cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Draicker
Lenda
Lenda

Vamos falar sobre os Tanks

Hoje trarei uma análise explicando o pq dos Tanks estarem tão desfavorecidos nesse meta. Os dados utilizados serão do https://br.op.gg/champion/statistics que atualmente é o melhor, mais confiável e bem atualizado site de estatísticas do LOL. (Lembrando que as estatísticas são apenas dos elos Platina+ em jogos ranqueados da Coréia, que é competitivamente a região mais forte do LOL no mundo).

 

Primeiramente vamos analisar a classificação dos campeões do TOP:

 

Sem tanks no TOP 10

 

Ainda sem campeões "Tanks" propriamente dito, já q o Garen é um colosso q constroi um Cutelo e dps parte pra tank.

 

Aki finalmente aparece o TK e a Poppy como os primeiros tanks no tier 4.

 

E agora nas últimas posições é que aparecem alguns tanks como Sion, Maokai, Cho'Gath.

 

Alguns Fatores que devem ser levados em consideração para o atual estado dos campeões Tanks: primeiramente um meta voltado para Lutadores do Top que tem seu poder muito amplificado pela runa do "Conquistador" descrição a seguir (Resumindo muito dano adaptativo, cura e dano verdadeiro, muita coisa em uma runa só).

 

 

 

Vamos unir isso ao fato de q no meta atual temos um sistema de barricadas, mas pq isso é relevante? Simples, se vc escolher um tank contra um desses poderosos lutadores q usam conquistador no TOP, vc irá tomar muita pressão na lane, se seu jungle n ajudar vc vai ficar acuado na torre, perdendo em farm até o ponto de ter q ir base e gastar seu TP pra voltar para a lane. Mas qual a coisa q um Tank mais quer? Juntar-se com o seu time para lutas, dando engage, sendo a frontline do seu time, se vc for fazer isso, oq vai acontecer? O Top laner inimigo vai destruir suas barricadas e ganhar 160 de gold a cada uma, lembrando q são 4, se ele pegar apenas duas na sua saída da Rota, ele já está com 320 de gold na sua frente fora q ele pode pegar o first break pela primeira torre derrubada da partida, ele ainda ficará com o farm maior e tbm com XP maior, criando um snowball sem volta.

 

 

Outro fator crítico é um meta voltado para o aronguejo, se vc não vai ter pressão no top vc consequentemente pode atrapalhar os planos do seu jungle de contestar o aronguejo, o Top inimigo estará um uma posição muito mais favorável pois ele terá a pressão de lane, então ele juntamente com o jg inimigo podem descer e fechar e matar seu jg ou invadir seu jg, infernizando a vida dele q vai ficar mais atrás, como se n bastasse a maioria dos jg atuais são jgs com early/mid game forte, q juntamente com o top laner inimigo terão mais kill pressure e uma chance muito maior de ganhar o 2v2.

 

A ultima mudança pelo menos fez com q o aronguejo nascesse mais tarde aos 3:15, dando um pouco mais de alivio e permitindo q alguns jg tanks apareçam como o Rammus e a Sejuani, mas são raras as exceções como essas que foram citadas. O pós-choque foi modificado para escalar mais com resistências e o item da jg de tank foi buffado há uns patches atrás facilitando o clear wave da jg, as mudanças trouxeram grandes melhorias a esses dois, mas como foi dito antes eles são exceções.

 

 

Combine tudo isso ao fato dos dois AD Carrys mais poderosos do meta serem Kai'Sa e Vayne q são personagens anti-tanks, sendo q essa última inclusive é escolhida no TOP ocasionalmente como lane bullying, então temos um meta totalmente desfavorável para tanks no top.

 

A Riot tenta buffar timidamente os tanks a cada patch, como o buff de 5 de dano no Q do Maokai (Riot?), um buff leve no E do Shen, uma redução de CD no Q do Cho'Gath, buffs no Orrn, mas ainda assim eles são inviáveis se comparados ao poderio ofensivo dos top laners atuais. Então pq eu escolheria a utilidade de um Ornn, se eu posso ter uma Riven, Renekton, Hecarim, Jax, Darius q além de tankar vão dar muito dano e ter pressão em boa parte do jogo todo? Além do mais eles ainda podem fazer Split, e não são ruins nas lutas (o que seria o ponto forte dos tanks).

