cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Cádiz
Aronguejo
Aronguejo

Uma reflexão do estado do Shaco, listagem dos bugs, e um apelo.

Então, amigos, após o rework do Shaco, que o fez perder muitas características positivas, como por exemplo ser um campeão eclético no tocante a builds, ser mais divertido de ser jogado e também mais "saudável" de se jogar contra. Mesmo estando desde o seu rework, em um estado fraco, com exceção de uma atualização, onde ele ficou realmente viável, e logo depois nerfado, Shaco não para de receber nerfs diretos e indiretos. Como Mono Shaco há cerca de 4 anos, e participante ativo no Reddit do "ShacoMains", resolvi fazer um dossier com todos os problemas que Shaco possui no momento.
Antes de começar, gostaria de deixar claro que eu e a maioria esmagadora de mains Shaco espalhados pelo mundo, no momento, só queremos o REVERT do mesmo.
Para ficar mais claro e coeso para você que está lendo, vou organizar tudo em ordem cronológica, começando pelo seu rework, quando Shaco perdeu a sua identidade de ser um campeão early game - Até hoje tem gente que me pinga achando que tenho que ganhar early- Recebeu um nerf absurdo do tempo de duração do "Q", e teve o Dano da faca reduzido para incríveis 5 de dano. Sim, 5 de dano. vou escrever novamente pra não acharem que é erro de digitação: 5 (CINCO). Sem contar, que era enterrado ali, o Shaco AP.
E então, começou o choro de todos os lados, os MonoShacos que odiaram esse rework (Se eu que sempre joguei majoritariamente de Shaco AD, odiei, imaginem aqueles pobres coitados que faziam Shaco AP... ), e o resto da comunidade, que perdeu qualquer counterplay contra o boneco Late Game. (quando forte, o que é difícil fazer, levando em consideração, que no early, Shaco apanha até pra uma Soraka. Inclusive é nostálgico lembrar que antes todos temiam os invades early do Boneco, e hoje, todos o invadem, pois sabem o zero a esquerda que o mesmo tornou-se)
Não satisfeita após deixar Shaco agonizando, a Riot decidiu retirar o Dano que o "Q" adicionava no primeiro AA seguinte. Mudou o "E" para dano físico ( meus pesâmes a você que jogava de Shaco AP), e reduziu o tempo qual o "Q" dava damage após seu efeito invísivel acabar - O que é horrível, tendo em vista que dura 1 segundo no nível 1 - .
Shaco, que desde o rework, é completamente dependente de um item (saudades Shaco antigo, a primeira vez que peguei Diamante, eu jogava de Shaco bruiser... rs) , e se não o fizer, fica completamente obsoleto no jogo. Viu a Drakthar ser nerfada (engraçado lembrar que na época, o Medler fez um post dizendo que compensaria os assassinos que usavam Drkthar, e não listou Shaco como um dos que receberia, o mesmo, ainda disse que Shaco estava "muito forte"). Foi quando, após muito spam, o Rioter Repertoir ( que tem meu respeito e de toda nossa comunidade), chegou no Reddit e quis nos ouvir. Após aquilo, Shaco recebeu de volta o dano do "Q" que outrora possuia. Mas só durou uma atualização, pois, por pressão da própria Riot - nunca tinha visto um vídeo de Patch Notes, onde o apresentador diz que existe um buff nesnecessário em determinado campeão - e logo, foi nerfado. Nem quero entrar no mérito que o chefão do balanceamento do jogo, Medller, é Ouro V e main Adcarry, a posição que mais odeia Shaco, ainda mais em elos baixos, como o dele, visto que não sabem jogar contra. E que o "WINRATE DO SHACO É MUITO ALTO, TEM QUE NERFAR" é um argumento completamente fraco, já que quem é um campeão de nicho, quem joga, sabe usar. E hoje nem o Winrate é alto.Resultado de imagem para shaco nerfs


