cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Caslluka
Tropa
Tropa

Vamos falar sobre a illaoi

Breve introdução/resumo do que será abordado nesse post.

Pelas várias mudanças que ocorreram e ainda ocorrem em league of legends ao longo do tempo, a illaoi acabou ficando com problemas de efetividade em seus jogos. Mudanças de balanceamento removendo ou alterando Runas e itens comumente utilizados pela campeã, acabaram por comprometer a consistência de sua usabilidade no jogo, o que tornou a campeã uma escolha ruim até demais, nos jogos de elos mais altos, e uma escolha mediana (o que é aceitável) nos elos mais baixos. No post abaixo eu discorro com mais detalhes sobre o assunto. Incluindo algumas sugestões minhas de modificação (Buff) na campeã onde ela se insere melhor nos jogos no geral, mas com foco no alto nível, sem acabar ficando forte demais.

Post detalhado.

Está triste de ver a atual situação da campeã... Bom vamos lá. Primeiro os problemas:

1º. A build dela mesmo com os itens novos é uma das mais caras do jogo.

2º. As runas que ela usa tomaram nerf, uma após a outra, por causa de outros campeões que estavam fortes demais com elas.

3º. Ela atualmente tem morrido antes mesmo de conseguir “prokar” (acumular ao máximo a runa), a runa conquistador ou utilizar seu combo mais famoso “E - R – W”, quando consegue, dificilmente finaliza seu inimigo, pois como ela não tem “CC”, “Dash” (leia a observação), ou qualquer mobilidade, os tentáculos possuem range limitado e longe dos tentáculos ela perde aproximadamente 2/3 de seu dano. Seu alvo normalmente sai de perto, e se você decide persegui-lo, na maior parte das vezes o inimigo consegue fugir, por ter mais mobilidade, algum CC, dash ou acaba te matando em alguma outplay por você perder seu dano ao sair de perto dos tentáculos. (Estou contando com o fato de você acerta o E, o slow de 1,5 segundos, não ajuda de forma satisfatória a perseguir/alcançar seu alvo, leia a observação embaixo.).

4º. você pode ser completamente ignorado no jogo. Por não ter mobilidade para alcançar seus adversários e eles não ter como te matar/tirar do jogo, por você ter de alguma forma ficado forte, eles simplesmente passam a te ignorar. Você simplesmente não consegue parar, impedi-los ou chamar a atenção deles, mesmo forte, se os inimigos mantém distância você não muda/impacta em nada, pois não chega a eles para impor seu ritmo/jogo.

Falando um pouco mais...

Sua atual única forma de “resolver” os problemas da falta de mobilidade, dash ou CC eficiente, é acertando seu E, porém com o lançamento desses novos itens, vários campeões novos e buffs nos atuais, o E da campeã aos poucos foi deixando de ser tão efetivo.

A melhor forma que consigo pensar para resolver essas questões, é aumentar a duração da lentidão de seu E, pois assim ela vai conseguir alcançar melhor seu oponente caso ele tente correr. Não fica “Broken” Apelão, por que, ao perseguir o inimigo ela ainda terá que assumir o risco de abdicar de seu “terreno de tentáculos” pré-montado, tanto os do R, quanto os da Parede. Assim ainda ficando suscetível a outplays inimigas, porém um pouco menos.

O problema na atual lentidão do E, resume – se ao fato de que para a illaoi alcançar seu alvo do ponto onde a alma fica, até a borda de limite de Range do E (onde a lentidão é aplicada quando o inimigo foge), é muito difícil alcançar a maior parte dos campeões mesmo com a lentidão de 80% por 1,5 segundos. Aumentando o tempo de duração da lentidão, ela pode alcançar de forma mais satisfatória seu alvo.

Possível solução... Sugiro as seguintes mudanças;

(O inimigo toma slow de 80% por 1,5->2.25 segundos se a alma for destruída ou o inimigo fugir do “E – Teste de espirito” da illaoi)
(Illaoi salta no inimigo a uma curta distância com seu W – Lição dura - Não pode mais ser parado por controles de grupo se já estiver em execução “a campeã pulando”)

Sobre a mudança no W: Ela não é algo que vai impactar muito no geral, mas é bem frustrante para o jogador de illaoi ter seu W cancelado no AR, isso não ocorrer, tornará mais satisfatório jogar com a campeã, talvez até traga mais jogadores/adeptos a mesma, que tem baixíssima popularidade, principalmente em elos mais altos.

OBS.: Ali em cima não considerei esse controle de grupo e mobilidade, pois colocando em parâmetro de comparação com qualquer outro campeão do jogo com essas características, é ridículo assumir seu W e seu E como como boas habilidades de mobilidade e CC da forma em que estão agora no jogo.

