40/50/60/70/80
– Duração do rejuvenescimento reduzida de 5s para 2,5s
– Velocidade de movimento reduzida de 15 / 17,5 / 20 / 22,5 / 25% para 10 / 12,5 / 15 / 17,5 / 20%

Pasmem, 2,5 segundos de Rejuvenescimento. O que isso significa? Significa que além dessa auto cura bosta, ela não vai poder curar alguém 2 vezes em 2,5 segundos (tempo do rejuvenescimento). Isso é perder MUITA cura! Ela poder usar dois :habilidades407:'s sem ser punida era justamente a recompensação do nerf da auto cura dessa nova mecânica de não perder vida ao usar :habilidades407:.

Além disso, retiraram muita velocidade de movimento do Q dela. 15% *nerfaram 2x* faz a diferença se ela consegue fugir de algum suporte de engage na botlane ou em uma teamfight, e ela está precisando disso contra campeões de mobilidade. Pra falar a verdade, essa é a única mobilidade que ela tem. Nerfar isso é muito perigoso para a Soraka suporte.

Houve mudanças nessa nova mecânica do W dela, mas sinceramente, é mais um nerf. É até desmotivador comentar sobre isso, porque além de não ajudar em nada foi desnecessário. Enfim, quem quiser ver:

Infusão Astral (W)

– Custo de mana revertido de 40/45/50/55/60 para 50/55/60/65/70.
– Cura por rejuvenescimento aumentada de 30/40/50/60/70 para 40/50/60/70/80
– O custo máximo de vida para usar o Rejuvenescimento foi alterado de [se usado ao estar sendo curada pelo efeito do Rejuvenescimento, Soraka não será afetada pelo custo máximo de Saúde] para [se lançado enquanto ela é curada pelo Rejuvenescimento, o custo máximo de saúde será reduzido em 40/55/70/85/100%].

E é isso até agora, pessoal. A Soraka topo definitivamente não funcionará com esses nerfs, por ter muito pouco sustain próprio. O que é mais decepcionante dessa mudança é que isso atrapalha todos os modos de jogar de soraka suporte, abaixando a sua cura e sua pressão de rota. A lane phase dela será mais fraca como consequência dos nerfs da Soraka top e não terá nenhuma mudança para recompensar isso. Por favor, me ajudem a subir esse tópico pra Riot perceber que estão estragando a harmonia de um campeão. Esse não é o modo correto de balancear a campeã!

Observação: novas mudanças discutidas nos comentários.

Tags (1)
37 RESPOSTAS
Guertena
Arauto
Arauto

Isso é completamente ridículo. Primeiro eles inventam de fazer com que rotas solos recebam XP mais rápido enquanto o bot recebe bem mais devagar, e depois reclamam quando um campeão específico usufrui dessa mecânica. O problema não é a Soraka por ter uma cura global cedo, mas a Riot que não sabe balancear o jogo.
Serenity S2
Tropa
Tropa

Comecei a jogar meio que quase só de Soraka mês passado, já adorava usar ela, eu fui saber dessa tal Soraka top, uns dias antes de anunciar nerf, e de duas que vi, uma feedou horrivelmente... Bom eu estava jogando bastante de Yuumi também, teve aquele nerf que odiei e meio que parei mas as vezes ainda pegava ela, agora com o "buff" voltei, já que isso da Soraka mesmo que ainda não foi nerfada, me fez perder total vontade em usar ela, fiquei muito triste, e acho que nem usar mais irei... Ao contrário da Yuumi que ainda sim eu pegava...
1LICH1
Barão
Barão

Infelizmente nossa Soraka vai ser afetada de qualquer maneira pois a taxa de vitória no top está alta.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

@BOLSWAINNNARO  escreveu:
Alguém resume ai.

Deixa de ser preguiçoso, o cara deve um trampo enorme para fazer o texto, se não está interessado não leia. 

Não venha pedir resumo... 

