cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Enyalios
Arauto
Arauto

Sobre atual estado das Runas (pensamentos rápidos)

Estava pensando agora, e me veio na mente o seguinte: o sistema de runas foi pensado como um modo de conjugar os antigos sistemas de Talentos (interações adicionais entre ataques e habilidades) e Runas (atributos esclaáveis ou fixos). A escolha inicial foi a mais digamos "segura", enquanto a riot se concentrava no aspecto criativo - quais interações seriam mais interessantes e saudáveis - pondo o aspecto de poder bruto na decisão de escolha runa principal feita pelo jogador.

Na mudança de pré temporada, a Riot já de posse de dados suficiente para alterações e aprofundamento no sistema, decidiu aprofundar o poder de escolha, dissociando a escolha de páginas dos atributos ganhos, e embora eu concorde com a mudança, acho que faltou uma coisa fundamental: analisar o impacto que a separação de atributos das páginas teria na capacidade de avaliação de cada jogador.

Várias runas foram colocadas em páginas e nichos que de certa forma mantinham seu poder nivelado por ser uma escolha saudavel dentro de um certo contexto, e alterações no poder bruto ganho pela mecanica dos estilhaços foi bastante impactante em como certas runas receberam destaque ou foram deixadas de lado, inclusive tematicamente.

Exemplo: A página de Dominação tem como "chamada" caçar e eliminar a presa-Dano explosivo e acesso ao alvo. Teoricamente seria a página de escolha de campeões com dano em rajada, mobilidade e que se aproveitam de falta de visão para eliminarem alvos. Na prática, hoje, a maioria dos jogadores pega Colheita Sombria por estar quebrada, e o resto da página de acordo com o campeão (ou só pra poder salvar mesmo). Algumas Runas no contexto atual, apesar de na teoria interessante, perdem pela absoluta falta de poder nas mesmas contra outras opções exatamente por isso.

Minha idéia seria rever de uma maneira bastante ampla se as Runas Primordiais como um todo não poderiam ser realocadas entre si ou mesmo substituir runas menores, como por exemplo, Agilidade nos Pés poderia muito bem substituir a atual Celeridade ou algo assim. Predador na minha opinião faria muito mais sentido estar na página de Inspiração (que mexe com efeitos adicionais em itens), e talvez Ímpeto Gradual ser trocado com Eletrocutar, apenas para ficar em algumas das que me ganharam mais atenção com este pensamento.

Notem, são apenas idéias baseadas em uma forte impressão minha que após esta mudança sutil, porém impactante, parece ter desnivelado o funcionamento do sistema como um todo pela concentração de poder e opções em certas páginas, ou mesmo que certas mecanicas  mais adequadas em outros lugares, pois seriam escolhas mais significativas e visíveis ali, abrindo possibilidades que não retiram poder e abrem versatilidade a escolhas possíveis.

Sintam-se livres para criticar ou apoiar.

10 RESPOSTAS
Synesu
Arauto
Arauto

Sua linguagem é muito culta cara, acho que se você quiser que as pessoas entendão oque você escreve você vai ter que baixar um pouco sua forma de escrever, eu entendi oque você quis dizer mas é porque sou acostumado com esse tipo de linguagem mas se você quiser que 80% do fórum entenda a mensagem que você quer passa eu recomendo que use uma língua mais coloquial.

Bem realmente entendi tudo que você diz no seu Tópico e concordo com certos pontos e discordo de outros, como por exemplo o de substituir as runas umas pelas outras, e por mais que isso possa parecer impactante na prática talvez não haja alterações pois a maioria das pessoas (pelo menos de elos altos) fazem suas Runas baseadas no seu inimigo ou na sua imaginação de lane phase ideal portanto isso pode quebrar o conceito já que as pessoas tendem a escolher uma runa não pelo fato de ela estar em certa árvore mas pelo fato de ela ser realmente útil em tal ocasião.
Talvez versatilidade não seja a palavra certa para tocar no assunto de Runas, já que como eu disse acima as pessoas tendem mais a escolher pela sua lane phase e pela sua experiência com o certo campeão e como você teorizou no seu texto sobre a mudança de runas creio que em sua grande maioria não seja necessario uma mudança de lugar das runas mas talvez um aprimoramento para talvez deixar as mesmas mais saudáveis para que assim o jogo não precise de tais alterações que já foram feitas não só no passado mas como hoje em dia (por exemplo a Colheita Sombria) para que talvez não se tenha mais dor de cabeça com a próprias runas.

PS: O fato de sua linguagem ser culta não é uma coisa ruim, só foi uma observação mesmo 😛

Dizzie
Lenda
Lenda

O fato é que a runa Colheita Sombria é o novo Thunderlord.
A Riot sempre inovando o desbalanceamento no jogo.

Mas isso não foi por acaso. A Riot queria que os jogadores tivessem acesso a dano mais explosivo para condizer com as mudanças de velocidade de jogo da Pré-Temporada. E como sempre, a Riot não mede consequências para fazer alterações no jogo.

Enyalios
Arauto
Arauto

@SynesuA cara, é que escrevendo eu prefiro ser o mais claro possível (mesmo que volta e meia tenha o efeito contrario aparentemente kkkk). Some isso ao fato que eu sou professor e trabalhei anos com setor jurídico, ai já viu né?

Mas sobre o tema, pensando no que voce falou, sim é verdade sobre as esolhas de jogador, mas acho que mudar algumas runas de lugar ajudaria na hora de balanceá-las em médio/longo prazo, já que agora o foco delas são suas mecanicas, e os atributos ganhos pelas runas alteraram o impacto em certas páginas, já que estes são selecionaveis pelo jogador.

