cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Polzerk
Arauto
Arauto

Um breve resumo sobre alguns suportes do LoL.

Suporte sempre foi a minha lane favorita.. Entendi desde cedo que caçar kills não é pra mim, simplesmente ser suporte tá enfincado na minha alma.

Enfim, pra você que também tem paixão por essa lane, vou deixar um breve resumo (bem breve mesmo) sobre alguns champions que eu já usei como suportes e que me dei muito bem.

Enfim, lá vai.

:Champion101: : Ótima suporte de poke e com cura razoável (fica melhor no late).. Consegue mesmo sem muitos itens de AP dar um dano bem pentelho com o Q, ao mesmo tempo em que dá uma senhora cura (só no late, repetindo.. no early é mais pelo shield) com o W. Com a passiva, também pode ter debuffs de redução de dano/redução de velocidade, além de dano adicional em ataques básicos. Tem boa sinergia com adc's mais fortes no early game, como o Draven, Lucian ou a Caitlyn.

:Champion61: : Uma das rainhas da botlane. Com seu kit colossal de CC's ela arrasa com quase qualquer botlane. Como o E atravessa minions ela tem um zoning poderosíssimo e faz o inimigo temer qualquer aproximamento rápido. Se tem uma Leona na sua botlane, fique tranquilo adc, ninguém jamais ousará dar dive em você. Com seu kit de CC's poderosos, ela tem uma boa sinergia com qualquer adc, mas tem aqueles com os quais ela fica melhor ainda.. Particularmente falando, Leona e Jhin é um duo a se temer.

:Champion31: : Sim, já fiz ele de suporte.. Não é ruim.. Bom, não muito. Ele tem CC's razoávels e com o taunt (combinado com uma armadura de espinhos) consegue inutilizar o adc inimigo bem rápido, sem falar que a redução de dano que a ult dá ao adc é muito bem vinda.. O problema é que se a lane inimiga for de poke, você provavelmente não vai ter muita utilidade no game. Ele tem boa sinergia com quase todos os adc's, o problema maior, como mencionei, são os inimigos.. Se o suporte inimigo for tipo uma Karma, você nem ouse pickar ele se não quiser ser obliterado (mas se você for muito bom, vai na fé).

:Champion11: : Lá vem o Diabo.. Mais conhecido como satanás dos sinos, esse cara é aquele demônio que é suporte.. Mas volta e meia aparece no top stunando o inimigo e fazendo-o ficar: "Velho, por que tem um Bardo nessa #$@%?".. Bardo é um campeão extremamente dificil de ser counterado se você for bom com ele, pois com o E consegue estar bem presente em todo o game.. Com os sinos possui um dano respeitável pra ajudar o adc.. Tem cura no W, e com a ult pode virar tf's facilmente a favor do time (exemplo: ultar em 1 ou 2 caras pra fazer a tf do inimigo ter menos gente e assim matá-los facilmente), além de dar dives perfeitos. Domine o Bardo, e o low elo jamais será uma realidade pra você novamente. Se você souber jogar de Bardo ele vai funcionar muito bem com qualquer adc, mas em especial, com a Vayne (combo de stun na parede é o fim pra qualquer um).

:Champion12: : Olha o Blitão.. É bem famoso em elos mais baixos como intimidador.. Mas eu nunca fui muito fã dele não. Pessoalmente gosto de jogar com suportes que me recompensem pela minha habilidade, não que esperem um erro do inimigo para aproveitar.. E é assim que o Blitz é: Se seu inimigo souber se posicionar, você simplesmente não conseguirá puxá-lo de forma nenhuma. Mas é aquela né: Se puxar é morte certa pra ele, sem escapatória. Blitz é muito bom com a Kalista (sério, no mesmo instante que o blitz puxar alguém, a kalista ulta.. o resultado é hilário).

