cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
GG Cannon
Aronguejo
Aronguejo

[Sugestões] De alguém com mais de 3000 partidas jogadas de ARAM.

Eu estou ciente da política de envio de ideias não solicitadas, concedendo um direito e uma licença mundial, perpétua, irrevogável, sublicenciável, transferível, sujeita a cessão, não-exclusiva, e isenta de royalties, para utilizar, reproduzir, distribuir, adaptar, modificar, traduzir, criar obras derivadas, executar publicamente, exibir publicamente, digitalmente realizar, fazer, mandar fazer, vender, pôr à venda, e importar as Ideias Não Solicitadas, inclusive todos os direitos autorais, marcas, segredos comerciais, patentes, projetos, direitos de propriedade industrial, bem como todos os outros direitos de propriedade intelectual e proprietários relacionados, em qualquer mídia atualmente conhecida ou a ser desenvolvida no futuro, para qualquer finalidade, comercial ou outra, inclusive dando as Ideias Não Solicitadas a outras pessoas, sem qualquer indenização sobre as ideias mencionadas abaixo.

____________________________________________________________________________________________________

Eu posso me considerar como "Main ARAM" mais do que qualquer coisa, atualmente.
Sinceramente, desde que comecei a jogar, eu não joguei nenhum modo mais do que ARAM, e nem de perto, nenhuma lane de Summoners Rift.

Existe algo em começar direto no nível 3 e partir direto pra porrada em time que não se compara a um normal game.

Ao longo de 6 anos jogando, reparei algumas coisas no ARAM que, sinceramente, são problemas até sérios que ainda persistem, por mais que foram levemente endereçados com o tempo.

____________________________________________________________________________________________________

Percepção

Spoiler
O primeiro problema e muito possivelmente o mais sério de todos é o como as pessoas que não tem tanto costume de jogar ARAM tratam o modo.

Uma vez que não existe um "cenário competitivo" do ARAM, as pessoas lidam com ele como se fosse puramente algazarra, sem se importar se estão trollando, não cooperando ou legitimamente se matando de propósito vez e outra novamente.

"Ai, mas você se importa com um ARAM.", "Mas é ARAM", "É só um ARAM, quem liga se eu trollar?", "É muita carência pra levar um ARAM a sério?"
Essas são algumas coisas extremamente comuns de se ouvir pra qualquer um que prefira jogar ARAM a SR e leve o modo minimamente a sério.

A percepção que se tem do modo é que ele é um "vale tudo" no sentido que, se você quiser jogar plantando bananeira, usando o teclado e mouse com os pés, você tem o direito porque "ninguém se importa", mas a verdade é que existe até uma grande parcela da comunidade que joga quase que exclusivamente ARAM.

Uma possível solução seria criar um modo competitivo do ARAM e "ARAM Bots" no "Coop vs AI", mudando a percepção da comunidade de que seja um modo mais a sério.

Muitas vezes escutei de outros jogadores de que a Riot não se importa nem um pouco com o ARAM e a única coisa que recebe QUALQUER atenção é o competitivo.

A sensação que tenho ao jogar o modo por tanto tempo é que verdadeiramente está abandonado. De que a Riot se importa menos com o ARAM sequer do que com o TFT...

Divisão de gold

Spoiler
Outro problema que se vê acontecer bastante no ARAM é uma verdadeira competição pelo farm.
Uma vez que apenas quem mata o minion recebe uma quantidade decente de gold e o resto recebe apenas 8 de gold, com todos juntos na mesma lane, muitas vezes campeões que dependem terrivelmente de farm para crescer, como Nasus e Veigar, ou campeões que se aproveitam de minions para se curar, como Kha'Zix ou quem buildar roubo de vida, acabam sofrendo devido a aliados que limpam todos os minions da lane em 0.5 segundos.

Chega ao ponto de que, em múltiplas partidas, já presenciei um Nasus do meu time ou do outro se matando para o time inimigo devido a um de seus aliados matar a catapulta antes dele durante a animação de ataque do seu Q.

