cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Vale a pena segurar uma lane solo de suporte?

Por exemplo, estou de janna e no top tem um jogador splitando tentando derrubar minha t2, nesses casos vale a pena abandonar o time para tentar parar o splitpush se ninguém mais do time tentar parar (como o top aliado)?
8 RESPOSTAS
Another
Arauto
Arauto

Não, suporte tem uma função especifica em pegar visão e controlar os mapas/lutas, no seu caso, de Janna, você só vai ir top se for com um aliado e for kill certa, se for um caso de defender a torre isso é responsabilidade dos solo laners. Existe o caso que ninguém do time vai defender, se for essa situação em que ninguém for, realmente tem que esperar alguém dar b e ir junto, se for sozinho vai acabar cedendo mais pressão ainda. 

Brave Bird
Lenda
Lenda

Você tem que ficar com o time, você de suporte não faz nada, é capaz de você perder a torre e ainda morrer pro splitter inimigo

É FADA MANO
Dragão
Dragão

Não. Suporte não faz lane, suporte se movimenta com a equipe.

Acredite, eu tento fazer isso; fiz no meu último jogo de Pantheon e o resultado é 5 morte seguida. Quem segura lane é o laner e fim de papo. O correto nessa situação de t2 é o laner sossegar o facho e ir farmar; você então vai e warda a jg aliada pro laner não levar gank e vai embora. O laner também só vai puxar até a linha do rio e vai ter de participar de alguma jogada pra dar pickoff e ter pressão de mapa pra levar a torre.

É esse o padrão, se tu não tem laner e tá geral mid se matando então tu perdeu o jogo. Tem uma série de situações que marcam que você perdeu o jogo na perspectiva do suporte e é melhor partir pro ff se duas delas acontecerem:
1- Você não consegue wardar nada sem morrer. Isso significa que errou demais durante o jogo e está muito fraco pra fazer seu papel.
2- O adc está com menos farm que o caçador. De certo o caçador pode ser bom de farm, mas a questão é que o jogador inicia jogadas enquanto o adc só farma e participa em objetivos; há uma grossa diferença de tempo e o adc ter menos farm ou significa que o adc não sabe jogar de adc ou que o caçador não sabe jogar de caçador.
3- O midlaner já gankou as sides 4 vezes e o seu não conseguiu nem 1 barricada e está com o mesmo farm.
4- Seu caçador morreu mais de 3 vezes nos primeiros 15 minutos.
5- Seu toplaner foi solado 3 vezes e continua empurrando a rota.
6- Alguém está contra uma lane de cheese e não está comprando MR/Armadura. Tipo Morgana+Lux no bot e seu adc não compra bota de MR.
7- Seu caçador tomou invade 2 vezes e ninguém foi ajudar
8- Seu caçador forçou drag solo sem item ou então abriu mão de arauto pra fazer drag. O primeiro arauto sempre vale mais do que o drag.
9- Alguém do seu jogo caiu por mais de 4 minutos ou está com o ping acima de 1k.
10- Você está de colheita sombria enquanto suporte.

Aconteceu duas delas? Você perdeu e só vira se acontecer duas delas no outro time.
Pinkie Pie
Tropa
Tropa

Nem tudo é preto no branco como os colegas acima fizeram parecer. É possível sim ganhar um jogo mesmo com uma ou mais situações adversas.

Quanto à segurar a torre, não é o seu papel, nem sua prioridade, mas pode sim ser conivente se o seu time não precisa de você no momento e você tem a capacidade de segurar, afinal, seu time estará potencialmente lutando 4v4 sem o suporte, enquanto os inimigos estão sem o laner.

Um exemplo seria um mage sup tipo Lux, Brand ou Zyra que conseguiria limpar a wave rapidamente e manter uma distância boa.

Agora uma Leona, Thresh e outros suportes mais "parrudos" não teriam muito sucesso a menos que o inimigo tentasse te divar e você desse um outplay dele.

Como tudo do jogo varia muito da sua equipe, situação, elo e leitura da partida.

Ursão Peludu
Arauto
Arauto

Depende do suporte, só acho viável com magos, e da situação da partida no geral. Por exemplo, quando vejo um Daius 10-1 levando geral no top, nem perco tempo indo, porque não vou conseguir fazer nada
Sentry
Arauto
Arauto

Cara Depende muito do seu personagem e se você consegue fazer uma limpeza boa mesmo de suporte, a resposta é Depende do seu time.

O suporte não e BABÁ de ADC, ele tem que fazer o que é melhor para o Time, o que eu faço normalmente e que eu tento ajudar o ADC na lane fase e depois começo a rodar junto com o Jungle, wardando os objetivos e rotacionar o mapa, ter visão e muito essencial para o jogo, mas e claro que tem partidas que não importa o que você faça seu time vai ficar para tras, que bate em objetivos e os laners, e o seu time n sabe empurrar ou levar objetivo, está fadado a derrota, 80% da partidas perdida e quando o time não sabe se comportar em derrota ou não consegue levar nenhum objetivo mesmo você se esforçando.

Só se você for um pyke ou um TK.

ZRoow
Tropa
Tropa

É impossível segurar de suporte uma lane, melhor dá FF ou pedi ajuda no caso.