:Champion110: : Saiam da frente mortais. Chegou o Deus. Com um W salvador de vidas, um Q bem versátil (quase sempre prefiro me arrastar pro inimigo do que arrastá-lo), o E (meio meh, só pra completar o CC mesmo) e a ult que embora pouca gente ache mas ferra a tf dos inimigos, o Thresh é um dos melhores suportes do joguinho, tento um kit completo: Engage, desengage e até um certo grau de utility (embora o escudo do W seja ridiculo no inicio). Lado ruim, claro, necessita de certo bom senso do adc pra ser mais bem explorado.. (CLICA NA LANTERNA FILHO DA %$#%). Ele funciona bem com Vayne, Caitlyn e com o Lucian (que ironico).

:Champion14: : Olha o quebrador de montanhas ai gente.. Esse cara é feito pra proteger. E protege muito bem. Com um Q que dá slow (e depois um stun), um W que dá armadura/resistência, um E que bloqueia projéteis (não tem coisa mais linda do que ver a ult da Cait morrer nisso) e uma ult que dá knock-up e slow em área.. O Braum é um dos campeões que mais se encaixa na definição de "suporte" do time. Ele não é dificil de jogar, não exige muito treino pra ser dominado e consegue ser opressor em quase qualquer lane. Te recomendo fortemente o Braum caso queira começar a jogar de suporte agora, você vai gostar muito. Tem ótima sinergia com adc's que escalam bastante velocidade de ataque. Recomendo Lucian ou Jinx.

Claro, não tem todos os suportes ai.. Como eu disse, procurei falar apenas sobre os suportes que eu já usei por um período de tempo bem longo.. Talvez a lista aumente. Quem sabe. Provavelmente não. Tô viciado demais no Braum.

Beijão.

"Sem sofrimento, sem valor".
61 RESPOSTAS
death by wrath
Aronguejo
Aronguejo

l:champion64: é o terror de todo main assassino 

:champion52::Iten3073:

Galdariah
Tropa
Tropa

Uma pena o relicário ser bugado no Tresh, criando competição com o ADC pelos minions.

@Galdariah escreveu:
Uma pena o relicário ser bugado no Tresh, criando competição com o ADC pelos minions.

Isso reforça minha teoria de que Thresh foi criado pra ser jogado com um duo.

Parabéns pela iniciativa. Entretanto discordo em relação a algumas análises feitas, principalmente na do Blitzcrank. Não atoa ele ta sendo jogado em jogos de pró players e como o próprio gratis disse é considerado free win. Eu sou jogador habituado a jogar de soraka, janna e nami e enfrento dificuldades absurdas contra esse campeão onde não necessáriamente eu ou meu atirador precisamos errar para ele tomar conta do jogo. Te enalteço pela iniciativa, só peço que reveja algumas visões suas.
Rafadborges
Aronguejo
Aronguejo

Ótimo tópico e muito bem escrito !
Só não entendi a parte do blitz, diz que não é muito fã dele, mais jogou varias partidas com ele ?

@Rafadborges escreveu:
Ótimo tópico e muito bem escrito !
Só não entendi a parte do blitz, diz que não é muito fã dele, mais jogou varias partidas com ele ?

"São tempos difíceis, não há como negar.."

- Rufo Scrimgeour.

0 Louco
Tropa
Tropa

Pra quem quer jogar de suporte, ouso aproveitar seu ótimo tópico e dar ainda algumas dicas mais... 

1) Se possível, combine sua escolha com seu parceiro de lane/resto do time/adversários. Se souber do estilo do jogo desses, ainda melhor! Umas das coisas mais frustrantes é você pegar um suporte super agressivo quando seu adc é daqueles que preferem ficar safe, só no farm, early game.

2) Use e abuse (ao menos) dos pings para comunicar suas intenções, como uso de skills, controle de visão, etc.

3) Não tenha medo de tentar. O competitivo vive nos dando boas ideias de novos suportes, mas bem podemos fazer isso por nós mesmos. Se você joga bem com um campeão ou tem alguma estratégia, experimente! Só há duas coisas que acho importante considerar:

3.1) Controle de grupo em suporte é sempre bem-vindo!