~O Fim é inevitável~
Scutty
Aronguejo
Aronguejo

A soraka foi feita pra ser uma ambulância do Samu.
Nao foi feita pra pokear infinito na lane.

Ela é de sustain, defensivo. Nao poke, ofensivo.

As mudanças sao justas, se você nao achou bom, entao você nao gostava da soraka, gostava do kit abusivo dela, e a pressão de lane que ela nao deveria ter.

Quer ter pressão de lane no bot e pokear bastante? Pegue um suporte de POKE.

Pegue zyra e brand, lux e etc. Quer ter pressão na lane? Pegue campeões feitos para ter pressão de push, poke e zoning.

Qiyana Reeves
Arauto
Arauto

A Riot tem um preconceito contra suportes que quebram a barreira do bot. Quando o Pyke começou a ser jogado em outra lane, nerfaram todo o clearwave dele. Quer um nerf pra acabar de vez com uma estratégia? Tire o clearwave de um suporte.
Quando fiz um tópico reclamando do nerf nos minions, que acho que foi anulado, tem gente que caiu matando. Mas não é pelo nerf em si, é pela falta de noção sobre balanceamento e sobre esse preconceito contra suportes em outras lanes. Existem dois tipos de nerfs, aquele que balanceia e aquele que destrói estratégias, e geralmente a Riot usa esse último contra suportes no top/mid.
Sobre os nerfs que você citou, acredito em tu. Não jogo de Soraka, mas tem muita gente reclamando. Infelizmente a Riot não sabe balancear os bonecos. Deram um nerf tão porco na Akali que tiveram que dar um hotflix nela pra que ela não quebrasse logo a segunda perna. Quem sabe um dia a equipe de balanceamento chame mains pra ajudar no balanceamento, talvez saiam nerfs mais saudáveis.
Light of Madness
Aronguejo
Aronguejo

Q doh...

Vc pedindo pra olharem balanceamento no forum br hauhsusuhuhsuhashuahusahushuashuahus...

Desculpa mas eh engracado. A Riot nunca vai ligar pra isso mas topico legal, parabens.

Riot ligar pro forum BR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK foi mals mas eh engracado demais.

Topico eh bom de vdd mas serio... nem estressa fi, Riot ta nem ai. E sei la soraka q poe pressao pra mim eh free lane mas cada um joga como quiser.

Eu to errado? quando eu fico 24/5 de darius na solo/duo, e uma lux com nome de feminista joga mal pra caralho, xingando todo mundo, não segue nenhuma call e da free kill pra uma katarina e uma vayne?

ou eu mereço ficar ferro 1 depois de ter pego prata na ranked?

acho que foi justo então...

Themakas
Tropa
Tropa

Tem que nerfar esse boneco msm, cura pa krl, silence e snare em area, ult global q cura, e ainda quer q de dano ?

a pior coisa e que quem gosta do champ fica em situação ruim pq muitas vez ele ficam inviáveis

