cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Tammiee
Barão
Barão

Visões de Balanceamento - 07/02/2020

Fala, galera!                                                                                                                                       Tópico Original

Aqui é o Scruffy, e hoje estou aqui para explicar melhor algumas das nossas ideias e futuras mudanças na mecânica de jogo.
qIrVRrg
Aprimoramento do Plano de Balanceamento

Há mais de um ano estamos trabalhando com um Plano de Balanceamento padronizado e sempre buscando maneiras de melhorá-lo conforme o tempo passa. A equipe de Summoner's Rift trouxe algumas mudanças pequenas e significativas que andamos testando este ano, e vamos usá-las daqui pra frente.

● Nível normal de habilidade (Ferro - Ouro)

- Para jogadores normais e habilidosos, restringiremos ainda mais a definição de
"poderoso demais" depois de ter analisado o ano passado (2019) e concluído que existe uma tendência maior para fortalecimentos do que enfraquecimentos. Em condições ideais, precisamos encontrar o balanceamento correto para que não exista aumento ou diminuição de poder ao longo do tempo.

- Antigamente, considerávamos um Campeão "poderoso demais" quando sua taxa de vitória era de 54,5% (se a taxa de banimento fosse menor que a média) ou 52,5% (se a taxa de banimento fosse maior que 5 vezes a média).

- Agora, consideramos um Campeão "poderoso demais" quando sua taxa de vitória é de 54% (se a taxa de banimento for menor que a média) ou 52,5% (se a taxa de banimento for maior que 5 vezes a média).

- Por exemplo, nosso novo sistema apontou a necessidade de enfraquecer a Diana na 10.3 (com 53,7% de taxa de vitória e 23% de taxa de banimento), algo que não aconteceria no sistema antigo.

Jogadores habilidosos (Platina - Mestre)

- Antigamente, considerávamos um Campeão "poderoso demais" quando sua taxa de vitória era de 54% (se a taxa de banimento fosse menor que a média) ou 52,5% (se a taxa de banimento fosse maior que 5 vezes a média).

- Agora, consideramos um Campeão "poderoso demais" quando sua taxa de vitória é de 53,5% (se a taxa de banimento for menor que a média) ou 52,5% (se a taxa de banimento for maior que 5 vezes a média).

- Por exemplo, nosso novo sistema apontou a Senna atiradora como poderosa demais (Platina ou Mestre), algo que não aconteceria no sistema antigo.

● Jogadores de elite (Grão-Mestre - Desafiante)

- Sem mudanças no momento, mas estamos buscando maneiras de implementar um sistema mais orientado pelos dados do jogo. Nosso uso atual de escolhas e banimentos é razoavelmente correto, mas achamos que é possível chegar a um panorama mais preciso do balanceamento de Campeões com dados de jogo utilizando as taxas de vitória, nesse caso.

Cenário competitivo

- Diferentemente dos jogadores de elite, achamos que, nesse caso, os dados de escolhas e banimentos concedem uma boa representação do poder de umCampeão. Ainda estamos fazendo alguns ajustes para reduzir a quantidade de Notas de Atualizações para os profissionais durante grande parte do ano e aumentar conforme o Mundial se aproxima.

- Antigamente, um Campeão era "poderoso demais" se a presença dele fosse maior que 90% durante uma Atualização ou maior que 80% durante duas Atualizações.

- Agora, consideramos um Campeão "poderoso demais" se a presença dele for maior que 95% durante uma Atualização ou maior que 85% durante duas Atualizações. Aumento do foco em grandes eventos (Mundial/MSI).

qIrVRrg

Aumento do elenco de Campeões na selva

Analisando os resultados e acompanhamentos da pré-temporada de 2020, encontramos um problema na função de caçador que ainda não fomos capazes de resolver: durante toda a história do LoL, a função de caçador é a menos escolhida por jogadores de elo baixo, independentemente de ser mais forte ou mais fraca em relação às outras posições. A longo prazo, acreditamos que esse problema exigirá várias mudanças para que possa ser
consertado, mas, a curto prazo, queremos aumentar a atratividade da selva. Na 10.4, tentaremos adicionar alguns Campeões (amados por vocês e por nós) ao elenco da selva. Faremos mudanças mais focadas no fortalecimento da limpeza da selva, mas não mexeremos em suas situações nas rotas. Não conseguiremos implementar tudo, mas a nossa lista atual é a seguinte:

● Garen (também estamos fazendo pequenas alterações para tornar itens de lutador mais viáveis em comparação à itemização de Velocidade de Ataque)
● Diana
● Zed
Talon
● Darius

qIrVRrg

Soraka nas rotas solo

Estamos trabalhando em enfraquecimentos para a Soraka com o objetivo de evitar que ela seja uma escolha dominante nas rotas solo, o que tem causado uma experiência de jogo de baixa qualidade. Seu padrão de autocura (Q) foi criado para ser algo arriscado e semiconfiável contra oponentes de ataque à distância, mas, em situações de 1v1 contra oponentes de ataque corpo a corpo, seu risco é baixo e é bem difícil esquivar-se do projétil.

qIrVRrg

Mais mudanças de acompanhamento no Aphelios

Algumas outras mudanças devem acontecer no Aphelios na 10.4 com o objetivo de aumentar a
clareza ao jogar contra ele e aprimorar seu balanceamento:

● Melhor entendimento de suas armas - Adicionaremos o ícone da arma secundária na barra de Vida.

● Diminuição de ultimates surpresa - Reduziremos o alcance do R e aumentaremos sua diferenciação de cores para que todos possam prever melhor quando a habilidade virá e o que ela fará ao acertar.

● Ameaça da atalaia mais clara - Estamos procurando maneiras de fazer com que a atalaia transmita sua alta ameaça para que os jogadores possam reagir a ela mais rápido.

● Melhoria de balanceamento - Aphelios ainda está bem forte, mesmo depois da 10.2 e, por isso, teremos outra rodada de enfraquecimentos para deixá-lo em uma posição melhor.

qIrVRrg

Melhorias na Capa de Fogo Solar

Este item está bem fraco no momento, então vamos fortalecê-lo de maneiras que melhorem a experiência dos tanques no fim de jogo. Classes focadas em dano escalam com itens de uma forma que acelera e facilita os padrões de coleta, enquanto os tanques ainda sofrem para coletar mesmo depois de terminarem vários itens. As mudanças que estão sendo testadas no momento são:

● Dano de queima do Imolar aumentado em 1,5% da Vida adicional do usuário por 4s depois de aplicar um Controle de Grupo imobilizante (mesma regra do W da Fiora) contra um inimigo.

Cronômetro

No momento, acreditamos que o Cronômetro está sendo usado por uma variedade muito grande de Campeões em uma partida típica. Isso traz uma sensação de poderes mais homogêneos entre os Campeões, mas também pode acabar sendo bom até demais ao pausar ações e negar dano explosivo. Já estamos pensando em como reduzir/mudar a presença do item nas próximas Atualizações.

Scruffy

Tags (1)
28 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Olha a Riot pode ter muitas falhas e deixar a desejar no balanceamento do jogo. Mas se tem uma coisa q eu concordo, é balancear baseado em taxa de vitórias/escolhas e banimentos. Campeões q ultrapassam essa taxa de 53% com um alto pick rate e ban rate, tem q tomar nerf sim. Por isso Senna, Ekko jg, Miss Fortune, Sett, entre outros, os nerfs foram justos. Soraka futuramente no TOP tbm é justo o nerf, pois seus números estão absurdamentes altos.

Quanto ao competitivo, um campeão dominante como Akali, tem q tomar nerf sim, o problema é a forma com q a Riot dá o nerf em campeões, removendo a mêcanica de jogo deles, q era algo único. Como o Flash+Taunt do Galio, o W do TK (q agora toma um slow gigantesco), o R1 da Akali, o Reset de AA do Sylas, isso eu não considero certo.