Após o nerf da Drakthar, Shaco ficou dependente de suas duas runas, Eletrocutar e Colheita sombria. Quando cerca de dois meses atrás, as duas foram nerfadas, e diminuiram juntamente com meu elo, que nesse tempo saí do Diamante 2 para um Hardstuck no Diamante 4. (Mas Shaco está forte sim, ontem um me stompou no Prata 4)
Agora, teremos mais um nerf, Com a Jungle iniciando com 30 segundos de jogo, Shaco, que já havia perdido um pouco do poder do start inicial desde o rework, quando as boxes foram nerfadas, agora vai ter que fazer a jungle com 1 box.
É completamente triste ver o estado que Shaco chegou, um campeão que realmente amo, inclusive, me fez ser apaixonado pela figura do Bobo da Corte e, que infelizmente só não tatuo por motivos óbvios.
Após esses 2 anos resumidos acima, agora listo todos os bugs que o campeão possui, a maioria desde o rework, e que a Riot nunca fez questão de consertar. E desde já agradeço aqui aos Shacos de todo o mundo, que me ajudaram a listar os bugs no Reddit, especialmente ao The Fake Shaco, que tem o Nick "Kisata" no Reddit.
1 - Caixas sendo stunadas, quando foram feitas para não serem.

https://www.youtube.com/watch?v=V5tENx282TU&feature=youtu.be
2 - Caixas sendo hitadas enquanto invisíveis
https://www.youtube.com/watch?v=hdUhPULqyrs&feature=youtu.be
3 - Caixas contra uma mera planta da Zyra. Parece piada. Não é.
https://www.youtube.com/watch?v=46vAJz0vNZE&feature=youtu.be
4 - Caixa INVÍSIVEL stunando o Shaco com o Q do Bardo. ( visão dos dois times)
https://youtu.be/PgzZm9h5c7w           https://youtu.be/x4djR5l-Kjw
5- Caixas focando minions ( poderia por um milhão de vídeos aqui) supostamente, elas priorizam campeões que Shaco está em combate, e segundamente, minions.
https://www.youtube.com/watch?v=awx2AjKGUF8&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=L5Gs3U9SKPg
6 - Ekko consegue hitar o Shaco mesmo durante o fear
https://www.youtube.com/watch?v=TEim5G1q6Wo&feature=youtu.be
Bugs abaixo não possuem vídeos, estarão listados.
7- Torre foca o Shaco verdadeiro quase sempre, mesmo quando você acerta o timing do AA da torre.
8 - Não é possível hitar inibidores e o Nexus com o clone apertando R+ click, e sim Alt+ click, o que é extremamente irritante.
9- o Clone não recebe e nem ativa a nova Colheita com seus AA
10- O Clone não proca o dano da Statick, e nehum outro item de Zelo, também não proca Guinsoo e Canivete.
11- Nem o Shaco ativa o dano da canivete, e está assim desde que o item foi lançado, e mesmo assim aparece como "itens recomendados"
12- O dano do clone não aparece nos status do game.
13- Cancelar um Ataque básico enquanto invísivel cancela a invisibilidade ( ESSE É UM DOS BUGS MAIS CHATOS, extremamente broxante)
14 - Pyke reseta sua ultimate no CLONE do Shaco

 

Listo aqui também alguns vídeos do Pink Ward falando sobre Nerfs e Bugs:

https://www.youtube.com/watch?v=Vlb0SuORX8g

https://www.youtube.com/watch?v=VpYnrusBzZI

 

 

Bem, Riot, não quero Buffs, não quero skins novas (mesmo sem receber há um bom tempo), e sabendo que vocês não querem nem gostam de fazer skins pro Shaco, visto que não dá dinheiro pra vocês. Não quero um rework câncer como o da Akali, Irelia e Aatrox. Tudo que quero é o revert, ou pelo menos, que consertem os inúmeros bugs do boneco. EU nunca quis que Shaco fosse um campeão que aparecesse no competitivo, que fosse a estrela do jogo, que recebesse 1 skin por ano. EU gosto de ser o campeão troll, porque eu sei jogar com o Boneco, e um Shaco bem jogado é a coisa mais impressionante que existe. Só quero que Shaco volte a ser aquilo que sempre foi, um boneco engraçado, visto como fraco, troll, mas que recompense quem se propõe a aprender. Juntando minhas contas, tenho cerca de 2 MILHÕES E 300 MIL pontos de MAESTRIA, sou um dos players com mais maestria com ele, na lista do Reddit, o primeiro brasileiro, terminei a season 8 como TOP 3 SHACO BR. Por favor, Riot, é um apelo que eu, em nome de todos os VERDADEIROS monoshacos faço, olhem pra nós, também somos consumidores de seus produtos. Por favor.