SIM, CARA. NEGO É MALUCO. Eu vou simplesmente copiar e colar o que mandei no ticket por preguiça de refazer.
ok soraka tava forte no top mas voces prejudicaram muito ela suporte, voces podem ter certeza que o win rate dela vai cair MUITO. eu sou mono soraka há 3 anos e high elo, sei o que to falando. Vamos lá: abaixar a DURAÇÃO do rejuvenscimento prejudicou principalmente as sorakas suportes, por que ela tem menos tempo pra usar o W enquanto o Q estiver ativo, sem falar que após acertar o Q, tem que eserar a animação da luzinha sair do campeão inimigo e entrar na soraka pra ela entrar no efeito do rejuvenescimento. além do mais, voces nerfaram TANTO o Q dela que o mini-buff no W foi insignificante. O early dela tá extremamente fraco agora. Voces tem sim que acabar com ela no top, mas invés de prejudicar o menos possivel ela na rota suporte, buffá-la. não é justo pra quem sempre fez ela suporte receber esse nerf pq descobriram que ela é forte no top. minhas sugestões: aumentar a cura do W, principalmente no começo do jogo, e diminuir o cdr. o Q pode deixar o dano que tá (quase nulo), mas aumentem o tempo do rejuvenescimento e tirem a animação da luzinha chegar nela, deixem o Q praticamente insta (Acertou o Q = rejuvenescimento), pra que possa dar tempo dela usar o W pelo menos mais de 1x durante o efeito. Não faz o MENOR sentido vocês adicionarem tantos itens que cortam cura (colete espinhoso, armadura de espinhos, chamado do carrasco, morello, lembrete mortal, ignite, E do varus, etc...) sim, tem MUITOS campeoes com o lifesteal roubado, mas a soraka SÓ FAZ ISSO, ela só cura, não é justo com ela. a unica solução que consigo pensar pra isso é, após usar o R, voce ganha 5/10/15 de segundos de imunidade a qualquer tipo de Ferida Dolorosa, nao só em sí mesmo, como em qualquer outro aliado que voce utilizar o W. (mas que todas as outras fontes dele de lifesteal ou regeneração continuem sendo afetadas por itens que inflingem feridas dolorosas, apenas o W DA SORAKA será imune). Tá literalmente impossível jogar com ela, sem falar que voces ja nefaram ela no meio do dia sem nenhum aviso prévio. Atualmente tenho 160 pontos no grao mestre, ja tive varias contas com elo alto, somando tudo tenho 5.000.000 de maestria de soraka, eu sei oq eu eu to falando. Eu sei que voces nao se importam com a MÍNIMA quantidade de jogadores que utilizavam a soraka antes de descobrirem que ela era roubada no top, mas realmente não tá dando p/ jogar.
outra coisa que eu esqueci, mas ja mandei inumeros tickets sobre isso. o E da soraka utilizado enquanto os inimigos estão sob a ult do bardo e do zilean não funcionam quando eles saem do stun/renascem, tem mais algumas vezes que isso acontece, só não me lembro agora. sei que zhonyas funciona (90% das fezes) e g.a não tenho certeza. por favor arrumem isso aí. Ela também nao consegue silenciar o R do tryndamere.

sinceramente quem faz soraka suporte não merecia isso. sou mono soraka há 3 anos, tenho varias contas no high elo, ao contrario do que muitos pensam ela não é um campeão facil de jogar, não era só ficar apertando W.
Escutem o que eu to dizendo: o champ vai ACABAR, o win rate dela vai dropar muuuuuuuuuuuito, praticamente excluiram o campeão, nunca vi um nerf tão bizarro.

