cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Mike Oxmäul
Aronguejo
Aronguejo

O que é metagame?

Eu acho importante discutir o que metagame significa, pois tenho visto muitos posts e comentários sem fundamento sobre esse assunto. Espero que este meu post contribua para discussões mais relevantes e melhor embasadas.

Metagame é um neologismo por derivação, ou seja é uma palavra que surge por meio da alteração de outra palavra. Neste caso, o neologismo ocorre através da adição do prefixo meta à palavra em inglês game (jogo). Esse prefixo confere à palavra game um outro significado - uma análise do jogo a um nível mais elevado, mais abstrato (fonte [inglês]).

Entende-se metagame, portanto, como um estudo do jogo que pode ir além das suas próprias regras. Por exemplo, o metagame atual no LoL entende que a melhor configuração de um time envolve a presença de dois jogadores na bot lane. Esta definição, embora hoje seja instrínseca ao próprio jogo, não é limitada por nenhum mandamento (ou seja, não há nada que obrigue um time a ter dois jogadores na bot lane).

É importante entender que o metagame não é uma imposição. Apesar da Riot alterá-lo constantemente por meio das atualizações, o metagame é apenas um consenso, uma percepção sobre as melhores estratégias para se ganhar de forma consistente. No entanto isso não impede o sucesso de outras estratégias, e a presença de jogadores nos elos mais altos que jogam apenas com campeões fora do metagame mostra que é possível obter bons resultados com estratégias diferentes.

2 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Concordo. Mas o tal do "metagame" te dá uma chance maior de sucesso em partidas, tanto que existe os win ratios dos campeões que são os mais fortes do patch, por exemplo, jogar de graves, irélia, kai'sa nesse patch aumenta sua chance de vitória, pois os bonecos estão muito fortes. Porém nada impede de você pegar um Karthus jungle, jogar bem e carregar. Aquele Twitch jungle, conhecido como La Lienda del Buero *__*, causa um enorme desastre no high elo, fazendo vários pro-players e streamers passarem mal. Eu curto isso, uma coisa diferente que dá certo.
DKSR
Arauto
Arauto

Concordo, definiu bem o significado. Pra uma definição mais vulgar, 'metagame' é a configuração que a comunidade encontrou como mais fácil de se ganhar o jogo. Vc não é obrigado a segui-lá, vc pode jogar com 3 jogadores no top, 1 no mid e 1 no bot, por exemplo. Mas ganhar com essa formação vai ser beem mais difícil.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Lute! Ou abra espaço para os que o farão!"
- Sejuani, a próxima rainha de Freljord