Fala pessoal, Gemada aqui!
Tava vendo muito pela comunidade, o assunto de gameplays alternativos. O famoso: Jogue do seu jeito!
Porém, tem tido muita reclamação por parte da comunidade sobre essa questão de gameplay alternativo (Builds diferenciadas, Comps especificas, etc..) devido a questão de nerfs da Riot nesses padrões alternativos.
Mas vejo muita hipocrisia e mentira por parte da comunidade, dentro dessas reclamações.
Então decidi aproveitar que estava inspirado, e que cai da cama mais cedo, e vim tentar conversar com a galera do fórum enquanto tomo minha xícara de café 85% café e 15% Leite, com pouco açucar.
Jogar do seu jeito, é exatamente o que diz no pé da letra. Jogar da sua forma e maneira, fazendo as coisas que VOCÊ acha melhor, e não o que outros impõe para você.
Se você gosta de um certo personagem em uma Role diferente, ou de uma build alternativa para seu champ favorito, você pode ter a liberdade de fazer isso sem pressão em você.
(EDIT: Esse paragráfo a seguir, representa uma opinião MINHA. Não estou impondo isso como verdade, mas é o que eu realmente penso sobre o assunto. Queria deixar isso claro, para aqueles que não concordam com esse trecho, e vocês tem todo o direitod e não concordarem!)
Porém, quero deixar claro uma coisa: Jogar do seu jeito e Trollar o game são coisinhas bem diferentes.
Uma coisa é o cara tentar, por exemplo, Um Blitz JG, o que pode no mínimo dar certo.
Outra coisa é alguem fazer Soraka Full AD JG, e usar como desculpa o bordão do "Jogue do seu jeito".
Vamos ser honesto, existe uma padrão mínimo de coisas que podem ser decentes ou não. Posso estar errado aqui, mas só por que você tem a liberdade de pegar o que quiser e fazer como quiser, não significa que não existam escolhas que são de fato ruins.
O que eu conto para ser um pick justo, mesmo sendo alternativo ou não, é: Saber que você pode ser útil com isso, e que pode trazer uma vantagem única ou um nicho.
O cara do Blitz JG, quer tentar essa estratégia por achar bom, e quer alcançar a vitória também.
Pode não ser a melhor opção, mas tem o fator de o cara achar algo que é melhor de se jogar, ou que tem sua vantagem única.
Agora coisas como: Garen AP, Riven AP, Lux On-Hit, ou seja mais o que quer que queira inventar, não são picks que você faz tentando ganhar um game, ou por que acha melhor de jogar. São simplesmente, obviamente picks toscos, entendem onde quero chegar?
Mas se vocês estão afim de dar uma risada com coisas assim, isso não é um crime. Podem simplesmente fechar uma PT e brincar dessa forma, não vou julgar!
Só acho sacanagem fazer esse tipo de coisa junto com pessoas que estão levando o game um pouco a sério (Normal game ou Ranked) um tanto sacanagem.
Posso estar sendo o errado aqui, mas picks nesse estilo, acho melhor deixar para quando forem brincar com os amigos, pois eles são obviamente picks mais "trolls", e é um tanto obvio ver essa linha que separa o alternativo do Troll.
Agora, significa que picks alterativos se resumem em querer ganhar: Não exatamente.
Exemplo: Existem Tarics que preferem fazer Gota, e existem aqueles que fazem proteção Glacial (Euzinho aqui).
Sim, eu sou alternativo, mas simplesmente por quê eu prefiro esse estilo para meu gameplay. Eu quero ganhar meu game tanto quanto o cara da Gota, só que meu caminho é diferente. Não é por quê é mais OP, ou forte. Só acho a estratégia mais interessante de se usar.
(Btw, testei gota esses dias, ficou bem forte mesmo, mas prefiro fazer ela em situações de muito Poke :v)
Por isso eu acho que as coisas alternativas são mais por questões pessoais, de preferencia de jogo ou satisfação.
Agora, aonde eu vejo a hipocrisia da comunidade?
Estava conversando no fórum, e falaram exatamente o seguinte:
"O pessoal só se preocupa em ser alternativo quando é quebrado. Ninguém que jogar diferente com pick balanceado".
E sejamos honestos, isso é um fato.
Eu considero as builds alternativas, coisas que você pode fazer em diferentes situações por darem vantagens únicas, e não por quê simplesmente são roubadas.
Isso me traz ao ponto que me levou a fazer o post:
"Riot não quer que a gente jogue diferente! Se a gente pega algo diferente eles nerfam".
E por acaso isso impede você de continuar jogando com aquela build, ou, como um amigo aqui disse, só tem graça jogar diferente quando é OP?