 

 

É isso meus amigos, tempos de escuridão para quem adora jogar com seus queridos tanks. Então fica aki o meu apelo para a Riot, a função do Tank não está sendo possível atualmente, um tank não conseguem fazer seu papel de tankar, pois na maioria das vezes vai ficar atrás nas partidas e vai acabar derretendo rapidamente nas lutas.

 

Apenas uma mudança de meta, um nerf no gold ganho das barricadas, um enfraquecimento na runa do conquistador, e mudanças no aronguejo é q podem fazer eles voltarem algum dia a serem pelo menos viáveis, ou cogitar outras coisas como buff na runa "Aperto dos Mortos Vivos" para tentar bater de frente com o conquistador, ou buffs nos itens de tank.

 

É isso, se vc apoia q os tanks precisam de melhorias, deixem nos comentários, espero q tenham gostado do conteúdo, obrigado por sua atenção. Sei muito bem q já tivemos um meta de tank não tão distante assim, mas oq eu proponho é melhorias para q o tanks tenham ao menos chances de serem impactantes nas partidas sem serem esmagados por completo.

47 RESPOSTAS
The dreams
Tropa
Tropa

Sempre afeta todas as lanes, além dos top's que usam tanks, os suportes tanks também. Eu mesma prefiro escolher um Taric do que uma Morgana.

Mas é isso que todo mundo quer, que os tanks voltem a ser uma escolha "viável", não necessariamente prioritária, porque atualmente pegar um tank significa diminuír a chance do seu time vencer
Brobs
Aronguejo
Aronguejo

Na própria lista que você colocou o tank com menor winrate tem 49.36%. Eu sinceramento falho em ver logica em você querer buffar os tanks quando eles já performam bem na soloQ e de forma muito boa no competitivo. Quem quer ver meta tank, ou nunca jogou top quando tank era meta, ou abusava dos tanks. Porque fora isso meta tank não é saudável pra ninguém.
Kiriha
Tropa
Tropa

OS UNIDOS!
Eu AMO a minha mãe!!!

Esse meta tá ruim, poucos campeões tão destruindo o jogo e as partidas estão chatas. Tá MUITO desmotivador jogar.
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.

interessante, mas olhe e veja a taxa de pick desses campeões, mesmo se você somar a taxa de todos os tanks na lista ainda ficaria inferior a do renekton que é o 4º mais escolhido, ou seja esses campeões provavelmente so tem uma taxa de vitorias "decente" porque so quem é main pega, era a mesma coisa que acontecia com o urgot antes do rework.
Torra Houkz
Arauto
Arauto

o bagulho é o q disseram aí em cima, riot n sabe fazer tank, deveriam voltar com aquela ideia igual foi o rework do zac/seju/maokai e um outro ae q esqueci, onde eles n davam dano NENHUM, porém TANCAVAM pra caralho e tinha MUITO CC, todo tank deveria ser assim, mas n, querem fazer um tank q da dano e tem CC, ae fica claramente broken e acabam tendo q nerfar d+ ao ponto de n serem mais um pick interessante.

Tem q nerfar essa conqueror tbm, ta muito broken, será q a riot nunca acerta? Ou fazem de propósito pra "mudar" o meta? Da a impressão q o PBE n serve pra nada..
MlknOob76
Tropa
Tropa

eu solo a maioria desses champs com meu shen mas ele nem aparece na tier list 😞
ShZi
Dragão
Dragão

Draicker na verdade a mudança no Aronguejo não teve relação com o TOP e sim com um costume criado dentro do jogo. Na selva, ao contrario do que você pensa os campeões late game como Kayn são melhores! porém a maioria prefere os early game como Lee Sin, o que estava acontecendo é que na briga pelo Aronguejo o que tem o campeão mais forte early game sempre ganha a batalha, então se aproveitando disso a galera estava fazendo uma rotação Buff - Aronguejo - Aronguejo - Buff' e pegava nível 4 enquanto o caçador adversário ainda está no 3. Essa mudança veio pra acabar com isso dando igual condição de conquistar o primeiro ... como eles nascem tempo depois, e nesse tempo eu vou está nível 3 ... eu posso decidir se brigo por ele ou deixo passar e vou para outro. Haa... e também lembra que cada caçador tem seu tempo de fazer a Jungle, alguns demora mais outros menos, os que demora mais sempre ficava sem Aronguejo antes dessa mudança. 

banerzinho
ShZi
Dragão
Dragão

Problema dos tanks terem sumido do jogo é exatamente isso que você abordou. 