Pra min o Cronômetro deveria ser removido do jogo, dá uma facilidade muito grande em escapar de um erro e não ser punido, por min permanecia só o Zhonyas, caso contrário vc vê aqueles casos bizarros de vários jogadores utilizando cronômetros durante uma luta, é simplesmente irritante, anti-fun.

Milanorr
Aronguejo
Aronguejo

Não tem um patch que o Aphelios não tome nerf desde que lançou, deleta logo.

"Se as pessoas acreditam em tudo que ouvem, então não há diferença entre a mentira e a verdade."

@Milanorr  escreveu:
Não tem um patch que o Aphelios não tome nerf desde que lançou, deleta logo.

Nerfs justos sejamos sinceros, o boneco chegou tão quebrado q em menos de 2 semanas ficou TOP 1 de ADC sendo q na teoria era pra ser um champ difícil de jogar q as pessoas demorariam a aprender e seu win rate seria baixo, não foi isso q aconteceu, fora isso ele começou a ficar dominante tbm no competitivo. Ele ainda é muito forte, ainda ta como 4º melhor ADC, mas já não é OP, agora ele ta justo.

@Milanorr  Boa idéia!

um jg consegue carrega a partida, todas as partidas são sempre assim....
1LICH1
Barão
Barão

Minha Soraka vai se ferrar, já estou ate vendo. Pobrezinha.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Volcarona
Arauto
Arauto

Essa idiotice de forçar um campeão para uma rota foi o que aconteceu com a Nida, inviablizaram em solo lane devido a força na selva, espero que não sigam o mesmo caminho com estes campeões mencionados e desistam dessas ideias ridículas. Absolutamente ninguém pediu por isso, mas estamos chorando por buffs na Kalista há anos e não fazem nada de relevante, é frustrante como uma empresa desse tamanho ignora completamente os consumidores.
BigBoss 1
Tropa
Tropa

Eu queria perguntar quando irão sair os balanceamentos dos itens de cortar cura e ignite ou os nerfs em todas as curas, em certos momentos do jogo, a efetividade entre a cura e o cortar cura ficam altamente distintos, ignite deveria ser um gamechange se levar em conta que é uma SS que dura 5 minutos +-, sem contar os itens em si, uma forma de balancear isso seria altamente interessante para o jogo.

@1LICH1  escreveu:
Minha Soraka vai se ferrar, já estou ate vendo. Pobrezinha.

Nem fala cara, acho meio injusto reduzir a cura e o buff de velocidade do Q. Em vez disso vão botar aquela passiva lá, sendo que a Soraka Sup com full itens de cura, pra curar ela quase não perde vida. Fica meio inútilizavel dps do level 13~18 se ela tiver indo bem na partida, se não tiver, só lamento pq com o nerf do Q, ela vai perder muito sustain e velocidade pra se manter viva. Para proibir os jogadores solo lane de abusar do Q, suportes jogando de Soraka vai ter que sofrer, bela forma de concertar as coisas.

Bem, vamos ver como vai ficar.

PeterPumped
Tropa
Tropa

e onde está o balanceamente do garen? o tank está dando mais dano que um adc com uma ult que derrete tudo, tá literalmente insuportavel jogar contra sem counter pick, por que é uma porrada de dano verdadeiro e ele não para de regenerar vida, é basicamente um adc com sustain gigante que não importa teu slow ou tua fuga ele vai grudar em ti, te silenciar e apertar E+R.

tá ridiculo tanto jogar na rota top quanto lidar com ele, mesmo buildando tank ele ainda dá uma porrada de dano, mesmo buildando dano ele ainda tanka muito mais que o esperado.

vou deixar aqui o link da ultima partida, podem reparar que mesmo com corta cura, com vida e armor ele tá insuportavel.

ainda mais com a runa de conquistador que é extremamente quebrada + as runas de determinação que recuperam em conjunto pra caramba a regneração de vida e não deixam NENHUMA troca balanceada, campeão não tem mana, agr tem dano verdadeiro, sustain ilimitado. quem foi o mongol da riot que pensou "hur dur vai ser legal"

https://matchhistory.br.leagueoflegends.com/pt/#match-details/BR1/1856433441/2221549213084448?tab=ov...