Quero que a comunidade entenda o seguinte: Ser alternativo não é desculpa para deixar algo quebrado/forte.
Riot não nerfa as gameplays alternativas por serem diferentes. Eles nerfam por quê aquelas em especificio são fortes demais ou anti-jogo. Não acreditam? Vamos lembrar um pouco da Neeko AD, Master Yi e Ekko Tank lá da Season 5/6, Ezreal JG, Irelia Mid....
Eram bem equilibrados né? Muitos deles, até mesmo em nivel competitivo eram ridicuos de forte, e acham mesmo que deveriam ficar daquele jeito só por ser "alternativo"?
Agora, nerfar não significa que ficou inutilizavel, ela ainda tem seu nicho, então oras, você pode continuar fazendo sem problemas. Mas pelo visto, perde a graça quando tu não tem games quase garantidos por causa da build, pelo visto.
Pessoal mete pau na equipe de balanceamento direto, e me julgam por defender ela, mas é o seguinte: Eu estudo Game Design.
Eu já tive palestra com um designer de uma empresa, e ele falou sobre balanceamento de jogo. Vocês acham que é facil? Eu tenho uma ideia do que esses caras passam...
Tem 1001 fatores pra tu levar em consideração na hora de mexer em um champ, e é extremamente normal cometer erros. Riot mesma admite os erros que comete.
Enfim, ja acho que estou até saindo do foco do post, mas acho que eu falei o que deveria ter dito.
Então queria conversar com vocês:
O que acham dos estilos alternativos?
Vocês usam algum? São a favor ou contra?
Adoraria conversar mais sobre!
Enfim, até outro post!
Eu joguei contra uma Neeko AD no top a um tempinho atras, simplesmente odiei, por mais que eu fizesse esforço pra esquivar do snare, conseguir chegar nela era quase impossível de conseguir, porque eu tomava dano do mesmo jeito e ainda por cima ela tem aquele W, então tenta imaginar como isso era antes do nerf no bot ? deveria ser um inferno absoluto.
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Essas sao builds que PARTICULAMENTE gosto de usar PRINCIPALMENTE as de e MUITO divertido serio mesmo.
Nao vou pra NORMAL GAME pra tryhardar e VENCER,quero vencer SIM MAS nao me estressar tentando quero me divertir enquanto tento vencer, jogo pela "beleza" das jogadas as "montages" saca? quando posso fazer uma jogada legal eu tento.
@Talles L Martins escreveu:Eu joguei contra uma Neeko AD no top a um tempinho atras, simplesmente odiei, por mais que eu fizesse esforço pra esquivar do snare, conseguir chegar nela era quase impossível de conseguir, porque eu tomava dano do mesmo jeito e ainda por cima ela tem aquele W, então tenta imaginar como isso era antes do nerf no bot ? deveria ser um inferno absoluto.
Sim, ela tem um kit muito forte, o W dá velocidade de movimento e a deixa invisível, fora poder usar o clone pra bloquear habilidades inimigas e ainda tem um Enraizamento de até 3 segundos, é bem chato. Como no Top a maioria é de campeão melee então ela sai bem na vantagem
Cara concordo do com vocë todos podem jogar "do seu jeito" com o campeão que quizer, LOL è um jogo o principal objetivo è diversão. E lendo seu post muito interessante alias, Parabens!!!, observei uma divergencia de ideias q para mim não ficou tão clara. quando vc fala:
1-)"Porém, quero deixar claro uma coisa: Jogar do seu jeito e Trollar o game são coisinhas bem diferentes.
Uma coisa é o cara tentar, por exemplo, Um Blitz JG, o que pode no mínimo dar certo.
Outra coisa é alguem fazer Soraka Full AD JG, e usar como desculpa o bordão do "Jogue do seu jeito"."
2-)"Estava conversando no fórum, e falaram exatamente o seguinte:
"O pessoal só se preocupa em ser alternativo quando é quebrado. Ninguém que jogar diferente com pick balanceado".
2.1-)E sejamos honestos, isso é um fato.
2.2-)Eu considero as builds alternativas, coisas que você pode fazer em diferentes situações por darem vantagens únicas, e não por quê simplesmente são roubadas."
Minha Opnião:
Essas opniões de divergem pois vc fala que Soraka jg não è viavel (todos sabemos que não è viavel pelo fato de ser ruim, MAS depois fala que vc pode jogar com champ ruim, pois a maioria so joga com o champ diferente se for quebrado.
