cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Erweton
Tropa
Tropa

Vayne - Pensamentos, mecânicas e sugestão de rework

Olá pessoal, jogo LoL desde 2012 e gostaria de dividir alguns pensamentos que tenho em relação à Vayne, que é meu campeão favorito e sinto que ela atualmente está um pouco perdida dentro do game. 

Quero deixar claro que os pontos que quero tratar aqui não se tratam da questão de eu estar brabo com algum mal game meu usando Vayne, mas tem relação com eu pensar que ela realmente está como um campeão antigo que não se encaixa mais dentro do game.

 

Vou abortar os seguintes aspectos neste tópico:

 

  • Apesar de possuir uma mecânica complexa, o kit de Vayne é muito simples para o game atual
  • A mecânica de Vayne possui algumas inconsistências com seu conceito
  • Sugestão de Rework em torno de mecânicas baseadas em Hack ‘n’ Slash e centradas no conceito da campeã

 

Situação atual do Metagame

 

Vayne é conhecida por ser um Hypercarry, tendo sua fraqueza claramente colocada em seu early e mid game, chegando ao seu pico de força em seu late game, onde é capaz de destruir qualquer campeão, inclusive os tanks com seus [W] Dardos de Prata e tendo opções interessantes de defesa através de [E]Condenar e seu stealth combinando [R]Hora Final com [Q]Rolamento.

Vayne possui uma mecânica de assassino com a combinação de sua [Passiva] Caçadora Noturna em conjunto de seu [R] e [Q], que permite fortes perseguições a campeões que estão fugindo de Vayne, além de um forte dano com o AD extra de sua Ultimate combinado com o combo de todas suas habilidades

Como a força de Vayne está em toda mobilidade que seu kit permite, sua fraqueza são os controles de grupo e explosões de dano, que geralmente não permitem uma resposta imediata de Vayne (ainda mais se ela não estiver com suas opções defensivas, como sua Ultimate).

 

Comparação a outros ADCs no Meta Atual

 

Comparando o conjunto de Vayne a de outros ADCs, penso que o maior diferencial está na complexidade que o conjunto de outros campeões oferecem. Ao passo que Vayne possui praticamente o seu [Q] como opção ofensiva/defensiva (seu [E] possui um CD muito alto e acaba sendo situacional por exigir uma parede para o atordoamento e dano extra serem ativados), isso a coloca em clara desvantagem contra outros ADCs que possuem opções mais claras de skills ofensivas e defensivas (tanto na fase de rotas como em lutas de equipe). Não levo em consideração o [W] aqui, porque apesar de seu dano ser impactante e com toda certeza considerável, se trata de uma habilidade passiva

O fato de que muita de suas habilidades são situacionais deixa Vayne em uma situação complicada em muitas lutas. Você acaba não tirando proveito da sua passiva em muitas situações, sendo ela útil basicamente em perseguições (ou seja, em situações onde a vantagem é muito clara). [E] Condenar é muito útil defensivamente para evitar ganks, mas seu uso ofensivo depende muitas vezes de um erro muito claro de posicionamento do adversário ou a utilização de Flash+[Q].

O baixo range combinado com o fato de que seu [Q] é tanto uma skill ofensiva quanto defensiva também gera uma forte complicação, pois geralmente isso significa que para ser agressiva, Vayne deve se expor muito para poder colocar em prática seu alto dano.

Com certeza o ponto onde Vayne brilha é pela combinação de seu [R] com sua [Passiva] e [Q], pois isso dá uma opção defensiva e ofensiva extra através do Stealth que sua ultimate oferece. Se bem utilizado, esse conjunto de habilidades a coloca em posição vantajosa em batalhas e até em lutas individuais contra outros ADCs.

 

Vayne e seu conceito

 

Aqui está um ponto que creio que seja sensível em relação a uma necessidade de um rework de Vayne, que é o seu conceito e sua proposta como campeão.

Analisando sua história e até mesmo a descrição de suas skills, é possível perceber que a Vayne é uma caçadora implacável, que persegue a todo o custo praticantes de artes das trevas e criaturas demoníacas. Vayne é cheia de ódio e desejo de vingança, por conta de seus pais terem sido assassinados por uma criatura maligna. Lendo sua história, é possível perceber que todo esse ódio de Vayne deixou ela cega, por não ter poupado mesmo sua tutora e grande amiga Frey quando percebeu que ela fazia prática de magia negra.