@Pintinho PeeI  escreveu:
SIM, CARA. NEGO É MALUCO. Eu vou simplesmente copiar e colar o que mandei no ticket por preguiça de refazer.
ok soraka tava forte no top mas voces prejudicaram muito ela suporte, voces podem ter certeza que o win rate dela vai cair MUITO. eu sou mono soraka há 3 anos e high elo, sei o que to falando. Vamos lá: abaixar a DURAÇÃO do rejuvenscimento prejudicou principalmente as sorakas suportes, por que ela tem menos tempo pra usar o W enquanto o Q estiver ativo, sem falar que após acertar o Q, tem que eserar a animação da luzinha sair do campeão inimigo e entrar na soraka pra ela entrar no efeito do rejuvenescimento. além do mais, voces nerfaram TANTO o Q dela que o mini-buff no W foi insignificante. O early dela tá extremamente fraco agora. Voces tem sim que acabar com ela no top, mas invés de prejudicar o menos possivel ela na rota suporte, buffá-la. não é justo pra quem sempre fez ela suporte receber esse nerf pq descobriram que ela é forte no top. minhas sugestões: aumentar a cura do W, principalmente no começo do jogo, e diminuir o cdr. o Q pode deixar o dano que tá (quase nulo), mas aumentem o tempo do rejuvenescimento e tirem a animação da luzinha chegar nela, deixem o Q praticamente insta (Acertou o Q = rejuvenescimento), pra que possa dar tempo dela usar o W pelo menos mais de 1x durante o efeito. Não faz o MENOR sentido vocês adicionarem tantos itens que cortam cura (colete espinhoso, armadura de espinhos, chamado do carrasco, morello, lembrete mortal, ignite, E do varus, etc...) sim, tem MUITOS campeoes com o lifesteal roubado, mas a soraka SÓ FAZ ISSO, ela só cura, não é justo com ela. a unica solução que consigo pensar pra isso é, após usar o R, voce ganha 5/10/15 de segundos de imunidade a qualquer tipo de Ferida Dolorosa, nao só em sí mesmo, como em qualquer outro aliado que voce utilizar o W. (mas que todas as outras fontes dele de lifesteal ou regeneração continuem sendo afetadas por itens que inflingem feridas dolorosas, apenas o W DA SORAKA será imune). Tá literalmente impossível jogar com ela, sem falar que voces ja nefaram ela no meio do dia sem nenhum aviso prévio. Atualmente tenho 160 pontos no grao mestre, ja tive varias contas com elo alto, somando tudo tenho 5.000.000 de maestria de soraka, eu sei oq eu eu to falando. Eu sei que voces nao se importam com a MÍNIMA quantidade de jogadores que utilizavam a soraka antes de descobrirem que ela era roubada no top, mas realmente não tá dando p/ jogar.
outra coisa que eu esqueci, mas ja mandei inumeros tickets sobre isso. o E da soraka utilizado enquanto os inimigos estão sob a ult do bardo e do zilean não funcionam quando eles saem do stun/renascem, tem mais algumas vezes que isso acontece, só não me lembro agora. sei que zhonyas funciona (90% das fezes) e g.a não tenho certeza. por favor arrumem isso aí. Ela também nao consegue silenciar o R do tryndamere.

Olá meu Amigo. SObre os bugs do E da soraka em ult do bard oe zhonias, aparentemente isto é bug mesmo.

Sobre a ult do Tryndamere. Nada consegue impedir que o tryndamere ulte, nem mesmo supressão do malzahar, se nao me engano.

EDIT: Ele pode ultar em meio a qualquer tipo de controle de grupo. QUALQUER. Até arremesso ao ar e supressão.

Isso nao é uma fraqueza da soraka ou bug. Na verdade é um ponto forte do tryndamere.

E ELA FICOU FRACA D+.
Eu vi as notas de atualização, mataram ela sup.
E querem ferrar ainda + o Aurelion...

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Kyokasul
Tropa
Tropa

Eu comecei a jogar esse jogo pela Soraka. Ver eles terem dado um nerf TÃO ABSURDO nela por um META que só tava sendo usado em high elo é frustrante pra mim. Jogar de suporte sem um suporte não tem mais graça, parabens riot.
Shiny Wooloo
Tropa
Tropa

Mano, essas mudanças nela vao acabar com a Soraka, ainda mais levando em consideraçao que os últimos suportes que a Riot está lançado sao campeoes que tem algum tipo de controle de grupo, uma mobilidade e tal... enquanto a Soraka só tem as pernas e o E dela que eu, particularmente, acho ruim mesmo sabendo da sua importancia com relaçao a campeoes assassinos e alguns outros com engage bom.
A Soraka sempre foi um suporte muito forte, mesmo levando mudanças e nerfs atrás de nerfs, mas esse vai simplesmente acabar com a personagem...

Main soraka reclamando q nerfaram o champ kk, sorte q n removeram umas 5 mecanicas dela

eu jogo de adc e meu duo é uma soraka e posso afirmar com ctz q agr soraka n faz mais nada, ela ta muito inutil, tipo antes de 10 partidas a gente ganhava 7 8 agr jogamos 5 e perdemos as 5. fica sem mana muuuuuuuuuuito facil n tem mais poke e n tem mais cura no Q n tem sustein algum ta muito ruim.