Na minha opnião, podemosjogar com qualquer Champ em qualquer lane, logicamente que vc não vai fazer isso em Ranked em que o objetivo e ganhar o jogo, então vc sempre vai utilizar a melhor estratègia, se fazer a build diferenciada è a melhor estrategia no monento, bom utilizea, pois em ranked são as pessoas que querem ganhar os Pontos de Liga logicamente vc tbm quer. Então como em um jogo de Xadrez saiba a melhor estrategia e ganhe o jogo
Todavia, entretanto, estrondante, em normal game podes e deves utilizar picks novos e lokos (ivern AD, Janna JG, Sona tank e etc) pois não vale nada, e è o monento de vc descobrir n.ovas possibilidades, vai que vc descobre algo bom e utiliza isso nas Rankeds, pois não faz sentido vc descobrir algo ruim e usar là pois vai perde seus PDL logicamente.
-Ai tiu mas eu descobri que WW ap è bom e fui usar na Ranked e nos perdeu e meu time me reportou tiu!!!
-bom então isso quer dizer que è ruim , ou que vc utilizou errado.
-Mas tiu quando usei da primeira vez fiquei 15-0-12.
-È mas da segunda seu time era Full ap, tinha um garen inimigo, e um Kassadin, e vcs nenhum tank, e msm assim vc fez Ap? queria perde msm
-Nossa tiu vdd devai ter observado se essa build diferenciada iria cair bem nesse jogo,eu nem pecebi isso tiu!!!
(Esse dialogo è uma simulação da mà utilização de builds diferenciadas em ranked, quais quer semelhanças com sua partida è mera conhecidencia)
Mano vc explicou exatamente o ponto, os caras usam o "Jogue do seu jeito" só quando é conveniente quando algum campeão está muito fora da curva, extremamente OP, como o caso da Neeko AD que superava o WIN RATE de todos os outros ADCS. Agora q nerfaram, ela ainda está viável eu já vi um cara em ranked jogando muito bem com ela dps dos nerfs, mas sabe pq ninguém usa mais? Pq vc não pode ganhar abusando só pq ta forte como antes, SIMPLES assim.
Se acontecer de eu pegar um pick troll, eu simplesmente dou ban, yasuo, janna, lux (sup) campeões nas mão de pratas e ouros são ruins, é oque acho, esses elos acham que jogam igual tier mestre, e se tiver em uma lane fora do comum reporto, porque pra mim é trollagem. igual uma vez peguei uma banana no top de ivern TOP, o cara feedou mais que podia.
@Escolhi a Vayne escreveu:
serio mano Yauso AP da certo mesmo? se ele ficar forte me Fala aqui que eu quero testar xd
Scale do Q do Master Yi atual:
25 / 60 / 95 / 130 / 165 (+ 100% AD)
Outra coisa que fazia o Yi AP viável era que o Q resetava com kill/assist igual W da Tristana. Agora é no Basic Atk.
Não existe mais Master Yi AP, acabou na Season 3, quem jogou jogou, quem não jogou já era. Gosto dos posts do Gemada, mas neste ele viajou quando falou do Master. Yi AP não foi nerfado, foi deletado. Se vc fizer Yi AP agora vai dar o mesmo dano que um Zed AP. Naquele época tinha vários champs que podiam fazer full AP ou full AD, agora tem poucos. Riot nunca gostou disso.
Era um pouco quebrado sim, não vou mentir. Riot podia nerfar Scale AP do Q, diminuir a cura AP do W. Aumentar cooldown do Q. Tinha mil maneiras de nerfar. Mas preferiram acabar com o build msm, e todo mundo agora faz Atk Speed e AD pq foi assim que a Riot pensou que deve ser.
Pra quem não pegou essa época ou não lembra.
Alex Ich jogando de Master Yi AP:
https://www.youtube.com/watch?v=XruILpU6EQU
Não era tão OP assim, ele já tava 7/1 quando começou essa fight.
@TWTV COVEN IVERN escreveu:Se acontecer de eu pegar um pick troll, eu simplesmente dou ban, yasuo, janna, lux (sup) campeões nas mão de pratas e ouros são ruins, é oque acho, esses elos acham que jogam igual tier mestre, e se tiver em uma lane fora do comum reporto, porque pra mim é trollagem. igual uma vez peguei uma banana no top de ivern TOP, o cara feedou mais que podia.
Janna??? Janna é tão simples de jogar, subi do Prata 5 pro Gold 5 em um mês ano passado sendo mono Janna, cheguei a ter um streak de 12 vitórias seguidas. Janna é mais fácil que Nami, Blitz, Thresh e Lulu com toda a certeza. Agora Lux suporte é ruim mesmo, nem defendo.