cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Um jogo balanceado requer trocas justas, vocês acham que isso acontece no LOL?

Gostaria de trazer uma pequena discussão para o balanceamento do jogo, as trocas em relação aos kits dos personagens e seus tatus base.

Diferente de outros jogos o maior fator de balanceamento do LOL se dá no pagamento pela eficiência, como por exemplo a relação de defesa x ataque de magos, mas eu sinto que a complexidade de tantos personagens praticamente tornam obsoletos certos kits. Em diversos momentos eu tive que deixar de jogar com um personagem X ou Y porque todos os jogadores do outro time possuem uma habilidade que countera este personagem, caindo por fim em um personagem que possa ser tão forte quanto testes que enfrento.

Mesmo sabendo que o jogo é baseado em counters e matchups, ainda sinto que existe um abismo muito grande em relação ao set e utilidade de certos campeões. É possível perceber uma jogabilidade mais fácil em personagens com maior mobilidade, mas o problema mesmo é que existem personagens que possuem mobilidade relativamente alta ainda com uma escala de defesa e ataque tão magníficos quanto seus pulos para lá e para cá. 

O jogo está longe do impossível de jogar, mas o balanceamento me parece no máximo agradável. Não se pode deixar de lado a construção de itens e fases do jogo, como early, mid e late game, mesmo assim personagens que são glass cannon e sem mobilidade me aparentam estar em níveis muito complexos de jogabilidade em relação a campeões que possuem um set mais ofensivo / móvel. A ideia não é citar um personagem ou outro, mas trazer a discussão para um plano maior onde se questiona: o dano causado por um personagem é pago por sua exposição ao dano? A utilidade de um set para o time é pago por sua falta de dano ou defesa? A defesa exagerada de um tank é pago por sua falta de mobilidade ou dano? E os personagens que possuem o consumo exagerado de mana estão tendo este consumo pago com dano em early? E os personagens que ainda em late precisam se preocupar com mana estão sendo retribuídos em eficiência no jogo quando comparados a outros que a mana deixa de ser um problema no midgame?

Todos os personagens deveriam poder errar, os que não pudessem deveriam ser recompensados. Um dos grandes fatores aqui é a capacidade de um personagem de escapar de um ataque ou gank. É preciso entender como o jogo funciona para reclamar do balanceamento, e eu estou me esforçando o máximo para ser coeso - é preciso pensar que um campeão que ao sofrer um ataque surpresa tem a única opção de lutar com tudo o que tem, outros podem simplesmente escapar tranquilamente com uma habilidade, as vezes duas, quem sabe até três! O uso do flash é universal e não vamos entrar muito nisso, mas pega o ponto: Os personagens que são punidos SEVERAMENTE por seu mau posicionamento, podem ser recompensados ONDE por esta característica? E os personagens que podem caminhar pra lá e pra cá tranquilamente pois sabem que sua capacidade de DESAPARECER DA LUTA é muito eficiente, são punidos ONDE por essa característica?

É um caminho turbulento o balanceamento de qualquer jogo, nós sabemos disso, ainda mais com uma quantidade tão grande de campeões, todavia, valores ínfimos de status, cooldown ou range podem fazer com que as partidas estejam repetidamente repletas de personagens repetidos - basta olhar os maiores picks, assim como os maiores bans. São dois ou três personagens que eu não jogo contra há mais de 30 partidas porque sempre são banidos (SABE?), tantos outros eu enfrento em mais 20 delas (porque são fortes, ou porque são fáceis, ou porque você pode errar algumas vezes e está tudo bem!). 

O que quero trazer por fim é que: em um jogo com mais de 130 campeões, eu preciso me preocupar basicamente com cerca de 30 a 40 deles, pois os outros estão completamente esquecidos e raramente aparecem. Mas o desgostoso nessa fórmula é que, para ter uma partida relativamente favorável eu vou ter que jogar com estes poucos que se sobressaem, podendo me dedicar a outros personagens somente quando estiver em grupo e este pick fizer sentido na TF? Qual o sentido de eu me empenhar com um personagem difícil para ter um lategame igual, e as vezes mais fraco, que um campeão que com muito mais facilidade e talvez até um pior desempenho tem um kit que bilha muito mais que o meu em qualquer fase de jogo? Sinto que alguns personagens não são recompensados por sua gameplay complexa em relação a sets simples e eficientes.  

AH MAS CLARO QUE VAI TER UM nossa, você tem que treinar, todos os campeões podem ser bons - sim, eu sei, eu jogo LOL, e eu jogo com vários personagens fortes, mas queria poder utilizar os mais divertidos sem o sentimento de desencadear uma bola de neve pro inimigo por que eu sou muito mais punido que com outro campeão. Eu jogo milhares de jogos online há anos e eu entendo qualquer retaliação trolleira, mas deixa eu te contar uma coisa: se existe uma tier list com mais de uma chave de personagem, o jogo está desbalanceado - e a tier list do LOL dá um pano pra manga, né não meu chapa?

É ISSO ENTÃO POR HORA, 

acordei cedo e estava com estes pensamentos na cabeça! Abraços;

0 RESPOSTAS