cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
FilipeDmo
Tropa
Tropa

Você se lembra desses campeões?

O objetivo deste post é citar alguns (irei abordar especificamente 1, mas deixe outros ai no comentário) campeões muitas das vezes esquecidos no churrasco.

Sabemos que alguns campeões tomam nerf's a rodo e continuam forte (oi, Akali), outros quase nem tem mecânica e também são fortes (Udyr?), mas alguns realmente são deixados de lado.

Poderia citar Aurelion Sol, que não é totalmente esquecido ou até Skarner (Tem gente que até hoje nem sabe o que o boneco faz)... Mas vim aqui para conversar sobre ele... Ivern.

Eu sei, Ivern está na caixinha dos esquecidos da riot. 

Agora, por que não mudar o personagem? Torná-lo mais atrativo (enquanto escrevia isso saiu mais 4 skins para lux e ahri) deve ser um tanto quanto dificil, uma vez que ele trás uma proposta diferente: Jungler + Support.

Convenhamos que se eu quero dar Stun em linha reta, tenho elise para fazer isso. Ivern da um shield unico com dano em área, seu W é uma faca de dois gumes, pois do mesmo jeito que ele pode ajudar o time, pode atrapalhar. Fora que o dano adicional do W é rídiculo, um TF com carta é mais útil, o E do teemo é mais util, a passiva do Sett que só da dano adicional a cada 2 ataques é mais util que o W do ivern.

Agora que vimos que morgana, lux e até sona é tem um Q melhor, um Shield melhor e dano em área melhor, vamos entender a Ult....... Ninguém discorda que tibbers é muito superior né? Eu sei, tibbers é feito para Burst e Margarida não... Mas gente, margarida muitas das vezes é inutil, ou o bicho buga, ou fica trocando de alvo sem razão aparente (mesmo clicando para ela atacar) fora que até ela dar 3 ataques básicos ou o inimigo te mato, ou ele fugiu.

Ivern é um suporte, entendo ele precisar do time (até porque ele não é lux que joga suporte sem precisa do time para explodir alguém), mas também é jg, tendo Skill's que não causam tanta pressão solo não o torna tão forte quanto qualquer jungler.

Agora a passiva.... ai ai... o que dizer? Tirando o fato que qualquer modo diferente inutiliza a passiva do Ivern (sai daqui Shyvana, estou falando do Ivern agora), ela realmente é forte. De fato a passiva dele não é ruim (Skarner senta lá que a sua passiva não é a pior das piores), compartilhar Buffs e poder fazer campo na hora com smite é de fato algo muito bom. Agora, num ARAM?? o que a passiva dele faz? Talvez ele e um aliado poderia ganhar, a cada 5 minutos, um Buff de RED e BLUE, porém um Buff com menos tempo de duração e com uma força menor que os originais, para não se tornar OverPower.

Enfim, Acredito que algumas coisas simples podem fazer o campeão se tornar mais relevante. E vocês? O que acham? Comentem sobre o Ivern ou outro Champ esquecido no churrasco 😄

5 RESPOSTAS
Rydrake
Barão
Barão

Concordo plenamente quanto ao Ivern, @FilipeDmo . Está totalmente esquecido, e no ARAM é uma tristeza. A passiva dele apenas SOME.

Marina Camburão
Aronguejo
Aronguejo

Eu discordo em 95% do que você falou... Vou deixar a parte na qual eu concordo pro final. 