3.2) Não subestime os itens de acúmulos de ouro, a Pedra da Visão e Sentinelas de Controle. Tenha todos, sempre e assim que der.

Misales
Tropa
Tropa

Uma boa explicação sobre eles, parabéns.
Youkai XXI
Aronguejo
Aronguejo

God thresh.

Vir me falar "como próprio grátis disse" como se ele realmente entendesse muito do jogo foi muito engraçado, mas vamos lá: blitzcrank é um dos suportes mais sem dedo do jogo e como o autor do tópico, também acho ele bem chatinho (e na minha opinião bem ruim), ele é basicamente 8 ou 80, ou acerta os grabs ou é inútil, durante o early game ele basicamente só tem a pressão do seu grab, se ele erra ele é espancado (presumindo que a bot lane inimiga saiba aproveitar) na lane até o cooldown do mesmo voltar (o que é relativamente alto no early).
PS: suportes realmente free win nesse patch estão mais pra um xerath bem jogado (sustain de mana e poke insano) ou talvez um rakan que tenha a noção de quando startar uma team fight e dar peel.  

@Malphite Blitão escreveu:

Como assim o E?

Eu upo o Q primeiro, de onde surgiu que o E da roubo de vida?

perdão, é o Q mesmo.

O Q ativa a redução de velocidade de movimento, que por sua vez aplica o efeito da Fonte de Vida, que por sua vez (toda vez que seu ADC ou aliado atacar o alvo em que você castou o Q), ele vai roubar vida e aplicar o Turíbulo. O E também aplica a Fonte de Vida (na redução de atk speed), mas não sei se é tão eficiente quanto.

Empoleon
Tropa
Tropa

Muito legal esses resuminhos dos suportes =D
O E do Thresh não é só pra completar o CC, tem bastante utilidade em diversas situações!!! xD

Lewenhart
Tropa
Tropa

faz de karma pls
Venezos
Arauto
Arauto

Ótimo resumo de cada um hahaha só li verdades.

Também não podemos esquecer os suportes utilidade.

Super Soraka, Super Lulu, Super Janna 🙂

Rakan, Morgana, até Lux suporte.

Eu sou meio doido e invento alguns campeões com suporte, já usei Dr. Mundo suporte (Peel e CC pelo Q). Nasus suporte (lentidão no W), modéstia a parte, fiz papinha de Leona. Poppy suporte (desengage e se for bom de mira, stun, além do Peel).

No servidor LAS onde eu jogava, é super comum ver Lee-sin suporte, Volicerveja suporte, até VI suporte.

@0 Louco escreveu:

Pra quem quer jogar de suporte, ouso aproveitar seu ótimo tópico e dar ainda algumas dicas mais... 

1) Se possível, combine sua escolha com seu parceiro de lane/resto do time/adversários. Se souber do estilo do jogo desses, ainda melhor! Umas das coisas mais frustrantes é você pegar um suporte super agressivo quando seu adc é daqueles que preferem ficar safe, só no farm, early game.

3.2) Não subestime os itens de acúmulos de ouro, a Pedra da Visão e Sentinelas de Controle. Tenha todos, sempre e assim que der.

Bem, pegar um suporte agressivo quando se tem um adc mais safe não é de todo ruim. Em alguns momentos eu costumo pegar suportes agressivos para dar mais tranquilidade ao meu adc por exemplo a Zyra, tu basicamente toma conta da lane se souber se impor em cima da bot lane inimiga. Mas sim, na maioria das vezes a sinergia dentre o suporte e o adc nisso ai é meio 8-80, com amigos já é mais tranquilo de se fazer.

E quanto ao que tu diz de fazer o quanto antes os itens de acúmulo de ouro e pedra da visão, vai de acordo com a partida ao meu ver, por vezes eu faço apenas o primeiro upgrade no item de suporte e nem termino, para poder rushar os outros itens. Mas vai de ocasião para ocasião.