 

Imagem relacionada

 

 

79 RESPOSTAS
payphone
Arauto
Arauto

Nem li o tópico, dei joinha só pelo '' no tocante''
Bervesra
Tropa
Tropa

RITO vai ler isso e pensar em skin com tema de palhaço ou circo pq para arrumar o campeão nada.

o mãe eu vou chorar no forum da riot pro shaco pra ve se ganho atençao ok ? kkkkkkk deixa de choro lek
Vastayan Fox
Arauto
Arauto

Isso é porque tu não viu a Evelynn kkk ultimamente até suporte sola ela, só faz diferença se começar na frente no jogo.
EdBWolf
Tropa
Tropa

Não gosto de jogar com o campeão, mas, foi horrível a forma que acabaram com ele, eu gosto de fazê-lo ap e desmotivou voltar à jogar com ele até mesmo no ARAM. 😕
HollowGreeN
Tropa
Tropa

Um dos melhores tópico do fórum parabéns por ter a paciência de explicar.
Ps: Não se estresse com esses cara que falam "Chora menos" geralmente so jogam com 1 ou 2 campeões e quando nerfa é o primeiro a chorar...
o LoL ta ficando entediante e chato com essa quantidade de nerfs aonde quem precisa de dano não tem e os que não precisam matam com R sokaokeoas
Sem URF, Sem Modos Rotativos e agora sem TT 😞

Aiai, ser nerfado é uma coisa, ser tirado do game é outra.

Up!

Já fui main shaco e sinceramente tive que retirar o champ da minha pool devido ao estado em que ele se encontra.
Kat Resets
Arauto
Arauto

a preguiça mata nessa horas kkk
n li, mas deixei um up, para ajudar a chegar a quem precise 🙂
KeNji KAjiMuRa
Aronguejo
Aronguejo

Falou tudo kra, um exemplo que acabaram com shaco foi os kra que era famosos jogadores de shaco pararem de jogar apos o rework, depois disso virou um camp praticamente de receita de bolo com build limitadas, jogava shaco AP top e hoje nem dano mais tem, fora a ult que cagaram tbm apos o rework, parei de jogar com shaco ja faz muito tempo

concordo mano, mas hoje em dia voce ser apenas util não te faz ganhar, voce infelizmente tem que carregar a partida na Soloq se quiser subir.

metalll sonic
Arauto
Arauto

pedindo buff pra shaco?
JKASIDPOSAQKDSIPOOSAKDOPPASKDOPSADKOPSADKSAOPDKSAOPDSAKOPDSAKDOPSAKDSAO

o que o forum br virou
Excêntrico
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom. Eu adorava juntar várias box em uma posição só, esse rework foi péssimo. Tem uma galera chorando aqui nos comentários sem nem ao menos ler o tópico por completo, inúteis com preguiça de ler algo por completo dizendo que você está pedindo buffs.

Realmente seria ótimo o revert no rework.
Lionet
Aronguejo
Aronguejo

Olha, eu sou main ADC mas entendo sua frustação e parece bem justo na minha opinião. Só não sei mesmo o que mais tá envolvido nessas atualizações dele, porque da minha experiência ele continua um campeão bem chato de lidar, embora eu não veja mais ele sendo impactante no game (o que, na minha humilde opinião, ele nunca essencialmente foi).
Não me leve a mal, eu apoio a sua solicitação e, por mim, o Shaco AP podia até voltar, mas eu acho que apesar de meio apagado ele ainda funciona normalmente com essas novas runas e amplitude de ferramentas (itens) pra assassinos.

Eu não sei como é fazer o early game com isso mas eu sei que eu sempre morro na jg. Eu acho que tá impossível de novos jogadores serem introduzidos a esse campeão desde que ele tá bem inutilizado e fraco, virando um boneco somente pra quem realmente entende e AINDA um boneco ruim de se jogar apesar de eu entender a diversão de jogar com ele.