Primeiro, você tenta comparar personagens de role play e mecânicas diferentes... Você disse que Elise tem um bind em linha reta e compensa mais pickar Elise se o objetivo for esse... Porém, é o que você mesmo disse, Elise é lutadora/assassina e Ivern é suporte... Existem pessoas que apenas não gostam de jogar de assassinos, então não faz sentido deixar de existir um personagem suporte com um bind em linha reta só pq tem um assassino lutador que já tenha.
Segundo, você compara o dano adicional do W aos de TF (um mago mid laner!), Teemo (um carry top/mid) e Sett (um lutador off-tank de trocação). Você quer que um suporte de peel cause o mesmo dano de um Carry? Não faz o menor dos sentidos. Se você comparasse o dano bonus do W do Ivern ao dano bonus do E do Tresh, faria mais sentido, onde ambos os personagens são de role play mais parecidos... O E do Tresh causa mais dano, mas acontece com menos frequencia, o que torna o dano por segundo similar.
Terceiro, você compara a ult do Ivern à outras invocações, como Tibbers (invocação de um carry mid laner!) e termina dizendo que muitas vezes a Margarida é inútil... Porém, isso é enganoso, a Margarida possui atributos e características únicas para uma invocação, como por exemplo resistências e tempo de duração (perdendo nesse quesito apenas para a ult do Yorick). Diferente das invocações dos demais, a de Ivern é para ser um Tank! É uma invocação única no jogo, feita pra ser parruda e irritante, e NÃO pra ser usada no x1 ou na perseguição. Comparar com outras invocações como essas é errado. Mesma coisa dos itens acima, querer comparar mecânicas que tem por objetivos coisas BEM DIFERENTES.
Quarto, você quer comparar a mecânica como um todo do Ivern às mecânicas de Morgana, Lux e Sonna, onde novamente, você tenta comparar personagens bem diferentes, com objetivos diferentes! Ivern não é feito pra troca de porrada, não foi feito pra conseguir pokear um inimigo de lane, não foi feito pra farmar waves de minions... A mecânica dele é bem diferente, com objetivo diferente... Ele não precisa de uma skill de muito dano pra fazer sua jng, nem de sustain pra isso... Não precisa de um auto-ataque forte, pois pasme, ele não dá aa pra farmar... Ele não precisa de poke, pois ele não enfrenta inimigos em rota por confronto direto! Sua mecânica para gank é chegar de surpresa, causar um controle de grupo forte e atolar o inimigo em peel pro seu laner. Não precisa causar toneladas de dano pra executar essa mecânica!
Quarto, você diz que Ivern é suporte, mas também é jng, e não tem tanta pressão quanto demais jngs. Mas pq uma coisa exclui a outra? Senna é suporte e também é adc. Pyke é suporte e tmb é assassino. Nada impede a função de jng sup dele. E sobre não ter poder de troca, muitos jng não possuem poder de troca direta, claro, cada um com sua mecânica diferente. Pense em Seju, por exemplo, que se for invadida só chora e aceita. O fato de não ter uma troca direta contra o jng inimigo não torna o personagem fraco.

Então tipo, no geral eu sinto que você queria que o Ivern pudesse ganhar trocas x1, tivesse mais poder de dps e mais versatilidade sozinho. Se você for olhar pro personagem pensando nisso, então claro que vai achar ruim. O personagem tem mecânicas únicas no jogo. Quando for analisar o personagem, tente olhar o que ele se propõe, e se as skills dele servem à esse propósito.

Agora, sobre o que eu concordo contigo, a Passiva dele precisava de algo além do amigo da selva. De fato a passiva dele perde força em outros modos de jogo, e muitos campeões acabam sofrendo com algo do gênero. (Kalista sofre com isso se o time for aleatoriamente só carrys, Shyvanna como vc ressaltou sofre um bocado)... Então nisso eu concordo, podiam dar algo à passiva dele pra fazer algo de útil além de apenas amigo da jng.

Draicker
Lenda
Lenda

Acho q a resposta é q nem existem campeões de nicho, nem todos os campeões vão ser atrativos para a maioria dos jogadores, são campeões q não são populares por seus estilos de jogos únicos e diferenciados e acabaram n agradando a maioria, mas do ponto de vista de dados estatísticos, apesar de serem poucos jogadores, eles tem taxas de vitórias bem decentes pq quem joga costuma ser mono ou main, não tem como todo campeão ser popular e agradar a todos, afinal são mais de 150 campeões, já acho q eles são relevantes da maneira deles.

O objetivo de comparar mecânicas, mesmo reconhecendo que cada um tem seu foco, é entender que o campeão seria o único "jg/sup", visto que não havia nenhum com esta função e até agora não teve outro (a menos que eu use um campeão suporte como "jungler".

Por mais que ele seja suporte, ele ainda é Jungler e eu não acho que ele deveria ser igual Yasuo ou Riven que quando fortes (literalmente) tem potencial de carregar o jogo solo na mão de alguém que sabe o que está fazendo (a menos que seja jogos de níveis superiores).