Cara para min não importa o quanto a Riot mecha nessa runa Conquistador o jogo não vai balancear, ela deve é ser excluída!. Nessa season foram colocada duas runas que acaba com a vida de qualquer Tank (que são campeões de muito controle de grupo, defesa e vida. Frisa nisso!). Uma foi a Dilacerar (dano baseado na vida máxima) e a outra foi a Lenda: Tenacidade (resistência a controles de grupo). 

 

Algo que não tinha, ou melhor, eu não me lembro se tinha na Season antes das runas reforjadas. Hoje é possível pegar um :Champion69: mesmo contra composições de muito controle de grupo tranquilamente e... até mesmo contra counters como :champion109:. Basta colocar Lenda: Tenacidade e :Iten3111: o CC não dura 1s contra +60% tenacidade, e a maioria dos tanks não tem um controle de grupo demorado como é o caso da Sejuani (que até levou um nerf recente). 

 

A presença dessas runas já excluí a necessidade de ter o Conquistador no jogo. 

banerzinho

que injustiça 2hr jogo vai ficar fora do ar


@draconianoz  escreveu:
interessante, mas olhe e veja a taxa de pick desses campeões, mesmo se você somar a taxa de todos os tanks na lista ainda ficaria inferior a do renekton que é o 4º mais escolhido, ou seja esses campeões provavelmente so tem uma taxa de vitorias "decente" porque so quem é main pega, era a mesma coisa que acontecia com o urgot antes do rework.

tenho um amigo que o cara era literalmente main urgot antes do rework sauhasuhas ele amava aquela poha kkk

20min para  voltar Woman Frustrated

@Lucao SL
se a riot soubesse criar tank... riot cria tank que da dano dai complica... tank é pra tankar entrar na tf tankando todo mundo e receber pouco dano, só que dando pouco dano tbm, u causando bastante slow ou stun etc... dai um exemplo ruim de desbalanceamento é o nautilus sup por exemplo... cara da muito dano e com a runa do stun ele recebe muito pouco dano e da mais dano ainda...

Poxa, cara, vou concordar contigo em grau, gênero e número.
Como mono Vayne que sou, posso dizer tranquilamente que um tank não apavora mais nada como apavora antigamente, mesmo feedado, mesmo eu estando fraco.
Além do mais, posso estar sendo tendencioso por analisar somente as minhas partidas, mas faz muuuuuuuito tempo que não vejo um tank stompando a top lane, já os bruisers de conqueror.......

Abraço! Bom post ❤️

A troca no top é muito desfavorável quando é um tank contra um lutador, o tank normalmente buildando DETERMINAÇÃO com APERTO DOS MORTOS VIVOS, a troca fica muito ruim depois que o conquistador proca, o tank recebe uma curinha, enquanto o lutador recebe diversos buffs em uma só runa, as vezes eu penso em ajudar outra Lane através de um tp, mas quand olho pra o lado tem uma Riven ou um Jax que podem pegar 2 ou 3 barricadas nessa brincadeira e snowbolar, Nasus é um dos que mais sofre com isso, normalmente ele ja deixa o inimigo mais forte devido a ele ter que ficar passivo na lane, deixando quem ele ta contra farmar, junto disso vai diversas barricadas, não tem counter play, alguns campeões tank se a pessoa n tiver mt conhecimento de jogo ficam totalmente ínviaveis de jogar.

Art Jack
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Infelizmente concordo com muitas coisa que você fala, pois a muito tempo digo isso, Conquistador acabou com os tanks, hoje é normal ver 4 ou 5 pessoas utilizando conquistador no jogo. Infelizmente acho que esse é o meta atual e não vai sair disso tão cedo, afinal, Qual foi o ultimo Jungler Tank feito pela riot? Qual a data de lançamento do mesmo? Olha, se vc pesquisar isso, vai acabar vendo que o foco não é mais ter tank no jogo.

Excelente analise! Realmente acredito que a Riot deveria se atentar mais a isso, principalmente ao fato desses 2 adc's estarem fortes a tanto tempo.

Trutru
Aronguejo
Aronguejo

nerfaram tanto as runas e itens de tanks que é meio absurdo, hoje qualquer adc , lutador ou mago mata um tank sem menos de 3 segundos, tudo dá muito dano.

Prefiro que continuem mortos e inúteis do que voltar um meta de tank em que você não conseguia matar ninguém porque os tanks tinham vida, mitigação de dano, tankavam, causavam um dano absurdo, batiam em torre sem minions sem morrer mesmo com 5 pessoas do time inimigo atacando o tank, deus me livre.