cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Você pode sim "Jogar do Seu jeito!" - Comentando sobre estilos de jogo alternativos.

Fala pessoal, Gemada aqui!

Tava vendo muito pela comunidade, o assunto de gameplays alternativos. O famoso: Jogue do seu jeito!

Porém, tem tido muita reclamação por parte da comunidade sobre essa questão de gameplay alternativo (Builds diferenciadas, Comps especificas, etc..) devido a questão de nerfs da Riot nesses padrões alternativos.

Mas vejo muita hipocrisia e mentira por parte da comunidade, dentro dessas reclamações.

Então decidi aproveitar que estava inspirado, e que cai da cama mais cedo, e vim tentar conversar com a galera do fórum enquanto tomo minha xícara de café 85% café e 15% Leite, com pouco açucar.

• Bom, para começar, quero comentar um pouco sobre o que é "Jogar do seu jeito".

Jogar do seu jeito, é exatamente o que diz no pé da letra. Jogar da sua forma e maneira, fazendo as coisas que VOCÊ acha melhor, e não o que outros impõe para você.

Se você gosta de um certo personagem em uma Role diferente, ou de  uma build alternativa para seu champ favorito, você pode ter a liberdade de fazer isso sem pressão em você.

(EDIT: Esse paragráfo a seguir, representa uma opinião MINHA. Não estou impondo isso como verdade, mas é o que eu realmente penso sobre o assunto. Queria deixar isso claro, para aqueles que não concordam com esse trecho, e vocês tem todo o direitod e não concordarem!)

Porém, quero deixar claro uma coisa: Jogar do seu jeito e Trollar o game são coisinhas bem diferentes.

Uma coisa é o cara tentar, por exemplo, Um Blitz JG, o que pode no mínimo dar certo.

Outra coisa é alguem fazer Soraka Full AD JG, e usar como desculpa o bordão do "Jogue do seu jeito".

Vamos ser honesto, existe uma padrão mínimo de coisas que podem ser decentes ou não. Posso estar errado aqui, mas só por que você tem a liberdade de pegar o que quiser e fazer como quiser, não significa que não existam escolhas que são de fato ruins.

O que eu conto para ser um pick justo, mesmo sendo alternativo ou não, é: Saber que você pode ser útil com isso, e que pode trazer uma vantagem única ou um nicho.
O cara do Blitz JG, quer tentar essa estratégia por achar bom, e quer alcançar a vitória também.

Pode não ser a melhor opção, mas tem o fator de o cara achar algo que é melhor de se jogar, ou que tem sua vantagem única.

Agora coisas como: Garen AP, Riven AP, Lux On-Hit, ou seja mais o que quer que queira inventar, não são picks que você faz tentando ganhar um game, ou por que acha melhor de jogar. São simplesmente, obviamente picks toscos, entendem onde quero chegar?

Mas se vocês estão afim de dar uma risada com coisas assim, isso não é um crime. Podem simplesmente fechar uma PT e brincar dessa forma, não vou julgar!

Só acho sacanagem fazer esse tipo de coisa junto com pessoas que estão levando o game um pouco a sério (Normal game ou Ranked) um tanto sacanagem.

Posso estar sendo o errado aqui, mas picks nesse estilo, acho melhor deixar para quando forem brincar com os amigos, pois eles são obviamente picks mais "trolls", e é um tanto obvio ver essa linha que separa o alternativo do Troll.

Agora, significa que picks alterativos se resumem em querer ganhar: Não exatamente.

Exemplo: Existem Tarics que preferem fazer Gota, e existem aqueles que fazem proteção Glacial (Euzinho aqui).

Sim, eu sou alternativo, mas simplesmente por quê eu prefiro esse estilo para meu gameplay. Eu quero ganhar meu game tanto quanto o cara da Gota, só que meu caminho é diferente. Não é por quê é mais OP, ou forte. Só acho a estratégia mais interessante de se usar.

(Btw, testei gota esses dias, ficou bem forte mesmo, mas prefiro fazer ela em situações de muito Poke :v)

Por isso eu acho que as coisas alternativas são mais por questões pessoais, de preferencia de jogo ou satisfação.

Agora, aonde eu vejo a hipocrisia da comunidade?

Estava conversando no fórum, e falaram exatamente o seguinte:

"O pessoal só se preocupa em ser alternativo quando é quebrado. Ninguém que jogar diferente com pick balanceado".

E sejamos honestos, isso é um fato.

Eu considero as builds alternativas, coisas que você pode fazer em diferentes situações por darem vantagens únicas, e não por quê simplesmente são roubadas.

Isso me traz ao ponto que me levou a fazer o post:

"Riot não quer que a gente jogue diferente! Se a gente pega algo diferente eles nerfam".

E por acaso isso impede você de continuar jogando com aquela build, ou, como um amigo aqui disse, só tem graça jogar diferente quando é OP?