Em relação ao dano do W, comparei com outros por conta de ser um detalhe que não ajuda a habilidade em si, como eu disse, se mal usada não gera benefícios para o time, logo a única coisa que resta neste caso seria o dano, que por sua vez é baixo.

Sobre o dano do Thresh, realmente é baixo, porém escala muito mais com o passar do tempo que o Ivern, uma vez que o dano é medido com base nas almas num máximo de almas + 2*Dano do Thresh no nível 5 da habilidade. Logo um Thresh com 100 almas, da mais dano que Ivern no AA, além de ter mais Poder de habilidade e Armadura, que ajuda a Tankar e ajuda a aumentar a eficácia de habilidades que escalam com AP. Ivern recebendo 80 de dano no AA não recebe nada além da chance de beneficiar o time com as graminhas (isto é, quando bem usado a habilidade).

Outro detalhe é que ele de fato n foi feito para matar os monstros da jg, mas ele tem que atacar dragões, arauto e barões, neste quesito ele depende muito do smite, coisa que um Rammus, Zac, Sejuani e outros Tanks da jg conseguem fazer muito bem (Até hoje não entendo como Zac da dano, quando vejo tenho umas 8 kills com o boneco full tank).

E dano também não é o foco, sobre a sejuani temos vários outros campeões na jg que sofrem pressão e não tem como se defender, de fato. Porém para final de jogo ela com certeza se torna uma ótima linha de frente. O mesmo ocorre com um Rammus x Master, no inicio master pode judiar do rammus, mas no final o Rammus tem potencial de derreter o master por conta de seu W.

Outro detalhe importante, Pyke é Sup assassino, mas ele é assassino porque a ult dele executa e reseta, uma vez que seu Q não da dano igual outros assassinos, seu W é bom para entrar, matar e sair (coisa que os assassinos fazem), seu E ajuda nesse quesito também, mas é outra habilidade que não vai explodir ninguém (é claro, se você ficar parado recebendo as skills e atk basico do pyke ele vai dar muito dano, naturalmente).

Sobre senna... bom... Adc suporte é antigo já, a diferença é que Senna cura e junto dela (e do pyke) veio item específico para suporte AD, mas ashe Sup da certo, mf Sup da certo, até Sett Sup da certo.

De qualquer maneira, não acho que ele é um problema sendo um suporte na Jg (morgana jg da super certo), mas não acho que é um bom suporte no geral.

Também é muito importante notar que não há outro campeão especificamente "suporte/Jg", pode ter campeões suporte que a comunidade joga na jg? Sim, mas "Suporte/Jg" só ivern, então fica dificil dizer se ele é bom ou não, se ele cumpre a proposta "Sup/jg" ou não. Diferente de Sup/Adc, que já existia e sabemos por histórico que Senna cumpre sua função muito bem.

No quesito atratividade, realmente tem campeões que não são atrativos, mas isso depende de diversos fatores, se pergunte: "Por que Yasuo é famoso e Ivern é esquecido no churrasco?"

Sobre taxa de vitória... nem sempre isso conta, para entender melhor esse quesito temos que analisar diversas coisas, por exemplo, se eu jogo com Ivern e sou carregado, o banco de dados é alimentado com a seguinte informação: +1 jogo de Ivern, +1 vitória... Ou seja, eu posso ter jogado igual um pão o jogo todo, mas "eu" venci o jogo, então analisar apenas taxa de vitória não indica se o campeão é de fato bom, tem diversos outros fatores, como : Participação, taxa de banimento e taxa de escolha são alguns de diversos fatores para serem analisados.
Exemplo: se 100 pessoas jogaram com ivern, visto que dessas 100 pelo menos 60 sabe joga com o champ, vamos se fizer que 52 venceram com ele (Seja carregando, sendo carregado ou contribuindo com o time igualmente)
Taxa de vitória: 52%, vê como é estranho isso? Lógico que na realidade os números são bem maiores que isso, mas foi um exemplo. Agora vejamos:

Yasuo, segundo o Champion.gg, tem 48,14% de Taxa de vitória, contra 50,27% do Ivern, ai eu te pergunto: Qual sofre mais Ban? Qual é mais famoso? Qual é mais escolhido? Taxa de banimento de yasuo, por exemplo, está em 4,18% contra 0,04% do Ivern (Segundo o mesmo site).
Mas Yasuo tem menos taxa de vitória...