cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Tipos de Junglers

Uma vez vi sobre os arquétipos de junglers (controle, farm e gank) e achei bem interessante. Alguém poderia me dizer quais champs se encaixam em cada arquétipo? (O Zac é qual tipo?)
3 RESPOSTAS
Méretseguer
Arauto
Arauto

Depende, tem campeoes que tem o gank fraco no inicio, e normalmente fazem power farm ate o mid game, como o Master Yi, e tem outros que tem ganks fortes, aqueles que possuem CC ou uma skill de avanço e um bom desempenho no early game, como o Jax, o Lee Sin, a Elise, o Kha Six e alguns outros,

Bem, nao sou uma expert no assunto, e recomendo pesquisar isso, mas alguns que eu conheço são:

Gank Early game:
* Lee Sin> Dizem que ele tem um bom dano no early game, isso eu nao sei direito, mas ele é bom em ganks no early game por causa do Q, que da avanço, e o E que causa lentidão, podendo combar a ult com um stun aliado

* Jax> Tem um dano bom no early game, e o Q-E é um belo combo pra gankar, podendo fazer tanto power farm quanto tentar focar no efeito bola de neve.

* Elise> Tem stun e um bom dano no early game, alem de conseguir cobrar a distancia entre ela e o inimigo rapidamente com o E

* Zac> Como todos esses outros, ele tem stun e é otimo em iniciar uma briga na lane com E, e impedindo o inimigo de fugir com o Q, dando  tempo para que o aliado consiga dar o dano necessario, na maior parte dos casos.

* Kha Six> apesar de nao ter stun, tem muito dano no inicio, principalmente se for gankar o top ou o mid, por conta do alvo isolado. Pode iniciar o gank com o R , indo por tras e dando o Q+W pra dar dano e lentidão, e guardando o salto para o caso do inimigo usar um dash

* Udyr> Possui uma boa velocidade de movimento na postura de urso, alem de stun, podendo causar um grande estrago ao iniciar um gank

* Trundle> Bem... o Trundle é o Trundle, ou seja, um ser que fez contrato com o Capeteemo. Tem uma baita redução de velocidade + aumento da própria velocidade.
O Gank dele é bem forte, ainda mais se o inimigo estiver avançado, iniciando o gank com W pra ganhar VdM, usando Q no inimigo ( o adc, se estiver no bot ) pra reduzir o dano dele, alem de aplicar redução de movimento, e bloqueando um pouco do caminho do inimigo com E, aplicando mais redução de velocidade

Campeoes mid game/ power farm
Master Yi> o Gank dele costuma ser fraco no early game, pois ele nao tem stun ou cc de nenhum tipo, dependendo muito de uma lane avançada, da ult ou de uma fonte de dano alta o suficiente para que o inimigo morra antes de alcançar a torre. Por isso, ele costuma focar o power farm no inicio, deixando de lado o controle excessivo de ganks ( na maior parte dos casos, eu acho )
Nocturne> Tem uma das melhores ults para gankar, sendo que diminui o raio de visão de todos, e ninguem sabe onde ele vai gankar, botando uma grande pressao em todas as rotas e as forçando a recuar.
Tem o reduçao de velocidade do inimigo e aumento da própria, alem de CC e um escudo contra stun, que normalmente é usado para impedir um gank.
*
*
*

Como é possivel perceber, campeoes de gank early game normalmente possuem CC, e precisam confiar bastante no efeito da bola de neve, para poder tirar um tempo do gank e conseguir farmar durante a transição entre early e mid game
*
*
Como ja disse, nao sou uma expert no assunto, aqui é só minha opinião.
( Coloquei pouco campeao mid game/ power farm porque... Ta tarde e a preguiça de continuar escrevendo ta batendo na porta)

Agradeça teu suporte.
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Pessoalmente eu acho que esse arquétipo hoje em dia já não mais tão preciso sobre a realidade dos junglers porque hoje em dia meio que todo jungler precisa ser um jungler de controle e poder equilibrar farm e gank. Talvez uma definição melhor seriam Skirmishers (junglers que gostam de fazer pequenas lutas isoladas, invades e ganks cedo), Power farmers (junglers que gostam de farmar bastante antes de entrarem no jogo) e um meio termo entre eles que eu gosto de chamar de "Spikers"que são junglers que não querem agressão excessiva no early, mas também não querem ficar farmando pro late game, eles gostam de lutar nos momentos específicos pro powerspike deles, geralmente no level 6 quando eles liberam ultimate, ou depois que eles fecham um item crucial, ou quando maximizam uma skill específica.

Por essa minha definição o Zac se enquadraria no último tipo porque ele não quer só spammar gank, mas ele também tem um gank forte então ele quer equilibrar um pouco de agressão e farm no começo do jogo e conforme ele vai maximizando o E mais ele vai querendo abusar pra ganakar da fog.

Pela definição de controle, farm e gank, ele seria um híbrido de farm e gank porque ele gosta de gankar bastante, mas também quer esperar os momentos fortes dele pra fazer isso.
Draicker
Lenda
Lenda

Junglers de Controle: Ivern, Nunu, focam em objetivos.
Gank: Lee Sin, Elise, etc
Farm: Karthus, Shyvana, etc

O Zac seria um meio termo ele farm e gank, quando o E do Zac está nível 3, isso acontece no lv 5, ele já torna-se um ganker, mas até lá ele é farm.