Hoje em dia sim, com os tanks mortos e os lutadores muito fortes com Conquistador (além de outros casos como Vayne de Guinsoo e outros oneshot por aí), eu diria que sim. Mas, apesar disso, não acho que seja um jogo totalmente explosivo, já passou da época que os assassinos dominavam, eu diria que hoje LoL é um jogo "complexo" de forma negativa.
Mas como assim? Bem, hoje em dia, os principais fatores que definem os campeões mais utilizados são:
-Dano
-Mobilidade
-Early Game
Só, é isso o que define se um campeão é muito escolhido ou não, campeões que preenchem esses 3 aspectos são extremamente fortes e são geralmente God Tier, como Riven e Vayne, duas campeãs com alta mobilidade e early game poderoso. Lembrando que isso é o que faz um campeão estar no Meta, sendo muito escolhido, diferente de casos como o Lee Sin ou o Yasuo, que são "fracos" em comparação com os campeões do Meta, mas são populares por serem divertidos de se jogar.
Antes, existiam outros fatores, como resistência e utilidade, mas hoje em dia é principalmente dano.
Bem, se o Conquistador, Guinsoo (e, no geral, itens de attack speed) forem nerfados, acho que o meta voltará a ser mais saudável.
Mas a complicação é a mobilidade, isso não era presente no jogo antes, mas hoje, ter mobilidade define se você vai ajudar ou não o seu time distribuindo vantagem, já que, por exemplo, uma Anivia não é capaz de acompanhar o gank de um Talon.
Já tomou seu café hoje?