Vayne tem em seu conjunto atual uma ideia muito clara de quem caça as as criaturas das trevas, mas não de um ser vingativo e com ódio. Seu conceito possui uma inconsistência com a forma que seu gameplay é também, pois uma caçadora das trevas deveria ser uma assassina com características sorrateiras (ainda que existam traços disso atualmente na Vayne) e não um campeão de dano por segundo.

 

Mecânica Hack ’n’ Slash

 

Vayne é meu champion preferido em League of Legends, e muito disso se deve a sua mecânica rápida e em torno de sua movimentação, que me lembra muito jogos de Hack ‘n’ Slash, onde você destrói os botões de seu joystick para criar sequências incríveis e velozes de combos. Sempre enxerguei na Vayne como uma representante desse tipo de mecânica dentro do Lol, e se ela é assim, por que não priorizar ainda mais isso e recompensar os jogadores que jogam em torno desse tipo de mecânica?

Campeões como Riven e Yasuo possuem esse tipo de característica, são divertidos e funcionam muito bem dentro do jogo. A mudança de algumas habilidades poderia deixar isso mais evidente para a Vayne, além de torná-la mais divertida.

Um conjunto de habilidades que priorizem combos e jogadas rápidas combinaria com uma barra de Energia ao invés de mana, porque a Energia permitiria cooldowns reduzidos e simularia uma estamina para Vayne, permitindo muitas ações rápidas em curto espaço de tempo mas punindo o jogador que tente abusar muito disso (como é para o gameplay da atual Akali).

 

O que deve ser considerado em um Rework

 

Em seasons passadas, era comum que o conjunto dos campeões acompanhasse uma passiva ou buff entre as habilidades de QWE. Isso não é mais uma tendência dentro do game, um exemplo de como isso é algo defasado está no próprio rework do Nunu, onde o buff de seu W foi colocado na passiva e foi retrabalhado de forma a gerar mais impacto, e isso abriu espaço para a criação de uma habilidade que suprisse uma necessidade de Nunu dentro do game.

Eu considero o rework do Nunu extremamente preciso, pois era óbvio que Nunu havia se tornado um campeão antigo dentro de League of Legends, mas ao mesmo tempo a Riot soube mudar o Nunu de forma a manter sua essência, o que é ótimo, já que a quebra da essência dos campeões era uma grande reclamação quando se havia rework de champions antigos. Dessa forma, um rework da Vayne deveria priorizar que ela mantenha sua essência, se encaixe melhor em seu conceito e supra as necessidades reais do campeão

Em relação a seu conceito, deve ser levado em conta que Vayne é uma assassina vingativa e obcecada em destruir criaturas das trevas. Vayne possui conhecimento das artes das trevas (apesar de abominá las) e isso deveria refletir diretamente em suas habilidades, como é o caso da [W] Dardos de Prata, que é um recurso seu para enfrentar as criaturas malígnas. De igual forma, suas duas armas devem ser levadas em conta para a formulação de seu conjunto: o Wrist Bolt Launcher e Heavy Crossbow. Se o Heavy Crossbow é um recurso útil para o enfrentamento das trevas, talvez faça mais sentido que a Vayne o utilize de outra forma e não apenas durante sua Ultimate. Além disso, Heavy Crossbow é uma arma muito interessante e deveria aparecer mais durante o gameplay. Faz parte também de seu conjunto o Nightseeker Googles, que deve fazer parte de maneira mais óbvia do conjunto e não apenas em uma passiva que raramente o jogador tem noção de quando está sendo utilizada ou não



Sugestão de Rework

 

Eu vou apenas listar alguns pontos que acho que são interessantes de pensar em um possível rework de Vayne. Não criei habilidades e nem repensei detalhadamente a campeã porque essa não é minha ideia aqui, e sim sugerir encaminhamentos para a mecânica dela, que é o que está carente atualmente