Quero que a comunidade entenda o seguinte: Ser alternativo não é desculpa para deixar algo quebrado/forte.

Riot não nerfa as gameplays alternativas por serem diferentes. Eles nerfam por quê aquelas em especificio são fortes demais ou anti-jogo. Não acreditam? Vamos lembrar um pouco da Neeko AD, Master Yi e Ekko Tank lá da Season 5/6, Ezreal JG, Irelia Mid....

Eram bem equilibrados né? Muitos deles, até mesmo em nivel competitivo eram ridicuos de forte, e acham mesmo que deveriam ficar daquele jeito só por ser "alternativo"?

Agora, nerfar não significa que ficou inutilizavel, ela ainda tem seu nicho, então oras, você pode continuar fazendo sem problemas. Mas pelo visto, perde a graça quando tu não tem games quase garantidos por causa da build, pelo visto.

Pessoal mete pau na equipe de balanceamento direto, e me julgam por defender ela, mas é o seguinte: Eu estudo Game Design.

Eu já tive palestra com um designer de uma empresa, e ele falou sobre balanceamento de jogo. Vocês acham que é facil? Eu tenho uma ideia do que esses caras passam...

Tem 1001 fatores pra tu levar em consideração na hora de mexer em um champ, e é extremamente normal cometer erros. Riot mesma admite os erros que comete.

Enfim, ja acho que estou até saindo do foco do post, mas acho que eu falei o que deveria ter dito.

Então queria conversar com vocês:

O que acham dos estilos alternativos?

Vocês usam algum? São a favor ou contra?

Adoraria conversar mais sobre!
Enfim, até outro post!

Tags (1)
69 RESPOSTAS
DMSionForFun
Arauto
Arauto

É, mas tem vezes que algo nem tá forte, e a Riot vai lá e nerfa sem motivos.

Lembra do Sion Mid na Season passada que o E tinha uma Hitbox assim, uns 10% maior (Olha que eu tô exagerando) A Riot foi lá, nerfo esse "Bug" (Que tava no jogo desde que o bixo tomo rework, assim como os outros 151 bugs que ele tem), e nerfam o dano do E que, com o AP Ratio antigo + % por jogar o minion no cara, dava MUITO mais dano que hoje.

Motivos? "Ain, estão abusando de Sion mid com cometa" Que só tem early game, assim como o Sion mid hoje em dia, só tem a bosta de um early game descente, chega no Mid/Late ele faz oq? Nada.
"Noxus não sofre de covardia" Sion.

nunca perdi com meu taric top (usei 2 vezes e.e) e ja vi muita gente perdendo pra soraka top , sabado eu fiz uma tristana jg (tipo , eu pickei sabendo q ia dar ruim pq a comp inimiga era full cc , mas vale a pena tentar) , até q fiquei forte mas nem deu pra jogar :v

Por mim o corpo morto do Sion não devia nem dar dano em torre, tinha que ser igual a passiva do Kog'maw

Ora a passiva do Sion já é inútil se o cara souber que tem que SAIR DE PERTO, e você quer tirar o dano às torres que só serve pra procar o Demolir se o Sion tiver usando, se não tiver ele não tem passiva?
"Noxus não sofre de covardia" Sion.

Como podemos jogar do nosso jeito?
O Azir que é o campeão que eu mais gosto e quero jogar com ele está completamente inútil, só nerf atrás de nerf, mexam nos campeões e deixem eles no minimo jogáveis, eu quero voltar a me divertir dentro do jogo, infelizmente está sendo só frustração

O caso do Azir é o mesmo do Ryze que a Riot não entende que competitivo profissional é diferente de jogador casual e ao invés de fazer balanceamentos diferenciados em casos apenas de certos campeões específicos eles preferem matar o campeão pros jogadores convencionais

@Gemada de Taric 

Muito obrigado pelo esclarecimento, 🙂 , gratificante conversas de ideias e aqui no forum

eu realmente não tinha entendido. descupe se por algum momento pareci arrogante em meu post, (realmente seus post são interessantes) pois ja tomei rage no forum por explicar meu ponto de vista e as vezes como eu disse não entender o que o autor do post falou kkkkkk

Bom agora eu entendi seu ponto de vista e realmente concordo com voce a questão da build difereniada é somente pelo fato de ele ser desbalanceada, infelizmente, mas quem nunca entrou em uma partida ranked e fez MF ap não sabe o que é desespero tanto do seu time quanto do time inimigo kkkkkkkkkkkkk, Muito divertido.

(conselho de amigo não façam isso em ranked rapaziadinha)

@Seu Amigo Careca
Sem problemas vei, fórum é lugar pra conversar mesmo. Odeio quando as coisas que eu falo ficam mal explicadas, por isso toda resposta minha é um baita texto sdahuadsuh

@Gemada de Taric True isso do dois lados tanto para explicar melhor tanto para dizer oque não entendeu kkkkkkk textão do face