A runa Chuva de Lâminas, na minha opinião, foi a que mais demonstrou esse problema, perdeu ainda mais espaço do pouco que tinha exatamente por esta mudança em atributos: dei uma pesquisada e ela literalmente caiu para a beira de insuficiencia de dados na maioria dos sites de estatisticas. É uma boa Runa, mas talvez não boa para ser uma Runa Primordial (ainda mais quando competindo com a atual Colheita Sombria), até porque ela é muito parecida com Ritmo Fatal. Ela é o pior caso em minha opinião, mas algumas outras tem problemas semelhantes de falta de poder, ou mesmo serem mais interessantes como uma Runa Menor.

Uma revisão como voce propoem funcionaria? Acho que sim para alguns casos, em outros não tenho certeza, especialmente para as que funcionam atualmente por estarem em overload de poder.

Theo o Touro
Dragão
Dragão

predador em inspiração seria broken demais, fora de cogitação.
Jhino
Aronguejo
Aronguejo

De fato muitas runas não tem a visão que merecem. Novamente é o famoso meta.

É sempre assim colega. Em jogos competitivos é complicado algo não estar forte para os jogadores abusarem; A riot peca no quesito "Liberdade e inovação".

Por mim a única solução é deixar tudo roubado... Ou contratar uma nova equipe de balanceamento. 

Me dá qualquer champ aí.
W4R Ensembl3
Arauto
Arauto

Desde que o League surgiu e cresceu, a Riot nunca encontrou uma solução NÃO UTOPICA pra isso. Sempre os jogadores encontram, por mais bem pensada que seja uma mudança, algo que fuja ao processo expectativa. Quando a Riot criou as novas runas, ela fez questão de deixar claro, que era tudo nebuloso. Isso é uma coisa NATURAL devido a quantidade de variáveis que tem no jogo. Quantas milhões de vezes ela fez uma alteração no PBE, criou algo, que chegou no main e a coisa andou totalmente fora do esperado? Acho que a pergunta deveria ser: quando isso não aconteceu? São mais casos em que a coisa sai do eixo, do que quando está ocorrendo conforme expectativa.

Quanto às runas, eu vejo sim que existem alguns problemas, concordo com você principalmente na discussão acerca dos critérios de algumas delas.

Se é caça a gente pressupõe que não é coleta. Coleta sim seria facilidade em conseguir "alimento" em larga escala. Nenhum bicho tem 3 bocas, 7 patas, pra caçar 2 ou 3 ao mesmo tempo, é sem nexo total.

Mas eu penso que nem é o método indutivo que tem um problema, é o criativo e o decisório.

Ela sempre quer que algo se sobressaia e o jogo gire em torno disso, como aconteceu com o trovão citado pelo colega.

Além de tudo isso, a gente ta na pré temporada, e ela deve servir pra algo pra ter sentido.

Agora, a discussão quanto a criação, a decisão, e o papel do PBE... são fáceis de chegar a consenso.

@W4R Ensembl3 A Riot desbalanceia o jogo propositalmente, acho que para frustrar os jogadores menos idiotas que preferem jogar utilizando estratégias inteligentes em vez de pegar qualquer coisa que esteja broken. Deve ser assim que ela mantém o influxo de players tapados e infantis deste jogo.
Enyalios
Arauto
Arauto

Quanto a parte de meta: sim gente eu sei que isso envolve meta, mas as Runas são uma variável para o meta estar como está, logo é uma boa discussão saber a partir de qual momento uma runa pode ser usada como referencial de balanceamento e quando ela se torna obrigatória/ determinante. A Riot sempre frisou que gosta de manter os jogadores com escolhas abertas, então é inclusive uma boa dar esse feedback com nosso ponto de vista. 😃

Gostei de saber que não fui o unico que teve esse questionamento de critérios de criação e mecanica das Runas, espero ver mais gente dando esse feedback!

Favriel
Dragão
Dragão

Eu queria que substituissem a chuva de laminas pela colheita antiga, sei que não vão fazer isso mas essa foi a runa mais flop de todas e o único champ que usava não usa mais (Jhin)

Creio que o primeiro grande problema foi justamente a retirada dos atributos. Isso fragilizou os campeões de tal forma que o que mais teve esse ano foi time com 3, 4 carregadores ou assassinos AD. Pra mim, a Riot excluiu as runas, preservou os talentos e no final vinculou os atributos nas arvores. Como resultado o pessoal passou a pegar apenas o efeito, a estatística deixou de ter valor mesmo influenciando o jogo fortemente. Todos os principais metas de Runas se baseiam em abusar de uma mecânica qualquer (ganhar itens na cleptomancia ou acesso ao alvo irrestrito no predador, por exemplo), que por ser única não recebe resposta das outras runas e diversas vezes nem dos items. Como o jogo está mais rápido, o tempo de resposta diminui e o poder das escolhas pré jogo aumenta muito.

Acredito que mudar as posições das runas não ajuda muito, mas ver quais são uteis e quais só estão ali, e quais se repetem em objetivos ajudaria bastante.

Agora, as estatísticas mostraram seu valor esse ano, que não as tivemos. Atualmente, o leque é incrívelmente limitado de escolhas. As combinações que fazem sentido são ainda menos, e os valores MUITO curtos, apesar de próximos do que era antigamente. Só que antigamente se escolhia maior número de opções de atributos, então hoje você adiciona em números muito pouco para os campeões.