  • Retirar a habilidade [W]Dardos de Prata, tornando ela uma passiva secundária de alguma outra habilidade ou tornando ela parte da passiva de Vayne. Eu imagino que se existe alguma ideia de modificar a Vayne, isso já esteja nos planos, porque me parece a necessidade mais imediata e óbvia do conjunto da Vayne
  • Substituir [W]Dardos de Prata por alguma skill diretamente ofensiva ou de mobilidade (ou os dois juntos) para se utilizar em conjunto com a movimentação de [Q]Rolamento. Creio que Vayne poderia se tornar mais forte na fase de rotas e mid game assim, porém ainda dependendo da habilidade do player com ela
  • Modificação leves no conjunto de Vayne que priorizem builds de dano e burst, através de caminhos por itens de crítico e alto dano
  • Modificações que tornem a Vayne um campeão que possa desempenhar de fato o papel de assassino além de DPS, inclusive em Team Fights, onde ela seja beneficiada na realização de flanks ou consiga caçar alvos prioritários

Gostaria de saber a opinião de vocês em torno da Vayne, se vocês concordam ou não com os pontos que coloquei aqui no post. Abraço galera! 

 

4 RESPOSTAS
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Gostei bastante da sua análise da Vayne, compartilho de bastante da sua visão também principalmente sobre a temática e estilo de jogo dela. Acho que parte do problema dela, é ela continuar como ADC. Assassinos não combinam muito com dual role, e parece que a ideia dela gira muito em torno de ser um tank buster do que de um assassino, acho que se realocassem ela pra jungle ou pra solo lane, iria liberar bastante potencial pra dar ferramentas pra ela ser uma assassina de verdade. Mas acho que se fossem dar uma atualização nela, eles iriam conservar esse lado mais "assassina de tanques" dela porque é algo que com o tempo acabou virando a identidade dela, daí acho que eles precisariam atuar em outras partes do kit dela como alcance, sustento ou clear wave.
ShZi
Dragão
Dragão


@Erweton@  escreveu:

Olá pessoal, jogo LoL desde 2012 e gostaria de dividir alguns pensamentos que tenho em relação à Vayne, que é meu campeão favorito e sinto que ela atualmente está um pouco perdida dentro do game. 

Quero deixar claro que os pontos que quero tratar aqui não se tratam da questão de eu estar brabo com algum mal game meu usando Vayne, mas tem relação com eu pensar que ela realmente está como um campeão antigo que não se encaixa mais dentro do game.

 

Vou abortar os seguintes aspectos neste tópico:

 

  • Apesar de possuir uma mecânica complexa, o kit de Vayne é muito simples para o game atual
  • A mecânica de Vayne possui algumas inconsistências com seu conceito
  • Sugestão de Rework em torno de mecânicas baseadas em Hack ‘n’ Slash e centradas no conceito da campeã

 

Situação atual do Metagame

 

Vayne é conhecida por ser um Hypercarry, tendo sua fraqueza claramente colocada em seu early e mid game, chegando ao seu pico de força em seu late game, onde é capaz de destruir qualquer campeão, inclusive os tanks com seus [W] Dardos de Prata e tendo opções interessantes de defesa através de [E]Condenar e seu stealth combinando [R]Hora Final com [Q]Rolamento.

Vayne possui uma mecânica de assassino com a combinação de sua [Passiva] Caçadora Noturna em conjunto de seu [R] e [Q], que permite fortes perseguições a campeões que estão fugindo de Vayne, além de um forte dano com o AD extra de sua Ultimate combinado com o combo de todas suas habilidades

Como a força de Vayne está em toda mobilidade que seu kit permite, sua fraqueza são os controles de grupo e explosões de dano, que geralmente não permitem uma resposta imediata de Vayne (ainda mais se ela não estiver com suas opções defensivas, como sua Ultimate).

 

Comparação a outros ADCs no Meta Atual

 

Comparando o conjunto de Vayne a de outros ADCs, penso que o maior diferencial está na complexidade que o conjunto de outros campeões oferecem. Ao passo que Vayne possui praticamente o seu [Q] como opção ofensiva/defensiva (seu [E] possui um CD muito alto e acaba sendo situacional por exigir uma parede para o atordoamento e dano extra serem ativados), isso a coloca em clara desvantagem contra outros ADCs que possuem opções mais claras de skills ofensivas e defensivas (tanto na fase de rotas como em lutas de equipe). Não levo em consideração o [W] aqui, porque apesar de seu dano ser impactante e com toda certeza considerável, se trata de uma habilidade passiva

O fato de que muita de suas habilidades são situacionais deixa Vayne em uma situação complicada em muitas lutas. Você acaba não tirando proveito da sua passiva em muitas situações, sendo ela útil basicamente em perseguições (ou seja, em situações onde a vantagem é muito clara). [E] Condenar é muito útil defensivamente para evitar ganks, mas seu uso ofensivo depende muitas vezes de um erro muito claro de posicionamento do adversário ou a utilização de Flash+[Q].