Sei que não tenho muita autoridade e nem jogo de Shaco, mas quis expressar um pouco do que senti como um main ADC lendo isso (porque convenhamos que ADC tambem é gente e em alguns metas é bem triste ser main ADC, tento até hoje fugir dessa role que eu considero uma tremenda porcaria) e deixar o meu apoio pra esse revert. Mas, só por desencardo, eu preferia ver um Rework completo nele, com novas mecânicas no mesmo estilo só que mais configuráveis pros padrões do jogo ou algo assim.
FKL Raziel
Arauto
Arauto

Rapaiz... muita coisa! Prometo que eu leio mais tarde!

Me diz em que momento eu pedi buff. Se tu é analfabeto funcional, não critica. Parece que veio criticar sem nem ao menor ler e entender do que o post se trata...

Sim, concordo contigo, e sei que Shaco é chato de lidar, ainda mais pra quem é main adc, como citei no post. Shaco quando está na frente, é um dos bonecos que menos dá chances de counterplay. O problema é exatamente ficar na frente. Por isso queria o Revert dele, e não um rework. O Shaco antigo era muito mais divertido de jogar, e muito menos frustrante de se enfrentar.


@Elena Undone@  escreveu:
@Eu GarentoO Pink Ward não é criativo? Eu vejo ele jogando de Shaco e ganhado jogos sozinhos com esse troço. E não vem com esse papo de "ser criativo" não, cara, é a mesma enrolação que teve com LB e o Rengar. Shaco, antes da atualização dos assassinos, era um boneco patético, um troço que qualquer mono fazia todo o time adversário ficar frustrado. Era uma porcaria tão tóxica quanto a LB antiga (que era muito mais tóxica que essa atual) e a Zoe sem nerfs, os caras falam "ah, quer liberdade pra fazer minha gameplay!11!!" quando a "gameplay" se resume explodir carries do time adversário com 1 aa. E também é engraçado ver esses caras falando em shaco ap quando só se via um shaco ap em normal game ou quando alguém pegava ele no top/mid porque era MUITO mono.

E falar que GP/Azir tão fortes é assumir o papel de um bom partidário de uma causa nonsense. O GP teve alguma relevância depois das atualizações das runas mas agora voltou pro seu papel obsoleto pós-rework: dar um danozinho e slow com os barris e ajudar os carregadores com a ult. Fim. Azir? O Azir só funciona se o adversário não fizer a mínima ideia de como jogar contra ou se a partida passar dos 25 minutos, na soloq eu tava tendo que tirar leite de pedra pra ganhar lane de boneco que ele deveria counterar brincando, como a katarina. Quanto ao Nautilus, ele teve um tratamento quase a nível azir e teve 40 nerfs no e,q, r (sem falar do nerf na passiva do anel de doran que chutou ele do top).

Enfim, é mais do mesmo, o pedido é: mono assassino querendo de volta o direito de explodir todo mundo usando uma habilidade ou um aa porque isso é divertido e saudável pro jogo. Hehehe.

@Elena Undone

Tá aí um animal que provavelmente nem pegou o shaco Pré-Rework e sai bostejando pra caralho.

O Shaco de antigamente não,não estourava ninguém com auto ataque

Era um champion completamente dependente do W pra fazer plays,o Shaco de antigamente nem burstava ninguém.(Só quando se buildava AP).

O Champion era completamente estratégico e dependente de enganar os inimigos pra poder fazer alguma coisa no game.

É isso que eu não entendo! Nerfam quase tudo só que tem campeões intocáveis nesse jogo, agora me diga pq? Por qual motivo tem champs que só são bufados? "pelos campeonatos" Sério? Se fosse assim eles deviam arrumar todos que o povo ia querer jogar com todos, ai chega os caras que só jogam com bonecos ultra roubados e: "dur dur jogo de mais dur dur" é fácil mesmo quando tem um champ super forte.

Caramba tenho M5 de shaco e nem sabia disso! WTF sabia que ele tinha uns bugs mas nem tantos.