Sou Mono illaoi, andei um bom tempo triste com o desempenho da campeã, alguns streamers amigos meus, como o PedroBialPoeta e o Shock_Dog, também se sentiram insatisfeitos com o desempenho da campeã em boa parte da Season 10. Ao longo do tempo cada 1 foi adotando uma estratégia nova, dia após dia tentando se adaptar as mudanças do jogo no geral que indiretamente impactavam negativamente na campeã, um alivio veio perto do fim, com o buff na frequência com que os tentáculos nascem a partir dela. Mas antes disso o PedroBialPoeta por exemplo, achou tão frustrante jogar com a campeã que decidiu parar de jogar e streamar por meses, eu fiz o mesmo, por menos tempo, mas parei, o Shock continuou na luta, mesmo infeliz, perseverou.... Retornei para ver os itens novos, e assim como eu, os outros mono illaoi que conversei, curtiram as mudanças nos itens. Porém a urgência pelas mudanças descritas/pedidas neste artigo para a campeã continuaram e ganharam mais força ainda.

Depois de pensar bastante sobre o assunto, e ao ver os números sobre o desempenho da campeã em alto nível, cheguei à conclusão de que se eu não clamar pela mudança, ela talvez demore tempo demais para chegar, o que pode fazer muita gente desanimar com a campeã e talvez o jogo...

Se não curtirem minhas sugestão, pelo menos tentem alguma outra forma de mudança na campeã, pois do jeito que ela está, não dá pra ficar....

Estatísticas retiradas do site leagueofgraphs.com - Filtros utilizados: "ILLAOI","MASTER+","BR","EUNE","EUW","JP","KR","LAN","LAS","NA","OCE","RU","TR","NORMAL & RANQUEADA".

EUNE.pngEUNW.pngJP.pngkorean.pngLAN.pnglas.pngNA.pngocean.pngru.pngtr.png

14 RESPOSTAS
behaviorista
Tropa
Tropa

Que continue assim, boneco de gente monodedo. Quem sabe jogar sabe, quem não sabe pede buff

Billy Ostra
Dragão
Dragão

Postar qualquer coisa relacionada a buffs sobre Illaoi/Yasuo vai chover de gente chorando nos comentários.

Mas concordo que ela precisa sim de algum buff, boneco já é full esquecido faz eras e só se da bem em elos mais baixos.

@Billy Ostra  escreveu:
Postar qualquer coisa relacionada a buffs sobre Illaoi/Yasuo vai chover de gente chorando nos comentários.

Mas concordo que ela precisa sim de algum buff, boneco já é full esquecido faz eras e só se da bem em elos mais baixos.

2

É PASSOU AI EXATAMENTE O SENTIMENTO QUE DA AO JOGAR COM A CAMPEÃ. NA ATUAL SITUAÇÃO ELA VENCE A ROTA E PERDE O GAME POIS NAO CONSEGUE ACOMPANHAR O NOVO ESTILO DOS CAMPEOES QUE FICAM DANDO DASH INFINITO E NAO POSSUEM CD NAS HABILIDADES.

ALGUMAS MUDANÇAS QUE SERIAM BEM VINDAS:

-TESTE DE ESPIRITO HABILIDADE E DELA SER MAIS RAPIDO.

-W NAO SER INTERROMPIDO COMO SITADO NO ARTIGO.

-MAIOR DURAÇÃO NO ESPIRITO NOS PRIMEIROS NIVEIS POIS ATUALMENTE 7 SEG NAO E TEMPO NEM PRA DAR 3 HITS OU O CHAMP JA SAIU DO RANGE OU ESTA TANKANDO O DANO IGNORADO ELA POIS NAO TEM DANO PRA ELIMINAR A ALMA.

- MAIS ARMOR E MR BASE POIS QUALQUER CAMPEAO VENCE ELA NOS PRIMEIROS 5 NIVEIS EM UMA TROCA. (DARIUS, YASUO, IRELIA, CAMILE, SHEN, KLED....) QUALQUER CAMPEAO VENCE ELA APENAS COM ATAQUES BASICOS.

ESSAS SAO ALGUMAS DAS MINHAS OBSERVAÇOES NAO PRECISA DE TUDO ISSO MAS ALGUMAS DESSAS MUDANÇAS SERIAM O IDEAL PARA COLOCAR A CAMPEA NOVAMENTE NO GAME E TORNAR ELA MAIS ATRAENTE.

"OSSOS QUEBRADOS ENSINAM MELHOR" 

ATT SHOCK_DOG

Adc vida loka
Arauto
Arauto

Cara eu te entendo mas vc podia ter resumido isso e uma pagina de forum n uma apresentação de tcc em pdf

Achei que quanto mais detalhes melhor. Mas vou atender sua solicitação e criar um breve Resumo no inicio do Post, obrigado pelo Feedback
Caslluka
Tropa
Tropa

Pedro Bial Poeta.png
*Transcrição adaptada*
Na Season 10 eu achei bem chato jogar de Illaoi, tanto que fiquei sem jogar na maior parte dela. Porém esses itens novos me animaram a voltar. Basicamente todos os itens aumentaram em preço, mas tem bastante item que beneficia ela agora, só o cutelo que não é mais um item core (essencial na maior parte dos jogos).

Sobre o E dar mais slow, sinceramente não vejo como necessário esse buff, com 30% de CDR(Coldown Reduction), o E já fica com um CD(Coldown) que torna possível utilizar um segundo E enquanto o inimigo está sobre o efeito de slow do primeiro, que é a única situação onde ela tem chance de dar "chase"(Perseguição) no inimigo.