E sinto falta da Zyra neste tópico. xD

Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Vou fazer um resumo do meu parceiro supp a muitas seasons aqui pra Ti:

:Champion108: : O cara das Gemas e da Emoção.
Você quer peel? Ele tem.
Você quer utility? Pode deixar com ele!
Você quer solar todos os assassinos do jogo só fazendo Armor? Ele consegue!
Quer um peitoral tão quente a ponto de fritar um ovo só de colocar em cima? Pode apostar que ele tem!

Se você respondeu sim para as pergutas acima, Taric é pra você. 
Taric é um Suporte Tank/off-Utility otimo para counterar comps de alto dano Fisico. Com habilidades que escalam com sua armadura e vida, ele se torna um verdadeiro Tank de Combate, retalhando MUITO dano aos seus inimigos graças ao dano de sua passiva, e podendo encarar times de dano fisico facilmente graças a suas escalas de Armadura e bonus de Armor de seu W.

Sinceramente, eu curto meu Taric tankudo com alguns itens utility/tank, como :Iten3109::Iten3190:.
Tanto que fazendo resistencia o peel dele fica mais forte pelo fato que parte de sua armor vai pro aliado.

Então assim, vc tanka com o traseiro, e devolve na cacetada. Assim que funfa o Taric Tank, meu parça.

Ah, eu quis dizer o primeiro item de ouro só, não suas evoluções, hehe. Realmente às vezes vale a pena fazer outros itens antes de evoluir alguns. (A sugestão foi tipo: evite começar com itens de Doran ou coisa assim só porque você não está acostumado a ir suporte ou quer testar um suporte diferente, porque aquele ouro a mais dos itens de acúmulo é realmente valioso para alguém que, supostamente, deve evitar farmar early game.)

Quanto à agressividade, tens razão! Pensando principalmente em suportes que não se arriscam tanto, às vezes agressivar é uma ótima resposta a um parceiro mais safe. 🙂

@Gemada de Taric escreveu:

Vou fazer um resumo do meu parceiro supp a muitas seasons aui pra Ti:

:Champion108: : O cara das Gemas e da Emoção.
Você quer peel? Ele tem.
Você quer utility? Pode deixar com ele!
Você quer solar todos os assassinos do jogo só fazendo Armor? Ele consegue!
Quer um peitoral tão quente a ponto de fritar um ovo só de colocar em cima? Pode apostar que ele tem!

Se você respondeu sim para as pergutas acima, Taric é pra você. 
Taric é um Suporte Tank/off-Utility otimo para counterar comps de alto dano Fisico. Com habilidades que escalam com sua armadura e vida, ele se torna um verdadeiro Tank de Combate, retalhando MUITO dano aos seus inimigos graças ao dano de sua passiva, e podendo encarar times de dano fisico facilmente graças a suas escalas de Armadura e bonus de Armor de seu W.

Sinceramente, eu curto meu Taric tankudo com alguns itens utility/tank, como :Iten3109::Iten3190:.
Tanto que fazendo resistencia o peel dele fica mais forte pelo fato que parte de sua armor vai pro aliado.

Então assim, vc tanka com o traseiro, e devolve na cacetada. Assim que funfa o Taric Tank, meu parça.

ASUHASUAHSUAHSAUSHAUSHAUHSUA "Então assim, vc tanka com o traseiro, e devolve na cacetada. Assim que funfa o Taric Tank, meu parça." EU MORRI NESSA KKKKKKKKKKKKKKKKK ESSE SUP E PERFEITO PRA MIM , TANKA COM O BUBUTI E DEVOLVER NA MACHADADA ADOREI

Nicin
Aronguejo
Aronguejo

O Galio ainda ta viavel pra jogar sup ?

Live, em breve !
Twitch.tv/Nicin
Que Deus te abençoe !