Toda vez que eu pergunto pra algum jungle qualquer ele fala uma frase sem sentido tipo "Porque você é o mesma coisa" e como eu não entendo a linguagem desconhecida dos nativos da jungle eu fico perdido.
Eu entendo ás vezes quando eu to com um bixo sem escape, gastei meu flash e to com vantagem, mas quando eu uso um bixo que vai fugir e tenho flash? Até onde eu saiba a prioridade de rotas deveria ser no meio ou na bot lane (Afinal, elas tem posicionamentos para o dragon, o mid para um gank seguido com acesso ás duas rotas e o bot também tendo duas kills em vez de uma).
eu gostaria de ser esclarecido nisso, caso contrario eu ainda saio feliz pq chorar no fórum é ótimo.
FLW
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
Não sou main jungle, mas acredito q top lane é muito fácil de gankar ou campar, uma lane longa, se vc controlar a wave errado vai ficar exposto a ganks facilmente, fora q se vc tiver seu TP forçado pra voltar pra lane vc n consegue auxiliar o resto do mapa, ou se vc morrer dps de ter gasto TP, vai ficar muito atrás em gold e xp, top laner é uma lane de snowball gigantesca, ainda tem o Arauto q ajuda a pegar barricadas, talvez por tudo isso os jgs adorem tanto uma top lane.
Não sou main jungle, mas acredito q top lane é muito fácil de gankar ou campar, uma lane longa, se vc controlar a wave errado vai ficar exposto a ganks facilmente, fora q se vc tiver seu TP forçado pra voltar pra lane vc n consegue auxiliar o resto do mapa, ou se vc morrer dps de ter gasto TP, vai ficar muito atrás em gold e xp, top laner é uma lane de snowball gigantesca, ainda tem o Arauto q ajuda a pegar barricadas, talvez por tudo isso os jgs adorem tanto uma top lane.
Isso depende muito do campeão que está na jungle, e tem vários fatores para que seja focado a toplane.
O primeiro deles é que a rotação da jungle geralmente começa no lado da Bot lane, por que? Por que do lado do time azul é mais recompensador começar no Red (Rubrivira), e também quando se dá no time azul, daí é um pouco variável, as vezes começa no rubrivira o jungle, mas as vezes começa no blue (azuporã), para evitar invasão ou sla.
Pra gankar mid é algo um pouco difícil de acertar, por que um gank não se trata de como é feito, e sim quando é feito, o Mid tem várias formas de scape, tem muitas rotas de saída, então geralmente o melhor gank no mid é com jungle e sup fazendo, para fechar as rotas de fuga. Dependendo do mid é impossível gankar, tipo se for uma Leblanc ou alguma outra coisa de scape, Lissandra, sla.
Gank no bot depende dos suportes, o jungle tem que entender se o adc é dificil de scape, se o sup do time dele é de engage ou peel, se o sup do lado de lá e de engage/desengage/peel. O melhor cenário pra um gank bot é quando o sup inimigo é de peel (que não seja a morgana, pq boneco é muito broken), e o sup aliado é de engage, e o adc inimigo não tem scape (não é um lucian ou um ezreal, por exemplo), por que disso? Se o sup aliado é de peel, ele não vai poder fazer a inicialização, e o jungle geralmente é visto de muito longe, então não dá pra fazer a inicialização, além de que, se o sup aliado é de peel, ele quer que o time inimigo entre fazendo a inicialização, por que daí ele não tem que se expor, e, não se expondo, a chance de erro é menor, e a chance de sucesso é maior.
Existe outro fator ainda que é o seguinte, depende do jungle, eu de Kayn, por exemplo, faço os 3 campos do lado do bot, e ganko bot, por que disso? por que Kayn passa pelas paredes, dificulta ser visto por sentinelas, e por que vale mais a apena.
Mas tem campeões que não conseguem fazer clear de alguns objetivos, por exemplo a as acuaminas (galinhas), elas causam muito dano e nem sempre é possível tankar elas, então isso dificulta um campeão a fazer o clear delas no lado vermelho e gankar depois por que tem a questão da vida, você não quer morrer no gank, se for pra morrer junto, então não ganke, simples.
Por que top então? Top não importa muito dessas coisas, a unica coisa que importa é se o campeão é ranged ou não, pq se for ranged, ele pode dificultar um pouquinho o gank, mas geralmente é corpo a corpo, assim é só trabalhar na burrice do top adversário, e na lerdeza do outro jungler.
Tem várias vertentes, ser jungle não é fácil, ainda mais pelo rage que é jogado em cima dele, mas é uma role que exige muita análise pré-jogo.
Espero ter ajudado, vlww.