O baixo range combinado com o fato de que seu [Q] é tanto uma skill ofensiva quanto defensiva também gera uma forte complicação, pois geralmente isso significa que para ser agressiva, Vayne deve se expor muito para poder colocar em prática seu alto dano.

Com certeza o ponto onde Vayne brilha é pela combinação de seu [R] com sua [Passiva] e [Q], pois isso dá uma opção defensiva e ofensiva extra através do Stealth que sua ultimate oferece. Se bem utilizado, esse conjunto de habilidades a coloca em posição vantajosa em batalhas e até em lutas individuais contra outros ADCs.

 

Vayne e seu conceito

 

Aqui está um ponto que creio que seja sensível em relação a uma necessidade de um rework de Vayne, que é o seu conceito e sua proposta como campeão.

Analisando sua história e até mesmo a descrição de suas skills, é possível perceber que a Vayne é uma caçadora implacável, que persegue a todo o custo praticantes de artes das trevas e criaturas demoníacas. Vayne é cheia de ódio e desejo de vingança, por conta de seus pais terem sido assassinados por uma criatura maligna. Lendo sua história, é possível perceber que todo esse ódio de Vayne deixou ela cega, por não ter poupado mesmo sua tutora e grande amiga Frey quando percebeu que ela fazia prática de magia negra.

Vayne tem em seu conjunto atual uma ideia muito clara de quem caça as as criaturas das trevas, mas não de um ser vingativo e com ódio. Seu conceito possui uma inconsistência com a forma que seu gameplay é também, pois uma caçadora das trevas deveria ser uma assassina com características sorrateiras (ainda que existam traços disso atualmente na Vayne) e não um campeão de dano por segundo.

 

Mecânica Hack ’n’ Slash

 

Vayne é meu champion preferido em League of Legends, e muito disso se deve a sua mecânica rápida e em torno de sua movimentação, que me lembra muito jogos de Hack ‘n’ Slash, onde você destrói os botões de seu joystick para criar sequências incríveis e velozes de combos. Sempre enxerguei na Vayne como uma representante desse tipo de mecânica dentro do Lol, e se ela é assim, por que não priorizar ainda mais isso e recompensar os jogadores que jogam em torno desse tipo de mecânica?

Campeões como Riven e Yasuo possuem esse tipo de característica, são divertidos e funcionam muito bem dentro do jogo. A mudança de algumas habilidades poderia deixar isso mais evidente para a Vayne, além de torná-la mais divertida.

Um conjunto de habilidades que priorizem combos e jogadas rápidas combinaria com uma barra de Energia ao invés de mana, porque a Energia permitiria cooldowns reduzidos e simularia uma estamina para Vayne, permitindo muitas ações rápidas em curto espaço de tempo mas punindo o jogador que tente abusar muito disso (como é para o gameplay da atual Akali).

 

O que deve ser considerado em um Rework

 

Em seasons passadas, era comum que o conjunto dos campeões acompanhasse uma passiva ou buff entre as habilidades de QWE. Isso não é mais uma tendência dentro do game, um exemplo de como isso é algo defasado está no próprio rework do Nunu, onde o buff de seu W foi colocado na passiva e foi retrabalhado de forma a gerar mais impacto, e isso abriu espaço para a criação de uma habilidade que suprisse uma necessidade de Nunu dentro do game.