Existem algumas possíveis soluções para esse problema que seriam altamente viáveis e até justas.

Uma seria a de aumentar o numero número de minions por wave e diminuir o ganho de gold por minions morto pessoalmente.
Outra seria a de aumentar o gold que aliados ganham quando estão próximos da morte de um minion inimigo.

Ambos podem ser até misturados fazendo cada minion farmado valer menos gold, porém ter mais minions por wave e receber mais gold por minions que morram na proximidade.

Uma vez que são 5 pessoas farmando ao mesmo tempo, na mesma lane, faz sentido que haja mais minions também, podendo chegar a quase o dobro.

Por exemplo 4 minions melee ao invés de 2, duas catapultas e 5 minions magos por wave já seriam uma correção imensa.
Diminuindo o ganho de gold por minions por 33% e aumentando o gold que cada minion que morrer na sua proximidade para 33% do valor do minion morto, ao invés de um valor fixo de 8 gold tornaria menos importante ser aquele que de fato pega o ultimo hit no minion e mais importante cooperar com o time para limpar a wave da forma mais eficiente pro time inteiro.

Extra se aliados como Veigar e Nasus matando com seus respectivos Q deem 50% ao invés de 33% do gold daquele farm para os aliados, o que vai fazer mais ainda que os o time queira deixar o farm para esses campeões que de fato precisam.

Visão

Spoiler
Um outro problema extremamente sério do ARAM atualmente se deve a falta de totens de visão devido ao biscoito dos poros e a existência de um item EXTREMAMENTE ABUSIVO que se chama "Essência do Oraculo".

O fato de que certos campeões como Shaco e Teemo podem ser quase que totalmente counterados por um item consumível de efeito contínuo que custa 300 de gold e que pode ser comprado desde o minuto 0 da partida é algo mais que desbalanceado.

Minha sugestão para esse problema seria trazer 2 dos 3 totens disponíveis em Summoner's Rift para o ARAM e deletar a Essência do Oraculo (da face da terra!).
Os totens seriam o "Lente do Oraculo" e "Alteração Vidente".

Porém, os biscoitos dos Poros são uma tradição do ARAM a qual, assim como muitos jogadores de ARAM, não gostaria de ver ser removidos do jogo.

Sendo assim, a melhor forma de lidar com os totens e simultaneamente  influenciar os jogadores a participar da brincadeira de alimentar seus poros seria lidar com os totens no ARAM da mesma forma que o totem da passiva de Fiddlesticks, ou seja, o totem poder ser adquirido na primeira compra porém só pode ser usado uma vez que os dois biscoitos sejam dados para um Poro.

Caso os dois Poros no começo da partida sejam movidos para ficar entre a T1 e T2 de cada time, os jogadores vão poder alimentar os poros em segurança, além de se reunirem atrás da T1 naturalmente antes da partida começar ao invés de correrem para os matos no centro da ponte e acabarem morrendo de besteira enquanto ainda tem gente parada na base que se atrasou para começar.

Caso o número de biscoitos necessários para o Poro explodir em muitos Poros seja reduzida para exatos 10 biscoitos, uma vez que cada um dos 5 membros do time começam com 2 biscoitos, a existência do Poro e dos biscoitos fazendo o Poro daquele time explodir ainda se torna uma forma do time ter certeza de que todos os membros do time estão com seus totems disponíveis no começo da partida.

O fato de os totens "Lente do Oraculo" e "Alteração Vidente" apenas colocarem uma ward visível a distância e terem tempo de cooldown torna muito mais justo para campeões que dependem fortemente de invisibilidade sem tornar injusto para ninguém que jogue contra eles além de dar uma opção quanto a como conferir os matos do ARAM que não seja um "Face Check" arriscado.