Mete um Teemo pra encher a beyblade de veneno ou um Ornn pra tankar tudo, esse WW tb, se tu tivesse feito um roubo de vida e uma bota pra ult, talvez tu conseguisse se manter mais nas fight contra ele.

Sem falar de outros campeõs bem equilibrados que tem ai, tipo o Master câncer, ta só o pó da rabiola a partida inteira, DO NADA, o cara faz Penta. Ou a Qiyana mid, a bicha dps que fecha letalidade, meu amigo, e por ai vai...

AXLE THUNDER
Tropa
Tropa

Aphelios ainda precisa ser nerfado .
Encore
Arauto
Arauto

A riot fez um marketing absurdo a algum tempo, com a frase: JOGUE DO SEU JEITO'', ai os jogadores descobrem que Soraka é um bom pick top, e ela vai e tenta tirar ela de lá.
Non sense.

@Encore  escreveu:
A riot fez um marketing absurdo a algum tempo, com a frase: JOGUE DO SEU JEITO'', ai os jogadores descobrem que Soraka é um bom pick top, e ela vai e tenta tirar ela de lá.
Non sense.

Os jogadores descobrem q ela é um bom pick, com mais de 55% de taxa de vitórias, mas pq as pessoas só querem jogar do seu jeito quando o campeão esta acima da curva? Esse argumento não cola.

Cara saí de uma partida extremamente chateado e desgostoso com o jogo jogando de akali :champion3, quando descobri que a ult dela agora e target. Akali era um campeao q eu pickava exatamente pela variedade de forma de jogo que eu podia jogar, eu so precisava saber e ser criativo, igual katarina, isso me instigava a tentar criar jogadas novas e inéditas para mim, me fazendo me sentir bem e extremamente realizado com minha forma de jogo "nova" para mim. Mas agora, eu sai do jogo realmente triste, por que eu vi que a riot nao visa balancear o campeao(AKALI) e sim dar um padrão de jogo para ele, oque é muito errado, por favor, entendam, tem coisas na akali q realmente eram roubadas, mas tirar o stun dela que quase nao era um stun de tao pouco que durava, e agora tirar a ult em areas livres? Sinceramente, eu me recuso a jogar com um campeao cujo eu vi crescer e ser um dos melhores campeoes de plays que existem no lol, começar a ser obrigatorio jogar como a empresa quer... Infelizmente eles fazem a frase "jogue do seu jeito" ser uma mentira descarada, feita apenas com o intuito de ganhar dinheiro atraindo público novo que nao se deleitou com a época onde realmente lol era um jogo divertido, divercificado, e recompensador... Desculpe pela quantidade de linhas, mas agora eu vi que a riot realmente nao se importa com pessoas criativas que querem tentar jogar de um jeito unico, ate por que, mesmo que eu aprenda um jeito novo e diferente de jogar de akali, ou de ryze, ou de sylas, denovo, eu sei que eles vao tirar isso q faz o personagem unico denovo, e mais uma vez eu vou ser obrigado a jogar de acordo com os parametros que a riot impõe em um campeão, apenas para os highelo que gastam dinheiro com skin ficarem felizes de não perder para alguem que passou horas aprendendo como jogar e fazer algo com aquele personagem se dedicando para melhorar as suas habilidades... Sinceramente, não acredito que um dia eu já proteji essa empresa dizendo que o jogo era divercificado e criativo... oque  de fato era, mas a riot criminalizou ser criativo... Boa noite, e boa sorte para você que ainda não se decepcionou com a riot hoje.

Themakas
Tropa
Tropa

Engraçado q a akali tem uma presença absurda no pro play mas na soloq tem uma winrate baixa, ai nerfa ela visando pro play e o champ fica com 30% de winrate, até msm os pro players falaram disso, deve ta mto balanceado isso, ta horrivel de jogar com ela agr, boneco mais legal de se jogar se tornou um dos piores
kazbonfim
Tropa
Tropa

Faltou dar um buffzim nos Kindred.
https://imgur.com/eAIXurq
Lugarus
Tropa
Tropa

vish