Meu nome é Gabriel, tenho 14 anos e estou no 1° ano do Ensino Médio
Faço curso técnico em informática e jogo por volta de 8 horas por dia ou mais desde o terceiro ano do fundamental
Sempre tive notas boas, nunca me desequilibrei na escola, se tiver que estudar eu estarei estudando
Acabei de ter provas mensais e não tirei menos que 8 em nenhuma prova mesmo mantendo essa rotina
Eu acho que esse negócio de inteligentecia varia de pessoa...
EDIT: No tempo livre que eu tenho na escola eu aproveito para ler livros, eu faço lição rápido então isso acaba ajudando a ter um bom tempo em todas as aulas. Atualmente estou lendo "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector
Eu admito que as vezes a vontade de jogar (não só lol, mas outros jogos também) faz com que eu acabe desanimando e tenha mais preguiça de estudar, mas nunca deixei de fazer isso quando realmente precisava por causa de jogos ou faltar na escola por conta disso.
Acho bom sempre lembrar disso, já que são essas coisas que a gente deixa de lado pra jogar um jogo que determinarão o nosso futuro, praticamente, mas as vezes esquecemos e quando vamos parar pra pensar já é quase tarde demais (ou percebemos que gastamos uma boa parte da vida fazendo isso). A não ser que a pessoa queira fazer algo relacionado a tal, mas ainda acho que faltar em escola/faculdade/trabalho ou deixar de fazer outras coisas super importantes é arriscar demais, depende muito de você (se a pessoa tiver muita facilidade e sentir que realmente não precisa estudar, por exemplo, acho válido). Sry se alguma frase não fez sentido algum, tô com sono e nem li o que escrevi.
Engraçado eu também sou estudando de psicologia e me surpreende o que você escreveu, vamos lá.
League of Legends é um jogo e como qualquer outra atividade que gera prazer, libera dopamina quando ganhamos uma partida ranked, nos sentimos confiantes, almejando um dia chegar em uma liga alta. Serotonina quando jogamos tão bem que nossos companheiros de equipe reconhecem a nossa importância e em casos mais extremos conseguimos até liberar ocitocina quando alcançamos nosso tão sonhado elo, enfim para uma pessoa triste League of Legends é um prato cheio de felicidade, onde ela se encontra em um mundo onde o jogo não condiz com a sua realidade (isso se aplica aos vícios em geral drogas, sexo, gula...).
Eu jogo League of Legends dês de 2013, e admito, era o que eu precisava para escapar da minha realidade, as pessoas sempre esperavam muito de mim sempre fazia o trabalho das pessoas na escola, mesmo não podendo ajudava em outras atividades do dia a dia, e eu não sabia dizer não a elas. Durante 2 anos eu joguei igual um condenado, não via a hora de chegar em casa para jogar, porém eu sempre separei as coisas, jogo é jogo, trabalho é trabalho, estudo é estudo, lazer é lazer.
O que falta na cabeça de vocês jovens é distinguir as coisas e acima de tudo ter o entendimento do que cada coisa representa na sua vida, o que falta é dialogo, pessoas que contém conhecimento para ajudar cada pessoa com sua individualidade, pois ninguém é igual, veja só, eu e você tivemos o mesmo problema, mas eu pensava diferente, então isso não me prejudicou. Mantenho uma média de jogo mais ou menos de 2 horas por dia, e no final de semana eu estou livre então não conto, trabalho, estudo, faço academia e me saio muito bem em minhas atividades, e posso dizer que League of Legends até hoje, só me ajudou, ser uma pessoa mais compressiva, mais calmo, porém isso sou eu, cada um é cada um.
(Sobre Legends of legends atrapalhar os sentidos cognitivos, cabe a cada um se permitir que isso aconteça ou não, como qualquer outro problema, e como eu já disse, Dialogo é primordial).