O problema da Illaoi são os outros campeões, todos têm muita mobilidade ou algum CC, pelo kit dela ter sido feito para ser “imóvel”, as coisas ficam difíceis.  Acho que um bom buff a ser feito é voltar a duração da alma ao tempo de antes (7->10s), está difícil matar a alma na lane phase (Fase de rotas).

Adaptado do original post de Pedro Bial Poeta via Twitter no link abaixo.
https://twitter.com/SouoTheu/status/1333098596615532546

Crítico
Arauto
Arauto

Illaoi nos meus jogos sempre destroi sendo necessário as vezes o time inteiro pra matar ela, sua ult é uma porta aberta para pentakills. Illaoi é um boneco que se você mexe ou fica muito op ou muito fraco. Eu acho na fase de rotas ela extremamente OP. Da muito dano so puxando a alma, é um boneco que não exige muita mecanica e já da uma recompensa enorme por isso, por isso acho q nao precisa de buff. Se fosse mecanicamente dificil jogar com ela falaria que merece, mas não é 

Então meu amigo acontece que ao mesmo tempo que é fácil jogar com ela, também é fácil de se jogar contra. Quando se entende que ela é um colosso monstruoso em dano quando de perto, mas inofensivo à distância, tudo fica simples ATÉ demais na vida do adversário... e isso ocorre nos elos mais altos, o inimigo simplesmente se mantem distante dela e passa a ignora - lá no jogo, caso ela fique forte(vamos focar no time dela, nos matamos todos, deixamos a illaoi em um canto contra 1 player que não vá nem morrer e nem matar ela... levamos tudo aqui, e se ela vier ajudar o time, o carinha do outro lado leva o jogo, ou obrigamos ela a ultar, esperamos os tentáculos sumir, nosso ranged leva os tentáculos próximos que spawnar, voltamos pra luta, matamos o time dela e ela sozinha sem ult, não faz nada...)... O problema dela é nos elos mais altos...
SelathTV
Arauto
Arauto

Illaoi é pra usar Grasp/Aperto (ela consegue prockar na alma) e não Conqueror.
Basta um Hemodrenário ou um Divino lá de armor pen + uma Hidra Raivosa da vida e ela já vira uma maquina. É só saber jogar e saber buildar.
Caso ela fique forte, Mordekaiser countera.
Um abraço.

MaItazar
Aronguejo
Aronguejo

O problema é que ela entra em uma situação delicada, se ela receber um buff ela pode ficar muito forte, e se receber um nerf fica mais inutilizada ainda.
Porém ela é uma Campeã muito 8 à 80, uma vez estava de Darius TOP contra uma, eu tava 4/1 e ela 0/5 com apenas uma espada longa e escudo de Doran aos 8 min, eu estava com bota fechada e terminando Trindade, ela simplesmente me ulto e me matou, quase fez double contra o JG que tento gank ela, entendeu porque ela não recebe buff? Ela pode ficar muito forte se receber e se ganhar um nerf pode ficar muito fraca, parece que a Riot prefere deixar ela de lado para não esquentar cabeça.

Caslluka
Tropa
Tropa

kastyel.png*Transcrição adaptada*
Então sinto exatamente esse sentimento ao jogar de illaoi na última temporada, foi algo extremamente frustrante, pois todos nós, jogadores de illaoi temos um grande carinho pela campeã, mas a pouca atenção da riot é algo complicado. Vira e mexe vem uma galera na minha stream perguntando sobre o porquê illaoi não ser utilizada no competitivo e eu respondo “Pela falta de mobilidade ela é facilidade kaitada, com isso a campeã é facilmente punida já nos elos mais altos da solo, não há espaço no competitivo para campeões assim”, já em elos mais baixos, ela acaba passando a sensação de ser uma campeã imoral, porém isso se dá pelo fato de ela ser pouco utilizada, o que faz com que muitos players desconheçam as pequenas atitudes que devem ser tomadas para domina – lá na rota. Com o último buff dela, acho que deu para notar uma leve melhora, mas não algo muito significante. Na minha opinião não é tão necessário assim todos os buffs citados acima, creio que reverter a mudança duração da alma ao tempo de antes (7s>10s), já seria algo interessante, com isso você conseguirá, acelerar um pouco mais o early fechando itens que agora estão um pouco mais caros, mais cedo, assim possivelmente se saindo melhor durante a metade, para o fim de partida. Nessa temporada com os novos itens ficamos mais animados, notei que a illaoi tem muito dano com esses itens, porém morre mais rápido, com isso em mente, por vezes opto em começar com item de dano e logo em seguida, buildo tank.

Adaptado da mensagem privada original de Kastyel via Twitter

O Buff que ela precisa é desse daqui:

Spoiler

Caslluka
Tropa
Tropa

Enfim, acabei descobrindo que no próximo patch notes o Hemodrenario para dano em múltiplos campeões, será nerfado. Enfim volto a jogar lol seriamente quando a illaoi voltar a ser um campeão minimamente relevante. 😕