Eu considero o rework do Nunu extremamente preciso, pois era óbvio que Nunu havia se tornado um campeão antigo dentro de League of Legends, mas ao mesmo tempo a Riot soube mudar o Nunu de forma a manter sua essência, o que é ótimo, já que a quebra da essência dos campeões era uma grande reclamação quando se havia rework de champions antigos. Dessa forma, um rework da Vayne deveria priorizar que ela mantenha sua essência, se encaixe melhor em seu conceito e supra as necessidades reais do campeão

Em relação a seu conceito, deve ser levado em conta que Vayne é uma assassina vingativa e obcecada em destruir criaturas das trevas. Vayne possui conhecimento das artes das trevas (apesar de abominá las) e isso deveria refletir diretamente em suas habilidades, como é o caso da [W] Dardos de Prata, que é um recurso seu para enfrentar as criaturas malígnas. De igual forma, suas duas armas devem ser levadas em conta para a formulação de seu conjunto: o Wrist Bolt Launcher e Heavy Crossbow. Se o Heavy Crossbow é um recurso útil para o enfrentamento das trevas, talvez faça mais sentido que a Vayne o utilize de outra forma e não apenas durante sua Ultimate. Além disso, Heavy Crossbow é uma arma muito interessante e deveria aparecer mais durante o gameplay. Faz parte também de seu conjunto o Nightseeker Googles, que deve fazer parte de maneira mais óbvia do conjunto e não apenas em uma passiva que raramente o jogador tem noção de quando está sendo utilizada ou não



Sugestão de Rework

 

Eu vou apenas listar alguns pontos que acho que são interessantes de pensar em um possível rework de Vayne. Não criei habilidades e nem repensei detalhadamente a campeã porque essa não é minha ideia aqui, e sim sugerir encaminhamentos para a mecânica dela, que é o que está carente atualmente

  • Retirar a habilidade [W]Dardos de Prata, tornando ela uma passiva secundária de alguma outra habilidade ou tornando ela parte da passiva de Vayne. Eu imagino que se existe alguma ideia de modificar a Vayne, isso já esteja nos planos, porque me parece a necessidade mais imediata e óbvia do conjunto da Vayne
  • Substituir [W]Dardos de Prata por alguma skill diretamente ofensiva ou de mobilidade (ou os dois juntos) para se utilizar em conjunto com a movimentação de [Q]Rolamento. Creio que Vayne poderia se tornar mais forte na fase de rotas e mid game assim, porém ainda dependendo da habilidade do player com ela
  • Modificação leves no conjunto de Vayne que priorizem builds de dano e burst, através de caminhos por itens de crítico e alto dano
  • Modificações que tornem a Vayne um campeão que possa desempenhar de fato o papel de assassino além de DPS, inclusive em Team Fights, onde ela seja beneficiada na realização de flanks ou consiga caçar alvos prioritários

Gostaria de saber a opinião de vocês em torno da Vayne, se vocês concordam ou não com os pontos que coloquei aqui no post. Abraço galera! 

 


Problema de mecher na Vayne e fazer uma modificação que deixe ela mais sorrateira e com burst é que teria que ser mechido na passiva de dano verdadeiro do (W), por consequente a campeã deixaria de ser uma anti-tank. Vayne atual é um pouco sorrateira com seu ganho de velocidade de movimento no passivo e a invisibilidade absoluta, em uma luta no late game essas são poderosas ferramentas que dificultam ela de ser pega. Colocar mais sorraterismo faria com que a campeã não se exponha ao perigo em nenhum momento, é preciso ter brechas para matar ela ou diminuir um pouco a penetração do dano dela para dar oportunidade do jogador de Vayne usar mais dedos na hora de matar alguém e não clicar simplesmente o lado direito e Q Q Q viu parede, E. 

Isso não tenha dúvidas que deixaria os jogadores de Vayne chateado, algo semelhante aconteceu com meus Kindred quando a Riot tirou a passiva de dano baseado na vida do alvo como dano físico nos ataques básicos do passivo que tinha escalamento infinito e ninguém gostou por que a campeã passou a ser fraca contra tanks. 

 

Se não for mecher no dano verdadeiro, não coloque mais burst e a deixe mais sorrateira e com habilidade de controle de grupo, deixaria a campeã muito quebrada. 

 

NÃAM! 

banerzinho
Benzaquen
Tropa
Tropa

realmente vayne ta precisando de mudanças
chargeBR
Tropa
Tropa

Concordo, poderiam pôr a passiva do W dela como a passiva normal (a que já vem com o campeão) e adicionar uma habilidade ativa no W dela.