8 RESPOSTAS
Durnnon
Lenda
Lenda

os dos totem não concordo, por N MOTIVOS,O ORACULO pode parecer muito injusto, mas antes era pior, perdia ao morrer e a área era menor, há ajustes já no cogumelo e nas shacos box para ativação mesmo ao quebrar, só queria que fosse mais ajustados o farm para habilidades como vc falou do nasus, veigar, sion, etc.

poderia haver marcos só para o aram e um mob como um pomo de ouro que aparecesse em certas partes do mapa para dar ouro ou algum bônus ou algo para prejudicar saindo do fundo da ponte que fosse do vazio.
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Pois bem, aqui vai o reforço de um "main ARAM" com quase 5 mil jogos: concordo DEMAIS com a parte do "ah, mas é ARAM". Isso me deixa p da vida. É uma falta de respeito com o tempo do outro. Eu sou tiozão, beleza, tenho talvez mais responsabilidades que 90% da comunidade do LoL, e isso não é culpa dos caras. Mas quando eu era mlk já respeitava isso. Não só no LoL, em qualquer game. Isso não tem a ver com a idade. Aliás, pelo fato de eu ser tiozão, casado com 2 filhos (tendo um deles 1 ano), é que poderia se esperar o quit de minha parte. Mas NUNCA entro num jogo quando sei que podem precisar de mim. As pessoas precisam ter mais respeito pelas outras. Sei que parece exagero, mas LoL é meu segundo passatempo (disputando acirradamente com leitura), e é bem frustrante às vezes.
Akiyza
Dragão
Dragão

Tbm sou main ARAM, 1k de jogos nessa conta e uns 1k500 se juntar minhas antigas contas... nao li tudo mas concordo que o oraculo é abusivo, quando estou de teemo, apos alguem comprar oraculo, só posso ultar na wave, ou deixar ults na torre para proteçao, se por no meio da lane, só pisam nele em team fight's, sobre a ward, acho que poderia ser 1 pink por morte, ou algo assim, só poderia ter uma pink de cada jogador no mapa, e nao poderia comprar 2 seguidas morrendo, ainda acharia meio abusivo, mas pelo menos teria um counter que seria destruir a pink.. campeoes como fiddle tem sua passiva (que é literalmente uma ward) entao acho que seria justo...

Ajustar o oraculo pra revelar campeão eu acho muito forte deveria mostrar apenas silhueta deles igual a lente faz shaco teemo ficam inúteis teemo ainda tem clear wave ao menos kkkk outra coisa era deixar a t1 mais forte ou atacando mais rapido ela e muito merda( na real todas sao kkkkk)

@Durnnon 
Mas o problema é que a Essência de Oraculo é injusto e desbalanceado exatamente pros campeões que dependem da invisibilidade e estão jogando contra quem comprou a Essência. Perder a Essência de Oraculo ao morrer praticamente não faz diferença pelo tempo de duração contínua e o fato de custar APENAS 300 de gold.
A área ser menor não era um ponto negativo e sim um ponto positivo, pois como tá agora é abusivo e ridículo.
Um item de 300 de gold não pode counterar completamente o kit de um personagem.

No mínimo a Essência de Oraculo deveria funcionar da seguinte forma:
Pelos próximos 5 minutos, quando avistado por uma sentinela ou unidade inimiga oculta, revela armadilhas, desativa sentinelas e garante visão da silhueta de unidades ocultas por 8 segundos. (30 segundos de tempo de recarga cada vez que ativado)

É basicamente o efeito da passiva da Glaive Sombria, que é um item que toma um slot de item que foi criado e sofreu balanceamento pra tirar esse efeito da Crepúsculo de Draktharr pois Draktharr estava abusivo tendo isso ainda mais seu efeito comum.

Porém, já que o Fiddlesticks tem um totem que coloca wards e garante visão de armadilhas no ARAM, não é nada insano colocar os totens azul e vermelho pra todo mundo do ARAM da mesma forma que funciona o do Fiddle, com a diferença de vc escolher qual dos dois vc quer na base.

Vc vai escolher se quer visão a distância que deixa uma ward de 1 de life visível ou se quer poder revelar armadilhas e a silhueta de tropas ocultas.

Não vai ter nem custo em gold, pode ser utilizado e tem efeitos positivos justos pra ambos os times mesmo quando não tiver ninguém que usa de ficar oculto ou armadilhas, é balanceado até pela existência do cenário competitivo e já tem precedente.

É perfeito substituir a existência da Essência de Oraculo do ARAM por esses 2 totens.

@Rydrake 
Não é !?!?!
Cara, da muita, muuuuuuuita raiva quando alguém fica trollando,simplesmente não coopera ou faz umas paradas sem sentidos e insanas, aloprando, morrendo sem parar ou praticamente ajudando o time inimigo sob a desculpa de "É só um ARAM".

Falta de respeito com o tempo dos outros define bem.
A graça do jogo tá exatamente jogar pra tentar ganhar.

Não existe nada mais frustrante que alguém no time jogando com 0 de esforço em tentar ganhar e, pela percepção de que existe de que ARAM não passa de um modo alternativo permanente, sem competitivo, qualquer atenção por parte da Riot ou reconhecimento, a galera alopra ou simplesmente faz 0 de esforço e ainda te critica por querer ganhar.

@Akiyza 
Não é? É extremamente abusivo.
Tem a "Glaive Sombria" que é um item de 2400 de gold que praticamente o único passivo é revelar armadilhas e wards, que toma o slot de um item e só revela por 8 segundos com um coldown de 45 segundos pra cada ativação, então eu sempre fico abismado com como a Riot não percebe o quanto a Essência de Oraculo é abusiva por custar apenas 300 de gold ser um consumível que dura 5 MINUTOS e ter efeito contínuo sem qualquer cooldown no efeito de revelar as armadilhas E revela as silhuetas de quem tá invisível ou escondido nos matos, coisa que a Glaive Sombria não faz por um custo de mais de 2k gold.

O Fiddle tendo o totem já é um precedente pra tirar a Essência e trazer os totens pro ARAM ou, como vc falo, criar um totem no ARAM que seria basicamente "Totem de Vigilância"(Amarelo) só que uma versão única pro ARAM que colocaria uma pink ward.

Vc só pode colocar uma pink ward mas ele pode ter até 2 stacks e tem cooldown, os inimigos podem destruir a sua pink, mas ela vai revelar até unidades camufladas, como a Evelynn, que chegar perto. Se você colocar a segunda, a primeira quebra e os inimigos podem quebrar também, mas todos os 5 do time podem ter uma pink ward no mapa se quiserem e vc pode usar pra checar mato sem precisar dar facecheck se não tiver uma skill que te permite verificar o mato nem tiver a bola de neve. 

Perfeito e infinitamente mais balanceado que a Essência.

@O Ultimo Samurai 
Mas ninguém nunca falou em "Ajustar o oraculo pra revelar campeão"
O problema é exatamente que a Essência de Oraculo tá abusivo de forte.
Dar ainda mais buff pra Essência revelar de vez quem tá invisível e vc pode jogar no **cogumelo do Teemo** o Shaco, o Teemo, o Kha'Zix, a Kai'sa e mais qualquer um que depender de invisibilidade ou armadilha.

A sugestão é tirar a essência de Oraculo e trazer os totens azul e vermelho de Summoner's Rift pro ARAM ou criar um totem específico do ARAM que coloque pink wards como a @Akiyza sugeriu.

Nenhum dos totens vai colocar uma ward invisível, então a ward colocada vai ser quebrável
tem cooldown, então não countera 100% ninguém e precisa de habilidade pra usar direito
ainda te dá a capacidade de limpar armadilhas e se proteger, então não atrapalha ninguém pra nada, apenas torna mais justo
sofre balanceamento de efeito e duração naturalmente por ser uma mecânica que também existe no competitivo

Do jeito que está agora, sequer existe sentido pra fazer a "Glaive Sombria", já que por 300 de gold vc compra o mesmo efeito sem te tomar um slot de item e de duração constante por mais de 5 minutos.

Um consumível de 300 de gold não pode counterar completamente o kit de um campeão e ter um efeito melhor e mais forte que um item de 2400 de gold.